VOLTAR BLOCO 12

 

 
 

2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
KEIR DULLEA & GARY LOCKWOOD

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta.

Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Obra-prima de Stanley Kubrick, este filme é considerado um clássico absoluto da ficção científica.

A narrativa é pontuada pela presença de um misterioso monolito negro que acompanha a evolução da humanidade na Terra e na conquista do espaço.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stanley Kubrick
Escritores: Stanley Kubrick & Arthur C. Clarke

Adaptação da obra de Arthur C.Clarke.

Gênero: Ficção

MGM

Título Original: 2001: A Space Odyssey
Tempo: 148 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1968 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Keir Dullea .... David Bowman
Gary Lockwood .... Frank Poole
William Sylvester .... Dr. Heywood R. Floyd
Leonard Rossiter .... Smyslov
Margaret Tyrack .... Elena
Robert Beatty .... Dr. Halvorsen
Sean Sullivan .... Michaels
Douglas Rain .... Voz de HAL 9000

FICHA TÉCNICA

Produção .... Stanley Kubrick
Fotografia .... Geoffrey Unsworth
Fotografia .... John Alcott
Desenho de Produção .... Ernest Archer
Desenho de Produção .... Harry Lange
Desenho de Produção .... Anthony Masters
Direção de Arte .... John Hoesli
Figurino .... Hardy Amies
Edição .... Ray Lovejoy
Efeitos Especiais .... MGM

PRODUTORAS

MGM
Polaris

DISTRIBUIDORA

MGM

ERROS

1. Jogando xadrez, HAL move Q-B6 (Qf3 em notação algébrica) e comemora vitória. Mas ele diz que está movendo "rainha para bispo 3" (Q-B3 ou Qf6).

2. A Terra, quando vista do espaço, é mais colorida do que como ela aparece no filme.

3. Alguns personagens americanos (a filha do Dr. Floyd, o pai de Frank Poole) falam com ou sem sotaque britânico, dependendo do momento.

4. A gravidade na Lua é somente 1/6 da gravidade da Terra. Mas as pessoas no filme andam na Lua como se a gravidade fosse a mesma da Terra. --> Como o filme é de 1968, um ano antes do homem pousar na lua. Portanto, os produtores do filme não poderiam imaginar como seria um homem andando na superfície lunar. (Contribuição de Flavio Augusto Vieira - Cianorte / PR - Fã de Carteirinha)

5. Quando acontece a 1ª reunião onde tem 02 mulheres e 02 homens, eles estão sentados tipo em circulo, em sofás, no canto da tela à esquerda, nota-se que uma das mulheres aparece com as mãos no colo em cima das pernas. Então, quando a câmera mostra a cena em outro ângulo, ela está com as mãos e os dedos entrelaçados, segurando os joelhos... ela não poderia ter mudado de posição tão rápido. (Contribuição de Denise Merlo - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

6. Na cena final quando Dave Bowman está indo desligar o computador HAL, na hora em que ele entra no computador é possível ver que a roupa dele está aberta entre a luva e a manga, mas o computador havia retirado todo o ar de dentro da nave, como ele poderia respirar então? (Contribuição de Thiago Luz - Fã de Carteirinha)

7. Enquanto Heywood Floyd não chega na cratera Tycho (onde está localizado o Monolito Lunar), ele resolve fazer um lanchinho antes, dentro da cápsula que o levará. Só que, em uma tomada, Floyd está levando um sanduíche à boca, e no corte de câmera seguinte, ele já está comendo o tal sanduíche, sem que ele o tenha posto, de fato, na boca. (Contribuição de Marcelo Rodrigues da Silva - Pinhais / PR - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Além disto, foi indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original.