VOLTAR FILMES 25

 

 
 

300
GERARD BUTLER & RODRIGO SANTORO

O rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam até a morte contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro).

O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Zack Snyder
Escritores: Kurt Johnstad, Zach Snyder & Michael Gordon

Baseado em graphic novel de Frank Miller & Lynn Varley

Gênero: Aventura

Site Oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/300

Warner Bros.

Título Original: 300
Tempo: 117 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2007 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Gerard Butler .... Rei Leônidas
Lena Headey .... Rainha Gorgo
David Wenham .... Dilios
Dominic West .... Theron
Vincent Regan .... Capitão
Michael Fassbender .... Stelios
Rodrigo Santoro .... Xerxes
Andrew Tiernan .... Ephialtes
Andrew Pleavin .... Daxos
Tim Connolly .... Pai de Leônidas
Marie-Julie Rivest .... Mãe de Leônidas
Tyler Max Neitzel .... Leônidas - 12 anos
Tyrone Benskin .... Emissário persa

FICHA TÉCNICA

Produção .... Mark Canton
Produção .... Bernie Goldman
Produção .... Gianni Nunnari
Produção .... Jeffrey Silver
Música .... Tyler Bates
Fotografia .... Larry Fong
Desenho de Produção .... James D. Bissell
Direção de Arte .... Isabelle Guay
Direção de Arte .... Nicolas Lepage
Direção de Arte .... Jean-Pierre Paquet
Figurino .... Michael Wilkinson
Edição .... William Hoy
Efeitos Especiais .... Animal Logic
Efeitos Especiais .... Lola Visual Effects
Efeitos Especiais .... Spectral Motion Inc.
Efeitos Especiais .... Buzz Image Group
Efeitos Especiais .... Hydraulx
Efeitos Especiais .... Meteor Studios
Efeitos Especiais .... Pixel Magic
Efeitos Especiais .... CA Scanline Production GmbH
Efeitos Especiais .... Gentle Giant Studios Inc.
Efeitos Especiais .... Hybride Technologies
Efeitos Especiais .... Screaming Death Monkey

PRODUTORAS

Warner Bros Pictures
Virtual Studios
Legendary Pictures
Hollywood Gang Productions
Atmosphere Entertainment MM

DISTRIBUIDORA

Warner Bros.

ERROS

1. No filme o narrador diz que os espartanos são descendentes de Hércules. Hércules é na verdade o nome romano do herói grego, Heracles.

2. Logo no começo do filme quando os mensageiros de Xerxes chegam à cavalo, é possível ver as caveiras penduradas que devem ser dos líderes de povos já conquistados. Entre elas está um crânio com uma coroa de louros romanos, mas Roma ainda não era um império.

3. Quando Leônidas vai falar com o mensageiro e esse diz que podem ser as últimas palavras dele como rei de Esparta, ele se afasta para o lado direito do mensageiro, mas depois do corte ele está bem de frente.

4. Quando Leônidas se vira para pensar na oferta do mensageiro de Xerxes, a posição da trança dele muda entre os cortes.

5. Logo depois Leônidas olha para uma mulher que está com o filho e é possível perceber que ela usa um sutiã moderno. Nitidamente é possível perceber o arame que contorna a roupa íntima.

6. Quando os mensageiros estão caindo no poço, nitidamente percebemos que o terceiro a cair, se joga na realidade, dando um salto de costas para o poço.

7. ABSURDO: Aos 0:17:47h quando o oráculo está dançando para ver o futuro de Esparta, podemos perceber que a roupa dela muda de posição. Existe um bracelete segurando os véus que cobrem seu corpo. No começo ele está do lado direito dela, durante a dança ele muda para o lado esquerdo e depois volta para o direito. Nitidamente a imagem foi invertida.

8. Um erro incoerente no filme é que se todos os Éforos e Theron estavam comprados por Xerxes, então esse já sabia do plano de Leônidas para encurralar as tropas do inimigo nos Portões, então porque Xerxes continuou com o seu plano mandando suas tropas por ali? Ele já deveria saber também do desvio, podendo pegar Leônidas por trás.

9. Antes de partir, o capitão diz que há 300 homens, todos com filhos para manter seu nome, mas um deles não tem filhos, nem mesmo dormiu com uma mulher.

10. Quando Leônidas está carregando a criança para fora da aldeia destruída, a cabeça da criança está virada para o lado direito encostada no braço de Leônidas, mas após o corte ela está tombada para trás.

11. Quando os 300 encontram a árvore cheia de corpos, eles se aproximam e Leônidas está com a criança no colo e de lado. Ao seu lado está o chefe dos Daxos, mas após o corte para a tomada de trás a posição de Leônidas é bem mais para frente.

12. Ainda nessa cena podemos perceber que Leônidas chega com o menino com colo que está com a cabeça caída para trás. Mas na tomada que focaliza Leônidas de costas, a cabeça do menino está reta, e não caída como deveria.

13. Quando estão olhando os barcos de Xerxes, o Daxo pergunta para um espartano porque ele está rindo, e nessa tomada podemos ver a marca da cicatriz de vacina no braço dele.

14. O Sol às vezes muda posição do céu, isso é mais fácil de ver quando os espartanos empurram os Persas para o penhasco.

15. Vários personagens têm marcas de vacina. Um exemplo é quando Stelios conversa com Daxo sobre ter uma morte honrada. É possível ver a cicatriz no braço do Daxo.

16. Apesar dos Espartanos lutarem e terem uma tradição de grande guerreiros, seus escudos não tem nenhuma marca de luta. Será que mandaram fazer escudos novinhos para essa luta com Xerxes. Observe o escudo de Ephialtes, o único que tem marcas, que era do seu pai.

17. Quando a rainha está conversando com seu conselheiro, ele está do lado de fora onde o piso é de terra, e ela está do lado de dentro onde o piso é de pedras. Observe a sombra dos dois na tomada que mostra o fundo com tochas. Logo depois vemos uma tomada do chão de terra com a sombra dos dois se projetando. Isso seria impossível de acontecer já que na primeira tomada as sombras nem passavam das pedras, quanto mais se espalharem por boa parte da superfície de terra do lado de fora.

18. Na primeira vez que os espartanos são atacados, um espartano tem um braço ralado por uma lança, mas a marca desaparece e reaparece entre as tomadas.

19. Depois da primeira batalha, não vemos nenhum espartano com sangue nos corpos, mesmo tendo matado diversos persas.

20. ABSURDO: Aos 0:51:20h depois dos espartanos serem atacados pelas flechas, Leônidas e seus soldados cortam-nas deixando as pontas, mas nas tomadas seguintes as pontas das flechas desapareceram.

21. Podemos notar também que o sangue nunca aparece no chão, e quando isso acontece ele desaparece em seguida.

22. Durante uma das batalhas vemos um rinoceronte, o rinoceronte pode ser visto passando por um dos persas. Nitidamente o animal é feito por Computação e incluído na cena posteriormente.

23. Quando a rainha está conversando com Theron podemos perceber que as sombras mudam de posição.

24. Na primeira vez que Xerxes aparece podemos notar nitidamente que os piercings são falsos, implantados com maquiagem no seu rosto.

25. Leônidas é cortado no rosto, mas sua cicatriz muda levemente em outras tomadas. Ora mais para cima, ora mais reta e assim por diante.

26. Na cena onde o mensageiro de Xerxes faz sua oferta final para Leônidas, o locutor diz que atrás dele estão os 300 espartanos. Mas ali não tem trezentos, porque muitos deles já morreram e pelo menos um deles foi embora.

27. Quando Leônidas está se ajoelhando para Xerxes, e temos o close do seu rosto, é possível ver no seus olhos a iluminação do set de filmagem.

28. Leônidas joga seu capacete no chão e depois o escudo. Observe como ele faz isso. Ele deixa a parte convexa cair antes, mas depois do corte é a parte côncava que toca o solo. Exatamente ao contrário.

29. Quando a tomada mostra o escudo percebemos que os buracos nele são enormes, e não poderiam ter sido feitos pelas flechas, mas depois do corte para uma tomada aberta, os buracos são bem menores.

30. Quando Leônidas aparece com a boca aberta é possível ver obturações nos seus dentes.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Luta (Gerard Butler contra o gigante), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Performance (Gerard Butler), Melhor Revelação (Lena Headey) e Melhor Vilão (Rodrigo Santoro). Frank Miller se inspirou na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida na Grécia, para escrever "Os 300 de Esparta". Miller conheceu a história após assistir a Os 300 de Esparta (1962), quando ainda era criança. Frank Miller e Zach Snyder fizeram algumas alterações em relação à graphic novel "Os 300 de Esparta", de forma que as cenas de ação fossem mais atraentes visualmente. As filmagens ocorreram em 60 dias. O diretor Zack Snyder e os atores Gerard Butler e Lena Headey vieram ao Rio de Janeiro, para promover o lançamento do filme nos cinemas e o orçamento foi de US$ 60 milhões.