VOLTAR FILMES 1

 
   

A MÚMIA
RACHEL WEISZ, JOHN HANNAH, ARNOLD VOSLOO & BRENDAN FRASER  

Em 1926, um grupo de arqueologistas descobre uma tumba na cidade perdida de Hamunaptra. Dentro da tumba é encontrado o corpo de Imhotep (Arnold Vosloo), o sacerdote do Faraó Seti (Aharon Ipalé), que foi mumificado vivo além de ter recebido a mais terrível das maldições por ter dormido com a amante do faraó e, movido por ciúme doentio e amor, ter matado o Faraó.

No entanto, quando um dos membros da expedição lê um manuscrito que foi encontrado pelo grupo e traz Imhotep de volta à vida, ele ressurge cheio de ódio e só pensa em reencontrar sua amada e destruir todos que cruzem o seu caminho, trazendo consigo as dez pragas do Egito.

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Som.

Ir para O Retorno da Múmia

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stephen Sommers
Escritores: Stephen Sommers, Lloyd Fonvielle
& Kevin Jarre

Baseado no roteiro escrito para o filme A Múmia de 1932, por John L. Balderston

Gênero: Aventura / Ficção

Site Oficial: www.themummy.com
Site Oficial: www.universalpictures.com/mummy

UIP

Título Original: The Mummy
Duração: 124 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Brendan Fraser .... Rick O'Connell
Rachel Weisz .... Evelyn "Evie" Carnahan
John Hannah .... Jonathan Carnahan
Arnold Vosloo .... Imhotep
Kevin J. O'Connor .... Beni Gabor
Jonathan Hyde .... Dr. Chamberlin
Oded Fehr .... Ardeth Bay
Erick Avari .... Dr. Bey
Stephen Dunham .... Sr. Henderson
Corey Johnson .... Sr. Daniels
Tuc Watkins .... Sr. Burns
Aharon Ipalé .... Faraó Seti I
Bernard Fox .... Capitão Winston Havlock
Patricia Velazquez .... Anck-Su-Namun

FICHA TÉCNICA

Produção .... Sean Daniel
Produção .... James Jacks
Música .... Jerry Goldsmith
Fotografia .... Adrian Biddle
Desenho de Produção .... Allan Cameron
Direção de Arte .... Giles Masters
Direção de Arte .... Tony Reading
Direção de Arte .... Peter Russell
Figurino .... John Bloomfield
Edição .... Bob Ducsay
Efeitos Especiais .... Cinesite Hollywood
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic
Efeitos Especiais .... Pacific Titles Digital
Efeitos Especiais .... Vision Crew Unlimited

PRODUTORAS

Universal Pictures
Alphaville Films

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures
UIP

ERROS

1. Na tomada de abertura do filme passada em Tebas vemos pirâmides. O problema é que não existe nenhuma pirâmide construída naquela cidade.

2. Mais à frente na abertura quando Rick e Beni estão agachados atrás do muro prontos para atirar no cavaleiro armado, a câmera vai se movimentando junto com o cavalo. Se repararmos no fundo, veremos outra câmera e dois operadores filmando a cena de outro ângulo.

3. Em uma seqüência ao entardecer, estranhamente vemos sombras de meio-dia projetadas no deserto.

4. A sombra de Beni quando ele está carregando uma tocha, provém de outra fonte luz, e não da que ele está segurando.

5. Quando Rick pula no rio Nilo, sua mochila carregada de armas flutua na água.

6. Quando Rick, Jonathan, Winston e os americanos estão no bar do Forte Brydon, podemos ver um membro da equipe olhando para o seu relógio. Bem no canto esquerdo do enquadramento.

7. Quando Evelyn fecha a mala na mão de Rick, ele pega um bicho feito de lã e sai do quarto segurando-o. Na tomada seguinte, do lado de fora do quarto, ele não está mais com o bicho.

8. Rick atira em vários momentos mais de seis vezes seguidas com uma arma de apenas seis balas, sem recarregá-la. Daniels também dá 12 tiros seguidos quando está no barco.

9. No Egito antigo todos os sacerdotes tinham que tirar todos os pêlos de seus corpos. Porém, Imhotep e os outros possuíam sobrancelhas. -->  No Egito Antigo houveram muitas épocas, em uma delas eles podiam ficar com pêlos. Assim como houveram épocas que os sacerdotes poderiam ser mulheres. (Contribuição de Nícolas Maia - São José dos Campos - SP)

10. Quando eles procuram pela ajuda de Winston, a vitrola está tocando em 33 rotações por minuto, sendo que esses aparelhos somente tocam discos em 78 rotações por minuto.

11. Evelyn diz que o coração e os outros órgãos eram removidos quando se mumificava uma pessoa. Na verdade, os egípcios deixavam o coração no corpo, pois pensavam que era este órgão, e não o cérebro, que concentrava os pensamentos e a inteligência. --> Algumas múmias tinham seus corações também tirados, e no lugar era colocado um escaravelho. Na maior parte das múmias todos os órgãos, inclusive o cérebro e o coração, eram retirados. (Contribuição de Ellen Candido - Fã de Carteirinha)

12. Quando Rick está voando de volta para Hamunaptra, ele está usando um cachecol preto em volta do pescoço. Nas tomadas seguintes ele não o está usando mais, porém a peça reaparece alguns momentos depois.

13. Quando Evelyn está algemada à mesa prestes a ser morta, Rick quebra uma das correntes com sua espada, e o vemos tentando desprendê-la. Algumas tomadas depois, as algemas estão fora dos pulsos, mesmo não tendo sido mencionada a existência de uma chave.

14. Quando a Múmia chega na cidade, seus olhos são azuis. Mais tardes eles ficam castanhos. --> Se a Múmia tinha olhos azuis, que depois ficaram castanhos, foi porque a múmia pegou os olhos do sujeito que não enxergava sem os óculos, e depois pegou outros órgãos e fluídos, ficando assim com os olhos castanhos. (Contribuição de Daniel Covelo – Fã de Carteirinha)

15. Se o livro de Amun-Rá fosse mesmo feito de ouro, ele seria pesado demais para ser carregado.

16. Na hora em que fecham Imhotep no sarcófago, aparece claramente os executores usando a chave duas vezes. No momento em que ele é aberto pelos historiadores, só existe uma tranca no sarcófago. (Contribuição de Fábio Cabral Gonçalves - Cachoeiro do Itapemerim / ES - Fã de Carteirinha) --> Na verdade os historiadores abrem primeiro uma sepultura onde foi usada a chave e depois tiram o sarcófago de dentro e o colocam de pé e então abrem este! (Contribuição de Francielle Franco - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)

17. Na cena que Rick e Jonathan estão ameaçando Beni para que ele conte os planos de Imhotep, Beni dá um soco na barriga de Rick e depois pula da janela. Ele pula de um lado e aparece de outro, o mesmo acontece com a velocidade que ele levanta, óbvio que foi um dublê que pulou da janela e o ator que interpreta Beni ficou deitado esperando o dublê cair para levantar e fazer aquela cara, mas ele nem esperou muito tempo. (Contribuição de Rafael Ferreira Franco - Fã de Carteirinha)

18. Numa cena que Rick está colocando as roupas de Evelyn na mala, ela tira e coloca em cima da cama, até que ela prende as mãos dele na mala, numa tomada seguinte, as roupas nem estão lá. (Contribuição de Rafael Ferreira Franco - Fã de Carteirinha)

19. Quando Imhotep quer trazer a amante de volta, aparecem 5 vasos canopos, um dos quais tem uma cabeça de leão. No antigo Egito só existiam 4 vasos canopos, Hapy, Imsety, Duamutef e Quhebensenuef, e nenhum tinha uma cabeça de leão. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

20. Na batalha na cidade de Hamunaptra, quando Brendan Fraser está correndo para fugir dos inimigos a cavalo, em algumas cenas os cavalos estão a uns poucos metros dele para logo na cena seguinte estarem bem mais longe. Isso acontece em muitos filmes, para aumentar o tempo das cenas de perseguição e ainda assim manter a atenção. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

21. Quando Brendan Fraser está encurralado e fecha os olhos esperando ser morto, os cavalos se assustam e dois deles caem com os cavaleiros. Exatos 6 segundos depois, Brendan Fraser abre os olhos e os cavalos deitados se levantaram e sumiram. Isso é pouco tempo para um cavalo levantar com o cavaleiro e sair correndo. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

22. Na cena em que Evie está colocando os livros nas prateleiras, ela tenta colocar um do outro lado, e quando a escada balança, ela deixa cair o livro. Na cena seguinte, de longe, aparece Evie se equilibrando na escada e não aparece nenhum livro caído no chão. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

23. Quando Evie vai ver Brendan na prisão e pede como chegar até Hamunaptra, ele está acorrentado, mas quando ele dá um beijo nela e depois os guardas o agarram, surpreendentemente suas mãos estão livres. Onde foram paras as algemas e a corrente grossa que amarravam suas mãos? (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

24. Jonathan tinha tirado a chave em forma de estrela de Brendan, mas em nenhuma cena na cidade de Hamunaptra aparece Brendan achando a chave. Outra coisa, os Magi se dedicavam com tanto esmero para evitar que Imohtep fosse descoberto e mesmo assim perderam a chave e ainda pior, deixaram um mapa com a localização de Hamunaptra dentro da caixa da chave. Muita burrice.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

25. Depois que Brendan embarca no navio aparece o egípcio que quer os 25% do que for encontrado na cidade de Hamunaptra, ele vem de trás de Evie e vai em direção a escada do navio. Quando Evie olha para ele, ela olha para baixo, como se ele estivesse do lado dela, mas quando a cena muda, ele já está quase na metade da escada. Ela deveria olhar para cima, como fez quando Brendan embarcou, e não para baixo, pois o egípcio não estava mais do lado dela.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

26. Quando o sol nasce e mostra onde fica Hamunaptra, a cena muda para os rostos dos cavaleiros, e todos têm sombra, quando o rosto deveria estar todo iluminado, pois o sol vem de frente. Quando todos estão correndo para a cidade, o sol está a pino.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

27. Ainda durante a corrida, Benny começa bater em Brendan com o chicote e o sol está a pino, sem nenhuma nuvem. Quando aparece Brendan de perto se defendendo das chicotadas - em duas ocasiões - o céu está encoberto.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

28. Mesmo correndo na areia, os cavalos ganhariam longe dos camelos na corrida para a cidade de Hamunaptra. Mas os camelos chegaram antes. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

29. Na cena onde Brendan e seu grupo entram no subsolo e os espelhos refletem a luz do sol, as pessoas passam entre os espelhos e deveriam interromper a luz, escurecendo um pouco o ambiente, mas estranhamente nada muda na iluminação.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

30. Quando Brendan e sua turma entram no labirinto com as tochas, Brendan segura a arma com a mão direita e a tocha com a mão esquerda e não tem a bandagem no punho direito. Depois que a tela fica escura e Brendan aparece detrás da rocha, ele tem a arma na mão esquerda e a tocha na mão direita e, a bandagem do punho direito aparece por mágica. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

31. Logo depois que o inseto entra no corpo do egípcio gordo, Brendan, Evie e Jonathan ouvem o grito e saem correndo e Brendan tem a bandagem no punho direito. Quando encontram o egípcio correndo, a bandagem desapareceu. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

32. Na mesma cena, o egípcio corre tapando os olhos e está com a camisa totalmente aberta na frente. Ele bate na parede e cai de costas e a camisa aparece fechada. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

33. Quando Brendan e Jonathan abrem o sarcófago, Evie está parada em na frente, onde a tampa deveria cair. A cena muda para a múmia e Evie continua parada na frente do sarcófago, onde deveria estar a tampa. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

34. A Múmia tira os olhos do homem de óculos, que sem eles não enxerga coisa alguma, mas a Múmia parece enxergar muito bem sem os óculos. A Múmia curou os olhos depois de arrancá-los do ser humano?(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

35. De onde tiraram "Royal Air Corps?" A Força Aérea Britânica chamava-se "The Royal Flying Corps" até 1918 e a partir daí passou a ser conhecida como "The Royal Air Force" - RAF. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

36. O Piloto está usando um distintivo não identificado - certamente não é da RAF - e também está usando o brevê no lado direito. Os pilotos da RAF, assim como a maioria dos outros pilotos, usam o distintivo acima do bolso esquerdo da camisa.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

37. A presença da RAF era bastante ativa no Egito até 1920 com muitas bases aéreas e não simplesmente um velho e esquecido piloto. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

38. Quando Brendan prende Evie no quarto e a Múmia aparece, ela está dormindo. Estranha atitude para quem estava brigando para ir junto com Brendan e é presa num quarto, ir dormir e ter um sono tão profundo. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

39. Durante a fuga no carro amarelo, eles batem o carro, mas as luzes ficam acesas. Na cena em que Brendan tira Evie do carro, as luzes estão apagadas, mas depois estão acesas outra vez. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

40. Depois de bater o carro, Brendan e sua turma entram num bueiro mas na manhã seguinte eles estão dirigindo o carro amarelo outra vez. O carro tinha sido batido e será que Brendan e sua turma voltaram à cena onde estava a multidão para recuperar o carro, e porque a multidão não foi atrás deles no bueiro? E, como foi que saíram do bueiro? (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

41. Quando o avião cai por trás da duna de areia, acontece uma explosão, jogando areia para o alto. Para que a areia fosse jogada para o alto, o avião teria que ter explodido e assim ninguém estaria vivo. No entanto, o avião aparece todo quebrado, mas nossos amigos estão vivos, só o piloto morreu.(Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

42. Depois que o inseto entra debaixo da pele de Jonathan, Brendan rasga a camisa dele e tira o inseto com uma faca. Lógico que deveria ter um bom ferimento no ombro, mas logo depois Jonathan aparece com a camisa inteira e uma bandagem na mão. Mas o corte não foi no ombro? (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

43. Quando Brendan, Jonathan e o homem de preto estão fugindo dos sacerdotes de
Imhotep, o homem de preto tem uma metralhadora, mas quando entram na sala da estátua, Brendan dá o rifle para ele e, estranhamente, a metralhadora some. (Contribuição de Fábio Lyrio - Santo André / SP - Fã de Carteirinha)

44. Quando a carruagem vem buscar a alma da múmia, e ela começa a se aproximar de Rick, ouvimos uma fala "eu disse que o mataria" mas nao é a mumia quem fala, e depois disso Rick olha para trás, pois também não foi ele quem falou. Quem foi que disse isso? (Contribuição de Giovana C. N. de Athayde - Piracicaba / SP - Fã de Carteirinha)

45. Quando Jonathan está alugando camelos para a viagem, ele diz que quer quatro e fica bravo quando o vendedor lhe oferece uma manada, mas essa manada possuia exatamente quatro camelos, o número que ele precisava, e mesmo assim fica reclamando com o vendedor. (Contribuição de Giovana C. N. de Athayde - Piracicaba / SP - Fã de Carteirinha) --> O personagem reclama do preço e não da quantidade que realmente só tinha 4 camelos. (Contribuição de Fernanda Vanessa - Fã de Carteirinha)

46. No começo do filme aparece as pirâmides de face lisa, sendo que Imhotep foi quem construiu a primeira pirâmide, que foi a pirâmide em degraus, e só muito depois que foi construída a pirâmide de face lisa. Nessa época Imhotep não estava mais vivo. (Contribuição de Juliyfer - Fã de Carteirinha)

47. Na hora em que um escaravelho entra dentro da mão de Jonathan, Rick o tira pelo braço de Jonathan com uma faca. O problema é que não saiu nem um pouquinho de sangue. (Contribuição de Juliyfer - Fã de Carteirinha)

48. No final do filme, quando Evelyn está sendo libertada antes de Imhotep matá-la para ressusitar Ank-su-namun, Rick corta o braço de uma múmia, e o braço começa a andar sozinho. É estranho, pois quando eles matam as múmias com tiros, elas morrem na hora. (Contribuição de Juliyfer - Fã de Carteirinha)

49. Na hora em que Rick pega o braço de uma múmia (pois está segurando a espada) ele corta as pernas de outra múmia que está na sua frente segurando um grande objeto pesado. Esta múmia está com o corpo inclinado para a frente de Rick, então ela deveria ter caído em cima dele e não para trás. (Contribuição de Juliyfer - Fã de Carteirinha)

50. Na cena em que a múmia reconhece o idioma de Benny, como idioma dos escravos, ela não tem nada nas mãos, pois acabara de sair do sarcófago e havia apenas tido tempo para arrancar os olhos e a língua do homem que usava óculos, de repente ele oferece a Benny uma recompensa caso ele o ajude, mas da onde ele tirou o ouro que carregava nas mãs se antes não havia nada? (Contribuição de Ana Paula Chaparin Vespasiano. - São Paulo -/ SP Fã de Carteirinha)

51. Se a múmia tem medo de gatos, porque ao invés de ficar fugindo dela, ou sózinhos no hotel, eles não carregam o gato branco para se proteger o tempo todo? (Contribuição de Ana Paula Chaparin Vespasiano. - São Paulo -/ SP Fã de Carteirinha) --> A múmia tem medo de gatos apenas enquanto se regenera. (Contribuição de Fábio Ribeiro - Santo André - Fã de Carteirinha) --> No entanto, ainda no hotel, a múmia não havia se regenerado, sendo perfeitamente possível usar o gato para evitar as mortes que aconteceram lá e que foram responsáveis pela total regeneração da múmia. (Falhinha)

52. Na cena onde os Magi invadem o acampamento, O'Connel começa a atirar contra o homem vestido de preto, que com a espada tira a arma de suas mãos, mas logo em seguida ele dá uma cambalhota e já aparece com uma banana de dinamite em suas mãos, como? (Contribuição de Luciana Coelho de Rezende - RJ - Fã de Carteirinha)

53. Na cena em que Evelyn destrói a biblioteca as estantes estão em forma de círculo, porque ela bate em uma e as outras caem como num "efeito dominó". O problema é que ela bate, cai e não sai do lugar, então a última estante deveria ter caído sobre ela, porém ela fica no meio do círculo. (Contribuição de Nair Resende - Criciúma / SC - Fã de Carteirinha)

54. Na cena em que Eve derruba as prateleiras de livros vê-se claramente que algumas têm pinturas de livros e não livros de verdade, pois nota-se que não cai nada. (Contribuição de Alex Guerrero - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES