VOLTAR BLOCO 42

 
   

A CASA DOS ESPÍRITOS
JEREMY IRONS & MERYL STREEP

O filme mostra a saga da família Trueba desde a década de 20 até os anos 70 no Chile.

O patriarca, Esteban Trueban (Irons) é um homem determinado e rude, casado com a amorosa Clara (Streep), pai de Blanca (Ryder) e irmão de Férula (Close).

As relações familiares são muitas vezes conflituosas, principalmente entre pai e filha que tem posturas bem diferentes.

O grande sustentáculo da família é Clara, que através do seu amor por sua família consegue dar equilíbrio e ser o elo de ligação entre todos.

Possuidora de mediunidade e de uma visão espiritualizada da vida ela sempre possui uma palavra de conforto e esperança.

O filme mostra a mediunidade como uma coisa natural e sem apelar para o sensacionalismo, além de reforçar a idéia de que a morte física é apenas um estágio de algo maior e que o amor continua a existir além da vida material.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Billie August
Escritor: Billie August

Baseado no livro de Isabel Allende

Gênero: Drama / Romance

Grupo Paris Filmes

Título Original: The House of the Spirits
Tempo: 150 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1993 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Meryl Streep .... Clara
Glenn Close .... Ferula
Jeremy Irons .... Esteban Trueba
Winona Ryder .... Blanca
Antonio Banderas .... Pedro
Vanessa Redgrave .... Nivea
Maria Conchita Alonso .... Transito
Armin Mueller-Stahl .... Severo
Jan Nicklas .... Satigny
Sarita Choudhury .... Pancha

FICHA TÉCNICA

Produção .... Bernd Eichinger
Música .... Hans Zimmer
Fotografia .... Jörgen Persson
Desenho de Produção .... Anna Asp
Figurino .... Barbara Baum
Edição .... Janus Billeskov Jansen

PRODUTORAS

Costa do Castelo Filmes
House of Spirits Film
Neue Constantin Film

DISTRIBUIDORAS

Miramax Films
Grupo Paris Filmes

ERROS

1. No começo do filme quando Blanca está na casa com seu pai já velho, ela o chama para se deitar. na primeira tomada os dois estão bem próximos um do outro, depois do corte eles estão afastados.

2. Enquanto conta a história da sua mãe, Clara aparece criança, sentada na cadeira e balançando seus pés. Na tomada de longe ela está com os dois cotovelos na mesa e as mão apoiadas no queixo, depois do corte para a tomada de close, sua mão esquerda está esticada sobre a mesa com um lápis nela.

3. Durante a festa, o pai pega o licor e dá para a filha tomar que termina morrendo envenenada, o problema é que ninguém mais tomou o licor, o que seria praticamente improvável já que era a única bebida na mesa e seu pai havia se servido para si próprio, então ele deveria ter tomado a bebida também.

4. Quando Transito tira sua roupa, na tomada de costas dela é possível ver a marca de seu biquíni, o que seria improvável naquela época.

5. Quando Ferula está conversando com Clara no restaurante, ela comenta que nunca foi a nenhum lugar como aquele, mas na tomada seguinte ela já aparece com um garfo com comida na sua boca.

6. depois do casamento quando Esteban está dançando com Clara, na tomada de perto ele aparece com o rosto para o lado direito e beijando sua noiva, depois do corte sua cabeça está exatamente para o outro lado.

7. Depois de chegarem na fazenda 3 Marias, Esteban e Clara aparecem andando à cavalo. Eles param e se beijam, na tomada em close a mão esquerda dele está no rosto dela, mas na tomada anterior vimos que sua mão estava abaixada.

8. Depois de Ferula se confessar, Clara chega á mesa já grávida e beija o marido, ele coloca sua mão direita na barriga dela. Depois do corte sua cabeça está na barriga dela, mas sua mão não mais, então ele a coloca lá.

9. Quando a filha de Clara nasce, vemos a enfermeira tirá-lo limpinho, sem nenhuma marca de sangue do parto normal que acabou de acontecer.

10. Blanca encontra Pedro na margem do rio já adulta e coloca sua mão no peito dele perto do pescoço, após o corte as mão dela não estão mais naquela posição.

11. Logo depois quando acontece o corte para ela, suas mão são vistas agora no rosto de Pedro.

12. Depois de mandar Ferula embora, Esteban vai conversar com Clara, e termina gritando com sua esposa, pedindo para que ela o ame. Neste momento ele aparece segurando-a com as duas mãos, mas após o corte ele já aparece com seus braços abaixados.

13. Esteban deita-se no colo de Transito. Observe que a cabeça dela muda entre as tomadas.

14. Ainda nesta cena, vemos nitidamente que a mão direita dele está no pé direito dela, mas após o corte sua mão está no joelho sem que ele tenha mexido um músculo.

15. Quando Satigny está na casa de Esteban, eles se sentam à mesa e Clara lhe pergunta algo. Observe que ela está colocando sua taça na ponta da mesa, depois do corte a taça já está sobre a mesa e sua mão longe da taça junto às cartas.

16. Esteban volta para casa depois de ir atrás de Pedro. Ao chegar no portão um mensageiro lhe entrega um telegrama. Esteban entra e o seu filho bastardo lhe pede a recompensa que ele nega. Na cena em que o portão é mostrado novamente, o carro desapareceu sem nem mesmo termos ouvido o som do motor ligando, ou dele saindo.

17. Depois de virar senador, Esteban vai até a casa de sua mulher e lhe pede para ficar um pouco. Ela estende sua mão esquerda fazendo sinal para que ele se sente, mas após o corte sua mão não está mais nesta posição.

18. Blanca depois de presa é levada a segunda vez para ser interrogada. Observe que o pano nos seus olhos muda de posição entre os cortes. Na segunda vez cobrindo a orelha direita.

19. Depois do corte a posição do pano muda outra vez, voltando a ficar como antes.

20. 2:11:20h - Blanca aparece deitada numa cela numa posição, observe que após o corte para a tomada afastada, sua posição é diferente, seu corpo, sua cabeça e suas pernas.

21. Blanca é libertada e volta para casa. Ao chegar seu pai a braça colocando sua cabeça ao lado da cabeça da filha, mas na tomada seguinte seu queixo está apoiado em cima da cabeça da filha. Este erro se repete novamente depois.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES