VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 4

 
   

A CAVERNA
COLE HAUSER & EDDIE CIBRIAN

No interior da floresta romena, um grupo de cientistas se depara com as ruínas de uma abadia do século 13.

Durante a inspeção, eles fazem uma descoberta surpreendente – a abadia foi construída sobre a entrada de uma gigantesca caverna subterrânea.

Biólogos locais acreditam que a caverna possa ser a moradia de um eco-sistema não descoberto, e por isso contratam um grupo de exploradores americanos para ajudá-los a investigar essas profundezas.

Jack (Cole Hauser) e seu irmão Tyler (Eddie Cibrian) são exploradores profissionais que dirigem uma equipe que conta com os melhores mergulhadores do mundo.

Eles chegam na Romênia com equipamentos de último tipo, incluindo um novo tanque de escuba que permite ao mergulhador ficar submerso por até 24 horas.

A equipe, que também inclui Charlie (Piper Perabo) e Buchanan (Morris Chestnut), começa imediatamente a exploração.

Entretanto, o que eles encontram no interior das cavernas não é apenas um novo eco sistema, mas uma espécie inteiramente nova.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Bruce Hunt
Escritores: Michael Steinberg & Tegan West

Gênero: Ação / Aventura / Terror / Sci-Fi / Thriller

Site Oficial: www.acavernaofilme.com.br

Trailer Legendado: A CAVERNA

Columbia Pictures

Título Original: The Cave
Tempo: 97 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA / Alemanha - Estréia no Brasil: 24 de Fevereiro de 2006.
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Cole Hauser .... Jack
Morris Chestnut .... Top Buchanan
Eddie Cibrian .... Tyler
Rick Ravanello .... Briggs
Marcel Iures .... Dr. Nicolai
Kieran Darcy-Smith .... Strode
Daniel Dae Kim .... Kim
Lena Headey .... Kathryn
Piper Perabo .... Charlie
Vlad Radescu .... Dr. Bacovia
Simon Kunz .... Mike
David Kennedy .... Ian
Alin Panc .... Razvan
Zoltan Butuc .... Corvin
Brian Steele .... Criatura

FICHA TÉCNICA

Produção .... Gary Lucchesi
Produção .... Andrew Mason
Produção .... Michael Ohoven
Produção .... Tom Rosenberg
Produção .... Richard S. Wright
Música .... Reinhold Heil
Música .... Johnny Klimek
Música .... Didier Rachou (canção "Highlander")
Fotografia .... Ross Emery
Edição .... Brian Berdan
Elenco .... Deborah Aquila
Elenco .... Mary Tricia Wood
Desenho de Produção .... Pier Luigi Basile
Direção de Arte .... Cristian Corvin
Direção de Arte .... Enrico Fiorentini
Direção de Arte .... Vlad Vieru
Figurino .... Wendy Partridge
Efeitos Especiais .... Fantasy II Film Effects
Efeitos Especiais .... Luma Pictures
Efeitos Especiais .... Patrick Tatopoulos Design Inc.
Efeitos Especiais .... Proof
Efeitos Especiais .... Tatopoulos Studios

PRODUTORAS

Lakeshore Entertainment
Cinerenta Medienbeteiligungs KG
Screen Gems Inc.

DISTRIBUIDORAS

Screen Gems Inc.
Columbia TriStar Films
Falcon
Odeon S.A.
Shaw Organisation
Sony Pictures Releasing

ERROS

1. Logo no começo do filme, um dos homens se abaixa e coloca seu lampião em cima do desenho no chão, mas quando o outro fala que ali é o lugar da caverna e todos olham para o círculo, a lanterna desaparece.

2. Quando Jack está falando com Nicolai pelo computador, a posição da garota loira muda entre os cortes.

3. O helicóptero está pousando e vemos ao fundo o Dr. Ncolai com os braços guiando a aeronave para o pouso, em seguida depois do corte ele aparece com as mãos no bolso.

4. Jack começa a explicar sobre a caverna no telão. Observe que ele abaixa a mão direita, mas depois do corte ela ainda está na tela em cima da palavra TITAN HALL, quando fala do Dr. Nicolas.

5. Já no primeiro mergulho dentro da caverna e durante o filme, os mergulhadores conversam normalmente uns com os outros, mas eles não possuem reguladores de voz para isto.

6. O mergulhador diz que seu indicador de oxigênio marca 1800, mas o que vemos é 0.40.

7. Nesta cena Briggs está com o braço dobrado lendo o medidor, mas na cena seguinte seu braço está esticado segurando o aparelho que o está levando.

8. Se a iluminação que Briggs leva está à sua frente, como aparece sombra sua no chão embaixo dele, quando ele pára para medir a caverna?

9. Quando Jack é atacado pelos escorpiões e pelo bicho, a luz forte que ele carregava deveria tê-los espantados, pois já que eles vivem em um local sem nenhuma luz, ela deveria fazer-lhes muito mal.

10. A indicação na filmadora dentro da caverna não confere em certos momentos. Por exemplo: Quando a filmadora aparece no exame do pedaço do bicho, ela marca 5 horas e 50 minutos de gravação com a bateria ainda restando 97 minutos, mas depois, em seguida na caverna ela marca 6 horas e 23 minutos de gravação e a bateria que deveria ter mais 64 minutos de tempo de duração, tem agora 106 minutos.

11. Na próxima vez que a filmadora aparece, vemos que ela já gravou mais de 9 hora de fita quando antes eram 6, uma diferença de 3 horas de filmagem, mas o tempo de sobra de bateria que antes era 106, aumentou para 132 minutos, e o tempo restante de fita está em 44, quando antes era de 39. Supomos então que a fita foi trocada. Mas se isto aconteceu, porque o indicador em apenas 4 horas marca nove horas de gravação?

12. Se todos são mergulhadores profissionais como é dito no filme, cheios de regras e normas, porque no primeiro incidente eles ficam brigando?

13. Jack acende um bastão de luz e joga dentro da água. Quando ele está caindo vemos algo vermelho do lado esquerdo da imagem que não poderia estar ali.

NOVO ERRO 14. Em 01:19:57 ele manda apagar as lanternas (para não serem vistos). Que diferença faz? A caverna já está iluminada pelo fogo. Logo depois ele diz: "Eles nos vêem com o som". Então, para que apagar as lanternas? (Contribuição de Zé)

15. A cabeça de Charlie fica muito mais virada para a esquerda quando ela é filmada a segunda vez antes de colocarem o pano sobre ela. Isto depois de atear fogo no bicho.

16. Como Briggs indicou o caminho para Tyler se quando Kathryn fugiu ele não viu para onde ela foi? Lembre-se que ele foi levado pelo bicho e não poderia ter visto para que lado da caverna ela foi, se quando ele foi parar dentro da caverna ela já havia fugido há muito tempo.

17. Muito improvável existirem duas cavernas diferentes, uma quente e outra completamente congelada, quase que lado a lado.

18. Porque Tyler solta o tubo de oxigênio quando está junto com Kathryn e o deixa cair no fundo da caverna, se ele não sabe para onde estão indo, nem quanto tempo ainda ficarão submersos? Observe que ele só poderia saber se tivesse voltado pelo caminho que veio, o que não aconteceu.

19. Tyler retira Kathryn da água e a coloca no chão. Observe que na primeira tomada a cabeça dela está para o lado, depois para cima.

20. Porque Tyler rasga a roupa de Kathryn pra fazer respiração boca a boca e massagem cardíaca? Totalmente desnecessário. Se ela voltasse a respirar, então tudo bem, ele até poderia fazer aquilo para liberar a pressão no peito e ela respirar melhor, mas antes não era necessário, ela estava morta.

21. Dentro da caverna quente, é possível perceber que a fumaça que aparece de baixo para cima em intervalos de tempos, nada mais é do que equipamentos usados pela equipe de produção, muito perfeito pra ser natural.

ABSURDO: 22. 01:20:28h - Quando Kathryn coloca a arma de ultra som no chão e diz que ela funciona por algum tempo, ela o faz com a mão direita na primeira tomada, depois do corte para o close ela o está fazendo com a outra mão.

23. Quando Jack joga o tubo na água, Tyler manda os outros dois se abaixarem, depois do corte para uma tomada de costas ele está fazendo o mesmo movimento do braço novamente.

24. Quando conseguem finalmente escapar, eles aparecem no meio de um rio. Se aquela saída desse para um rio, tão perto do habitat dos monstros, eles já teriam saído dali e entrado no nosso mundo, pois a alimentação era bem mais interessante, e não teriam ficado ali dentro daquela caverna.

25. No final do filme quando Tyler vai atrás de Kathryn, ele pára uma mulher na rua. Observe que a posição deles muda entre as tomadas de baixo e a de cima.

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 14. Aos 0:52:36h do filme aparece uma parte do bicho e podemos ver as inscrições na pela dele V.S.S.F. O que é aquilo que aparece novamente depois? Não existe nenhuma explicação para aquilo durante o filme. --> No início do filme, quando o homem vai detonar o explosivo na igreja, podemos ver em seu braço as tatuagens com as letras que aparecem no monstro. Exatamente uma pista para sabermos que os caras do início sofreram mutação. (Contribuição de Iasibane)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Sony Pictures e o Falha Nossa convidaram você para entrar nesta caverna.
Eles mandaram um e-mail
respondendo. Se você fosse mergulhar nesta caverna, o que você levaria?
E concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

Confira a melhor resposta:
Duas coisas indispensáveis para uma mulher : um pretinho básico e meu cartão de crédito, a gente nunca sabe quando pode encontrar uma boa promoção.

1º ao 10º lugar
1 par de ingressos

 Carlos Fontana - Curitiba / PR
Gianini de Figueiredo e Almeida - Aracaju / SE
Guilheme de Souza Cruz - Boa Vista / RR
Izabel Cristina Max Zappulla - Rio de Janeiro / RJ
Marcelo Meira Magalhães - Humaitá / RJ
Margarida Maria Silva Rocha - Salvador / BA
Maria Amélia Ferreira Sanches - Duque de Caxias / RJ
Michelle Almas Ferreira Lima - Rio de Janeiro / RJ
Sâmia Rodrigues do Nascimento - Fortaleza / CE
Solange Campello - Porto Alegre / RS

11º ao 15º lugar (Prêmios extras)
1 dia de Escalada na Casa de Pedra

Alessandra Ferreira - São Paulo / SP
Fábio Person Rodriguez - São Paulo / SP
Fernando Damasceno - São Paulo / SP
Keli Cristine Laurindo da Cruz - São Paulo / SP
Regina Vares - São Paulo / SP

A Sony Pictures e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Filmado na Rômenia, país que habitua mais de 12,000 cavernas. O filme possui alguns conceitos verdadeiros: foram descobertos várias novas espécies no fundo de cavernas da região. Segundo o Dr. Christi Lascu, somente na caverna Movila, foram descobertas 35 novas espécies, incluindo um animal de 10 Cm com uma mordida mortal. Os atores tiveram de passar mais de 12 horas por dia com roupa de banho. Um tanque de 750,000 mil litros foi usado para as gravações embaixo d'água.