VOLTAR FILMES 7

VOLTAR PARA CINEMA 2004

 

 
 

ADVOGADO DO DIABO
KEANU REEVES, AL PACINO & CHARLIZE THERON

Sucesso nos cinemas, esse filme também virou um dos preferidos do público nas locadoras.

É a história de um jovem advogado recrutado pelo dono de uma firma de Nova York. Ele inicia carreira vertiginosa na empresa, ganhando em pouco tempo poder e dinheiro, mas também passa a desconfiar de seu manipulativo chefe, cujo poder de sedução é realmente demoníaco.

O filme começa com o personagem olhando-se no espelho, no banheiro, e termina de forma cíclica, no mesmo lugar, sugerindo que tudo pode ter sido só uma alucinação.

O recurso não deixa de ser uma assimilação das experiências de tempo (e linguagem) de Quentin Tarantino em Tempo de Violência, o célebre Pulp Fiction. Keanu Reeves e Al Pacino são astros.

Exibem esse brilho próprio que faz o diferencial das grandes estrelas. Mas é preciso prestar atenção também em Charlize Theron, a deusa que faz a mulher de Reeves.

Se a galera feminina vibra com os dois, a masculina tem motivos de sobra para curtir cada cena com a bela Charlize.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Taylor Hackford
Escritores: Jonathan Lemkin & Tony Gilroy

Baseado no livro de Andrew Neiderman

Gênero: Ficção / Terror / Suspense

Site Oficial: www.wbmovies.com/devils

Warner Bros

Título Original: The Devil´s Advocate
Tempo: 144 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1997 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Al Pacino .... John Milton
Keanu Reeves .... Kevin Lomax
Charlize Theron .... Mary Ann Lomax
Jeffrey Jones .... Eddie Barzoon
Judith Ivey .... Alice Lomax
Connie Nielsen .... Christabella
Craig T. Nelson .... Alexander Cullen
Tamara Tunie .... Jackie Heath
Ruben Santiago-Hudson .... Leamon Heath
Debra Monk .... Pam Garrety
Laura Harrington .... Melissa Black
Delroy Lindo .... Phillipe Moyez

FICHA TÉCNICA

Produção .... Anne Kopelson
Produção .... Arnold Kopleson
Produção .... Arnon Milchan
Música .... James Newton Howard
Fotografia .... Andrzej Bartkowiak
Desenho de Produção .... Bruno Rubeo
Direção de Arte .... Dennis Bradford
Figurino .... Judianna Makovsky
Edição .... Mark Warner
Efeitos Especiais .... Cinesite Hollywood
Efeitos Especiais .... Cinovation Studios
Efeitos Especiais .... Pacific Ocean Post Digital Film Group
Efeitos Especiais .... The Computer Film Company

PRODUTORAS

Warner Bros.
New Regency Pictures
Kopelson Entertainment
Taurus Film

DISTRIBUIDORA

Warner Bros.

ERROS

1. No começo do filme, Kevin vai ao banheiro no meio do julgamento e está na frente do espelho. Observe seu cabelo que em um momento está penteado, depois com uma franja caindo na testa e depois penteado corretamente.

2. Kevin vai para NY e está andando do lado de fora do prédio da empresa com Milton, na cena da água. Na primeira tomada mostrada de cima, Kevin está quase dois passos na frente de Milton, mas depois do corte, Milton está quase ao seu lado.Erros do site www.falhanossa.com

3. Quando a esposa de Kevin está olhando o apartamento em NY pela primeira vez, ela entra em um dos quartos e fala para Kevin que o apartamento tem três quartos. Neste momento sua bolsa está pendurada no seu ombro direito. Depois do corte ela entra em outra sala ou quarto, e sua bolsa está agora em sua mão esquerda.

4. Na primeira reunião geral, Kevin é apresentado para todos do grupo. Em um cena Milton diz que este é o grupo. Nesta hora seus braços estão abaixados na frente do corpo, na altura da cintura. Depois do corte para uma tomada de longe, seus braços estão cruzados na altura do peito.

5. Quando Milton e Kevin estão andando na rua, na feira, pelo menos 4 pessoas olham para eles como que assistindo a filmagem. Será que não avisaram para não olharem para os atores?

6. Quando Kevin vai para a sacada na festa e encontra sua irmã de vermelho, ela está com a mão direita apoiada em baixo da taça de champanhe, depois do corte ela está segurando a taça com a mão.

7. A posição dela também muda nesta cena. Observe suas pernas. Uma hora seu corpo está apoiado na perna direita, outra hora na perna esquerda.

8. Quando Mare, a esposa de Kevin vê o bebê no quarto em seu sonho, ela se ajoelha na tomada de costas, mas na tomada de frente ela está sentada.

9. Quando Eddie é assassinado, e seu rosto cai no chão morto, você só consegue ver sangue, mas não vê nenhum machucado no rosto ou hematomas. Para quem apanhou com pedaços de paus ele deveria ter vários ferimentos.Erros do site www.falhanossa.com

10. No julgamento do empresário, logo que acaba, os repórteres correm para alguns telefones públicos para darem a notícia para seus jornais. Observe um deles, que mesmo correndo até lá, não telefona, não segura o telefone e fica olhando para o lado. Se ele não ia telefonar, então porque correu como um desesperado ?

11. O corpo do homem que é atropelado cai no chão em uma posição. Quando Kevin se aproxima o corpo está em outra.

12. Kevin abraça sua mulher que acabou de cortar o pescoço, mas o sangue aparece apenas no colarinho da sua camisa, e em uma quantidade muito pequena para quem cortou a jugular.

13. Milton está em seu apartamento e começa a explicar as coisas para Kevin. Quando ele fala sobre Deus, Kevin está parado bem à sua frente, e sua irmã está atrás dele perto do abajur, acendendo o cigarro. Depois do corte ela está junto do globo e longe do abajur.

14. Nesta cena ainda, Milton está bem na frente de Kevin com o elevador ao seu lado esquerdo no fundo. Depois do corte, o elevador aparece bem atrás dele, e ele não se moveu, pois o rosto de Kevin não mudou de posição, o que indicaria isto.Erros do site www.falhanossa.com

15. Quando Milton começa a falar dos alunos de direito, a posição da sua irmã muda várias vezes entre os cortes. Um hora ao lado do globo, depois do outro lado da sala acendendo uma vela na mesa.

16. Bem no começo da cena em que Kevin (Keanu Reeves) e Milton (Al Pacino) estão assistindo a luta de boxe, podemos perceber que  no ringue há uma inscrição do "Caesars Palace". O problema é que o Caesar's Palace fica em Las Vegas, e não em Nova York. (Contribuição de Guilherme Cordeiro - Florianópolis / SC - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 17. Observe a cena em que Kevim conversa com Cristhabella na sacada, a visão de fundo deles foi feita por um computador. Percebemos que os atores e o plano de fundo estão em uma qualidade de imagem BASTANTE diferente, se eles realmente estivessem vendo aqueles prédios, a imagem entre os atores e o fundo seria bem melhor! (Contribuição de Rosinha Cibelosa - Fã de Carteirinha)

18. Bem no início do filme, durante o depoimento de Bárbara, quando vemos Kevin pela primeira vez, repare que ele está segurando, com a mão esquerda, uma caneta, perto do rosto. Depois do corte, não mais. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

19. Na mesma cena, quando Bárbara continua com seu depoimento e Kevin percebe que o Sr. Gettis está fazendo alguns gestos com a mão por baixo da mesa, ele olha para trás, para ver se alguém percebeu isto. A posição das pessoas que vemos ao fundo, atrás de Kevin, muda no corte que há neste instante. Preste atenção. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

20. Na cena onde o pai de Bárbara se levanta para ameaçar Kevin, repare que ele é seguro por um dos guardas. Depois do corte, na tomada lateral, porém, pelo menos três pessoas estão segurando-o. Novo corte, e há novamente apenas um guarda segurando-o. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

21. Quando vemos Kevin e John Milton saindo da feira, Kevin está segurando uma pasta. O problema é que no início da cena ele não estava com ela. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

22. Repare que, quando Mary Ann fala sobre seu pai a John Milton, ela olha para frente, com um olhar vago. Depois do corte, ela está olhando para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

23. Na cena onde Kevin diz a Mary Ann que ele adorou o novo corte de cabelo dela, apesar de ser meio traumático, repare que Mary Ann, que estava com as duas mãos no alto da cabeça, desce-as para perto do pescoço. Depois do corte, ela está novamente com as mãos no alto da cabeça. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

24. Na mesma cena, repare que o cabelo de Mary Ann muda entre os cortes na hora em que ela e Kevin estão se beijando. Preste atenção no corte que há antes dela tirar a blusa e Kevin imaginar estar vendo Christabella. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

25. Na cena onde Kevin está ouvindo Alex contar o que aconteceu, repare quando ele diz a Kevin que, quando se chega em casa e todos estão mortos não dá para pensar no que fazer, Kevin ergue a mão esquerda e faz um gesto, pedindo que ele se acalme. Depois do corte, Kevin está com a mão direita erguida. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

26. Kevin abraça Mary Ann depois que ela lhe diz que não pode ter filhos. O celular de Kevin toca, e Mary Ann diz para ele não atender, e põe a mão no rosto dele. Depois do corte, quando Mary Ann diz que sonhou com aquilo, a posição da mão dela no rosto de Kevin muda completamente. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

27. Na mesma cena, no mesmo corte, Kevin aparece com a mão esquerda no rosto de Mary Ann; antes, não. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

28. Na mesma cena, repare que, quando Kevin diz: “Preciso atender”, Mary Ann não está com nenhuma mão no rosto dele. Quando ela diz: “Me assuste”, logo a seguir, ela está com as duas mãos no rosto de Kevin. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

29. Quando Eddie Barzoon está correndo e tromba com o homem que vem em sentido contrário, ele está com os fones na orelha. Depois do corte, não. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

30. Na igreja, depois de Kevin vestir novamente Mary Ann, num dos cortes ele aparece com a mão na cabeça dela, o que não acontecia antes. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

31. A maneira como Alice segura a Bíblia muda entre os cortes da cena onde ela está lendo para Mary Ann e Kevin chega. Preste atenção no corte que há antes dela interromper a leitura. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

32. Quando Mary Ann se tranca no quarto do hospital psiquiátrico, ela apóia a mão direita no vidro da porta, e sua mão está na altura de sua cabeça. Depois do corte, está bem mais para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 17. Na cena em que Mare, a personagem de Charlize Theron, depois de uma crise, é medicada no hospital, há um erro. Uma das assessoras da firma de John Milton mostra para ela um espelho. Mare soca o espelhinho no rosto da assessora que fica sangrando, com a mão no rosto. Mare corre para um apartamento e se tranca. Dai em diante a assessora aparece com o rosto normal, sem nenhum ferimento. (Contribuição de Messias Thomaz - Barbacena / MG - Fã de Carteirinha) --> A explicação que vejo para isso é que, como a mulher era um demônio, ela poderia muito bem se reconstituir naquele momento. Além disso, quando ela está na rua, na saída do prédio quando Kevin vai até a casa de Milton, logo depois que ela conversa com ele, ela desaparece. Se ela faz o próprio corpo sumir, por que não faria isso com o sangue e as marcas no rosto? (Contribuição de Érika C. Silverol - Vitória / ES e Joe Listo Jr. - Fãs de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Na versão em DVD do filme há 25 cenas inéditas, comentadas pelo diretor.

A luta de boxe que John Milton e Kevin Lomax assistem em determinada cena do filme não foi montada. Os atores Al Pacino e Keanu Reeves rodaram esta cena durante a realização de uma disputa pelo título mundial de boxe, a luta em que Roy Jones Jr. derrotou Bryant Brannon, no dia 4 de outubro de 1996.