VOLTAR FILMES 31

 
   

A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTONIA
WILLEQUE VAN AMMELROOY, MARINA DE GRAAF, DORA VAN DER GROEN & JAN STEEN

Aos 90 anos, no seu último dia de vida, uma matriarca relembra sua vida, incluídas aí três gerações de personagens excêntricos como um filósofo pessimista, a filha lésbica, uma netinha superdotada, o padre herege e uma amiga que adora procriar.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Marleen Gorris
Escritor: Marleen Gorris

Gênero: Comédia / Drama

Mundial Filmes

Título Original: Antonia (Antonia's Line)
Tempo: 98 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1995 - Bélgica / Holanda / Inglaterra
Censura: 16 anos

ELENCO

Willeke van Ammelrooy .... Antonia
Els Dottermans .... Danielle
Dora van der Groen .... Allegonde
Veerle van Overloop .... Therese
Esther Vriesendorp .... Therese, com 13 anos
Carolien Spoor .... Therese, com 6 anos
Thyrza Revesteijn .... Sarah
Mil Seghers .... Crooked Finger
Jan Decleir .... Boer Bas
Elsie de Brauw .... Lara
Reinout Bussemaker .... Simon
Marina de Graaf .... Deedee
Jan Steen .... Loony Lips
Catherine ten Bruggencate .... Mad Madonna
Paul Kooij .... O Pretestante
Fran Waller Zeper .... Olga
Leo Hogenboom .... O Padre da Vila
Flip Filz .... The Curate
Wimie Wilhelm .... Letta
Dirk Zeelenberg .... Pier
Ellen Dikker .... Muisje
Jakob Beks .... Farmer Daan
Truus te Selle .... Ma Ge
Filip Peeters .... Pitte
Michael Pas .... Janne
Erik de Bruyn .... Arend
Petra Laseur .... Mãe Theodora

FICHA TÉCNICA

Produtor .... Gerard Cornelisse
Produtor .... Hans De Weers
Produtor .... Hans de Wolf
Música .... Ilona Sekacz
Fotografia .... Willy Stassen
Edição .... Marina Bodbijl
Edição .... Wim Louwrier
Edição .... Michiel Reichwein
Disgn de Produção .... Harry Ammerlaan
Direção de Arte .... Harry Ammerlaan
Figurino .... Jany Temime
Departamento de Arte .... Marco Rooth
Efeitos Especiais .... Olivier de Laveleye
Efeitos Especiais .... Steven van Couwelaar

PRODUTORAS

Bard Entertainments Ltd.
Dutch Co-Production Fund
Dutch Cultural Broadcasting
Eurimages
European Co-production Fund
Flemish Film Community
Investco NV
Nederlands Fonds voor de Film
Nederlandse Programma Stichting
Prime Time
Stichting Bergen

DISTRIBUIDORAS

Asmik Ace Entertainment
Asociace Ceských Filmových Klubu
First Look Pictures Releasing
Golem Distribución S.L.
Líder Films S.A.
Mundial Filmes
Transeuropa Video Entertainment.

ERROS

Contribuição dos erros 1 ao 15 de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha

1. Logo no início do filme, Antonia volta para seu vilarejo natal, junto com sua filha Danielle, para enterrar a mãe, mas ela ainda está viva. Logo depois, ela morre, e, na cena seguinte, vemos Antonia e Danielle, vestidas de preto, caminhando por uma estrada. Note que Danielle põe as mãos para trás, nas costas. Depois do corte, quando as vemos de frente, Danielle está com as mãos para frente, na altura da barriga.

2. Antonia está velando o corpo da mãe na igreja, quando Danielle imagina ver a avó se levantar do caixão e começar a cantar. Repare que, quando ela se levanta do caixão, ela está segurando o crucifixo de uma maneira diferente do que ela estava no início da cena, quando a vemos no caixão pela primeira vez.

3. Preste atenção: o cachecol de Antonia muda de posição entre os cortes da cena onde vemos Boca Mole seguindo-a, e Antonia cumprimenta três pessoas, que estão trabalhando na terra.

4. Quando Antonia está mostrando o cemitério para Danielle, repare que, quando Antonia diz que Bertie está enterrado ali, Danielle encosta a cabeça no ombro de Antonia e, logo depois, retira-a, mas permanece bem próxima de Antonia. Depois do corte, Danielle aparece em outra posição, bem mais afastada de Antonia.

5. Na cena onde vemos Antonia almoçando com várias pessoas, repare na hora em que Boca Mole mexe com um garotinho. Depois do corte, quando o garotinho se vira e dá um tapa em Boca Mole, este garoto está com uma bolacha na boca, o que não ocorria antes do corte.

6. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição de Olga, que está servindo um pedaço de bolo a outra pessoa, muda. Preste atenção.

7. A posição de Danielle também muda neste corte: ela estava com os dois braços para cima, e aparece com eles apoiados na mesa.

8. Na mesma cena, logo a seguir, quando a narradora diz que Antonia deu afeto a Boca Mole, vemos Antonia, que está segurando um pano, cruzar os braços. Depois do corte, ela não está mais com os braços cruzados.

9. Quando Antonia e Danielle vão até a casa que assiste mulheres grávidas, Letta as atende, e podemos perceber que ela está com um novelo de linha enrolado nas mãos. Se você prestar atenção, verá que os fios da linha que estão em volta das mãos de Letta mudam de posição entre os cortes da cena: ora estão sobre os dedos, ora estão apenas sobre as costas das mãos dela.

10. Na cena onde Deedee se casa com Boca Mole, repare que, quando eles saem do carro, ela dá o braço para ele, e ambos começam a caminhar, e Deedee olha para Boca Mole. Depois do corte, ela aparece olhando para o outro lado.

11. Na cena onde Antonia e Danielle descobrem que Therese já sabe fazer contas, repare que, quando a menina começa a dizer alguns resultados de cabeça, ela ora está com as duas tranças do cabelo para frente, ora apenas com uma.

12. Na cena onde Danielle está impaciente, esperando a chegada da professora de Therese, repare que ela se apóia no pedestal onde está a cabeça de barro que ela está fazendo e, a seguir, abaixa o braço esquerdo, deixando apenas o direito apoiado no pedestal. Depois do corte, quando ela ouve baterem à porta, Danielle volta a estar com os dois braços sobre o pedestal.

13. Quando a narradora diz que Therese cresceu junto de Simon, e vemos os dois no ônibus escolar, as outras crianças começam a provocar Simon, dizendo que ele está amando e atirando coisas nele. Simon se protege com os braços e, em dado momento, levanta o braço esquerdo. Depois do corte, Simon está com o braço esquerdo abaixado.

14. Quando a narradora diz que Therese encontrou o amor com Simon, vemos os dois deitados na cama. Simon está fumando, e pergunta se Therese quer se casar com ele. Repare que Simon está com o cigarro bem perto da boca. Depois do corte, Simon aparece segurando o cigarro bem longe do rosto.

15. Na cena onde Sarah corre até Deedee e pergunta se ela quer ler o que ela escreveu, vemos Deedee e Boca Mole, ao fundo, sentados à mesa, e percebemos que Boca Mole está com as mãos erguidas. Depois do corte, quando os vemos de perto, Boca Mole está com as mãos sobre a mesa.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Oscar de melhor filme estrangeiro.