VOLTAR FILMES 28

 
   

AMARELO MANGA
MATHEUS NACHTERGAELE & JONAS BLOCH

Uma história de encontros e desencontros amorosos.

Guiados pela paixão, os personagens penetram num mundo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Cláudio Assis
Escritor: Hilton Lacerda

Gênero: Drama

Riofilme

Título Original: Amarelo Manga
Tempo: 100 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - Brasil
Recomendação: 16 anos.

ELENCO

Matheus Nachtergaele .... Dunga
Jonas Bloch .... Isaac
Dira Paes .... Kika
Chico Diaz .... Wellington
Leona Cavalli .... Daisy
Taveira Junior .... Taxista
Conceição Camarotti
Cosme Prezado Soares
Everaldo Pontes
Magdale Alves
Jonas Melo

FICHA TÉCNICA

Produção .... Cláudio Assis
Produção .... Paulo Sacramento
Música .... Lúcio Maia
Música .... Jorge Du Peixe
Fotografia .... Walter Carvalho
Desenho de Produção .... Renata Pinheiro
Direção de Arte .... Renata Pinheiro
Edição .... Paulo Sacramento

PRODUTORA

Olhos de Cão Produções

DISTRIBUIDORA

Riofilme

ERROS

1. No começo do filme Lígia se levanta coloca seu vestido azul, passa um batom e vai trabalhar, mas em nenhum momento a vemos indo no banheiro urinar e escovar os dentes o que deveria ser o seu primeiro ato logo pela manhã.

2. Logo depois ela coloca um galho de arruda, provavelmente, na sua orelha direita, porém na tomada superior ele parece pequeno, e na tomada de frente ele parece enorme.

3. Depois de abrir todas as portas, Lígia se senta no banquinho com seus braços encostados no balcão. Na tomada de longe não existe nada do seu lado direito, mas depois do corte para a tomada de perto vemos uma garrafa de cerveja.

4. Na cena da praia, vemos um homem gordo carregando uma bicicleta. Ele passa por Issac, e sai completamente da cena na tomada do lado direito do veículo, porém depois do corte para a tomada feita pelo lado esquerdo, este mesmo homem gordo ainda está passando ao lado de Isaac quando já deveria estar longe.

5. Na primeira vez que vemos a mulher gorda no hotel, ela está na recepção mexendo na sua caixinha. Ela fica lá por algum tempo, e depois vai ao seu quarto, quando chega lá ela usa seu inalador que já está funcionando. Será que ela deixa o inalador ligado o dia inteiro?

6. Lígia está atrás do bar conversando com o rapaz do jogo do bicho. Na tomada de perto o vemos lhe entregar o papel com o resultado que ela pega com sua mão esquerda que está levantada, mas depois do corte para a tomada de longe, seu braço aparece abaixado e o braço direito aparece agora se movimentando.

7. Quando Kika chaga em casa, ela leva até a pia algumas verduras verdes e um pedaço de carne num prato. Na tomada de longe ela pega o saco plástico com a carne e começa a abri-lo, porém depois do corte para a tomada de perto ela repete o gesto.

8. No bar, o homem do carro do IML se levanta e vai embora, neste momento Isaac pede que Lígia lhe traga uma cerveja. O problema é que a garota acabou de deixar uma cerveja cheia na mesa que está dentro do isopor.

9. ABSURDO: Lígia está atrás do bar e Isaac lhe pede uma cerveja. Podemos ver que existem cinco garrafas em cima da mesa. Quando Lígia deixa a garrafa lá e sai, existem agora sete garrafas. De onde surgiu esta outra?

10. Ainda nesta cena podemos perceber que a carteira de Isaac que estava na ponta da mesa, desaparece na segunda tomada.

11. Quando Dunga sai a tarde para ver a briga das duas mulheres, ele pára na frente de uma banquinha para se olhar no espelho. Neste momento podemos ver uma mulher de blusa branca e bermuda preta que se aproxima como se tivesse reconhecido o ator Matheus Nachtergaele.

12. Depois de entregar a carta para Kika, Dunga aparece andando no meio da rua. Em certo momento ele passa na frente de um pregador e seus fieis. Podemos perceber que quase todos olham para Dunga como se tivessem reconhecido o ator Matheus Nachtergaele.

13. Antes do dono do hotel ser encontrado morto, Isaac pára sua Mercedes amarela na frente do estabelecimento, e sobe as escadas indo para o seu quarto deixando esta porta aberta quando entra, porém mais tarde a porta aparece fechada quando Dunga vai chamá-lo.

14. Quando Dunga está conversando com a mulher gorda no quarto dela, depois da morte do dono do hotel, vemos na tomada de frente que ela coloca suas duas mãos na perna esquerda dele, porém depois do corte para a tomada de cima, suas mãos não estão mais naquela posição.

15. Depois de morder a orelha da amante do seu marido, Kika encontra Isaac na rua e entra em seu carro. Na primeira tomada dele sozinho dentro do veículo vemos que não existe nenhuma iluminação interna, porém logo após entrar, vemos que o interior do carro está bem iluminado. Provavelmente usaram uma luz dentro do veículo para iluminar os atores na cena.

16. Kika é crente, muito religiosa, segue seus princípios, mas na hora que está fazendo sexo com Isaac, podemos perceber a marca de uma pequena tanga nas suas nádegas proveniente do seu banho de sol na praia. A marca de biquíni que aparece, não condiz como uma religiosa tão ardente que ela se mostra ser no filme.

17. A cena que é mostrada no final de Lígia abrindo o bar é exatamente a mesma mostrada do início do filme. Esta cena pode até ter sido repetida propositalmente para mostrar que as coisas são sempre iguais como Lígia mesmo fala, mas até a garrafa de cerveja em cima da mesa?

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

O filme ganhou o Prêmio C.I.C.A.E. no Fórum do Novo Cinema, no Festival de Berlim, ganhou os Candangos de Melhor Filme, Melhor Ator (Chico Diaz), Melhor Fotografia e Melhor Edição, no Festival de Brasília. Ganhou também os Prêmios de Melhor Filme - Público, Melhor Filme - Crítica e o Prêmio Especial do Júri, para a atriz Dira Paes e ganhou o prêmio de Melhor Fotografia, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

Amarelo Manga, que ganhou o prêmio do Ministério da Cultura para filmes de baixo orçamento, custou R$ 500 mil.