VOLTAR BLOCO 37

 
   

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN
AUDREY TAUTOU

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou).

Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Escritores: Jean-Pierre Jeunet & Guillaume Laurant

Gênero: Comédia

Site Oficial: www.amelie-themovie.com

Miramax Filmes

Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Tempo: 120 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2001 - França
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Audrey Tautou .... Amélie Poulain
Mathieu Kassovitz .... Nino Quincampoix
Rufus .... Raphael Poulain
Yolande Moreau .... Madeleine Wallace
Artus de Penguern .... Hipolito
Urbain Cancelier .... Collignon
Maurice Bénichou .... Dominique Bretodeau
Dominique Pinon .... Joseph
Claude Perron .... Eva
Michel Robin .... Pai de Collignon
Isabelle Nanty .... Georgette
Clotilde Mallet .... Gina
Claire Maurier .... Suzanne
Serge Merlin .... Dufayel
James Debbouze .... Lucien
Lorella Cravotta .... Amandine Poulain
Flore Guiet .... Amélie Poulain - 8 anos

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jean-Marc Deschamps
Música ... Yann Tiersen
Fotografia .... Bruno Delbonnel
Desenho de Produção .... Aline Bonetto
Direção de Arte .... Volker Schäfer
Figurino .... Madeline Fontaine
Figurino .... Emma Lebail
Edição .... Hervé Schneid
Efeitos Especiais .... Duboi

PRODUTORAS

Le Studio Canal+
Filmstiftung Nordrhein-Westfalen
France 3 Cinéma
La Sofica Sofinergie 5
MMC Independent GmbH
Tapioca Films
Victoires Pictures

DISTRIBUIDORAS

Miramax Films
Imagem Filmes

ERROS

1. Quando a mãe de Amélie joga o bicho no rio, vemos a menina com as mãos apoiadas em cima do corrimão da ponte, mas depois do corte para o close, a criança já aparece com os dois braços por cima dele.

2. Quando o locutor começa a falar de Amélie, ele diz que a menina tem seis anos. Vemos então os acontecimentos como o do peixe, da morte da mãe dela e etc. Vemos uma cena com um ursinho no quintal e o locutor menciona que se passaram cinco anos. Ora, cinco anos mais os seis que ela tinha, Amélie deveria ter então onze, mas ela sai de casa já grande como uma moça feita com mais de 18 anos.

3. Quando Amélie vai a casa de Madeleine e ela conta a história da carta, vemos uma cena onde ela se apresenta dizendo seu nome, Madeleine Wallace, neste momento ela está olhando para Amélie, mas depois do corte ela está olhando para o lado.

4. Amélie vai na casa da mãe do quitandeiro, e a velha coloca umas pastas em cima da mesa. Neste momento o velho descruza os braços porque bate na xícara, mas depois do corte para a tomada em close ele já aparece com os braços cruzados novamente.

5. Alguns objetos em cima da mesa mudam de lugar, principalmente o copo com leite.

6. Ainda nesta cena vemos que a xícara que estava virada na primeira tomada por causa da pasta que a senhora colocou na mesa, aparece na próxima tomada em posição diferente.

7. Quando a senhora menciona o nome da pessoa que morava no quinto andar, o velho está gesticulando com as mãos, mas depois do corte ele aparece com os braços cruzados.

8. Quando Amélie está assistindo televisão, o locutor fala que ela com vinte e três anos sucumbiu, mas bem antes no filme o locutor fala que ela tem vinte e quatro anos.

9. Quando é mostrado na televisão o enterro do pai em preto e branco, vemos que o caixão é colocado bem fundo na vala, mas depois do corte vemos a cena ser mostrada novamente e agora o caixão ainda está descendo na cova, bem mais para cima do que estava um segundo antes.

10. Amélie acorda e está passando a corrida de bicicleta na tv, ela sai do prédio e vemos o verdureiro com seu ajudante que está segurando uma fruta na mão na tomada de longe, mas na tomada em close ele não não está mais segurando a fruta e sim mexendo nas outras que estão na bancada.

11. Quando o rapaz vai encontrar Amélie para reaver seu álbum, ele segue as setas azuis pintadas no chão. Quando ele sobe a escadaria e encontra a seta que está virada para a direita, ele começa a subir a nova escadaria. Na tomada que é filmado de costas ele sobe os dois primeiros degraus, mas depois do corte para a tomada de frente, ele já subiu mais de dez degraus.

12. No parque de diversão quando o rapaz pega sua moto e vai embora, Amélie é filmada em close e retira seus óculos escuros, no reflexo dele é possível ver um membro da equipe de filmagem.

13. Como que o rapaz e Amélie sabiam que o homem misterioso calçava um tênis vermelho. Eles só o viram pela foto do rosto, e não pelo seu calçado. O calçado só é visto depois.

14. Na cena da estação quando Amélie fica sozinha, vemos o bar e a garçonete andando e no reflexo do balcão podemos ver um membro da equipe andando. Provavelmente é o câmera que segue a moça.

15. Ao chegar em casa e retirar os cartazes da parede, percebemos que o espelho da casa de Amélie está propositadamente torto para não refletir a equipe de filmagem. Ninguém coloca um espelho daquela forma na parede da sua casa.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.
Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tatou), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.
Recebeu 13 indicações ao César, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Ator Coadjuvante (Rufus e James Debbouze), Melhor Atriz Coadjuvante (Isabelle Nanty), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Desenho de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.
Ganhou o Prêmio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo.
Ganhou o Prêmio do Público no Festival de Toronto.
Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.