VOLTAR BLOCO 12

 

 
 

AMNÉSIA
GUY PEARCE & CARRIE-ANNE MOSS

O filme de Christopher Nolan foi considerado um dos mais inovadores de 2001 e é baseado no conto de Jonathan Nolan, irmão do diretor.

O roteiro narrado do fim para o começo ilustra o distúrbio de memória do protagonista, um ex-investigador de seguros (Guy Pearce).

Ele tenta descobrir o assassino de sua mulher, mas tem de lidar com a amnésia adquirida com o trauma do crime, que faz com que se esqueça de fatos imediatamente após tê-los vivido.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Christopher Nolan
Escritor: Christopher Nolan

Baseado na história de Jonathan Nolan

Gênero: Suspense / Drama

Site Oficial: www.otnemem.com

Paris Filmes

Título Original: Memento
Tempo: 115 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2000 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Guy Pearce .... Leonard Shelby
Carrie-Anne Moss .... Natalie
Joe Pantoliano .... Teddy
Mark Boone Junior .... Burt
Stephen Tobolowsky .... Sammy
Harriet Sansom Harris .... Sra. Jankis
Callum Keith Rennie .... Dodd
Larry Holden .... Jimmy Grantz
Jorja Fox .... Catherine Shelby
Russ Fega
Kimberly Campbell

FICHA TÉCNICA

Produção .... Jennifer Todd
Produção .... Suzanne TCodd
Música .... David Julyan
Fotografia .... Wally Pfister
Desenho de Produção .... Patti Podesta
Figurino .... Cindy Evans
Edição .... Dody Dorn

PRODUTORAS

Newmarket Capital Group
Team Todd

DISTRIBUIDORAS

Newmarket Capital Group
Summit Entertainment
Paris Filmes

ERROS

1. Na cena de abertura, o óculos de Teddy desaparece entre as cenas. Erros do site www.falhanossa.com

2. As cicatrizes na bochecha de Leonard mudam de tamanho e posição durante o filme.  Erros do site www.falhanossa.com

3. Jimmy depois de morto, pode ser visto respirando. Observe seu tórax.  Erros do site www.falhanossa.com

4. Na cena da perseguição, o Jaguar de Leonard fica encurralado quando Dodd pára seu SUV atrás dele. Logo depois, o Jaguar pode sair normalmente.

5. Quando Leonard escreve a nota para se lembrar da tatuagem, ele não deveria poder se lembrar qual o número, pois ele não viu as tatuagens anteriores. Erros do site www.falhanossa.com

6. Normalmente os diabéticos não injetam a insulina diretamente na corrente sangüínea, ela é injetada em partes com mais gordura como atrás do braço, estômago, etc., pois a insulina precisa ser absorvida para funcionar corretamente.  Erros do site www.falhanossa.com

7. Quando Leonard tira a foto da placa do hotel, o céu está nublado. Depois, na foto, o céu está azul.  Erros do site www.falhanossa.com

8. Na cena de abertura, a foto da Polaroid é sacudida e a imagem vai aparecendo. Esse processo de mexer ou "secar" a foto para acelerar o processo, só servia nas Polaroids bem antigas. A máquina usada no filme usa química seca e é automática.

9. Quando Teddy aparece na loja de tatuagem, a tatuagem de Leonard não está sangrando como deveria. Ela acabou de ser feita.

10. Leonard tira uma foto de Jimmy após assassiná-lo. Mas na hora que ele tira a foto, Jimmy está virado para um lado, e quando a imagem na foto aparece, Jimmy está em outra posição! (Contribuição de Natalie Angel - Conselheiro Lafaiete / MG - Fã de Carteirinha)

11. Na hora em que a camionete vermelha que está seguindo o carro de Guy Pearce pára, podemos ver a equipe de filmagem no reflexo do carro. Erros do site www.falhanossa.com

12. Cadê a cena em que Natalie escreve o bilhete e entrega para Leonard? Porque na primeira cena em que ele a encontra, ele já está com o bilhete assinado por ela. (Contribuição de André Souza - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> Este não é um erro, pois na verdade isto não aconteceu, o bilhete de Natalie foi para Jimmy, seu namorado. Leonard encontra esse recado no bolso do casaco do Jimmy quando pega suas roupas e pensa ser para ele por causa de sua condição.  (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

13. No final, é visível que o papel onde Leonard escreve o texto da tatuagem 6 é diferente do que ele lê depois da freada, em frente a tatuadora. Quando ele escreve, o texto é bem centralizado no papel e o U no final da placa é mais bem feito. Já na cena da freada ele pega um papel onde há um espaço maior de papel em branco depois do texto e o U está meio tremido. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

14. Em certos momentos a memória de Leonard dura bem mais que em outros. O pior exemplo é nas duas vezes em que ele vai ao armazém abandonado. Ele já sai do hotel pensando em ir lá. No meio do caminho Leonard, devido a sua condição, deveria esquecer seu destino, mas nas duas vezes ele chega ao armazém, e pior, lembrando exatamente o que ele deve fazer lá. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> De acordo com o filme se Leonard se concentrar, poderá manter a informação por um tempo maior, ou seja, o tempo que levará pra ele esquecer acertadamente é variável. (Contribuição de Joel Lobo B N - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

15. Se Leonard começou a tirar as fotos somente depois do acidente, como ele lembra de checar nas fotos com quem ele está conversando? Afinal, ele não seria capaz de gravar a informação de que ele precisa ver as fotos. Não concordam? (Contribuição de Thiago - Fã de Carteirinha)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 15 RETIRADO. Se o filme é exibido de "trás para a frente", os "fatos" que são anotados e gravados no braço durante o filme deveriam ir de 6 até 1, e não de 1 até 6. Ou será que isto tem algum sentido? Ou é erro mesmo? (Contribuição de Anderson Quandt Venancio - Joinville / SC - Fã de Carteirinha) --> A parte em preto-e-branco do filme está na ordem certa, é o que aconteceu antes da cor aparecer, tanto que na ultima cena o filme ganha cor. Se você ver o filme da ordem certa, o que é possivel no DVD, verá que as tatuagens são feitas na ordem certa, assim como as cenas. (Contribuição de Alface de Recife / PE - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) Memento não quer dizer lembrança ou qualquer outra coisa. Memento é na verdade o nome da doença da qual o ator principal sofre. (Contribuição de Júnior - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Roteiro.
Ganhou o prêmio de melhor roteiro no Sundance Film Festival.