VOLTAR BLOCO 39

 
   

A NOIVA CADÁVER
JOHNNY DEPP & HELENA BONHAM CARTER

Passado num vilarejo europeu no século 19, este filme de animação com bonecos de massinha de modelar conta a história de Victor (Johnny Depp), um jovem que é arrastado para o outro mundo ao se casar sem querer com a misteriosa Noiva Cadáver (Helena Bonham-Carter), enquanto sua verdadeira noiva, Victoria (Emily Watson), o aguarda desolada na Terra dos Vivos.

Embora a vida na Terra dos Mortos se mostre mais animada do que o meio vitoriano em que cresceu, Victor descobre que não há nada neste mundo, ou no outro, que possa afastá-lo de sua amada.

É uma história de otimismo, romance e de uma alegre vida após a morte, contada no clássico estilo de Tim Burton.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretores: Tim Burton & Mike Johnson
Escritora: Caroline Thompson

Baseado no roteiro de John August & Pamela Pettler

Gênero: Comédia / Drama / Animação

Site Oficial: www.anoivacadaver.com.br

Warner Bros.

Título Original: Corpse Bride
Tempo: 78 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA - Estréia nacional dia 21 de outubro de 2005.
Recomendação: Livre

ELENCO (vozes)

Johnny Depp .... Victor Van Dort
Helena Bonham Carter .... Noiva-Cadáver
Emily Watson .... Victoria Everglot
Tracey Ullman .... Nell Van Dort / Hildegarde
Paul Whitehouse .... William Van Dort / Mayhew / Paul
Joanna Lumley .... Maudeline Everglot
Albert Finney .... Finnis Everglot
Richard E. Grant .... Barkis Bittern
Christopher Lee .... Pastos Galswells
Michael Gough .... Elder Gutknecht
Jane Horrocks .... Sra. Plum / Aranha viúva negra
Enn Reitel .... Maggot
Deep Roy .... General Bonesapart
Danny Elfman .... Bonejangles
Stephen Ballantyne .... Emil

FICHA TÉCNICA

Produção .... Allison Abbate
Produção .... Tim Burton
Música .... Mike Adams
Música .... Danny Elfman
Fotografia .... Pete Kozachik
Desenho de Produção .... Alex McDowell
Direção de Arte .... Nelson Lowry
Edição .... Jonathan Lucas
Efeitos Especiais .... The Moving Picture Company

PRODUTORAS

Warner Bros.
Tim Burton Animation Co.
Will Vinton Studios

DISTRIBUIDORA

Warner Bros.

ERROS

1. Logo no começo da animação, Victor desenha a borboleta e depois fecha o livro. Observe a soleira da janela que na tomada de longe não tem nenhum livro, mas na outra tomada quando ele solta a borboleta, ela tem dois livros colocados do lado esquerdo da janela.

2. Se observar com atenção, poderá ver que a posição do homem varrendo a calçada ainda quando a borboleta está voando, muda entre as duas tomadas. Primeiro bem atrás do poste, depois ao lado.

3. Quando o casal Everglot está andando ao lado dos quadros pelo corredor, vemos que a sombra do cabelo da mulher está na parede na tomada de cima, mas na tomada de baixo, não existe sombra na parede.

4. Na casa dos pais de Victoria, Victor passa pelo piano onde existe uma flor num vazo. Observe com atenção que você verá a flor se mover.

5. Victor começa a tocar o piano, mas o som emitido não poderia ser aquele prolongado, pois o piano de cauda que ele está usando não tem pedais.

6. Observe que a posição da flor no vazo muda quando Victor está tocando piano.

7. Quando Victor derruba o vazo, ele muda de posição caindo quase dentro do piano, e depois muito longe da borda.

8. O senhor Everglot recebe o cartão do Lord Barkis, mas a posição como ele segura o cartão muda entre os cortes. Observe os dedos que na primeira tomada aparecem para fora do cartão, depois escondidos atrás dele.

9. O fogo no vestido da mãe de Victoria muda de lugar entre os cortes.

10. Lord Barkis joga vinho para apagar o fogo, mas logo depois a posição dele é uma impossível de estar, já que deveria aparecer ao lado esquerdo da mãe de Victoria, e não na frente dela, e atrás do padre.

11. 0:16:04h - Victor sai da ponte e começa a andar pela floresta. Ao parar, ele levanta sua mão direita e fala: com esta vela... depois do corte a posição da sua mão está diferente, aberta, mas virada para o lado, quando antes estava virada para a frente.

12. Logo depois de sentar-se, ele retira a flor e a aliança do seu bolso. Observe que a segunda tomada a flor está para fora da mão, o que não acontecia na tomada anterior.

13. Um pouco depois Victor começa a ensaiar com os galhos secos. Observe que ele joga a aliança para cima pegando-a com a mão direita, mas quando se dirige ao tronco de árvore como se fosse seu sogro, ele aparece com a mão aberta e sem a aliança. Um segundo depois a aliança aparece novamente em sua mão direita, e então ele a coloca no galho.

14. Na casa dos futuros sogros de Victor, Lord Barkis chega e a notícia do rapaz ter se casado com a Noiva-Cadáver. Observe que o Lord está ao lado da mãe de Victoria, mas logo depois na tomada aberta ele já está afastado.

15. Logo depois do corte quando a mãe de Victor fala, aposição do Lord mudou outra vez.

16. Quando o velho esqueleto vai quebrar o ovo, os potes do seu lado direito mudam. Observe que um deles desaparece.

17. Se a noiva-cadáver está morta, ela não poderia derramar a lágrima dos seu olhos quando começa a chorar.

18. A mão da noiva-cadáver desgruda do braço e sobe pelo corpo de Victor, e mesmo assim o piano continua sendo tocado mesmo sem ninguém fazer isto.

19. Os esqueletos estão cantando e dois deles fazendo o bolo, Neste momento o nariz de um cai dentro do caldeirão. Isto seria improvável já que o nariz não tem o osso como mostrado no desenho. O nariz é apenas cartilagem, tendo um osso muito pequeno e não igual ao mostrado, com dois buracos. Você pode ver que todos os outros esqueletos tem apenas os buracos no lugar do nariz.

20. 1:09:49h - Observe que o corte que Victor faz no Lord muda de lugar. Primeiro entre o segundo e o terceiro botão do seu paletó, depois entre o primeiro e o segundo botão.

21. Entre as imagens usados nos pôsteres, fotos de divulgação e cenas do filme, o braço desossado da noiva cadáver constantemente é invertido, uma ora encontra-se de seu lado direito, noutra do lado esquerdo. Isto pode ser visto nas duas imagens. (Contribuição de Gimar dos Santos Melo e Micheline Cachina - Fã de Carteirinha)

22. De acordo com esta foto, a Noiva Cadáver tem 4 dedos. Mas na verdade ela tem 5 dedos como mostrado no filme. (Contribuição de Vinícius da Costa Agostinho - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Os bonecos eram feitos de armaduras de ferro cobertas com silicone. Primeira animação editada com o programa Final Cut pro, da Apple. Primeiro filme rodado com câmeras fotográficas digitas, vendidas no mercado (Canon SLR câmeras com lentes Nikon). O filme é dedicado a memória de Joe Ranft. Este é o 5º filme em que o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp trabalham juntos. Os demais foram Edward Mãos-de-Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). Este é o 4º filme em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos. Os demais foram Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). Este é o 3º filme em que o diretor Tim Burton e o ator Christopher Lee trabalham juntos. Os demais foram A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). Este é o 2º filme em que o diretor Tim Burton e o ator Albert Finney trabalham juntos. O anterior foi Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003). Exibido na mostra Fanzinema, no Festival do Rio 2005.