VOLTAR FILMES 4

 

 
 

APOCALYPSE NOW
MARLON BRANDO, ROBERT DUVALL, MARTIN SHEEN, LAURENCE FISHBURNE & DENNIS HOPPER

A história relata a jornada do capitão Willard (Sheen), um oficial da inteligência do exército americano, enviado numa perigosa missão até o Camboja para destruir "totalmente" um coronel americano desertor chamado Kurtz (Brando), que está fora de controle e louco. Kurtz, figura musculosa e enigmática, semelhante a Buda, controla uma tribo de montanheses numa selva remota repleta de crânios e corpos em decomposição.

Durante a jornada pelo rio Willard conhece o coronel Kilgore (Duvall), que lidera seu esquadrão de helicópteros ao som de Wagner e comanda um campeonato de surfe mesmo com os inimigos atirando sem parar.

Willard segue seu destino num barco-patrulha da Marinha com quatro tripulantes que servem como o microcosmo da força de guerra americana: o chefe do barco (Albert Hall), afro-americano, um ex-taxista que tenta manter-se vivo e jovem usando drogas; Chef (Frederic Forrest), um cozinheiro de New Orleans que entrou para a marinha porque achava que a comida era melhor que no exército; Clean, um adolescente negro do Bronx (interpretado por Laurence Fishburne, de 14 anos); e Lance, um surfista da Califórnia convocado para guerra (Sam Bottoms). Conforme o barco segue em direção ao Camboja, tudo parece estar sob o domínio da ilusão, da loucura. . . . e das sombras obscuras do coração humano.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Francis Ford Coppola
Escritor: Francis Ford Coppola & John Milius

Baseado no romance de Joseph Conrad

Gênero: Guerra

United Artists

Título Original: Apocalypse Now
Tempo: 148 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1979 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Marlon Brando .... Coronel Walter E. Kurtz
Robert Duvall .... Tenente-coronel Kilgore
Martin Sheen .... Capitão Benjamin L. Willard
Frederic Forrest .... Chefe
Albert Hall .... Chefe Phillips
Sam Bottoms .... Lance Johnson
Laurence Fishburne .... Sr. Clean
Dennis Hopper .... Fotógrafo-jornalista
G.D. Spradlin .... General Corman
Harrison Ford .... Coronel Lucas
Jerry Ziesmer .... Civil
Scott Glen .... Colby
Francis Ford Coppola .... Diretor de TV

FICHA TÉCNICA

Produção .... Francis Ford Coppola
Música .... Carmine Coppola
Música .... Francis Ford Coppola
Música .... Mickey Hart
Fotografia .... Vittorio Storaro
Desenho de Produção .... Dean Tavoularis
Direção de Arte .... Angelo P. Graham
Figurino .... Charles E. James
Edição .... Lisa Fruchtman
Edição .... Gerald B. Greenberg
Edição .... Richard Marks
Edição .... Walter Murch
Edição .... Randy Thom

PRODUTORA

Zoetrope Studios

DISTRIBUIDORA

United Artists

ERROS

1. A fita magnética usada para tocar “A Cavalgada das Valquírias” não passa sobre o cabeçote do aparelho de som utilizado no helicóptero.

2. Quando os atores estão pulando da ponte Dulong, podemos ver um rastro na água causado pelo barco onde a câmera estava.

3. Depois que o teto do barco é destruído e substituído por folhas gigantes, podemos ver que o teto foi colocado novamente quando os atores estão na ponte. Mais tarde, ele some e vemos as folhas de volta em seu lugar.

NOVO ERRO 4. Quando o helicóptero larga o barco no rio, pode-se observar todo telhado do barco espatifar-se, além disso, não tem a bandeira americana, que depois reaparece, junto com um telhado novo. (Contribuição de Gabriel Oyarzabal - Fã de Carterinha)

5. Ao se aproximar para atacar o vilarejo, note que o helicóptero de Kilgore carrega mísseis em suas laterais. Quando o helicóptero aterrissa, em vez do mísseis vemos pranchas de surf.

6. Perceba que o gravador que Clean pega para ouvir a carta enviada por sua mãe, está sem baterias.

7. Quando Willard pega o jornal para ler um artigo sobre o Kurtz, o texto fala de uma discussão entre a Alemanha, o Irã e os Estados Unidos sobre energia nuclear, e não tem relação alguma com o Coronel.

8. Enquanto Willard está preso na jaula de bambu e conversa com o fotógrafo, perceba que seu cigarro muda diversas vezes de tamanho.

9. Quando Willard luta com Kilgore, um curativo aparece do nada em sua face.

10. A abóboda do radar que estava quebrada, reaparece mais tarde no filme.

11. Depois que Clean é baleado, as marcas de sangue somem e reaparecem do painel do barco.

12. Quando o chefe do barco morre, o outro rapaz coloca o corpo dele no rio, faz suas despedidas finais, e quando volta para o barco, o morto começa a afundar, e podemos vê-lo levantar um pouco a cabeça. Depois disso ele afunda completamente. (Contribuição de Cristina Bigeli - São Manuel / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 4. Na seqüência do ataque das flechas, quando todos estão em posição de fogo e o Chefe sai da casa de máquinas para confrontar Willard, podemos ver, rapidamente, um membro da equipe técnica assumindo o leme do barco. --> No caso desse erro, dá para ver quando o Chefe chama o surfista Lance para assumir a direção antes de sair da cabine. Nota-se bem quando Lance está de costas e deixa a torre das metralhadoras para subir até o leme. Não é uma pessoa da equipe que faz isso. (Contribuição de Luiz S. Força - Fã de Carteirinha)

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou 2 Oscars: Melhor Fotografia e Melhor Som. Recebeu ainda outras 6 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall), Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado. Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall). Foi ainda indicado a Melhor Filme - Drama. Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, empatado com O Tambor. Recebeu uma indicação ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio BR de Cinema, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

À 2h35min, dá para ver no morro atrás das pessoas, que está escrito Apocalipse Now. (Contribuição de Eduardo Magalhães - Fã de Carteirinha)