VOLTAR BLOCO 38

 
   

A QUEDA! - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER
BRUNO GANZ & ALEXANDRA MARIA LARA

No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.

Em abril de 1945 os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. No bunker instalado no subterrâneo da capital - uma caixa de cimento a prova de qualquer bomba - Hitler e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo, mesmo sabendo que a derrota está próxima.

O Führer está assustado, Eva Braun, sua namorada e depois esposa mantém a moral em alta dançando e cantando com os oficiais. Goebbels e sua mulher trazem os seis filhos para o bunker na esperança de um milagre. O 3º Reich está com as horas contadas.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Oliver Hirschbiegel
Escritor: Bernd Eichinger

Baseado nos livros de Joachim Fest, Melissa Müller & Traudl Junge

Gênero: Drama / Guerra

Site Oficial: www.downfallthefilm.com
Site Oficial: www.aquedaofilme.com.br

M. A. Marcondes

Título Original: Der Untergang (Downfall)
Tempo: 156 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - Alemanha / Itália - Lançamento dia 6 de maio de 2005.
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Bruno Ganz .... Adolf Hitler
Alexandra Maria Lara .... Traudl Junge
Corinna Harfouch .... Magda Goebbels
Ulrich Matthes .... Joseph Goebbels
Juliane Köhler .... Eva Braun
Heino Ferch .... Albert Speer
Christian Berkel .... Prof. Ernest-Günter Schenck
Matthias Habich .... Prof. Werner Haase
Thomas Kretschmann .... Hermann Fegelein
Michael Mendl .... General Helmuth Weidling
André Hennicke .... Wilhelm Mohnke
Ulrich Noethen .... Heinrich Himmler
Birgit Minichmayr .... Gerda Christian
Rolf Kanies .... General Hans Krebs
Justus von Dohnanyi .... General Wilhelm Burgdorf
Dieter Mann .... Wilhelm Keitel
Christian Redl .... Alfred Jodl
Götz Otto .... Otto Günsche
Thomas Limpinsel .... Heinz Linge
Thomas Thieme .... Martin Bormann
Gerald Alexander Held .... Walter Hewel
Donevan Gunia .... Peter Kranz

FICHA TÉCNICA

Produção .... Bernd Eichinger
Música .... Stephan Zacharias
Fotografia .... Rainer Klausmann
Desenho de Produção .... Bernd Lepel
Direção de Arte .... Gregor Mager
Figurino .... Claudia Bobsin
Edição .... Hans Funck
Efeitos Especiais .... CA Scanline Production GmbH

PRODUTORAS

Degeto Film
Rai Cinemafiction
Constantin Film Produktion GmbH
EOS Entertainment
Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtichen Rundfunkanstalken der Bundesrepublik Deutschland
Österreichischer Rundfunk

DISTRIBUIDORAS

Newmarket Films
M.A. Marcondes

ERROS

1. No começo do filme, a primeira mulher que entra no esconderijo é Traudl Junge, mas na sala ela é a última a entrar. Muito estranho.

2. Quando acontece as explosões na rua, os soldados estão carregando caixas. Observe que a segunda bomba que explode, tem a cena repetida logo em seguida de outro ângulo.

3. Ainda nesta cena é possível perceber que a primeira e a segunda bomba, mesmo sendo jogada de um avião, não faz nenhum buraco na rua.

4. Observe ainda nesta cena, que quando a segunda bomba cai, os soldados jogam as caixas no chão antes dela explodir, depois do corte é possível ver que as caixas só caem no chão depois da explosão.

5. 0:08:05h Depois de desligar o telefone e se levantar, Hitler coloca suas mãos para trás do corpo na tomada que o pega de costas, depois do corte para a tomada de frente, ele está com as mãos ao lado do corpo.

ABSURDO: 6. 0:09:00h Quando Fegelein, o marido da irmã de Eva Braun está conversando com Himmler, é possível ver um furo de brinco na sua orelha esquerda. Muito improvável para um alto militar de Hitler.

7. 0:30:50h Quando o general e o soldado estão no túnel indo falar com Hitler, a luz pisca ficando escuro por um segundo. É possível ver uma outra sombra, provavelmente a do câmera.

ABSURDO: 6. 0:36:21h Quando o soldado alemão leva o tiro na cabeça, ele morre instantaneamente fechando os olhos, mas depois que o menino volta para o buraco e o soldado é mostrado novamente, ele está de olhos abertos.

9. Hitler manda que fiquem na sala apenas 4 pessoas, mas ficam seis.

10. 0:49:00h Quando o médico entra numa sala onde estão várias pessoas, inclusive civis, ele passa por uma porta, e é possível ver a sombra do câmera vindo atrás dele.

11. Logo depois ele vê um outro médico amputando o braço de um homem. Observe que dentro do cesto existem braços e pernas, mas nenhum deles está machucado suficiente para justificar sua amputação. Eles deveriam estar estraçalhados ou algo assim.

12. Em seguida o Brigadeiro entra na sala para falar com o Ministro. A secretária está sentada segurando um papel na altura do seu pescoço na tomada de frente, depois do corte para a tomada lateral, o papel está bem mais baixo.

13. Em uma das cenas no Bunker, quando Hitler fala com um dos generais, a sombra do microfone é visível na parede atrás do general.

14. 0:52:12 - O soldado alemão mata a moça (Inge) e depois se suicida com um tiro na cabeça, mas não vemos nem a marca do tiro nem sangue saindo. A cabeça deveria estourar do outro lado, mas isto não acontece também.

15. 1:03:15 - Quando Albert entra no quarto para falar com Magda, o relógio de pulso dela marca 11:45h mas o relógio na sala de Hitler marcava outra hora completamente diferente, 4:20h.

16. Quando os soldados entram no quarto onde Herman está com a prostituta, o relógio é mostrado em cima do criado-mudo e virado para ele, mas quando os soldados o retiram da cama, o relógio está virado para frente, e não mais para o lado da cama.

17. O major General suspeito de deserção é morto com uma metralhadora, mas não vemos na sua roupa nenhuma marca de tiro, nem sangue. Apenas algumas fumaças de espoletas na roupa, da equipe de efeitos especiais, que explodem simulando tiros.

18. Na mesa do jantar, Traudl Junge olha para a mão esquerda de Hitler que treme muito, mas depois do corte para uma tomada geral da mesa, a mão está perfeitamente parada. Este tipo de erro acontece várias vezes no filme, principalmente em cenas de close e cenas afastadas, onde a diferença é visível.

19. Quando os corpos de Eva Braun e Adolf Hitler são levados para fora do Bunker na preparação para a cremação, é possível ver os pés deles se mexendo.

20. Quando a droga para as crianças é misturada, é possível ver num dos frascos o logo da companhia Schott Mainz, o que não poderia já que ela só começou a funcionar muito tempo depois.

21. Em um determinado momento quando Hitler pede para sua secretaria Trauld Junge redigir seu testamento e começa a escrever numa folha amarela podemos notar a existência de um outro texto escrito, porém ela diz que acabara de começar o testamento do Führer.

22. No final do filme, na segunda tomada em que aparece um grupo de russos batendo com as armas dos alemães no chão, aparece nitidamente um soldado que nem encosta o rifle no solo. (Contribuição de Dimas Pante - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A M.A.Marcondes e o Falha Nossa convidaram você para ver as últimas horas dele.
Eles mandaram um e-mail respondendo: Em que ano morreu Hitler?

E concorreram a prêmios exclusivos e inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

ao 10º  lugar
1 par de ingressos

Almir Lucas Serves - Curitiba / PR
Ana Luíza Gabatteli Vieira - Brasília / DF
Fernanda Rosa Picosse - São Paulo / SP
Fernando Teixeira Coolbano - - Rio de Janeiro / RJ
João José da Silva Loureiro Filho - Rio de Janeiro / RJ
Marília Olivato Ribeiro - São Paulo / SP
Neusa Terumi Yoshinaga - São Paulo / SP
Olair Salviano Lisboa - Salvador / BA
Robert Rainer Salzbrunn - São Paulo / SP
Vanessa Seara Cabeço Marques - Rio de Janeiro / RJ

A M.A.Marcondes e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Ator (Bruno Ganz). Bruno Ganz treinou o sotaque típico de Hitler e o comportamento de pacientes que sofriam do mal de Parkinson em um hospital suíço.