VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 6

 

 
 

A RAINHA
HELEN MIRREN

A notícia da morte da princesa Diana se espalha rapidamente pelo mundo.

Incapaz de compreender a reação emocional do público britânico, a rainha Elizabeth II (Helen Mirren) se fecha com a família real no palácio Balmoral.

Tony Blair (Michael Sheen), o recém-apontado primeiro-ministro britânico, percebe que os líderes do país precisam tomar medidas que os reaproximem da população e é com essa missão que ele procura rainha.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stephen Frears
Escritor: Peter Morgan

Gênero: Drama

Site Oficial: www.thequeen-movie.com

Europa Filmes

Título Original: The Queen
Tempo: 97 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - Inglaterra / França / Itália - Estréia dia 9 de fevereiro de 2007
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Helen Mirren .... Rainha Elizabeth II
Michael Sheen .... Tony Blair
James Cromwell .... Príncipe Philip
Sylvia Syms .... Rainha-mãe
Paul Barrett .... Trevor Rees-Jones
Helen McCrory .... Cherie Blair
Forbes KB

FICHA TÉCNICA

Produção .... Andy Harries
Produção .... Christine Langan
Produção .... Tracey Seaward
Música .... Alexandre Desplat
Fotografia .... Affonso Beato
Desenho de Produção .... Alan MacDonald
Figurino .... Consolata Boyle
Edição .... Lucia Zucchetti

PRODUTORAS

Canal+
France 3 Cinéma
BIM Distribuzione
Granada Film Productions
Pathé Pictures International
Scott Rudin Productions

DISTRIBUIDORAS

Miramax Films
Europa Filmes

ERROS

1. No começo do filme quando o pintor conversa com a Rainha, ela fala que é um consolo. Nesse momento o pintor coloca o pincel na pintura sem olhar onde o está colocando. Nitidamente percebemos que a ponta do pincel é branca, sem tinta e a parte que ele pincela é cinza.

2. Quando um homem entra e avisa que o Primeiro Ministro está chegando, a Rainha se levanta, pega sua bolsa colocando-a no braço direito e sai da sala com o braço esquerdo abaixado, porém depois do corte na tomada do lado de fora, ela está com seu braço dobrado, com a mão direita na esquerda, e na frente do corpo.

3. No encontro com a Rainha, ao abrir a porta, nitidamente vemos um raio de luz no chão, mas na tomada de dentro, do homem do cerimonial e de Blair entrando, não existe esta luz.

4. Na primeira vez que Blair fala com a Rainha, ele a cumprimenta. Atrás dele o homem do cerimonial abre a porta, mas na tomada de fora ele já está saindo, quando nitidamente não dava tempo dele fazer isso.

5. Ao falar das crianças, a Rainha começa a andar com Blair ainda atrás dela, depois do corte para a tomada de frente, ele já aparece ao lado dela.

6. Nitidamente a maquilagem de Blair é exagerada, até o batom nos seus lábios são muito visíveis. Ele mais parece um boneco.

7. Quando a Rainha toca a sineta, Blair está com o corpo ainda um pouco curvado arrumando seu paletó, mas depois do corte seu paletó está aberto e ele o segura com as duas mãos para fechá-lo.

8. Quando a esposa de Blair entra na sala, ela coloca sua perna direita atrás da esquerda, mas depois do corte para a tomada afastada, ela está com as pernas separadas, uma ao lado da outra, e só então as cruza para fazer reverência.

9. Quando a Rainha fala que Diana não é mais da família, ela está gesticulando com seu braço esquerdo. Depois do corte para a tomada de frente, seu braço está junto ao corpo, e então ela o mexe novamente.

10. Quando Blair está vendo o pronunciamento do irmão de Diana na televisão, ele é filmado de frente e atrás dele sua filha leva um copo até a boca, depois do corte para a tomada de costas dele, a menina não faz mas isso.

11. Ainda nessa tomada vemos no televisor que o irmão de Diana está com a cabeça abaixada, mas depois do corte para o close do rosto dele, ele aparece com a cabeça levantada quando diz que: "cada foto que explorava ela, tem sangue em suas mãos hoje".

12. Quando Tony Blair está indo para o aeroporto, podemos ver atrás dele pelo vidro traseiro do seu Jaguar, uma Mercedes S de placa com 02, que indica 2002, o que não tem a ver com o ano em que o filme se passa, 1997.

13. Logo depois vemos outro carro também com uma placa com o número 52 que indica ser de 2002 ou 2003, também contrariando a data dos eventos, 1997.

14. Ainda nessa cena enquanto conversa com o senhor Chamberlain, é possível perceber que o celular de Tony Blair é um Nokia modelo 6210 que não havia sido fabricado até 2001, quatro anos depois dos acontecimentos retratados pelo filme.

15. Quando Blair sai do seu escritório e vai falar com Alastair, esse se encosta no batente da porta, depois do corte sua posição ainda ali é diferente.

ABSURDO: 16. 0:41:35h - Quando a Rainha sai com seu carro, um Range Rover para ir caçar, ele leva dois cachorros no carro, mas quando desiste de caçar, desce do carro e se despede de Charles, e em vez de dois cachorros, são três que descem do carro.

17. Logo depois que Charles sai com o carro, a Rainha aparece abaixada. Ela se levanta e chama os cães, e agora são só dois.

18. No fim de agosto, o tempo nas montanhas da Escócia seria cheio de flores, no entanto, podemos perceber que não é isso que retrata o filme, o que indica que ele foi feito mais cedo no ano.

19. Blair está em casa conversando com sua esposa enquanto ela analisa alguns papéis, e os dois vêem televisão. Quando ele se levanta, ela se vira na sua direção colocando o braço direito no encosto do sofá do seu lado direito na tomada de costas, porém depois do corte para a tomada frontal, ela está com os dois braços na frente do corpo sobre o colo.

20. Vemos uma cena de Blair lendo um documento em papel amarelo junto dos seus assessores onde ele fala de revolução. Quando ele menciona a palavra revolução, o papel está bem na frente do seu rosto, mas quando a tomada muda, o papel está abaixado assim como seu braço.

21. Ainda na reunião, quando Blair pergunta de onde isso veio, a secretária negra aparece com a mão direita junto ao pescoço, mas após o corte para o seu close, sua mão não está mais lá.

22. Quando a Rainha está indo no seu Range Rover até o encontro com os familiares, ela dirige o carro, e no reflexo dos seus óculos escuros podemos ver a iluminação usada na filmagem.

23. Logo depois o carro da Rainha fica preso no rio. Quando ela abre a porta para descer podemos ver no reflexo do vidro da porta, um homem parado e olhando para a cena.

24. A Rainha atravessa o rio de forma inclinada, mas quando a tomada é vista de cima, o carro está em posição reta a estrada de onde ela veio.

25. A Rainha atende a ligação de Blair na cozinha e é focalizada em close ainda com o telefone na mão e perto do rosto, mas após o corte brusco que acontece, o telefone já aparece no gancho.

26. Quando a Rainha está andando pelo gramado e conversando com sua mãe, ambas estão junto ao canteiro, mas depois que a mãe da Rainha fala e a tomada fica aberta, elas aparecem bem mais afastadas do canteiro do que antes.

27. Quando a Rainha sai com seu carro para ir até a propriedade da qual uma pessoa conseguiu acertar o veado, os seus seguranças correm para segui-la em outro carro, mas nas outras saídas dela isso não aconteceu. Nenhum segurança foi visto até esse momento.

28. Depois do enterro de Diana, Blair vai visitar a Rainha e ela diz que não se sentiu intimidada por ele. Nesse momento na tomada de frente ela está com a mão no queixo, mas após o corte para a tomada de costas, sua mão não está mais nessa posição.

29. Quando a Rainha resolve sair para andar com BLair, ela o faz pelo mesmo lugar por onde ele entrou, mas após o corte eles estão num lugar completamente diferente daquele onde antes a esposa de Blair havia ficado sentada e esperando.

30. Em uma das cenas do filme, Blair aparece em seu escritório ao telefone onde é possível ver um livro com o título "Carter Beats the Devil" que não havia sido publicado na Inglaterra até 2001, o que seria impossível com os eventos se passando em 1997.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 6 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Helen Mirren), Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Atriz - Drama (Helen Mirren) e Melhor Roteiro. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor. Recebeu 10 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Helen Mirren), Melhor Ator Coadjuvante (Michael Sheen), Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Maquiagem e Melhor Edição. Recebeu uma indicação ao Goya de Melhor Filme Europeu. Ganhou o Volpi Cup de Melhor Atriz (Helen Mirren), o prêmio de Melhor Roteiro e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Veneza.