VOLTAR BLOCO 9

 
   

ARQUIVO X - O FILME
DAVID DUCHOVNY & GILLIAN ANDERSON

Os agentes Mulder e Scully tentam descobrir a origem de um vírus que ameaça a humanidade.

Os fãs do popular seriado - levado ao ar nos EUA desde 1993 - aguardaram por alguns anos a prometida adaptação para o cinema, que manteve o mesmo time vitorioso da TV, formado pelo criador e produtor Chris Carter e os atores David Duchovny e Gillian Anderson como os agentes Fox Mulder e Dana Scully, do FBI, envolvidos na investigação de fenômenos misteriosos.

Para decepção de muita gente, no entanto, a história não avança muito sobre o território inexplorado, como se esperava. E também não consegue manter, em duas horas, o pique envolvente dos episódios de 50 minutos. Ainda assim, é um espetáculo de primeira linha para fãs de ficção científica e evidentemente para todos os que aprenderam a também olhar com ironia as peripécias de Mulder e Scully.

O humor, aliás, é outro elemento que falta à adaptação - e que, curiosamente, intensificou-se nas temporadas recentes do seriado, dando origem a episódios autoparódicos. Um dos defeitos de "Arquivo X - O Filme" talvez seja levar-se muito a sério.

Ir para ARQUIVO X 2 - EU QUERO ACREDITAR

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Rob Bowman
Escritor: Chris Carter

Baseado no roteiro de Chris Carter & Frank Spotnitz

Gênero: Ação / Suspense / Ficção

Site Oficial: www.fightthefuture.com

Fox Films

Título Original: The X-Files
Tempo: 121 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1998 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

David Duchovny .... Fox Mulder
Gillian Anderson .... Dana Scully
John Neville .... Homem das Unhas Bem Feitas
William B. Davis .... Canceroso
Martin Landau .... Dr. Alvin Kurtzweil
Mitch Pileggi .... Walter Skinner
Jeffrey DeMunn .... Dr. Ben Bronschweig
Blythe Danner .... Jana Cassidy
Terry O'Quinn .... Darius Michaud
Armin Mueller-Stahl .... Conrad Strughold
Lucas Black .... Stevie

FICHA TÉCNICA

Produção .... Chris Carter
Produção .... Daniel Sackheim
Música .... Mark Snow
Fotografia .... Ward Russell
Desenho de Produção .... Christoher Nowak
Direção de Arte .... Gregory Bolton
Direção de Arte .... Hugo Santiago
Figurino .... Marlene Stewart
Edição .... Stephen Mark
Efeitos Especiais ... Amalgamated Dynamics / Blue Sky/VIFX / Digital FilmWorks

Efeitos Especiais .... Full Scale Effects Inc. / Hollywood Digital / Light Matters, Inc. / POP Film

PRODUTORA

20th Century Fox

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox

ERROS

1. Na cena onde o menino Stevie está na caverna, tem algo gotejando na tomada de cima para baixo. Mas na tomada de dentro, não goteja nada. Erros do site www.falhanossa.com

2. Na nave, Mulder desabotoa a jaqueta de Scully para executar o CPR nela. O casaco está aberto uns 13 cm debaixo do queixo dela. Depois, o casaco está abotoado novamente até debaixo do queixo.

3. Quando Mulder e Scully estão andando ao redor dos Estados Unidos, é óbvio que eles estão no meio de verão. Quando nós vemos Mulder na Antártica, o sol está forte. Só que se nos Estados Unidos é verão, então na Antártica deveria ser inverno prolongado.

4. Dallas no Texas, não é rodeada por montanhas.

5. No fim, Scully está falando com as pessoas da OPR. O terno dela é escuro azul como na primeira reunião. Mas na próxima cena que ela sai para conhecer Mulder, ela está usando outro terno mais escuro e de outro modelo.

6. Scully está fazendo a autópsia de frente para as janelas da sala, e o cadáver está com os pés do lado direito dela, e a cabeça do lado esquerdo. Assim como a luminária também está do lado esquerdo dela? Quando os guardas entram na sala, a mesa está virada para o outro lado, o corpo e a luminária estão do lado oposto que estava quando Scully fazia a autópsia. (Contribuição de Renato de Lima Tomita - Fã de Carteirinha)

7. Na cena onde Scully é lançada por cima do ombro de Mulder, e ele tem que fazer o CPR quando ela deixa de respirar, nós vemos o cabelo dela colado ao seu rosto. Então, de repente, os cabelos não estão mais lá. Quando Scully começa a respirar novamente, o cabelo muda novamente e fica assim durante as próximas tomadas.

8. No corredor do apartamento de Mulder, quando ele e Scully estão a ponto de se beijar, ela deixa sair uma lágrima do seu olho direito. Na próxima cena não existe mais lágrima, e nenhuma marca de que ela derramou uma.

9. Ao examinar o corpo de um dos quatro bombeiros, Scully está usando um terno cinza escuro. No close-up da mão dela com luva de borracha, você pode vê-la usando um casaco branco de médico.Erros do site www.falhanossa.com

10. No começo quando Mulder e Scully estão no telhado procurando a bomba, você pode ver que Scully agarra a maçaneta da porta e a segura. Quando Mulder tenta agarrar a mesma maçaneta da porta, Scully  cruza os braços. Depois ela está com os braços descruzados.

11. Quando Mulder e Scully entram no cativeiro de abelhas, a gravata de Mulder é soprada para cima do seu ombro direito. Mas depois ela aparece em cima do ombro esquerdo.

12. Na Antartica, a câmera mostra um Snow Cat, mas não tem ninguém guiando isto. Depois Mulder aparece atrás da roda.

13. Durante o filme, entendem os personagens principais que o vírus é transmitido pelas abelhas que obtêm isto do milho. O problema é o milho. Nenhum inseto polinizou aquilo. Então para que o milharal? Para os atores poderem atravessar? Para dar suspense ao filme? Já pensou eles atravessando uma plantação de feijão? Nos Estados Unidos é comum usarem os milharais para se fazer filme.

14. Na casulo das abelhas, Mulder agarra o pulso de Scully. Na próxima cena a mão dele está tocando o ombro, e vai para a parte de trás dela. Depois, ele está segurando a mão dela novamente.

15. No fim do filme Scully está molhada e no meio da Antártica. Ela não deveria morrer de hipotermia?

16. No laboratório de Dallas, Mulder leva o tubo de teste que contém os fósseis e dá para Scully. Então, depois ele dá novamente a ela.

17. No fim do filme, quando Scully está falando com o pessoal do FBI, ela não está usando nenhum batom. Um segundo depois, quando ela conhece Mulder no banco, ela já está de batom. Erros do site www.falhanossa.com

18. Mulder está só com uma roupinha leve na Antártica onde a temperatura comum é de -20C?

19. Depois que Mulder salva Scully, ele lhe dá o seu casaco. Quando eles saem da caverna, você pode ver claramente que Scully está usando meias brancas. De onde elas vieram?

20. Quando Mulder e Scully começam a correr das abelhas dentro da cúpula, Scully desamarra duas vezes o seu cinto.

21. No fim do filme, quando Mulder está lendo o papel no parque. O papel é claramente um suporte. Só a parte da frente é real. Quando ele o guarda, você pode ver que o resto dele consiste de um monte de páginas em branco.

22. Scully e Mulder estão no necrotério e Scully passa dois dedos sobre o cadáver. Ela está com uma roupa preta, mas quando mostra ela passando os dedos no morto ela está com uma roupa de médico branca. (Contribuição de Aline Marie Menezes Wanderlei - Salvador / BA - Fã de Carteirinha)

23. Quando Mulder vai pegar refrigerante no prédio ele descobre a bomba. Se a máquina estava desligada da tomada, como que ela estava acesa? E se estava acesa, porque não funcionou quando Mulder apertou o botão? (Contribuição de Renato de Lima Tomita - Fã de Carteirinha)

24. Quando Scully está fazendo a autópsia, repare que as mão dela estão sujas de sangue até ela tirar um pedaço do cadáver, depois que ela tira esse pedaço e olha sob a luz, as luvas dela estão limpinhas, sem nenhuma gota de sangue. Na seqüência, ela fala com Mulder no frigorífico e em alguns momentos a luva está suja de novo. (Contribuição de Renato de Lima Tomita - Fã de Carteirinha)

25. Na cena em que Mulder está saindo do bar, acompanhado pelo Dr. Alvin Kurtzweil, eles estão na calçada conversando e Mulder faz o sinal para chamar um táxi, o táxi encosta e na continuidade da cena, o táxi está encostando novamente. (Contribuição de Rafaela Sauwen - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES