VOLTAR BLOCO 23

 
   

AS BRUXAS DE SALEM
DANIEL DAY-LEWIS & WINONA RYDER

Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida.

Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste.

Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Nicholas Hytner
Escritor: Arthur Miller

Baseado na peça teatral de Arthur Miller

Gênero: Drama

20th Century Fox

Título Original: The Crucible
Tempo: 123 minutos
Cor: Colorido
Ano de lançamento: 1996 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Daniel Day-Lewis .... John Proctor
Winona Ryder .... Abigail "Abby" Williams
Joan Allen .... Elizabeth Proctor
Paul Scofield .... Juiz Thomas Danforth
Bruce Davison .... Reverendo Parris
Rob Campbell .... Reverendo Hale
Jeffrey Jones .... Thomas Putnam
Peter Vaughan .... Giles Corey
Karron Graves .... Mary Warren
Charlayne Woodard .... Tituba
Frances Conroy .... Ann Putnam
Elizabeth Lawrence .... Enfermeira Rebecca
George Gaynes .... Juiz Samuel Sewall

FICHA TÉCNICA

Produção .... Robert A. Miller
Produção .... David V. Picker
Música .... George Fenton
Fotografia .... Andrew Dunn
Desenho de Produção .... Lilly Kilvert
Direção de Arte .... John Warnke
Figurino .... Bob Crowley
Edição .... Tariq Anwar

PRODUTORA

20th Century Fox

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox Film Corporation

ERROS

Estes erros foram uma contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha

1. Logo no início do filme, as meninas se reúnem na floresta para fazer os feitiços de amor. Na cena onde Abby pega a galinha preta das mãos de Tituba e bate-a contra o chão, Tituba se desespera, e leva as mãos à cabeça. Há o corte para a tomada de trás, e Tituba aparece com as mãos apenas erguidas. Novo corte, e ela volta a aparecer com as mãos na cabeça.

2. Na cena onde as pessoas vão ver Betty, logo depois dela tentar saltar pela janela, vemos que, quando Giles chega, ele está segurando o braço de Rebecca, ajudando-a a subir a escada. Depois do corte, porém, ele está atrás dela (não vemos ele soltando o braço de Rebecca).

3. Na mesma cena, Rebecca consegue acalmar Betty. A cena, então, corta para Thomas Putnam, que está ao lado de sua mulher. Vemos claramente que seu braço esquerdo está junto de seu corpo. Quando sua mulher pergunta a Rebecca: "O que fez?" e há o corte, ele aparece de mão dada com a sua mulher.

4. O laço na roupa de Abby muda várias vezes entre os cortes, na cena onde ela discute com John Proctor, logo depois de tê-lo beijado. O mesmo erro ocorre na cena onde Tituba é chicoteada.

5. Na cena seguinte, Proctor ajuda Hale que acabara de chegar, a carregar seus livros. Repare que, após John cumprimentar Hale, ele segura os livros com as duas mãos. Depois do corte, apenas com a esquerda.

6. Na cena seguinte, Proctor e Hale observam, da porta, a discussão. Quando o reverendo Parris os percebe e vai cumprimentar Hale, repare que o sr. Nurse está sentado numa cadeira, ao lado de Putnam, e se levanta. Depois do corte, porém, a cena é vista de outro ângulo, e vemos novamente o Sr. Nurse sentado, e ele se levanta de novo.

7. Nesta mesma cena, repare que a posição do copo que está em cima da mesa perto de Ann também muda, no mesmo corte.

8. Quando a Sra. Osborne é levada para confessar que é uma bruxa, ela se senta no banco ao lado de Sara Good. Esta se levanta e começa a falar. Podemos notar que ela não anda nem um passo; apenas se levanta. Depois do corte, porém, a cena é vista de costas, e Sara está perto da mesa dos juízes, há cerca de um passo do banco.

9. Na cena onde Mary Sibber discute com um homem por causa da cabra, vemos, ao fundo, várias pessoas se aproximando. Depois do corte, todas estão bem próximas, paradas, observando a discussão. Esta cena é rápida, e não daria tempo para todos se aproximarem, como ocorre no filme.

10. Mary Warren está usando uma espécie de capa na cena onde ela diz que salvou a vida de Elizabeth, pois esta havia sido citada na corte. O problema é que essa capa muda entre os cortes da cena: quando Proctor derruba Mary, a capa está somente sobre seu ombro esquerdo; quando Mary se levanta, somente sobre seu ombro direito. No final da cena, Mary segura-a nas mãos, mas não a vemos tirá-la do corpo.

11. Abigail vê John chegar a cavalo e vai até ele. Quando ela o vê, Abigail usa um lenço branco na cabeça. Quando ela caminha para John, está sem o lenço. O que ela fez com ele, se está de vestido, ou seja, não tinha nenhum bolso para guardá-lo?

12. Na mesma cena, o mesmo erro ocorre com John. Quando Abigail o vê de longe, ele está montado no cavalo, e está de chapéu. Quando ela se aproxima, ele continua montado, mas já está sem o chapéu.

13. O cabelo de John Proctor muda na cena onde Giles chega de carroça, dizendo que Martha e Rebecca haviam sido presas. Repare que, um pouco antes, havia vento e o seu cabelo ficou um pouco despenteado. Quando Giles chega, seu cabelo está penteado novamente.

14. Mary Warren está agachada, chorando. As outras meninas entram pela porta e se aproximam dela. Todas as meninas estão completamente secas. Quando Mary sai correndo pela mesma porta, porém, vemos que a chuva que cai forte do lado de fora.

15. Na cena onde Mary vai até a mesa do juiz e começa a chorar, dizendo que, apesar de ter acreditado em Abigail, ela nunca viu espíritos, repare que, perto do juiz Danforth há duas folhas de papel. A folha que está a sua esquerda muda entre os cortes: ora está um pouco amassada, ora não.

16. Quando Elizabeth é levada à corte para responder às perguntas do juiz sobre o adultério de John, ela é levada na carroça, debaixo de forte chuva. Logo depois, quando as meninas saem correndo em direção à água, já está sol, e não há nenhuma nuvem no céu.

17. Na cena onde todos entram na água, John segura Mary e esta, histérica, consegue se soltar, caindo na água. John, neste momento, leva a mão esquerda ao rosto, para enxugá-lo. Há o corte, quando Mary o aponta e diz: "Você é um servo do diabo". Neste corte, a mão de John, que estava em seu rosto, aparece para baixo, junto ao corpo.

18. Na mesma cena, logo depois, Mary abraça Abigail. O cabelo de Abigail muda entre os cortes: antes de Mary abraçá-la, não há nenhum fio sobre a sua face; depois do corte, há.

19. O lenço que Elizabeth usa na cabeça muda entre os cortes no final da cena onde John diz que está pensando em confessar: está ventando muito, e o lenço se move, prestes a voar. Depois aparece diferente. O erro fica mais fácil de se perceber quando John põe a mão sobre o rosto de Elizabeth: ele põe a mão direto sobre seu rosto. Depois do corte, a mão está sobre o lenço.

20. Nessa mesma cena, John, como já foi dito no erro anterior, põe a mão no rosto de Elizabeth. Quando há o corte, e John diz: "Meu amor", a mão de Elizabeth está sobre a mão de John, o que não ocorria antes.

21. O cabelo de John muda entre os cortes na cena final. Repare nos fios que caem sobre a sua face, nos cortes antes dele ser enforcado.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Este filme foi indicado por Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha