VOLTAR BLOCO 18

 

 
 

O AUTO DA COMPADECIDA
FERNANDA MONTENEGRO, SELTON MELLO & MATHEUS NACHTERGALE

Um elenco de primeira linha fazem desta comédia, um dos melhores filmes brasileiros já feitos. Espetacular.

Na época do cangaço, dois malandros tentam fazer de tudo para ganhar um dinheiro, comida, e sobreviver numa região dominada pelos Coronéis e bandidos.

A chegada da filha do Major Antonio Moraes na cidadezinha, muda a vida destes dois malandros.

Mas um cangaceiro também aparece por lá. Todos vão se entender no céu perante Jesus e o Diabo.

Aventure-se com as espertezas de João Grilo e Chicó nesta comédia divertidíssima, um dos maiores sucessos do cinema em 2000.

Mas não deixe de ver os erros também.

Direção: Guel Arraes
Escritores: Guel Arraes, Adriana Falcão & João Falcão

Baseado na peça teatral de Ariano Suassuna

Gênero: Comédia

Columbia TriStar Pictures

Título Original: O Auto da Compadecida
Tempo: 104 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 / Brasil
Recomendação: Livre

ELENCO

Matheus Nachtergale .... João Grilo
Selton Mello .... Chicó
Lima Duarte .... Bispo
Rogério Cardoso .... Padre João
Denise Fraga .... Dora - Mulher do Padeiro
Diogo Vilela .... Padeiro
Fernanda Montenegro .... Nossa Senhora Compadecida
Luís Melo .... Diabo
Paulo Goulart .... Coronel
Maurício Gonçalves .... Jesus Cristo
Marco Nanini .... Cangaceiro Severino
Enrique Diaz .... Capanga
Aramis Trindade .... Cabo Setenta
Bruno Garcia .... Vicentão

FICHA TÉCNICA

Produção .... Guel Arraes
Produtor Associado .... Daniel Filho
Direção de Arte .... Lia Renha
Fotografia .... Félix Monti
Dsenho de Produção .... Eduardo Figueira
Figurino .... Cao Albuquerque
Edição .... Paulo Henrique

PRODUTORA

Globo Filmes

DISTRIBUIDORA

Columbia Pictures do Brasil

ERROS

1. Logo no começo do filme quando Selton Mello está falando que vai passar a Paixão de Cristo, sua voz não combina com o movimento de seus lábios e sua boca.Erros do site www.falhanossa.com

2. Ainda no começo do filme, Denise Fraga frita um bife, mas coloca dois na tigela do cachorro.

3. Chicó e João Grilo pegam os bifes do cachorro e deixam seus pratos no chão. Eles ainda estão cheios de comida. Mas quando Denise vem pegar o cachorro que está passando mal, os pratos estão vazios. E o cachorro não comeu tudo aquilo.

4. ABSURDO: Quando o Major chega na cidade e toma uma bebida, Chicó entra na loja e vai para trás do balcão. Quando ele está abaixando a portinhola, você pode ver uma mão de um membro da produção segurando esta portinhola por baixo. Ou então Chicó tem 3 mãos. [CONFERIR O ERRO]

5. Quando João Grilo fala para o Major, ainda andando no seu cavalo, que o padre está meio doido, a parede da igreja é vista bem atrás dele. Mas quando a cena muda, eles já estão na frente da igreja, e atrás dele não tem mais a parede.

6. Quando Chicó e João Grilo vão na Igreja falar com o padre, existem várias velas acesas no altar. Mas quando o Major aparece por lá, as velas desapareceram.Erros do site www.falhanossa.com

7. O padre coloca uma bandeja com dois copos na mesa, na frente do Major, e serve o vinho. Mas quando Antonio de Moraes está indo embora, a bandeja desaparece da mesa.

8. Quando Chicó está contando a história do Pirarocú para João Grilo, ele joga a lança no peixe sem nenhuma corda amarrada nela. Depois a corda aparece completamente amarrada ao seu corpo e na lança.

9. Quando estão no quarto chorando pela cachorrinha morta, você ainda pode perceber ela respirando. Na cena em que a Denise começa a orar pela sua cachorra dizendo: "Ah minha cachorra", aos 17 minutos e 11 segundos do filme, nós percebemos que a cachorra não está morta, mas vivíssima, tanto que ela levanta as orelhas e respira normalmente. (Contribuição de Willian Bressan - Fã de Carteirinha)

10. Quando João Grilo está falando com o Padre João sobre o testamento da cachorrinha, o Padre tira seus óculos e chora. Depois do corte, ele ainda está de óculos apesar de tê-los tirado um segundo antes.

11. Quando o Padre João está conversando com o Bispo e resolve sair para falar com João Grilo, ele passa pelo lado direito do bispo. Mas quando há o corte da cena, ele está passando pelo lado esquerdo.

12. A posição da porca de madeira em cima da mesa muda entre uma cena e outra.

13. Quando João Grilo vai conversar com o Cabo 70, a garrafa de bebida em cima da mesa muda entre uma cena e outra. Observe o rótulo.

14. Um pouco antes, o Cabo 70 está segurando um copo com sua mão esquerda. Mas depois que ele entra em sua sala, já está segurando com a outra mão.Erros do site www.falhanossa.com

15. Algumas coisas mudam de lugar em cima da mesa enquanto João Grilo e o Cabo 70 conversam.

16. Quando João Grilo pega o broche do Cabo 70, o copo que estava em sua mão desaparece.

17. Quando João Grilo vai conversar com Vincentão, ele lhe dá os brincos, logo em seguida o copo que estava em sua mão desaparece.

18. Quando Chicó dá os presentes para Rosinha o dia ainda está claro e com muito Sol. Mas quando acontece os três closes das mãos, é noite, muito escuro.

19. Quando Chicó vai enfrentar os dois na frente da igreja, eles estão parados esperando por ele. Mas em uma das cenas, eles desaparecem completamente das posições em que estavam, reaparecendo depois.

20. Quando Chicó está fingindo ser um fazendeiro e o padre chega, João Grilo serve o licor vermelho em três pequenas taças. Um segundo antes elas estavam vazias, mas quando João Grilo pega a bandeja, os três cálices estão cheios. Quem encheu as taças?

21. O Major Antonio Moraes faz Chicó assinar um documento em garantia. Mas não houve tempo suficiente para preenchê-los. Eles já estavam prontos. Como poderiam estar prontos?

22. Quando o Padre e o Bispo estão dividindo o dinheiro na mesa, ele muda várias vezes entre os cortes. Primeiro dois montes de dinheiro, depois três e assim por diante.Erros do site www.falhanossa.com

23. Quando João Grilo pede o punhal do cangaceiro para dar uma punhalada em Chicó, ele está segurando a gaita na mão. Mas quando Severino joga o punhal e ele se abaixa para pegá-lo, a gaita desaparece de sua mão, aparecendo logo depois.

24. Observe Chicó antes de João Grilo dar a punhalada. Sua blusa já está suja de sangue do lado direito dele, logo que ele pega a pedra.

25. Severino leva o tiro do seu capanga e morre, mas em seguida você pode vê-lo respirando. Observe seu abdômen.

26. Quando o Diabo abre seu livro, existe uma espécie de caneta em cima dele. Mas logo depois do corte a caneta desaparece. Depois que ele fala de Severino, a caneta aparece novamente em cima do livro.

27. O Diabo acusa João Grilo de ter incentivado Chicó de se envolver com uma mulher casada, mas ele nunca fez isto. Foi a própria mulher que se insinuou para Chicó.

28. A posição do Bispo na cadeira durante o julgamento de João Grilo muda entre os cortes. Às vezes bem na ponta do banco, e às vezes mais para o lado. Principalmente quando ele está chamando por Nossa Senhora.

29. Quando João Grilo pede para colocar os quatro no purgatório, ele está na frente deles. Um segundo depois, ele está atrás.

30. Quando Chicó está cavando o buraco para enterrar João Grilo, o lençol em cima de João muda de posição entre as cenas.

31. No fim do filme quando Chicó fala que prometeu dar o dinheiro para Nossa Senhora, se João Grilo estivesse vivo, João sobe na carroça e se senta do lado esquerdo dela. Mas quando desce, ele está do lado direito. Depois do corte ele aparece do outro lado novamente.

32. Quando a carroça está indo embora com Chicó, e João manda-o esperar, você pode ver na areia marcas de pneus de carro. Isto era em 1927. Erros do site www.falhanossa.com

33. Quando João coloca o dinheiro na caixa de donativos, há um corte de imagem e aparece João colocando o dinheiro novamente.

34. Como Chicó e Rosinha se casaram se o Padre havia morrido? (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba / SP - Fã de Carteirinha)

35. Como o João Grilo sai do julgamento e volta a vida sem que Jesus faça nenhum gesto ou diga alguma coisa para ele voltar a viver? João só vai andando e pronto? E a porta do inferno? (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba / SP - Fã de Carteirinha)

36. Quando o cachorrinho da mulher do padeiro morre, Chicó está de pé ao lado de João Grilo olhando para o prato de comida do cachorro, e na cena seguinte ele está no chão ao lado do cachorro. Como ele conseguiu virar tão rápido? (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba / SP - Fã de Carteirinha)

37. Na hora que Chicó e João Grilo vão para a igreja, eles chegam e tem pouquíssimas velas na entrada da igreja (especificamente 2 de um lado e uma do outro), quando eles voltam lá com o padeiro e a mulher, existem milhares de velas na entrada. (Contribuição de Bruno Ponchio Baruque - Salvador / BA - Fã de Carteirinha)

38. Na hora que o padre está na casa do padeiro junto com João Grilo e Chicó, observem a hora que ele sai. Nessa hora a cadela levanta a cabeça duas vezes, muito engraçado, porque ela já está morta. (Contribuição de Bruno Ponchio Baruque - Salvador / BA - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Juliana Maria Abecia - S.B.Campo S.P - Fã de Carteirinha)

39. Quando a mulher do padeiro se insinua para Chicó ela tira a roupa, e quando a tomada volta, ela está novamente vestida, tirando a mesma peça de roupa. Como se vestiu tão rápido? (Contribuição de Érika Lagarto / SE - Fã de Carteirinha)

40. Quando João Grilo está comendo algo na rua, dá para notar que a prótese dos dentes dele sai, o ator coloca rapidamente a mão na boca, e continua a falar em vez do diretor fazer outro take. (Contribuição de Marcio Girundi - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

41. Quando Jõao Grilo está em frente à igreja conversando com o Major Antônio Morais, pode-se ver que ele está com as mãos na cintura, em seguida mostra-se o Major entrando na igreja, e pode-se ver, ao fundo, João Grilo colocando as mãos na cintura, sendo que antes elas já estavam lá. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

42. Quando João Grilo ressuscita Chicó e se assusta saindo correndo de dentro da cova, nesse instante ele joga a pá no lado esquerdo da cova, depois que eles conversam em volta da árvore, Chicó volta e pega a pá novamente, que agora está do lado direito. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

43. Quando João Grilo e Chicó estão indo embora no final do filme, Chicó fala da promessa que fez, e a pá não está mais na carroça. (Contribuição de Cleidson Alves - Araxá / MG - Fã de Carteirinha)

44. Na cena em que a mulher do padeiro está lendo uma revista diante de casa, enquanto conversa com Chicó e lamenta ter pago "nove contos para se enterrar" (a cachorra), repara-se que é noite. Quando ambos entram na casa, é dia (pode-se perceber a luz entre os tijolos da parede). Mesmo quando outros personagens batem à porta, é noite - e quando o foco retorna a Chicó e Dora, volta a ser dia. (Contribuição de Franklin Gonçalves Jr - Joinville / SC - Fã de Carteirinha)

45. Quando Chicó e João Grilo colocam seus pratos no chão, a cachorrinha não vai comer o que está neles e sim, vai em direção à porta da cozinha. (Contribuição de Joel Silva dos Anjos - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

46. Quando João Grilo vai conversar com Vincentão, ele coloca um pedaço de queijo na boca, depois do corte João aparece com o mesmo pedaço na mão e coloca no prato de volta. (Contribuição de Rilbany Urban - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 47. Quando estão mostrando as imagens do capanga de Severino matando um casal, e o Bispo com o Padre, observem que a alavanca do ferrolho da arma dele muda a cada instante sem ele mexer nela. Numa das cenas ela muda para baixo e em segundos está para cima. Aquele tipo de arma só atira com a alavanca para baixo. Quando está para cima é para poder retirar o cartucho vazio que acabou de ser usado. (Contribuição de Carlos Edu - Fã de Carteirinha)

48. Quando João Grilo entra na igreja se passando por Severino, logo após ele começa a tirar a roupa de cangaceiro e tenta sair da igreja. Reparem que neste momento ele está com um punhal na cintura! Então o Severino o manda voltar! Reparem que na cena quando o João Grilo se vira, o punhal some! Isto tudo acontece dentro da igreja. (Contribuição de Cilas Nadson Suathê Moraes e Célio de Jesus Moraes Alves - Fãs de Carteirinha)

49.  Quando Chicó e João Grilo estão na casa do padeiro e vão para a igreja, eles sobem na garupa da carroça que demora um tempinho até chegar na igreja; mas quando João leva o cavalo do Major eles chegam rapidinho. E quando o padre briga com João, eles chegam mais rápido ainda na casa do padeiro. Então, a igreja é perto e longe ao mesmo tempo? (Contribuição de Bruno Romero - Fã de Carteirinha)

50. Quando João Grilo coloca o cordão com a bexiga de sangue em Chicó, o barbante fica aparecendo atrás no pescoço, mas depois de algumas tomadas o cordão não aparece mais no pescoço. (Contribuição de Vanessa Rossetto Luiz - Esmeralda / SP - Fã de Carteirinha)

51. Quando João desce da carroça, já no fim do filme porque Chicó prometeu o dinheiro à santa, repare que todas as vezes que a carroça é mostrada de frente, ela está bem mais próxima de João, e toda vez que é mostrada por trás, está bem mais longe dele. (Contribuição de Flavia Richard Rocha Machado - Fã de Carteirinha)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 47. Quando o Major está para ir se encontrar com o padre, João Grilo diz para Chicó que eles precisam fazer algo para impedir o encontro. Chicó se nega, e João Grilo diz: "O que é isso Chicó, você já teve até cachorro bento". Na verdade Chicó teve um cavalo bento. (Contribuição de Rilbany Urban - Fã de Carteirinha) --> Ele fala Cavalo e não cachorro. (Contribuição de Kelly Christie)

OBSERVAÇÕES

A) Os erros apontados aqui são apenas do filme, e não da série. Não serão corrigidos erros do filme com explicações da série. Se existem cortes no filme, feitos a partir da série, e que deixam o filme com furos na continuidade, essas cenas são consideradas erros do filme, e não da série. Esses erros poderiam ser evitados com algum cuidado na edição final do filme.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES