VOLTAR BLOCO 42

 
   

A VOZ DO CORAÇÃO
GÉRARD JUGNOT, FRAÇOIS BERLÉAND & KAD MERAD

Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe.

Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância.

Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Christophe Barratier
Escritores: Christophe Barratier & Philippe Lopes-Curval

Gênero: Drama

PlayArte

Título Original: Les Choristes
Tempo: 95 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - França
Recomendação: Livre

ELENCO

Gérard Jugnot .... Clémente Mathieu
François Berléand .... Rachin
Jean-Baptiste Maunier .... Pierre Morhange - criança
Jacques Perrin .... Pierre Morhange - adulto
Kad Merad .... Chabert
Marie Bunel .... Violette Morhange
Philippe Du Janerand .... Langlois
Jean-Paul Bonnaire .... Maxence
Maxence Perrin .... Pépinot - criança
Didier Flamand .... Pépinot - adulto
Grégory Gatignol .... Mondain
Carole Weiss .... Condessa

FICHA TÉCNICA

Produção .... Arthur Cohn
Produção .... Nicolas Mauvernay
Produção .... Jacques Perrin
Música .... Bruno Coulais
Fotografia .... Dominique Gentil
Fotografia .... Carlo Varini
Desenho de Produção .... François Chauvaud
Edição .... Yves Deschamps

PRODUTORAS

France 2 Cinéma
Galatée Films
Pathé Renn Productions
Novo Arturo Films
Vega Film AG
CP Medien AG

DISTRIBUIDORAS

Miramax Films
PlayArte

ERROS

1. Quando o novo inspetor vai falar com o diretor e as crianças estão entrando, ele diz que quer pedir três favores, na tomada de costas ele está com a cabeça levantada olhando para o diretor, mas na tomada de frente ele aparece coma cabeça abaixada.

2. Novo corte e ele aparece com a cabeça abaixada novamente.

3. Quando o professor chama Leclerc para cantar a primeira vez, ele manda o menino para o lado esquerdo, ficando no começo da filma na frente dos outros meninos, depois do corte ele não está mais ali.

4. Quando a mãe de Pierre chega, o inspetor Mathieu vai recebê-la, e a gola da sua camisa está para fora do paletó e torta, mas na escada ela já aparece diferente.

5. O menino rebelde, Mondain, é trazido de volta pela polícia e o diretor bate nele por meia hora, isto inclusive é dito pelo outro professor para Mathieu, mas não vemos no rosto do menino nenhuma marca avermelhada que deveria ter por apanhar tanto no rosto.

6. na praça, Mathieu aparece conversando com a mãe de Pierre, ela comenta que ele trouxe sorte, neste momento atrás dele passam três senhoras, uma de marrom e outra de vestido azul com machas brancas, mas depois do corte para a mãe de Pierre, as três mulheres são vistas, há mais de 50 metros de distância, o que seria impossível percorrer em tão pouco espaço de tempo.

7. Ainda nesta cena, a mãe de Pierre fala que conheceu um engenheiro. Observe atrás do inspetor que a garçonete sai de dentro do bar, por uma cortina, e vai em direção ás mesas, mas após o corte que ainda filma o inspetor, esta mesma garçonete está agora entrando pela porta. Não daria tempo dela servir ás mesas e ter voltado. Nova tomada e ela já está saindo novamente.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Canção Original ("Vois Sur Ton Chemin"). Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Ganhou 2 prêmios no César, nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Recebeu ainda outras 6 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Gérard Jugnot), Melhor Ator Coadjuvante (François Bérleand), Melhor Filme de Estréia e Melhor Desenho de Produção. Recebeu 3 indicações ao European Film Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Gerard Jugnot) e Melhor Trilha Sonora. Recebeu uma indicação ao Goya de Melhor Filme Europeu.

O filme conta com a participação do coro de meninos Les Petits Chanteurs de Saint-Marc. Refilmagem de La Cage Aux Rossignols (1945).