VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO

 

 
 

A IDENTIDADE BOURNE
MATT DAMON

Ele era a arma perfeita até se tornar o alvo.

Um homem sem memória, fugindo de assassinos e tentando recuperar-se de sua amnésia.

Jason Bourne. Ele não tem nenhum passado. E ele pode não ter nenhum futuro. A memória dele está vazia. Ele só sabe que foi deixado no Mar Mediterrâneo, o corpo está marcado.

Existem algumas pistas: um microfilme implantado cirurgicamente no seu quadril, uma evidência de que seu rosto foi modificado por uma operação plástica, coisas estranhas que ele diz, talvez no delírio, suas palavras, um código,  as iniciais: J.B. e um número no negativo do filme que conduz a uma conta bancária na Suíça, uma fortuna de quatro milhões de dólares, e, afinal, um nome, Jason Bourne.

Mas agora ele está marcado para morrer, preso num  quebra-cabeças de enlouquecer,  a sua corrida pela sobrevivência nas camadas profundas do passado, enterrado em um mundo estranho de conspirações,  assassinos, conduzidos por Carlos, o assassino mais perigoso do mundo. E ninguém pode ajudar Jason Bourne, só uma mulher que uma vez tentou fugir dele.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Doug Liman
Escritores: Tony Gilroy & W. Blake Herron

Baseado na novela de Robert Ludlum

Gênero: Suspense / Ação

Universal Pictures / UIP

Título Original: The Bourne Identity
Tempo: 118 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Matt Damon .... Jason Bourne
Franka Potente .... Marie
Chris Cooper .... Conklin
Clive Owen ....
O Professor
Brian Cox .... Ward Abbott
Adewale Akinnuoye-Agbaje .... Wombosi
Gabriel Mann .... Zorn
Walt Goggins ....
Técnico de Research
Josh Hamilton ....
Técnico de Research
Julia Stiles .... Nicolette
Orso Maria Guerrini .... Giancarlo
Tim Dutton .... Eamon
Denis Braccini .... Picot
Nicky Naude .... Castel
David Selburg .... Marshall
Demetri Goritsas .... Com Tech
Anthony Green ....
Chefe de Segurança
Hubert Saint-Macary .... Morgue Boss
David Bamber .... Consul Clerk
Emanuel Booz .... Taxi
sta
Philippe Durand ....
Atendente do Necrotério
Vincent Franklin .... Rawlins
Paulette Frantz .... Concierge
Thierry Ashanti ....
Conselheiro Wombosi
Roger Frost .... Apfel

FICHA TÉCNICA

Produtor .... Patrick Crowley
Produtor .... Richard N. Gladstein
Produtor .... Doug Liman
Produtor Executivo .... Robert Ludlum
Produtor Executivo .... Frank Marshall
Produtor Associado .... David Minkowski
Produtor Associado .... Matthew Stillman
Co-Produtor .... Andrew R. Tennenbaum
Música Original .... John Powell
Cinematografia .... Oliver Wood
Editor .... Saar Klein
Design de Produção .... Dan Weil
Direção de Arte ... Laurent Piron
Direção de Arte .... Bettina von den Steinen

PRODUTORAS

Universal Pictures
Hypnotic
Stillking

DISTRIBUIDORA

Universal Pictures / UIP

ERROS

1. Quando Jason entra pela primeira vez no banco da Suíça, ele põe a mão no identificador. Na próxima tomada ele está com a mão fora do leitor, mas depois que ele aparece de longe, sua mão ainda aparece no leitor.Erros do site www.falhanossa.com

2. Na casa da fazenda quando Jason está sendo perseguido pelo atirador, ele se abaixa bem em frente de uma janela. Só que na janela não é um bom lugar para se esconder.

3. Por que a escada de incêndio abaixa tão pouco para a altura que deveria abaixar? Naquela altura ninguém consegue sair de um prédio em chamas com segurança.

4. Antes da perseguição de carro, há um carro policial atrás do carro vermelho. Depois o carro da polícia desaparece.

5. Quando Bourne se aproxima de Marie e conversam, existe neve no teto do carro, depois desaparece.

6. Se o homem que estava ferido no apartamento teve forças para pular a janela, porque ele não usou esta força que ainda tinha, para tentar matar Bourne novamente?

7. Quando Bourne atira no agente no meio do campo, ele atira no ombro direito. Mas quando ele está falando com o homem, a ferida está no ombro esquerdo.

8. Durante a perseguição do carro vermelho, o vidro aparece quebrado, mas no estacionamento o vidro está inteiro, sem nenhum dano.

9. Quando Bourne está escapando da Embaixada, e está na borda da escada de incêndio, o cabo de segurança que ele usa é visível no canto.Erros do site www.falhanossa.com

10. Na casa da fazenda quando Marie está partindo com seu irmão, a câmera muda de um lado para outro entre Jason e Marie. Na troca, as vezes está nevando e as vezes não.

11. Em Paris, por que o assassino tem tanta dificuldade de balançar no quarto em uma corda com uma metralhadora? Além disso, como ele entrou do teto? E porque ele se incomodou com a proprietária no salão de entrada e a deixou ali onde todo mundo podia vê-la Esse bandido é meio ruim.

12. Quando o primeiro assassino foge das balas, logo após passar pela janela do apartamento, sua arma faz uma série de barulhos como se estivesse preparada para atirar várias vezes, mas armas vazias fazem apenas um som, quase inaudível.

13. Quando Marie e Jason estão dirigindo para Paris, atrás de Jason pela janela do passageiro, um carro passa, indicando que eles estão no lado esquerdo da estrada. Momentos depois, numa tomada grande, eles aparecem do lado direito.

14. No começo do filme, Matt Damon (Jason Bourne) é salvo por um barco de pesca. Ele é levado a bordo e examinado pelo doutor. Quando ele está cortando o terno molhado de Bourne, há dois buracos de bala sujos de sangue nas costas dele, mas não há nenhum buraco de balas no terno.

15. Existem referências no filme sobre o incidente na Embaixada Norte-Americana em Zurique. Os Estados Unidos, e nem qualquer outro país mantém uma embaixada em Zurique. Existe uma diferença entre Embaixada e Consulado.

16. Como Jason Bourne pôde viajar de Marseilles para o banco na Suíça sem nenhum passaporte? Nem sequer um espião da magnitude dele não poderia fazer isto.

17. Na cena onde Jason está na escada de incêndio da embaixada em Zurique, antes dele abaixar a plataforma, nós vemos que ela está sem neve. Então momentos depois, quando o guarda de segurança abre a porta e Jason está debaixo da plataforma, o topo dela está coberta com neve.Erros do site www.falhanossa.com

18. Quando Matt Damon e Marie começam a se beijar no quarto do hotel, seu relógio de pulso está no braço direito, quando o ângulo muda e eles ainda estão se beijando, o relógio passou misteriosamente para o braço esquerdo.

19. Perto do fim do filme, quando Conklin está caminhando pelas ruas, um assassino sai do carro e atira duas vezes. Ele caminha até ele e termina de matá-lo com mais um tiro. Quando ele está indo embora, Conklin é mostrado vivo.

20. No começo do filme, Matt Damon tem uma luz acesa presa no tórax, então nós vemos que é um pacote de bateria vermelho grande, preso à uma luz. No fim do filme, quando ele está tendo o retrospecto, o pacote de bateria e a luz não estão no terno molhado dele, e a luz não está acesa como quando ele estava na água.

21. Depois que Jason deixa a casa da fazenda e procura o atirador no campo, há uma cena onde você pode ver outra pessoa claramente na parte de trás, passando pelo campo.

22. A cena de clímax do filme é à noite. O personagem de Chris Cooper olha em um quarto para ver se o personagem de Matt Damon está ali. Só que podemos ver a luz do dia passando pelas janelas. Na próxima tomada as janelas estão escuras novamente.

23. Quando Jason Bourne (Matt Damon) esvazia toda sua caixa do banco, exceto uma arma, ele coloca tudo em uma única bolsa vermelha. Mais tarde, na França, ele está com a bolsa vermelha. Ainda, depois no filme quando Marie se separa dele na casa do seu amigo, ele dá o dinheiro dela na bolsa vermelha. Ele nunca é mostrado voltando para pegar a bolsa vermelha, então como ela apareceu ?

24. Se o assassino consegue eliminar o cachorro sem ser ouvido, então porque não faz o mesmo com Bourne?

25. Na fazenda, Bourne vai lá fora e atira no tanque que explode. Na próxima tomada o atirador não consegue ver a casa direito por causa da grande quantidade de fumaça. Depois Matt Damon aparece novamente perto da casa. Atrás dele você pode ver as sobras do tanque que está queimando e um pouco de fumaça cinzenta, mas só um pouco. Então na próxima tomada o atirador aparece, e ainda tem muita fumaça.

26. Na cena do cabelo de Maria, você pode ver duas tatuagens nas costas dela, mas no fim do filme na loja, só tem uma.

27. Quando Bourne está escapando da embaixada, ele tem que escalar uma parede debaixo de uma escada de incêndio quebrada. Observe a posição dele que muda entre as cenas. Ele aparece uns dois ou três metros mais baixo do que deveria estar. Observe um tubo curvado.

28. Quando Matt Damon está no barco, suas feridas estão numa linha horizontal, mas no quarto quando Marie tira sua camisa, elas estão diagonais. Erros do site www.falhanossa.com

29. Quando Json vai ao Banco e abre o fundo da maleta, onde está todo o dinheiro a arma e os passaportes ele aparece em uma cena com os passaportes na mão, depois no close, ele ainda vai pegar os passaportes. (Contribuição de Francielle Franco - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)

30. Em uma das cenas cortadas do filme, quando eles param na beira da estrada, existem duas tomadas, uma de fora e outra de dentro do carro. Os carros que passam pela estrada são diferentes nas tomadas.

31. Na cena em que ele está caindo com o corpo do bandido na escada, e ele se apóia no outro corpo para amortecer a queda, percebemos claramente o efeito de computação usado naquela cena.

32. Quando o médico tira o laser que mostra a conta do banco, nós ouvimos um barulho feito pelo laser, só que este laser não faz barulho na realidade, isto é apenas obra dos efeitos especiais.

33. O médico entrega o laser para Bourne, e podemos ver sua mão esquerda toda suja de sangue, mas como o médico lavou o laser na torneira, não deveria estar mais sujo de sangue. Logo depois a mão dele aparece limpa.

34. Após o soldado sair da escada de incêndio, enquanto Jason estava agarrado a parede abaixo dela, ele olha para baixo por cima do ombro esquerdo e a imagem que aparece é vista pelo lado esquerdo, e além do mais, olhando bem para o canto inferior direito da tela pode-se ver um pedaço da escada de incêndio, como se Jason ainda estivesse em cima dela. E alguns minutos antes, quando ele está em cima da escada de incêndio e olha para baixo para ver onde está a bolsa, pode-se ver que é a mesma cena. Esse é possivelmente o erro mais grotesco de todos os tempos. (Contribuição de Guilherme Borges - Fã de Carteirinha)

35. O homem careca dentro do cofre que avisa que Bourne esteve no banco, ele usa um celular para avisar. Só que provavelmente onde eles estão, o celular não teria sinal dado a espessura das paredes do cofre.

36. Quando os agentes são acionados para prenderem Bourne, o agente que está com o filho junto ao piano abre um telefone Motorola, podemos observar que a mensagem e as duas trajas foram inseridas digitalmente, pois elas balançam a medida que a imagem se afasta. Assista várias vezes a cena e você vai perceber.

37. Na hora que Jason está fugindo do consulado, ele chega naquela escada de incêndio, a bolsa dele cai, então ele escala o prédio para pegar  a bolsa, mas numa das tomadas que mostra o chão cheio de neve, a bolsa não está mais lá. (Contribuição de Leonardo Rafael Mio - Fã de Carteirinha)

38. No começo do filme, Jason sai do barco e desaparece atrás de um carrinho. Observe com atenção e você o verá correndo ao lado deste carrinho. Muito engraçado. Isto era desnecessário fazer, mas foi feito apenas para mostrar que ele poderia desaparecer misteriosamente.

39. Quando Jason entra no banco o relógio de lá marca 10 horas, mas depois em um close do seu relógio de pulso vemos este marcando uma hora e alguns minutos.

40. Depois de guardar o dinheiro na estação e voltar para o carro para procurar Marie, é possível perceber muitas pessoas na rua assistindo à gravação, principalmente um senhor com duas sacolas.

41. Quando Marie vai embora no carro vermelho do amigo e conversa com Jason, ela tem neve em seu cabelo, mas no momento em que entra no carro não tem mais.

42. Como Jason sabia que havia um único sniper pronto pra atirar nele com um silenciador lá na fazenda? Em todos os outros confrontos, ele ia pra cima das pessoas, e atirava, mas nessa ocasião, ele simplesmente adivinhou! Tudo bem, atirou nos barris para explodir tudo e desviar a atenção dos possíveis bandidos, mas ir justamente numa direção onde o sniper não pudesse atirar nele, é muita adivinhação.

43. Jason guardou a mala vermelha na Estação de trem, muito depois, na fazenda, ele pega a bendita mala vermelha para dar a Marion. Quando que ele buscou a mala vermelha?

44.  Quando Jason vai ao banco e pega a maleta-cofre, a alça da maleta está na parte superior. Quando ele deita a maleta e abre, todo o conteúdo está devidamente arrumado e distribuído. Não deveria ter ficado tudo "bagunçado" no que seria o fundo (lado direito) da maleta? (Contribuição de Marici Marchini - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

45. Já no início do filme, o que um médico estaria fazendo em um barco pesqueiro, ainda por cima com vários instrumentos para fazer uma cirurgia? Tudo bem que ele entendesse um pouco de medicina, e que até tivesse algumas coisas no barco, mas não da forma mostrada no barco. (Contribuição de Carlos Eduardo M. Pereira - Fã de Carteirinha)

46. Na cena do primeiro agente que entra no apartamento contra Bourne, ele têm a sua perna e o seu braço quebrados por Bourne, no entanto ele se levanta, e ainda consegue correr (ainda que aos pulinhos) para a janela. (Contribuição de Carlos Eduardo M. Pereira - Fã de Carteirinha)

47. Quando o franco atirador atira no personagem Wombosi, ele está descendo uma escada com o paletó nos ombros e falando com um assessor, quando leva os tiros está de paletó. Como? (Contribuição de Luis Miranda - Fã de Carteirinha)

48. No inicio do filme quando o médico está examinando as costas de BOURNE, ele corta e abre a roupa de mergulhador. Numa tomada, a roupa que o medico abriu, fecha-se, mas na tomada seguinte já está aberto sem que o médico mexesse. (Contribuição de Miguel Rasquinho Júnior - Portugal - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

ANTIGO ERRO 34. Bourne pega um trem para ir para a Suíça. Como ele entra na Suíça sem passaporte? --> Na Europa unificada, você pode pegar um trem de um país para outro sem necessariamente ter que apresentar identificação. (Contribuição de Juan Saavedra - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 45. Na seqüência final, na Grécia, ouve-se um som parecido com golfinhos. Mesmo que a intenção fosse uma alusão a pássaros, não tem nada voando. (Contribuição de Marici Marchini - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Pois é, é o som de golfinhos e não de pássaros. Nos mares gregos a incidência de golfinhos é muito grande. (Contribuição de Lourdes de Oliveira - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES