VOLTAR BLOCO 46

 

 
 

BABEL
CATE BLANCHETT & BRAD PITT

Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos.

Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos.

Ali perto os meninos Ahmed e Youssef manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família.

Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda a aceitar a perda; no México, para onde a babá acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Alejandro González-Iñárritu
Escritor:
Guillermo Arriaga

Baseado na idéia de Guillermo Arriaga & Alejandro González Iñárritu

Gênero: Drama

UIP

Título Original: Babel
Tempo: 142 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Cate Blanchett .... Susan
Brad Pitt .... Richard
Gael García Bernal .... Santiago
Jamie McBride .... Bill
Kôji Yakusho .... Yasujiro
Lynsey Beauchamp .... Isabel
Nathan Gamble .... Mike
Adriana Barraza .... Amelia
Elle Fanning .... Debbie
Rinko Kikuchi .... Chieko
Aaron D. Spears .... Oficial Lance
Clifton Collins Jr. .... Policial

FICHA TÉCNICA

Produção .... Steve Golin
Produção .... Alejandro González Iñárritu
Produção .... Jon Kilik
Música .... Gustavo Santaolalla
Fotografia .... Rodrigo Prieto
Desenho de Produção .... Brigitte Broch
Direção de Arte .... Rika Nakanishi
Figurino .... Michael Wilkinson
Edição .... Douglas Crise e Stephen Mirrione
Efeitos Especiais .... Intelligent Creatures Inc.
Efeitos Especiais .... Lola Visual Effects

PRODUTORAS

Dune Films
Zeta Film
Anonymous Content

DISTRIBUIDORAS

Paramount Vantage
UIP

ERROS

1. No começo do filme quando o homem entra na casa para vender a arma, ele abre o pacote. Ao seu lado esquerdo perto da janela está um dos filhos, o mais velho. Existe um corte para mostrar as mulheres e quando a imagem volta para o vendedor, é o outro menino quem está perto da janela.

2. O vendedor pega as balas e mostra ao pai, quando a imagem volta ao vendedor, o filho mais velho aparece novamente ao lado dele junto à janela. Apesar dos dois meninos estarem próximos, a posição deles muda entre os cortes.

3. Quando o vendedor do lado de fora vai demonstrar a arma, o filho mais velho aparece atrás dele inclinado tentando ver o que o vendedor faz, depois do corte para o close sua inclinação é bem menor.

4. Ao dar o primeiro tiro, o vendedor está bem ao lado do menino e começa a se retirar, mas após o corte ele já está atrás do menino. Muito rápido para ser possível.

5. No tiro, o menino mais novo está bem ao lado do vendedor, mas quando a cena é filmada da casa, ele está muito atrás do vendedor, do seu irmão e do seu pai.

6. Quando o menino mais novo vai atirar, a posição da arma junto ao seu rosto muda entre as tomadas.

7. No campo, os meninos vêem um chacal e o mais velho atira. A posição do irmão menor muda pelo menos três vezes entre os cortes. Atrás, na frente e depois atrás do irmão mais velho.

8. Depois, os meninos aparecem sentados e conversando. Observe o cabelo do menor que muda entre as tomadas.

9. Na casa, o filho de Richard vem atender ao telefone e falar com seu pai. Ele é filmado de lado segurando o telefone, depois do corte para a tomada frontal ele segura o aparelho com a mão mais no meio do aparelho quando antes era bem na ponta.

10. Enquanto comem, Susan passa a mão esquerda no cabelo perto da testa. Quando a tomada muda para suas costas, ela não está mais com a mão na testa nem sua cabeça está inclinada para à direita.

11. Richard desce do ônibus para pedir ajuda a camionete que vem chegando. Suas mãos estão cheias de sangue, mas ele coloca sua mão direita no vidro do motorista e mesmo assim o vidro continua limpo.

12. Richard leva sua mulher até uma casa na aldeia e depois vai telefonar. Podemos notar que seu relógio que estava sujo de sangue assim como sua mão aparecem limpos, e depois sujos novamente.

13. Quando os noivos vão comer o bolo de casamento, Amelia aparece dentro da casa aos beijos com um homem, mas depois do corte, após o tiro de revólver, ela já está na mesa junto do menino.

14. Chieko e sua amiga estão na praça e conhecem dois rapazes que lhes dão uma garrafa de whisky. Chieko bebe um gole e passa para a amiga que também bebe. A posição da mão dela segurando a garrafa muda entre os cortes.

15. Quando Amélia sai pelo campo para procurar ajuda depois de deixar as crianças sozinhas, ela aparece andando num lugar plano, mas quando vê o carro da polícia, o terreno é cheio de montanhas atrás, o que não tinha antes.

16. Quando o policial vê Amelia, ela está num terreno cheio de montanhas, mas na próxima tomada não existe essas montanhas.

17. O policial manda a mulher ficar de costas e começa a revistá-la, depois do corte para a tomada de frente dela, os braços já aparecem levantados e atrás da cabeça.

18. Quando Susan fica no colo de Richard, a posição da cabeça dela encostada na dele muda entre os cortes.

19. O mesmo tipo de erro da posição da cabeça dela junto da dele se repete quando os dois estão se beijando.

20. Quando ela começa a chorar, Richard fala algo para ela e acontece o corte, nessa nova tomada a mão direita dele está na orelha esquerda dela, o que não acontecia na tomada anterior.

21. Ele fala mais alguma coisa e acontece um novo corte, agora focando seu rosto, e a sua mão que estava na orelha dela, não está mais.

22. Mais uma vez a posição da cabeça dos dois muda quando ela fala que é culpa dela.

23. Em seguida os dois falam mais um pouco e ele coloca sua mão no pescoço dela, após o corte quando focalizam seu rosto, a mão dele está em posição diferente, agora com seu dedo na bochecha dela, quando ele diz que a quer muito.

24. Na seqüência ouvimos um zumbido, e a mão dele que estava na orelha dela na tomada de frente de Susan desaparece daquela posição na tomada de frente de Richard.

25. Quando o helicóptero decola, o céu está azul, depois nós o vemos indo em direção de várias nuvens no horizonte, e no final o céu aparece alaranjado sem as nuvens grossas.

26. Como é que tem tanto repórter no heliporto? Aquele local é de acesso restrito dos médicos.

27. Chieko escreve duas linhas para o inspetor num pedaço de papel, mas não deixa ele ler, guardando-o no bolso dele. No restaurante no entanto, quando o inspetor abre o papel, ele está completamente escrito de cima até embaixo.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 7 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kinkuchi), Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Rinko Kikuchi e Adriana Barraza) e Melhor Roteiro. Recebeu 7 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Som. Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, o Prêmio Ecumênico do Júri e o Grande Prêmio Técnico, no Festival de Cannes.