VOLTAR FILMES INTERNAUTAS 14

 

 
 

BATMAN BEGINS
CHRISTIAN BALE & MICHAEL CAINE

Este novo filme da série Batman, agora dirigido pelo aclamado diretor de Amnésia, Chris Nolan, conta como um menino, Bruce Wayne, assistiu em estado de horror seus pais milionários serem assassinados bem na sua frente.

Depois de desaparecer para encontrar paz e tranquilidade com o líder de um culto ninja perigoso, mas honrado e conhecido como Ra Al-Ghul, ele volta à Cidade de Gotham, uma cidade deteriorada e infestada por crimes e organizações criminosas que manipulam o sistema.

Disfarçado de Homem Morcego e escondido numa caverna que fica em baixo da sua mansão, ele assume uma nova personalidade para tentar acabar com essa onda de crimes na sua cidade.

No seu novo disfarce, e com ajuda do policial Jim Gordon, Batman tem a intenção de tirar de ação os vários criminosos que dominam a cidade de Gothan, e é claro, encontrar que matou seus pais.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Christopher Nolan
Escritores: Christopher Nolan & David S. Goyer

Baseado nos caracteres criados por Bob Kane

Gênero: Ação / Crime / Fantasia / Thriller / Aventura

Trailer: CLIQUE AQUI

Warner Bros.

Título Original: Batman Begins
Tempo: 134 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Christian Bale .... Bruce Wayne/Batman
Michael Caine .... Alfred Pennyworth
Liam Neeson .... Henri Ducard
Morgan Freeman .... Lucius Fox
Gary Oldman .... Tenente James Gordon
Ken Watanabe .... Ra's Al Ghul
Katie Holmes .... Rachel Dodson
Cillian Murphy .... Dr. Jonathan Crane/The Scarecrow
Tom Wilkinson .... Carmine Falcone
Rutger Hauer .... Richard Earle
Sara Stewart .... Martha Wayne
Richard Brake .... Joe Chill
Gus Lewis .... Jovem Bruce Wayne
Emma Lockhart .... Jovem Rachel Dawes
Linus Roache .... Dr. Thomas Wayne

FICHA TÉCNICA

Produção .... Larry J. Franco
Produção .... Charles Roven
Produção .... Emma Thomas
Música .... Ramin Djawadi
Música .... James Newton Howard
Música .... Hans Zimmer
Fotografia .... Wally Pfister
Edição .... Lee Smith
Desenho de Produção .... Nathan Crowley
Figurino .... Lindy Hemming
Efeitos Especiais .... Batsuit
Efeitos Visuais .... MPC
Efeitos Visuais .... The Senate VFX
Efeitos Visuais .... BUF Compagnie
Efeitos Visuais .... Double Negative
Efeitos Visuais .... Lipsync Post
Efeitos Visuais .... Warner Brothers
Efeitos Visuais .... Rising Sun Pictures

PRODUTORAS

Warner Bros.
Di Bonaventura Pictures

DISTRIBUIDORAS

Warner Bros.
IMAX Corporation
Warner Bros. Pictures Inc.
Warner Sogefilms S.A.

ERROS

1. Quando estão testando o Batmóvel, Bruce vira o volante para a esquerda, mas o carro dá um cavalo de pau para direita. (Contribuição de Leonardo G. Santos - Inglaterra - Fã de Carteirinha)

2. Os telhados de Gotan são extremamente resistentes para aguenta o Batmóvel, que é um tanque pesadíssimo. (Contribuição de Leonardo G. Santos - Inglaterra - Fã de Carteirinha)

3. Jim Gordon deve ser um perito, porque ele nunca tinha visto o Batmóvel, mas mesmo assim conseguiu dirigir, atirar e tudo mais. (Contribuição de Leonardo G. Santos - Inglaterra - Fã de Carteirinha) --> Na realidade ele viu sim o batmóvel uma primeira vez, até quando Batman vai salvar Rachel, Jjim olha paro o carro e diz que quer ter um desses. Depois ele não sabia dirigir mesmo, tanto que cometeu altas barbeiragens, bateu o carro em um monte de lugar antes de pegar a prática. E por fim, o carro fazia tudo, bastando colocar no ponto para mirar e atirar. (Contribuição de Letícia Duarte - Fã de Carteirinha)

4. Quando o jovem Bruce Wayne sai do tribunal após o assassino de seus pais ser morto com um tiro, ele olha para a arma que levava escondida. A pistola é de fabricação brasileira, pois leva o nome "Brasil" no cano. Será que o Brasil faz parte do filme? (Contribuição de Juliana Spadoto - Marília / SP - Fã de Carteirinha) - O revólver utilizado por Bruce Wayne é um Taurus 85 S, calibre .38 SPL, de fabricação brasileira. Até aí, nada de errado, já que a Taurus não só exporta para os EUA como possui uma fábrica em Miami. O erro é que Wayne correu um risco muito grande de disparo acidental ao levar o revólver com o cão armado dentro da manga. Risco, aliás, desnecessário, já que o revólver, por ser de dupla ação, não precisa ser engatilhado antes de atirar. (Contribuição de Erick Tamberg - Fã de Carteirinha)

5. Se nós, os humanos, somos formados por 75% de água aproximadamente, aquela máquina deveria destruir todos na cidade, inclusive Batman. (Contribuição de Rafael Venson - Fã de Carteirinha) Direção e produtores faltaram as aulas de física. Uma arma emissora de microondas que atravessa canos não atravessaria o corpo humano? Com uma potência daquela, a água do corpo iria embora, cozinhando os órgãos. (Contribuição de Raohmaru Suguino, Felipe Chalella Nogueira - São José do Rio Preto / SP e Ronyd - Fãs de Carteirinha)

6. Na cena em que o trem vai para o sub-solo do prédio da empresa Wayne, ele destroi tantos pilares que o prédio deveria cair, como se fosse implodido. (Contribuição de Vinicius Dadalto - Fã de Carteirinha)

7. Bruce entra na caverna adulto, e fica de pé com os morcegos voando sobre sua cabeça, mesmo assim não vemos seu cabelo se mexer, pois o deslocamento de ar provocado pelos mamíferos deveria ser enorme. (Contribuição de Ricardo Costa - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

8. As cavernas habitadas por morcegos são muito sujas, devido as suas fezes, porém esta caverna está sempre limpa, tanto que na primeira vez que ele cai e se arrasta no chão da caverna, sua roupa não se suja. (Contribuição de Ricardo Costa - Belo Horizonte / MG e Reginaldo Claudeonor Calegari - Bálsamo / SP - Fãs de Carteirinha)

9. A primeira aparição do Batman para combater o crime foi no depósito que estavam preparando, ou recebendo um carregamento de drogas. Além dos carregadores, estavam presentes no local, o criminoso Falcone e um policial corrupto que estava em um carro conversando. Quando Batman entra no galpão e começam os tiros, o policial verifica a presença de Batman e avisa a Falcone para que fosse embora. Quando Falcone volta ao carro e manda o motorista partir, percebe que o motorista está morto ou desmaiado. Como assim? Se durante toda a tomada dava a entender que Falcone não havia deixado o carro antes que Batman chegasse, e se ele deixou o carro após a sua chegada, e quando foi ao Galpão viu Batman lutando, como ao retornar ao carro o motorista foi morto ou desacordado? (Contribuição de Vania Veloso - Fã de Carteirinha)

10. Quando a mansão Wayne é incendiada e Bruce fica desacordado com uma viga sobre ele, Alfred vai ajudá-lo. Em certo momento a viga está em chamas, em outro completamente apagada, depois volta a ficar novamente em chamas. (Contribuição de Alexsandro Felix - Douradina / PR - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 11. Batman captura Falcone e o acorrenta no vidro do holofote para que seja visível nos céus de Gothan, e seja encontrado pelo chefe de polícia Gordon. Ocorre para que isto seja possível, a potência do refletor deve gerar pelo menos cinco kilojoules, e se o bandido tivesse ficado nesta situação uns 10 minutos até ser solto, o seu corpo já sofreria queimaduras de segundo grau, mas Falcone aparece posteriormente nas cenas seguintes sem nenhuma seqüela. (Contribuição de Sergio Zakime - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 12. Ducard se prepara para enfrentar Batman no vagão do trem com os punhos cerrados e levantados, típico das brigas de rua. Isto é absolutamente inimaginável para um mestre nas artes marciais. (Contribuição de Sergio Zakime - Fã de Carteirinha) --> Como a maioria das pessoas sabem, existem diversos tipos de lutas marciais. Cada qual com suas características, mas uma em especial é muito peculiar... Kung Fu. Essa arte possui uma gama de estilos diferentes e aberta para criação de novos estilos (lembrando de Bruce Lee, que misturou pedaços de estilos para criar um próprio). (Contribuição de Paulo Roberto Mendes da Costa Junior - Rio de Janeiro/RJ - Fã de Carteirinha)

13. Não podemos deixar de reparar que em volta dos olhos do nosso herói tem uma tinta preta, um tipo de base, mas quando ele tira a máscara, nem mesmo se dá o trabalho de limpar os olhos ou algo assim, e a tinta desaparece milagrosamente. (Contribuição de Fábio Augusto - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 14. Os bandidos colocam a substância alucinógena num cano aberto e a água corre normalmente. Ora, aquele é um duto que leva água para a cidade inteira correto? Então é um cano de alta pressão. Eles nunca conseguiriam abrir um buraco daquele tamanho sem que a água inundasse tudo e matasse a todos afogados. (Contribuição de Jorge Borba - Paranaguá / PR - Fã de Carteirinha) --> Se não me engano eles estão colocando em um cano de abastecimento de água, não necessariamente é de alta pressão. Ele pode abastecer a central de bombas e a partir dali ser pressurizada nos canos para ser distribuída por toda a cidade. (Contribuição de Paulo Roberto Mendes da Costa Junior - Rio de Janeiro/RJ - Fã de Carteirinha)

15. Em, um certo momento do filme podemos ver Batman tirando sua máscara, e podemos perceber um restinho de maquilagem no rosto. (Contribuição de Marildo Zadorosny - Fã de Carteirinha)

16. Quando o carro do Batman fica encurralado no primeiro telhado que sobe, um policial sai do carro e fica falando pelo rádio do carro, e Bruce dispara em fuga, mais adiante o mesmo policial em questão está pedindo descrições do fugitivo para poder ajudar na busca, e ele está estacionado na rua. (Contribuição de Antonia Cléia de Mesquita Carvalho - Fã de Carteirinha)

17. Na cena onde explode o mosteiro e Bruce Wayne e Hanri Ducard caem na geleira escorregando para o abismo, Ducard está desacordado. Mas, porque ele fica com a cabeça levantada evitando esfregá-la no chão? (Contribuição de Danillo - Fã de Carteirinha)

18. Quando o espantalho coloca fogo no Batman, a boca dele não tem nenhuma queimadura ou vermelho depois quando ele está deitado no carro ou quando acorda em sua casa. Ele fica coberto de chamas, o corpo pode até ter ficado protegido pelas roupas, o que eu duvido, mas e quanto a boca aos olhos e cílios? (Contribuição de Kristian da Silva - Goiânia / GO - Fã de Carteirinha)

19. O erro acontece quando ele está sendo solto da prisão e é jogado do carro na estrada, quando cai, vemos sua mochila afastada, quando troca o ângulo, sua mochila já está entre suas pernas. (Contribuição de Rodrigo Furtado - Fã de Carteirinha)

20. A mansão Wayne é de pedras, mas quando ela é queimada pode-se ver que ela é na verdade de tijolos. (Contribuição de Vinicius da Costa Agostinho - Fã de Carteirinha)

21. Perto do final do filme Rachel está falando com Bruce e sua mão está em seu rosto, na próxima tomada sua mão não está mais lá. (Contribuição de Vinicius da Costa Agostinho - Fã de Carteirinha)

22. Quando Alfred está servindo de motorista para Bruce perto do final do filme, o medidor de velocidade está marcando zero, mostrando que o carro não está nem se movendo. (Contribuição de Vinicius da Costa Agostinho - Fã de Carteirinha)

23. Quando Ducard deixa Bruce inconsciente na mansão Wayne, Bruce está preso embaixo de um pilar em chamas. Momentos depois quando Alfred chega o pilar não está mais em chamas, mas se você esperar mais um pouco o pilar vai aparecer em chamas novamente. (Contribuição de Vinicius da Costa Agostinho - Fã de Carteirinha)

24. Os carros da policia de Gotham City são cinza/preto. Quando o batmóvel está tentando chegar até a batcaverna, carros de policia brancos podem ser vistos nos cruzamentos mais afastados. Provavelmente carros da policia de Chicago impedindo carros de entrar na área de filmagem. (Contribuição de Vinicius da Costa Agostinho - Fã de Carteirinha)

25. Quando o assassino dos pais de Bruce sai do tribunal, ele está cercado de jornalistas. De uma hora para outra chega uma mulher loira que grita: "o Falcone manda lembranças", e então ele encosta a arma no peito do assassino. Até ai, tudo bem. Quando acontece o corte de cena, a mulher está um pouco distante do assassino. Mas como apareceu esse espaço entre ela e o assassino? O assassino não podia andar para trás, por causa dos jornalistas. Não deu tempo da mulher ir para trás, e o seu braço não foi dobrado. (Contribuição de Anderson Caetano Soares - Fã de Carteirinha)

26. Quando Rachel bate em Bruce, entre os tapas, note que o cabelo dele está em uma posição, depois em outra e depois na mesma posição. (Contribuição de Flavia Richard Rocha Machado - Fã de Carteirinha)

27. Quando Bruce sai do tribunal com Rachel de carro, vemos que ele está de cinto de segurança (não é a gola do casaco, repare que a cor é bem diferente), mas quando Rachel diz umas verdades para ele, ele sai do carro e em momento nenhum o vemos tirar o cinto, mas Bruce já está sem ele. (Contribuição de Flavia Richard Rocha Machado - Fã de Carteirinha)

28. 1:32:50h - Logo na primeira aparição do Batmóvel, a primeira coisa que o Batman faz é passar por cima de um carro policial. O erro é quando ele passa por cima e arranca a sirene do lugar, mas quando muda para uma tomada lateral a sirene já está de volta e acesa! (Contribuição de Vinícius Arantes - Fã de Carteirinha)

29. No final do filme não mostra o que aconteceu com as pessoas que ingeriam o veneno. O que aconteceu com elas? (Contribuição de Paulo Rogério Pedro - Fã de Carteirinha)

ERROS DUVIDOSOS

ANTIGO ERRO 11. Em umas das cenas finais acontece o combate entre Batman e Ra´s Al Ghul, e ao término do combate Batman estoura a janela, e estoura a parte de trás do primeiro vagão causando uma explosão na estrutura. Com isso o vagão principal se separa dos demais e Batman sai voando. Quando o trem cai, os vagões estão unidos novamente. Despencam dos trilhos caem na estrutura do edifício Wayne e também não acontece nada com o prédio, pois ele vai batendo em toda a estrutura destruindo os alicerces, e mesmo assim o prédio não desaba, e os vagões 1 e 2 continuam unidos. Será que passaram super-bond? (Contribuição de Rmarkrocha - Fã de Carteirinha) --> Na verdade, se você prestar atenção, durante a luta dos dois no vagão da frente, na troca de socos e empurrões, eles passam brigando para o segundo vagão... cheio de bancos. Na foto, dá pra ver a hora em que o Batman dá um soco e o manda para o segundo vagão. É da janela de trás do segundo vagão que o Batman sai... então caem dos trilhos o primeiro e o segundo vagões unidos. (Contribuição de Edison Faria - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 12. Batman fica dependurado pelo bat-cabo com o trem em alta velocidade. Bom, o erro é o seguinte: o trilho do trem é mantido por pilastras que formam um arco sobre ele. Como o cabo fica pendurado? Ele ultrapassa todas as vigas de sustentação do trilho, ou o trilho fica suspenso no ar? O cabo não poderia passar daquele jeito. (Contribuição de Leandro Lopes Aguilar - Fã de Carteirinha) --> Realmente ele fica pendurado e realmente o trilho fica suspenso, de um dos lados. O trilho é preso apenas em um dos pilares, o da esquerda. (Contribuição de Edison Faria - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 13. Nos quadrinhos, o assassino dos pais de Bruce Wayne chama-se Jack Napier, e futuramente acaba virando o Coringa. O filme acabou ficando sem conexão com o de 1989. (Contribuição de Erick Tamberg - Fã de Carteirinha) --> Desde o momento que o filme começou a ser feito que Christopher Nolan (o realizador) e David S. Goyer (o argumentista) disseram que este filme não tinha NENHUMA ligação com os filmes anteriores. Aqui começa uma NOVA geração dos filmes do Batman. (Contribuição de Sara Raquel - Lisboa / Portugal - Fã de Carteirinha) --> Não me lembro de nenhuma obra dos quadrinhos em que os assassinos dos pais de Bruce tenham sido identificados (foram mortos por um ladrão qualquer). Esta história do Jack Napier apareceu somente no Batman - O filme (89). Se esta questão do Coringa fizesse parte das histórias em quadrinhos, certamente estaria consignada em "A Piada Mortal", história muito importante do Batman X Coringa, que descreve inclusive o nascimento do vilão, em um acidente provocado pelo próprio Batman, e não traz qualquer referência sobre ser ele o autor do assassinato. (Contribuição de Léo V. - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 14 REMOVIDO. Na cena em que Bruce Wayne está aprendendo a lutar como um ninja nas geleiras, aparece uma caneca de café perdida no canto inferior direito da tela. (Contribuição de Paulo Assis Costa Medeiros - Gravataí / RS - Fã de Carteirinha) --> Na verdade, o que parece uma caneca, é a espada de Bruce Wayne que foi jogada para as costas de Ducard. Tanto que na seqüência do combate, Bruce passa por Ducard com um rolamento e apanha a espada no chão. (Contribuição de Paulo Roberto Mendes da Costa Junior - Rio de Janeiro/RJ - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

(17/04/2005) - CONFIRA AS NOVAS IMAGENS DE "BATMAN BEGINS"

A Warner Bros. liberou novas imagens do longa-metragem Batman.

Batman begins mostrará como foi o treinamento que aprimorou o corpo e a mente de Bruce Wayne (Christian Bale), permitindo que ele se transformasse no Cavaleiro das Trevas. Também revelará os primeiros meses da guerra ao crime do super-herói em Gotham City. O filme tem no elenco Michael Caine, Ken Watanabe, Gary Oldman, Rutger Hauer, Katie Holmes, Cillian Murphy e Morgan Freeman, entre outros.

A adaptação tem estréia prevista para 17 de junho de 2005.