VOLTAR BLOCO 38

 
   

BENJAMIM
PAULO JOSÉ, CLEO PIRES & DANTON MELLO

Ao conhecer a jovem Ariela Masé (Cléo Pires), de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia (Paulo José) revive as delícias e horrores da paixão.

A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretora: Monique Gardenberg
Escritor: Jorge Furtado, Glênio Póvooas & Monique Gardenberg

Baseado no livro de Chico Buarque.

Gênero: Drama

Europa Filmes

Título Original: Benjamim
Tempo: 100 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - Brasil
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Paulo José .... Benjamin Zambraia
Cléo Pires .... Ariela Masé / Castana Beatriz
Danton Mello .... Benjamim - jovem
Chico Diaz .... Alyandro Sgaratti
Guilherme Leme .... Jeovan
Rodolfo Botino .... Gâmbolo
Ernesto Piccolo .... Zorza
Mauro Mendonça .... Dr. Campoceleste
Nélson Xavier .... Dr. Cantagalo
Miguel Lunardi .... Prof. Douglas
Pablo Padilha .... Inquilino
Dada Maia .... Recepcionista da imobiliária
Micaela Góes .... Aninha
Ana Kutner .... Assistente de Gâmbolo
Ivone Hoffman .... Governanta
Zeca Pagodinho
Wando

FICHA TÉCNICA

Produção .... Paula Lavigne
Produção .... Augusto Casé
Música .... Monique Gardenberg
Fotografia .... Marcelo Durst
Desenho de Produção .... Daniel Flaksman
Direção de Arte .... Marcos Flaksman
Figurino .... Marcelo Pies
Edição .... João Paulo Carvalho

DISTRIBUIDORA

Europa Filmes

ERROS

ABSURDO: 1. No começo do filme dentro do ônibus onde Benjamim está gravando o comercial, o câmera do filme se afasta e vai começar a descer os degraus, no vidro do outro lado, o do motorista, é possível ver o seu reflexo nitidamente com a câmera.

2. Benjamim entra no banheiro e começa a se lembrar. No salão todos estão parados esperando a diretora gritar "ação". Seria muito mais interessante se a imagem estivesse congelada e depois ela fosse liberada para o filme prosseguir. Ficou uma coisa muito estranha todo mundo parado. Em outros momentos do filme este mesmo recurso é repetido, mas ele fica sem nexo quando os atores estão pardos e o resto está em movimento, como no caso das onda do mar.

3. Benjamim sai do banheiro, sobe as escadas, e se senta, existe um corte brusco na imagem, e ele já aparece de frente, em outra posição prestando atenção em uma mulher.

4. Ariela vai mostrar o apartamento para o rapaz e tenta abrir a janela da sala, mas nitidamente a triz não consegue fazer isto. Na cena que ela é violentada.

5. O rapaz violenta Ariela, mas em nenhum momento ele se quer puxa a calcinha dela, nem a tira e nem puxa para o lado. Será que ele só queria se esfregar? Muito arriscado para fazer só isto. Se ele quisesse mesmo violentá-la, teria tirado sua blusa, já que ela estava sem sutiã e arrancado toda sua roupa, ficaria mais difícil dela fugir nua inclusive.

6. Aos 0:14:42h quando Ariela está saindo do apartamento, depois de ter se lembrado do estupro, ela segue pelo corredor e dobra à direita, neste momento é possível ver a sombra de outra pessoa, uma mulher de mãos na cintura no reflexo da janela.

7. Na praia Ariela é abordada pelo policial, e no reflexo dos seus óculos escuros é possível ver o acessório branco usado para a iluminação da cena.

8. Jeovan leva um tiro num barraco e o sangue escorre na parede indicando que pegou no peito atravessando até as costas, mas no hospital ele tem sangue e machucados no rosto quando antes não havia nada.

9. Benjamim entra no seu apartamento e deixa cair uma pasta com várias fotos. Na parede podemos ver duas sombras dele. Como ele pode ter duas sombras se só existe uma fonte de luz? A do Sol. A outra provavelmente é da equipe de filmagem.

10. Quando Benjamim vai até a gincana, ele vê Ariela sentada. O apresentador vem e senta-se ao seu lado, mas entre os cortes ora ele está ali, ora não.

11. Na última tomada antes de Wando parar de cantar, Ariela já aparece debruçada para frente, o apresentador está de pé, e Benjamim que estava encostado na parede, agora está longe dela.

12. Quando o apresentador introduz Benjamim Zambraia, a posição de Ariela muda novamente. Debruçada para frente, depois encostada na cadeira, e depois batendo palmas.

13. Quando Benjamim sai da água na praia depois de ter dado roupa para os meninos de rua, uma sombra de uma pessoa pode ser vista passando na areia.

14. Depois de dar os brincos para Ariela, Benjamim sai andando na calçada e um rapaz passa por ele e fica olhando a gravação da cena e o ator.

15. Quando Ariela entra no ônibus do futuro deputado, o veículo dá a impressão de que está andando pelo balançado, mas percebemos que ele está parado pela luminosidade nas cortinas que são sempre as mesmas, não mudando nunca, o que deveria acontecer já que ele está em movimento.

16. Ariela encontra o candidato, tira as fotos e elas ficam prontas no mesmo dia? Muito rápido para qualquer fotógrafo.

17. Ariela vira uma prostituta da noite para o dia sem mais nem menos. Pelo trauma sofrido com o estupro, ela deveria ser muito mais difícil do que aparenta no filme, saindo com qualquer um que cruza seu caminho e transando com todos. Vulgarizou o filme.

18. Quando o Dr. Cantagalo está lendo o bilhete de Ariela para Jeovan, o câmera se aproxima e podemos ver sua sombra no corpo do ator Guilherme Leme.

19. Quando Ariela está no heliporto tentando falar com Alyandro, o helicóptero decola e ela é filmada de cima para baixo, e sua posição ainda é quase no centro da marca de pouso da aeronave, porém, depois do corte para uma tomada do solo, ela já está em cima da faixa amarela.

20. Ainda nesta cena entre as duas tomadas, a sombra de Ariela muda no chão. Primeiro para o lado e depois para trás, indicando que a cena foi feita em dois momentos bem diferentes.

21. Ariela e Benjamim pegam um táxi azul que nem mesmo tem indicação de táxi, apenas a placa vermelha. Como será que ela sabia que aquele era um táxi?

22. Ariela leva Benjamim para ser assassinado. Isto não faz nenhum sentido no filme. Dá até para entender que o seu patrão, que é padrinho do marido dela, faça aquilo por causa do sobrinho e por ela ter sido molestada pelos clientes, mas ela levar pessoas para serem mortas é totalmente sem nexo.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

A) O CEP do telegrama que Ariela recebe dizendo que sua mãe morreu, realmente está correto. A Rua Sérgio Porto, na Gávea, no Rio de Janeiro, realmente tem o CEP mostrado no filme. 22451-430.