VOLTAR BLOCO 39

 
   

BILLY ELLIOT
JULIE WALTERS & JAMIE BELL

Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade.

Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe.

Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai à sua nova atividade.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Stephen Daldry
Escritor: Lee Hall

Gênero: Drama

Site Oficial: www.tigeraspect.co.uk/tigeraspectpictures/dancer.html

UIP

Título Original: Billy Elliot
Tempo: 111 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2000 - Inglaterra
Recomendação: Livre

ELENCO

Julie Walters .... Mrs. Wilkinson
Jamie Bell .... Billy Elliot
Jamie Draven .... Tony
Gary Lewis .... Pai
Jean Heywood .... Avó
Stuart Wells .... Michael
Nicola Blackwell .... Debbie
Adam Cooper
Mike Elliot

FICHA TÉCNICA

Produção .... Greg Brenman
Produção .... Jonathan Finn
Música .... Stephen Warbeck
Fotografia .... Brian Tufano
Desenho de Produção .... Maria Djurkovic
Figurino .... Stewart Meachem
Edição .... John Wilson

PRODUTORAS

BBC
Tiger Aspect
Working Title Films

DISTRIBUIDORAS

USA Films
UIP

ERROS

1. No começo do filme Billy está no ginásio e segura o saco de bater com as duas mão, quando ela vai soltá-lo para olhar a aula de balé, ele só está segurando com uma.

2. Quando Billy vai ensaiar a primeira vez, vemos um close da sua perna, e é bem claro e nítido que a panturrilha mostrada não é a de um menino de 11 anos.

3. Quando Billy está andando na rua com sua amiguinha, ele se despede e atravessa a rua, logo depois um carro passa, e a menina desaparece misteriosamente.

4. Ainda no começo do filme, Billy aprende parcialmente a rodopiar, um segundo depois ele já é visto na rua correndo, dançando e rodopiando, mas se ele nem havia tido muitas aulas seria improvável ele já estar dançando da maneira que foi mostrada no filme, nesta cena.

5. Billy vai até a casa da sua professora e senta-s à mesa escutando o pai da sua amiga falar, enquanto isto a professora coloca a mesa. Observe que na frente de Billy existe uma tigela e uma colher, esta colher desaparece na próxima tomada.

6. Billy brinca com a menina no quarto dela e arrebenta um travesseiro voando penas para todos os lados. Observe que ambos ficam completamente sujos, mas quando ele aparece no carro da professora ele está completamente limpo.

7. Quando Billy visita Debbie na casa dela, ele está com sua mochila, mas quando vai embora para casa ele não leva sua mochila consigo.

8. O irmão de Billy escuta a música em seu quarto com os fones de ouvido, mas no banheiro e na cozinha seu pai e sua avó também escutam a música.

9. Numa das cenas em que a Sra. Wilkinson está falando com Billy podemos ver o saco de boxe se movendo, em outras tomadas ele está parado.

10. Quando Billy vai visitar a sepultura da sua mãe, vemos na descrição da lápide que ela era a esposa de Peter, quando na realidade o marido dela se chama Jackie.

11. A professora de balé bate no rosto de Billy, logo depois a posição das suas mão são diferentes.

12. No ringue a professora começa a ler a carta da mãe de Billy. Observe que ela se dirige até o ringue apenas com o cigarro na mão, mas quando ela está sentada o cinzeiro aparece ali misteriosamente.

13. Na porta do quarto da avó Billy segura o copo de leite com uma das mãos, depois do corte ele está segurando com a outra.

14. A Sra. Wilkinson está no carro com Billy e os dois passam pela ponte elevada que fica em Middlesbrough, aproximadamente 30 milhas ao sul de Durham. Mas supondo que os dois moram na mesma cidade, já que tanto o menino quanto o pai vão até a casa da professora andando, o caminho que ela faz ao dirigir o carro não condiz muito com o local onde eles moram.

15. Quando Tony é preso e colocado dentro do carro da polícia, podemos ver nitidamente ao fechar da porta no seu reflexo, toda a equipe de filmagem e mais nitidamente o boom.

16. No Natal vemos as madeiras sendo queimadas na lareira. Existem dois teclados do piano no close. Depois do corte para a tomada aberta, as madeiras estão completamente diferentes.

17. Na cena da biblioteca móvel, é possível ver livros que foram publicados depois da época do filme.

18. Na cena onde Billy dança na rua, ouvimos claramente o som de sapatos especiais de sapateadores, mas isto não poderia acontecer já que Billy estava de sapato com sola de borracha, o que não produz aquele som.

19. Quando Jackie está dentro do ônibus, alguém joga um ovo no seu vidro, mas depois o vidro aparece limpo quando visto pelo lado de fora.

20. O pai de Billy desce do ônibus do trabalho por uma lado, mas quando Tony aparece, o pai está do outro.

21. Vemos no filme duas cenas de Billy e o amigo na sala de aula. Observe que as duas parecem ser as mesmas colocadas em momentos diferentes do filme. Até a pancada que o amigo dá em Billy parece ser a mesma.

22. Billy recebe a carta da escola de dança. Observe que um dos saleiros azuis em cima da mesa muda de posição entre os cortes.

23. Jackie e Tony chegam no teatro de Haymarket que fica na extremidade ocidental de Londres, mas é possível ver um trem amarelo que fica muito longe do teatro. Não seria mais inteligente ir ao teatro descendo numa estação que ficasse mais próxima?

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

O filme recebeu 3 indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Julie Walters) e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Atriz Coadjuvante (Julie Walters) e recebeu uma indicação ao Cesar, na categoria de melhor filme estrangeiro.
O filme Billy Elliot foi exibido no Festival de Cannes de 2000 com o título Dancer. Apenas no Festival de Toronto, o qual também participou, é que já estava com seu título definitivo, Billy Elliot. Billy Elliot é o primeiro longa-metragem do diretor Stephen Daldry, que já produziu mais de cem peças teatrais na Inglaterra.

OBS: A cena que mostra Billy dançando na rua, e quando ele se virá já está nevando, não é um erro, é uma forma usada pelo diretor para indicar que o tempo naquele lugar já mudou.