VOLTAR BLOCO 41

 
   

BOA NOITE E BOA SORTE
ROBERT DOWNEY JR. & FRANK LANGELLA

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão.

Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas.

O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará conseqüências à recém implantada TV nos Estados Unidos.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: George Clooney
Escritor: George Clooney

Baseado no roteiro de Grant Heslov

Gênero: Drama / Histórico

Site Oficial: www.goodnightandgoodluck.com

Paris Filmes

Título Original: Good Night, and Good Luck
Tempo: 93 minutos
Cor: Preto e Branco
Ano de Lançamento: 2005 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

David Strathairn .... Edward R. Murrow
Robert Downey Jr. .... Joe Wershba
Patricia Clarkson .... Shirley Wershba
Ray Wise .... Don Hollenbeck
Frank Langella .... William Paley
Jeff Daniels .... Sig Mickelson
George Clooney .... Fred Friendly
Tate Donovan .... Jesse Zousmer
Thomas McCarthy .... Palmer Williams
Matt Ross .... Eddie Scott
Reed Diamond .... John Aaron
Robert John Burke .... Charlie Mack
Grant Heslov .... Don Hewitt
Alex Borstein .... Natalie
Rosie Abdoo .... Millie Lerner

FICHA TÉCNICA

Produção .... Grant Heslov
Fotografia .... Robert Elswit
Desenho de Produção .... James D. Bissell
Direção de Arte .... Christa Munro
Figurino .... Louise Frogley
Edição .... Stephen Mirrione

PRODUTORAS

Warner Independent Pictures
2929 Productions
Redbus Pictures
Section Eight Ltd.
Metropolitan
Participant Productions
Davis-Films
Tohokashinsha Film Company Ltd.

DISTRIBUIDORAS

Warner Bros.
Paris Filmes

ERROS

Só no Falha Nossa você encontra todos os erros deste filme.

::..Estes erros você só encontra no Falha Nossa..::

1. Logo no começo do filme é possível perceber que mesmo estando numa festa, quase que 99% dos copos estão cheios. Será que ninguém bebe numa festa?

2. No palco quando estão falando, é possível perceber na tomada aberta que a iluminação é em cima do palestrante, mas nas tomadas de costas a iluminação quase não existe.

3. Ainda no palco é possível ver que o microfone usa um fio branco aparentemente coaxial, o que não existia na época, onde todos os fios do mercado eram pretos.

4. Durante o discurso de Edward R. Murrow, é possível ver no reflexo dos óculos de Fred, os rebatedores de luz usados na cena. Observe que para onde Fred está olhando só existe a iluminação do palco, e que não é quadrada como a vista nos seus óculos.

5. Quando o rapaz chama Milli após ela sair do elevador, a outra garota, Natalie, vai até o estúdio onde a negra está cantando. Observe que na tomada seguinte o relógio na parede marca exatamente 8:30h, mas um segundo depois quando a outra garota aparece, já se passaram dois minutos.

6. Na sala de cópias depois do rapaz sair e deixar Joe sozinho com a mulher dele, podemos observar que o nó da sua gravata está bem aberto, mas depois, no canto da sala, o nó está mais apertado.

ABSURDO: 7. 0:08:00h - Quando os jornalistas estão assistindo ao discurso na sala de projeções, um homem sentado do lado direito da imagem, na tomada de costas, está fumando e segurando seu cigarro com a mão esquerda, depois do corte para a tomada de frente, ele aparece segurando o cigarro com a mão direita, e em outra posição.

8. Quando um dos repórteres está falando sobre a deportação de qualquer estrangeiro, o bloco de notas na sua mão muda de reto para inclinado, da tomada de frente para a de costas.

9. No final da reunião quando Fred fala para os rapazes conseguirem alguma matéria, um homem sentado de frente para Fred pede para ele assistir a filmagem do Secretário Stevens, e Fred responde que irá. Na primeira tomada de Fred ele está sentado na cadeira totalmente recostado, depois do corte na nova tomada ainda sentado, ele aparece com seu corpo ereto.

10. Observe que a posição deste homem, John, que fala com Fred também muda da tomada de costas para a de frente. Na de frente ele está com o braço direito apoiado na cadeira, mas na de costas seu braço não está apoiado, está para baixo junto ao corpo, se não ele apareceria em cima da cadeira.

11. O comercial que aparece do cigarro Kent, é de uma época diferente a do filme, ele não foi divulgado com tanta ênfase como mostra o filme em outubro de 1953.

ABSURDO: 12. 0:25:00h - Edward começa a falar da casa de Lee no seu segundo programa mostrado. Observe que na primeira tomada são exatamente 10:30 no relógio grande, mas depois do corte quando ele chama o entrevistado ou o repórter, o relógio grande já está marcando 4 minutos a mais.

13. Ed apresenta o programa com a entrevista com Lee, termina a entrevista, fala com seus auxiliares, com sua secretário sobre o drink, com o Dr. Stanton, depois ainda conversa com Don, e no final da cena seu cigarro continua do mesmo tamanho.

14. Ed vai até a sala do Sr. William Paley e durante quase toda a conversa não vemos a fumaça saindo do seu cigarro, mesmo estando aceso.

15. No final da conversa, quando Ed se inclina para frente, seu cigarro é maior do que quando ele entrou na sala, apesar de ainda ser o mesmo.

16. Ainda neste momento ele é filmado de lado, e fuma do cigarro abaixando a mão, existe um corte para uma tomada onde ao fundo está o Sr. William Paley, e Ed agora está com o cigarro na boca.

17. Na sala de projeções, eles estão assistindo a um interrogatório. Observe que quando Ed pede para Leo desligar o projetor, seu braço direito está levantado com o cigarro, depois do corte ele está abaixado.

ABSURDO: 18. 0:37:20h -Quando Joe está no banheiro conversando com Shirley, ela diz que atendeu o telefone e olhou por cima do ombro para ver quem estava escutado. Observe que ela arruma seu cabelo, na sua tomada da direita, com as duas mãos e abaixa uma delas, em seguida ao corte para sua tomada da esquerda, ela está novamente com as duas mãos no cabelo do lado esquerdo.

ABSURDO: 19. É possível ver uma tomada elétrica moderna no banheiro de Shirley. Ela só foi introduzida no mercado anos depois. Observe que a tomada é de três pinos, para o fio terra.

20. Quando Shirley termina de falar, ela arruma seu cabelo do lado esquerdo com a mão esquerda, mas depois do corte sua mão está atrás da cabeça, na parte de trás do cabelo, quando antes estava apenas do lado.

21. Em seguida ela sorri e se vira com os braços abaixados, mas na tomada de costas sua mão direita está levantada.

22. Ainda nesta cena quando Joe é filmado de costas, a gola da sua camisa não está arrumada, mas quando ele aparece junto ao espelho, a gola está perfeita.

23. Antes de Shirley falar do anel, o nó da gravata de Joe está aberto, bem perto do colarinho, quase apertado. Depois quando Shirley fala do anel, na tomada ampla, Joe volta, e o nó da sua gravata está bem baixo, bastante aberto.

24. Novo corte para uma tomada só dele, e o nó volta a ficar bem alto, mais apertado.

25. Nesta cena ainda ela fala do anel numa tomada aberta, e retira o anel do dedo levantando um dos braços, o esquerdo, mas depois do corte seu braço não está levantado.

26. Em seguida Shirley pede para ele falar da ex-esposa de Joe colocando os dois braços atrás da cabeça na tomada de costas, depois do corte seus braços estão em outra posição, abaixados e já retirou o seu colar, coisa que ela ainda ia fazer na tomada anterior.

27. O Sr. Paley liga para o estúdio e conversa com Ed oferecendo as entradas. No começo desta cena o relógio grande é mostrado marcado 10:29h exatos. A secretária entra, Ed conversa ao telefone, fala com Friendly, existe um corte para o estúdio e o relógio ainda está marcando 10:29 exatos.

28. Os telefones estão desligados depois que o programa termina, e o grande relógio é visto marcando 10:59h, um minuto antes de acabar normalmente o programa de meia hora, mas depois que um jornalista aparece na televisão dizendo que viu o programa de Murrow, o relógio aparece novamente, e agora ele voltou um minuto.

29. Mais algumas cenas e a tomada volta ao estúdio, e o relógio aparentemente não se moveu, como parece que está mais atrasado ainda.

30. No bar, às 3:30h da manhã, Fred fala sobre as edições dos jornais e mexe em seu braço numa tomada de longe, depois do corte para a tomada em close sua posição é diferente.

31. No bar é possível perceber que ninguém toma whisky de verdade, bebida comum naquele tempo nos bares, pois mesmo com a imagem em preto e branco, a bebida nos copos é transparente. Ela deveria ser escura, pois o whisky é escuro e não transparente.

32. No estúdio da CBS depois de ver o vídeo, Natali entra na sala e diz que o senador quer fazer sua réplica dia 6 de abril. Neste momento Ed filmado de perto agradece com seu braço direito ainda levantado. Existe o corte para uma tomada afastada, e ele agora está com seu braço direito abaixado.

33. Em seguida quando Ed responde para Johnny, a posição da sua mão direita segurando o cigarro muda entre os cortes. Primeiro com a mão aberta, depois com os dedos dobrados.

34. Depois da tréplica de Ed na televisão, os jornalistas aparecem na sala lendo as manchetes dos jornais. Numa tomada do rapaz que lê a notícia, vemos ao fundo Joe batendo com um lápis no peito, depois do corte ele está com o lápis na orelha.

35. Ainda nesta cena quando o corte acontece, a posição de algumas pessoas muda. Observe o de terno escuro sentado à frente do rapaz que lê o jornal.

36. Observe que alguns objetos também mudam de lugar entre estes cortes. Olhe o telefone preto à frente do jornalista de terno cinza claro, que está sentado com a cadeira virada.

37. A mulher negra aparece cantando no estúdio desde o dia 19 de outubro de 1953 até a morte de Don, o que seria próximo de maio de 1954. Será que ela gravava todos os dias? Algumas vezes ela é vista usando o mesmo colar do começo do filme.

38. Na sala do Sr. Paley, conversando com Ed e Fred, vemos uma tomada lateral de Ed com o cigarro grande, mas no close, logo depois, seu cigarro é pequeno.

39. Gred usa uma camisa com botões nas golas, o que não era comum na época para pessoas que suavam ternos. Eles usavam normalmente camisas sem botões, ou prendedores de gola.

ABSURDO: 40. 1:21:00h - Fred sai da sala do Sr. Paley com a mão direita no bolso da calça, a mão esquerda segurando uma pasta, e o paletó aberto. Ele pára para conversar com Ed no corredor, e quando vai em direção ao elevador seu paletó está fechado. Observe que ele não faz nenhum gesto indicando que fechou o paletó.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 6 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (David Strathairn), Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (David Strathairn) e Melhor Roteiro. Recebeu 6 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (David Strathairn), Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney), Melhor Edição e Melhor Roteiro Original. Recebeu 4 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (David Strathairn) e Melhor Fotografia. Ganhou o Prêmio Pasinetti de Melhor Filme, o Volpi Cup de Melhor Ator (David Strathairn), o Prêmio FIPRESCI e o de Melhor Roteiro, no Festival de Veneza.

Este é o 2º filme dirigido por George Clooney. O título original é uma referência à frase com a qual o verdadeiro Edward R. Murrow encerrava todos os seus programas. George Clooney declarou que preferiu usar cenas de arquivo do verdadeiro senador Joseph McCarthy ao invés de escalar um ator para interpretá-lo. De acordo com Clooney, em algumas exibições de teste o público não percebeu que se tratavam de cenas de arquivo, devido ao modo como o verdadeiro McCarthy atuava para as câmeras. Boa Noite e Boa Sorte foi originalmente concebido para ser um especial ao vivo a ser exibido pelo canal de TV CBS.