VOLTAR FILMES INTERNAUTAS 12

 

 
 

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
JIM CARREY & KATE WINSLET

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo.

Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele.

Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo.

Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental.

Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Michel Gondry
Escritor: Charlie Kaufman

Baseado na história de Charlie Kaufman, Michel Gondry & Pierre Bismuth

Gênero: Comédia / Romance

Site Oficial: www.eternalsunshine.com

UIP

Título Original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Tempo: 108 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Jim Carrey .... Joel Barish
Kate Winslet .... Clementine Kruczynski
Gerry Robert Byrne .... Condutor de trem
Elijah Wood .... Patrick
Thomas Jay Ryan .... Frank
Mark Ruffalo .... Stan
Jane Adams .... Carrie
David Cross .... Rob
Kirsten Dunt .... Mary
Tom Wilkinson .... Dr. Howard Mierzwiak
Ryan Whitney .... Joel - jovem
Debbon Ayer .... Mãe de Joel
Deirdre O'Connell .... Hollis

FICHA TÉCNICA

Produção .... Anthony Bregman
Produção .... Steve Golin
Música .... Jon Brion
Fotografia .... Ellen Kuras
Desenho de Produção .... Dan Leigh
Direção de Arte .... David Stein
Figurino .... Melissa Toth
Edição .... Valdís Óskarsdóttir
Efeitos Especiais .... Custom Films Effects

PRODUTORAS

Blue Ruin
This Is That Productions
Focus Features
Anonymous Content

DISTRIBUIDORAS

Focus Features
UIP
TriStar Pictures S.A.

ERROS

1. No escritório Mary diz à paciente que ela não pode realizar o procedimento 3 vezes no mesmo mês. Mas o procedimento apaga até a lembrança de sua realização. Por isso a paciente não se lembraria de tê-lo feito 2 vezes. Os funcionários não deviam cometer erros tão estúpidos. A fala foi escrita apenas por um propósito cômico. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

2. Quando a esposa de Howard está deixando o apartamento de Joel, as primeiras tomadas mostram que seu casaco tem uma amarra dependurada perto da porta do motorista. Na 3ª tomada a amarra não existe mais. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

3. Quando Joel acorda e vê seu carro amassado, ele anda em meio aos carros para olhar a traseira do seu. O reflexo de um microfone pode ser visto, usado para captar o som de seus passos. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

4. Quando Clementine se afasta e Joel a segue pela calçada, ele acaba entrando no carro. Na tomada ao lado do veículo, ao menos 2 sombras de membros da equipe técnica podem ser vistas. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

5. Na 1ª vez em que vemos Clementine na praia, os pés dela estão molhados. Na tomada seguinte, de longe, vemos que o mar está bem baixo e a areia nem está molhada. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

6. Na cena em que Mary e Stan conversam na cama de Joel, há um prato de comida entre eles, onde está a mão de Joel. Na tomada seguinte, um close-up de Mary, a mão já não está lá. Pouco depois, a câmera abre o ângulo e a mão está lá novamente. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

7. Perto do começo, quando o casal protagonista está conversando no trem, os braços de Kate Winslet vão de dobrados a esticados instantaneamente. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

8. Enquanto Stan está explorando o cérebro de Joel, ele seleciona 2 itens e os coloca na pasta "Próximo Item". Então ele diz "Cabeça de Batata" e a câmera corta. Na tomada seguinte ele seleciona os mesmos itens e os coloca no mesmo lugar novamente, uma cena reaproveitada. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

9. Na seqüência em que Joel conhece Clementine no trem, o cabelo dela está azul, mas com raízes escuras. Quando eles chegam a casa de Joel, o cabelo está azul escuro, nitidamente pintado novamente. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

10. Quando o pequeno Joel, de 4 anos, está embaixo da mesa, Clementine se abaixa para confortá-lo e joga fora o cigarro. A cena muda para as costas dela e vemos a garota ir para a mesa para apagar o cigarro que ela havia apagado. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

11. Na cena seguinte em que Clementine vai em direção a Joel no trem, ele olha diretamente para ela. Na tomada seguinte, da esquerda dela, ele está olhando timidamente o chão. (Contribuição de Igor José P.G.G.da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Atriz (Kate Winslet). Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jim Carrey), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Kate Winslet) e Melhor Roteiro. Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Edição e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jim Carrey) e Melhor Atriz (Kate Winslet). Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro. Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Não-Europeu.