VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 5

 
   

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
JAKE GYLLENHAAL & HEATH LEDGER

Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain.

Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennis pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe.

Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso.

Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Ang Lee
Escritores: Larry McMurtry & Diana Ossana

Baseado no conto de E. Annie Proulx

Gênero: Drama

Site Oficial: www.brokebackmountain.com

Europa Filmes

Título Original: Brokeback Mountain
Tempo: 134 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Jake Gyllenhaal .... Jack Twist
Heath Ledger .... Ennis Del Mar
Michelle Williams .... Alma Beers Del Mar
Anne Hathaway .... Lureen Newsome Twist
Randy Quaid .... Joe Aguirre
Linda Cardellini .... Cassie Cartwright
Anna Faris .... LaShawn Malone
Scott Michael Campbell .... Monroe
Kate Mara .... Alma Del Mar Jr.
Cheyenne Hill .... Alma Del Mar Jr. - 13 anos
Brooklyn Proulx .... Alma Del Mar Jr. - 4 anos
Tom Carey .... Jimbo
Graham Beckel .... L.D. Newsome
David Harbour .... Randall
Mary Liboiron .... Fayette Newsome
Roberta Maxwell .... Mãe de Jack Twist
Peter McRobbie .... John Twist

FICHA TÉCNICA

Produção .... Diana Ossana
Produção .... James Schamus
Música .... Gustavo Santaolalla
Fotografia .... Rodrigo Prieto
Desenho de Produção .... Judy Becker
Direção de Arte .... Laura Ballinger
Figurino .... Marit Allen
Edição .... Geraldine Peroni
Edição .... Dylan Tichenor

PRODUTORAS

Paramount Pictures
Good Machine
This Is That Productions
River Road Entertainment
Alberta Filmworks Inc.

DISTRIBUIDORAS

Focus Features
Europa Filmes

ERROS

Só no Falha Nossa você encontra todos os erros deste filme.

::..Estes erros você só encontra no Falha Nossa..::

1. Na primeira cena do filme quando a camionete de Jack chega, podemos observar que a sombra dela muda entre as duas tomadas, indicando que a cena foi filmada em dois momentos diferentes do dia.

2. Logo depois que ele desce da camionete, a sombra muda novamente, agora para o lado da casa.

3. Quando o Sr. Joe Aquirre chega no escritório, vemos que a sombra do seu carro é para o lado direito dele, indicando que o Sol está do outro lado, mas quando a camionete de Jack é mostrada, a sombra é de um Sol de Meio dia.

4.  No começo do filme quando os dois estão conversando com Joe Aguirre, o seu novo patrão, existe em cima da mesa um porta carimbos, e a posição dos carimbos muda entre a tomada de frente de Joe, e a de costas.

5. Observe que a posição dos óculos escuros do Sr. Joe muda de posição no bolso da camisa quando ele atende ao telefone.

6. No bar quando Jack diz que um raio matou as ovelhas, Ennis está com um dedo em cima da boca da garrafa de cerveja na tomada que pega os dois, depois do corte para a tomada sozinha dele, o dedo não está mais lá.

7. Na cena onde os dois estão no bar, existe um cinzeiro em cima do balcão, e em cima dele um cigarro branco. No final da cena Ennis retira um cigarro para fumar de dentro do bolso, e o outro que estava em cima do cinzeiro desaparece.

8. Quando Jack está bebendo cerveja no bar com Ennis, a bebida dele muda entre as tomadas.

9. Quando eles chegam no campo para vigiar as ovelhas, Jack abre uma garrafa de bebida que toma durante toda a estadia deles ali, mas como essa garrafa durou tanto se eles tomavam todo dia? Além disso, cada vez que ela aparecia, o nível da bebida era maior ou menor que o que estava antes! (Contribuição de Juliano Artiaga Malaspina - Fã de Carteirinha)

10. Depois do corte vemos uma tomada aberta do campo com as ovelhas e um caminhão chegando. Jack está com um rifle na mão e um fazendeiro dá a volta no cavalo ficando atrás dele, depois do corte para a tomada de perto, o fazendeiro está na frente do cavalo, ao lado de Jack.

11. Na primeira parada dos dois depois de seguir com as ovelhas, vemos uma tomada em close de Ennis. Atrás dele ao fundo vemos as ovelhas e a posição delas muda para a tomada seguinte de Jack em primeiro plano.

12. Depois de montar acampamento vemos Jack levantando os mantimentos para proteger dos animais, depois ele aparece em seu cavalo. Observe a gola do seu casaco que muda da tomada de longe para a de perto. Primeiro abaixada do seu lado direito, depois levantada.

ABSURDO: 13. 0:13:00h - Depois de lavar a chaleira, Ennis olha para o céu nublado e coloca o pano no seu ombro direito e sai do rio, depois do corte na tomada afastada o pano está na sua mão direita.

14. Quando Ennis encontra o urso na beira do rio, é possível observe que a posição do anima muda nas duas tomadas. Primeiro perto da margem do lado de Ennis, depois do outro lado da margem.

15. No acampamento quando estão falando sobre a barraca, Jack pega um café e toma um gole, o braço de Ennis está apoiado em cima do joelho na tomada de frente, mas depois do corte para a tomada lateral, seu braço está caído ao lado da perna pelo lado de dentro.

16. No dia seguinte Ennis aparece fazendo a barba, e o machucado causado pelo tombo que levou quando encontrou o urso, desapareceu completamente do lado direito do seu rosto, nem cicatriz encontramos. Até mesmo antes desta cena a cicatriz não existia.

17. Ainda no acampamento, Jack mostra a fivela do seu cinto e senta-se. Abre a garrafa de whisky e coloca num copo que Ennis pega e toma, depois do corte para uma tomada de costas de Ennis, vemos Jack bebendo da garrafa, e podemos notar que o rótulo da garrafa está agora ao contrário.

18. Quando Jack se levanta gritando, ele está com a garrafa de whisky na mão esquerda e o cigarro na mão direita. Observe que neste momento existe um corte e seu chapéu já aparece junto a garrafa na mão esquerda, quando um segundo antes estava na sua cabeça.

19. Ainda na cena Ennis se vira para o seu lado direito para olhar Jack, mas quando a tomada volta para ele, Ennis está deitado virado para a frente.

20. Observe ainda que quando Jack chega perto do cavalo antes de cair, a garrafa de whisky na sua mão esquerda está fechada com a tampa, quando estava aberta no momento em que levantou.  No momento em que levantou, Jack tapou a boca da garrafa com o dedo.

ABSURDO: 21. 0:22:26h - Observe na tomada que pega Jack batendo no cavalo e caindo que o chapéu preto que estava em sua mão aparece agora na sua cabeça. Não daria tempo dele colocar o chapéu na cabeça neste segundo.

22. Depois de cair no chão Jack toma um gole da garrafa de whisky que agora está aberta.

23. Depois de montar a barraca, Jack aparece cantando numa tomada de frente e Ennis batendo com um pedaço de pau com a mão direita e segurando a garrafa de whisky com a mão esquerda, acontece um corte para um tomada de costas e Ennis ainda segura a garrafa com a mão abaixada, depois do corte para a tomada de frente ele já aparece tomado um gole da garrafa, o que não fazia antes.

24. Ainda nesta seqüência Ennis entrega a garrafa para Jack que a segura com o rótulo virado para a frente da câmera, depois do corte quando ele termina de dar o gole, a garrafa está ao contrário, com o rótulo virado para ele.

25. Novo corte e ele entrega a garrafa de volta para Ennis, e neste momento o rótulo está virado ao contrário novamente.

26. Na segunda cena da barraca, quando os dois se beijam a primeira vez, é possível observar que a posição da mão de Jack no rosto de Ennis muda entre a tomada de frente e a de costas de Ennis. Observe os dedos junto a orelha.

27. Logo depois quando Jack puxa Ennis no seu colo, sua mão direita está no pescoço de Ennis, mas depois do corte sua mão não está mais naquela posição.

ABSURDO: 28. 0:34:20h - Jack está cortando lenha quando o Sr. Aguirre se aproxima para dar a notícia do tio doente. Jack coloca um pedaço de madeira para cortar em cima do tronco, e depois se vira para falar com o chefe dele sem cortar o pedaço de madeira. Depois da conversa quando a cena é aberta, podemos ver que o pedaço de madeira desapareceu de cima do tronco sem que Jack o tenha pego, ou cortado.

29. Jack laça as pernas de Ennis que cai, logo depois os dois estão girando no pasto. Observe que na primeira tomada Ennis está com seu chapéu, mas na tomada seguinte, num corte rápido, Ennis já aparece sem o chapéu que está no chão agora.

ABSURDO: 30. 0:39:00h - Observe também nesta cena que a etiqueta Levi's no bolso de trás da calça de Ennis, é uma etiqueta moderna, e não uma de 1960. Na época a Levi's usava uma etiqueta de couro grande colocada por onde se passava o cinto, e não uma etiqueta vermelha pequena costurada no bolso, como acontece nos dias de hoje. Compare na foto abaixo a etiqueta da calça do ator, com a etiqueta ao lado usada na época.

31. Depois de levar o soco, Hack se aproxima de Ennis e o segura com as duas mãos. Observe a mão direita dele que muda entre os cortes. Primeiro do lado esquerdo da cabeça de Ennis e depois do lado direito, cruzando pela frente do rosto.

32. Ainda nesta cena podemos ver que além da posição do chapéu de Ennis mudar, ele que estava amassado por terem caído em cima, está arrumado quando Ennis o pega de volta.

33. De volta com as ovelhas, o Sr. Joe Aguirre reclama e sai, neste momento Ennis tira seu cigarro da boca abaixando o braço e Jack levanta a mão para fumar, depois do corte para a tomada afastada, Ennis está com seu braço levantado, aquele que acabará de abaixar.

34. Na cidade Ennis bate o capô da camionete de Jack, mas não fecha completamente, porém depois quando vão embora, o capô está totalmente fechado.

35. Jack vai embora na sua camionete e olha pelo espelho para Ennis no meio da rua. Observe que a velocidade da camionete filmada pelo espelho retrovisor é bem menor do que a dela quando filmada de dentro.

36. Porque Ennis está indo embora e andando no meio da rua? Logo depois ele se encosta numa casa para chorar, e neste momento ele está bem longe do meio da rua.

37. Depois de Ennis se casar e brincar na neve e tudo mais, vemos uma tomada da cidade do Sr. Joe e Jack aparece com sua camionete na rua, e por incrível que parece, os dois carros estacionados na rua estão do mesmo jeito. Será que ninguém saiu com eles ou parou de outra maneira?

38. Dois anos depois, Jack volta a pedir emprego para Joe Aquirre, e por incrível que pareça, mesmo depois de tanto tempo as coisas em cima da mesa dele estão exatamente na mesma posição que estavam quando os dois rapazes estiveram lá da primeira vez. Observe o porta carimbos por exemplo e os papeis atrás do Sr. Joe.

39. Na casa de Ennis, ele começa a beijar a esposa na cama e existe um corte do close para uma tomada afastada, neste momento a posição da esposa é diferente, mais curvada para trás e mais de lado. Observe que a posição do braço direito dela também muda.

ABSURDO: 40. 0:50:00h - Depois da cena de sexo de Ennis com a esposa, aparece Jack montando num touro e podemos ver um enchimento nas costas do cowboy nitidamente para amortecer sua queda caso necessite.

41. Antes de cair do touro na tomada em close, Jack está caindo para o lado direito do touro, mas depois do corte para a tomada afastada ele cai para o outro lado.

42. Observe ainda nesta cena que o cowboy que monta o touro é um dublê na primeira cena.

43. Depois de cair e se afastar do touro, Jack fica em pé ao lado da porteira, mas na tomada do touro e do palhaço ele já está em cima da porteira. Se aquele não for Jack, então ele sumiu.

44. Quando Lureen aparece a primeira vez montando seu cavalo, ela passa pela porteira duas vezes, uma em cada tomada.

45. Logo depois ela dá a volta no primeiro barril, e faz isto bem junto a ele, depois do corte ela ainda está contornando, mas agora bem afastada do barril.

46. Na segunda vez que Jack monta um touro, é possível perceber novamente o uso de um dublê no seu lugar.

47. Observe também mais uma vez o enchimento colocado nas costas do cowboy, bem visível na hora que ele se levanta depois de cair do touro filmado de costas.

48. No carro Lureen pede para Jack esperar e fala alguma coisa. na tomada de frente de Jack nós o vemos colocar sua mão direita no braço esquerdo dela, mas depois do corte para o rosto de Laurren a mão dele não está mais no braço dela.

49. Nova tomada para o rosto de Jack e agora sua mão direita está novamente no braço esquerdo dela.

50. Então ela se levanta para tirar a blusa, e na tomada de Jack ele afasta os braços dela, mas na tomada seguinte de Laurren, a mão direita dele ainda está no braço da garota, e então ele o afasta.

51. Na loja onde Alma trabalha, Ennis leva as duas meninas e diz que tem que sair para trabalhar. Uma das crianças derruba vários vidros da prateleira quebrando alguns. Mas depois quando Alma pede desculpas, os frascos aparecem alinhados novamente, e agora bem menos estão quebrados. Observe numa das tomadas do chefe de Alma que existe um vidro na prateleira que está virado, e que depois do corte desapareceu.

52. Quando chega em casa depois de aparecer o bebê de Jack, Ennis sobre as escadas com uma marmita na mão, mas dentro de casa ele não tem mais a marmita consigo.

53. Quando Ennis apresenta Jack para Alma, ela coloca sua bolsa no ombro esquerdo e fica com a mão esquerda segurando a alça pela frente do corpo numa tomada de costas dela, mas depois do corte para a tomada de frente, seu braço está em outra posição.

54. No motel os dois estão deitados, e podemos perceber em certos momentos das tomadas feitas do rosto de Jack, onde só enxergamos a parte de trás da cabeça de Ennis, que na realidade esta cabeça parece ser de outra pessoa. Observe que a orelha desta pessoa é diferente da de Ennis.

55. No acampamento Ennis está contando a história do vaqueiro que foi morto. Neste momento vemos o pai dele junto com as duas crianças. Observe que ele está com o braço esquerdo no ombro do filho menor, mas depois do corte para o close ele está colocando sua mão no ombro do menino, coisa que ele já estava fazendo na tomada anterior.

56. Ennis briga com Alma que sai de casa, quando ele volta pergunta se as meninas querem que ele empurre o balanço e elas respondem que não. Neste momento não existe Sol nas crianças, mas depois do corte para a tomada aberta, o Sol é forte nelas.

57. Em 1972 quando Ennis aparece fazendo amor por cima de Alma, nós o vemos colocar seu braço esquerdo para trás, mas depois do corte para o rosto de Alma, sua mão esquerda está ao lado do rosto dela.

58. Nova tomada para o rosto de Ennis e depois para o de Alma e a mão esquerda dele está ainda ao lado da cabeça dela. Após o próximo corte para a tomada lateral, que mostra os seios de Alma, podemos ver que o braço esquerdo de Ennis está para trás novamente.

59. Quando Ennis e sua esposa estão brigando e sua filha passa para um lado e para outro, é possível perceber o microfone.

60. Enni se separa da esposa e o amigo vem visitá-lo. Ambos tem costeletas grandes, mas nitidamente percebemos que são falsas.

61. Ainda na fazenda quando Jack visita Ennis, não existe Sol nem sombras, mas na tomada da camionete de Ennis onde estão as duas meninas, é possível ver que o Sol é muito forte.

62. É perfeitamente possível se ver que o ator Heath Ledger tem a orelha furada. Isso destoa de seu personagem tanto pela época em que o filme se passa, bem como pela profissão dele. Podiam ter disfarçado com maquiagem. (Contribuição de Sidney M. Pires - Barretos /SP - Fã de Carteirinha)

63. Depois de se despedir de Ennis, vemos o carro de Jack na estrada onde aparece uma placa de sinalização indicando que falta 65 milhas para El Passo e 68 milhas para Juarez - Fronteira do México. O problema é que não existe Grasslands perto de El Passo.

64. Na casa nova de Alma, o novo marido dela corta um pedaço do peru e serve para a filha mais velha. depois quando ele vai cortar novamente, o peru está com a parte cortada diferente da anterior.

65. Depois da briga com Alma e com o motorista na rua Ennis aparece no rio com Jack que está de bigode. Observe na tomada de longe que os cavalos atrás de Jack estão numa determinada posição, um de frente para o outro. Depois do corte para uma tomada mais próxima de Jack, os cavalos mudaram de posição, inclusive o branco mudou de lado.

66. Depois de Ennis dançar com a garota no bar, vemos a festa onde está Jack e sua mulher. Na tomada de longe ele está debruçado para frente com seu braço em cima da mesa, depois do corte para o close ele está recostado para trás e sem o braço na mesa.

67. Depois do jantar vamos para uma cena no bar onde a filha de Ennis conversa com a nova namorada dele. Observque quando ele vem à mesa, o seu braço direito faz um carinho na cabeça da filha na tomada de costas, o que não acontece mais na tomada de frente.

68. Ainda nesta cena Ennis vem com a cerveja na mão direita na tomada que pega sua filhe de frente, acontece o corte e ela acaricia a filha com a mesma mão direita que está aberta e sem a cerveja. Novo corte para uma tomada de frente dela e a cerveja está na mão direita e ele se apóia na mesa com a mão esquerda. Outro corte e agora a cerveja aparece na sua mão esquerda.

69. Quando Ennis está levando sua filha para casa, é possível ver do outro lado da rua, no reflexo do vidro de uma casa, o caminhão branco que puxa a camionete de Ennis.

70. Observe que o Sol nas camionetes desaparece quase que totalmente no final da conversa.

71. Ennis sai de perto da camionete e vai até junto de Jack parando há pelo menos um metro de distância dele, depois do corte eles estão há apenas alguns centímetros de distância um do outro.

72. Quando os dois estão conversando e Ennis comenta que só poderão se ver em novembro, a posição da cabeça de Ennis muda entre as tomadas, ora abaixada, ora levantada. Observe que Ennis está com a cabeça reta e Jack falando atrás dele sobre os vinte anos de convivência, depois do corte a cabeça de Ennis filmada de costas está abaixada.

73. Novo corte agora para uma tomada lateral e Jack se afasta, e a cabeça de Ennis está levantada novamente.

74. Mais um corte agora para Ennis que se vira chorando, e a sua cabeça está abaixada novamente.

75. Ennis começa a chorar e Jack se aproxima, Ennis empurra-o e mesmo assim Jack o abraça colocando seu braço esquerdo no ombro de Ennis que fica com seu braço direito embaixo do braço de Jack, mas depois do corte sua mão direita já está por cima do casaco do amigo.

76. Ennis está no bar comendo, então a ex-namorada aparece. Observe a comida no prato do rapaz que muda completamente entre os cortes.

77. Depois de se passarem quase vinte anos, nem Jack nem Ennis envelheceram nem um pouco, nem mesmo mudaram sua fisionomia.

78. A mão da mãe de Jack no ombro de Ennis, muda desde quando ela coloca até a tomada seguinte.

79. Na frente do seu trailer, Ennis coloca os números na caixa postal e se afasta pegando o cigarro da boca e abaixando o braço, depois do corte para a tomada de costas ele faz isto novamente.

80. Depois de colocar os números na caixa postal, nós vemos o trailer numa tomada lateral e a porta está aberta encostada no trailer, e do lado da abertura da porta existe um lustre que é mais sobressalente do que a porta, mas depois do corte numa tomada da parte de trás do trailer, conseguimos ver a porta que é fina, mas não conseguimos ver o lustre que bem maior e está mais para fora.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Europa e o Falha Nossa convidaram você para cuidar destas ovelhas.
Eles mandaram um e-mail
respondendo. Qual é o seu maior segredo? Conte pra gente!
E concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o regulamento.

1º ao 5º lugar
1 par de ingressos.

Fabiano Ieck - Sapiranga / RS
Jayson dos Santos Vieira - Cotia / SP
Lourdes Coura - Recife / PE
Samuel Araújo Melo - João Pessoa / PB
Sonia R. de Araújo - Curitiba / PR

A Europa e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. EUROPA ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

GANHADOR DO FESTIVAL DE VENEZA 2005

OITO INDICAÇÕES AO OSCAR 2006

SETE INDICAÇÕES AO GLOBO DE OURO 2006: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor - Ang Lee, Melhor Roteiro - Larry McMurtry e Diana Ossana, Melhor Ator - Heath Ledger, Melhor Atriz Coadjuvante - Michelle Williams, Melhor Trilha Sonora - Gustavo Santaolalla, Melhor Canção - A Love That Will Never Grow Old - Gustavo Santaolalla e Bernie Taupin

GANHADOR DO GLOBO DE OURO 2006: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor - Ang Lee, Melhor Roteiro - Larry McMurtry e Diana Ossana, Melhor Canção - A Love That Will Never Grow Old - Gustavo Santaolalla e Bernie Taupin