VOLTAR FILMES 1

 
   

O CAPITÃO CORELLI
NICOLAS CAGE & PENELOPE CRUZ

Grécia, 1940. Cefalônia é uma ilha paradisíaca que em breve será atingida pela guerra. Este momento é antecipado quando oito mil gregos derrotam quatorze mil italianos na fronteira com a Albânia, mas em pouco tempo Hitler prepara uma retaliação para ajudar Mussolini e logo toda a Grécia está ocupada. Mandras, um pescador analfabeto que lá vive, lutou contra os italianos e faz parte da resistência.

Ele também é noivo de Pelagia, a filha de Iannis, o médico do local, que abriga o capitão Antonio Corelli por exigência das forças de ocupação. Inicialmente Pelagia rejeita qualquer forma de aproximação de Corelli, pois ele é o inimigo, mas enquanto Mandras esteve ausente a amizade entre Corelli e Pelagia cresceu.

A beleza e inteligência dela conquistaram o coração do capitão e o afeto que ele tem com a comunidade o faz questionar sua razões para lutar. Antonio se torna parte da vida dos aldeões, mas o momento é passageiro e Antonio e Pelagia tem de escolher entre a submissão aos seus países e o amor eles sentem um pelo outro.

Em 1943, os italianos se rendem na Europa e quando os alemães exigem que todos na ilha, inclusive os italianos, entreguem suas armas. Corelli não concorda e não confia nas promessas dos oficiais germânicos, assim decide junto com um grupo de homens ficar na ilha e defendê-la dos nazistas, apesar de ser impossível resistir ao poder bélico deles.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: John Madden
Escritor: Shawn Slovo

Baseado no livro de Louis de Bernières

Gênero: Guerra / Drama / Romance

Site Oficial: www.captain-corellis-mandolin.com

Columbia TriStar

Título Original: Captain Corelli's Mandolin
Tempo: 145 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2001 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Nicolas Cage .... Capitão Antonio Corelli
Penélope Cruz .... Pelagia
John Hurt .... Dr. Iannis
Christian Bale .... Mandras
David Morrissey .... Capitão Weber
Irene Papas .... Drosoula
Patrick Malahide .... Coronel Barge
Aspasia Kralli .... Sra. Stamatis
Michael Yannatos .... Kokolios
Gerasimos Skiadaressis .... Stamatis
Dimitris Kaberidis .... Padre Arsenios
Vicky Maragaki .... Elena
Pietro Sarubbi .... Velisarios
Joanna-Darla Adraktas .... Lemoni - jovem
Ira Tavlaridis .... Lemoni - velho

FICHA TÉCNICA

Produção .... Tim Bevan
Produção .... Eric Fellner
Produção .... Mark Huffam
Produção .... Kevin Loader
Música .... Stephen Warbeck
Fotografia .... John Toll
Desenho de Produção .... Jim Clay
Direção de Arte .... Gary Freeman
Direção de Arte .... Chris Seagers
Figurino .... Alexandra Byrne
Edição .... Mick Audsley
Efeitos Especiais .... Double Negative

PRODUTORAS

Universal Pictures
Le Studio Canal+
Working Title Films
Free Range Films

DISTRIBUIDORAS

Universal Pictures
UIP
Miramax Films
Buena Vista International


ERROS

1. Quando Nicolas Cage está falando com Penelope Cruz durante a segunda vez. O cabelo dela muda de forma.

2. Existe também sujeira no ombro dela que desaparece na próxima cena.

3. Na cena onde os aviões alemães estão bombardeando o porto da Cidade, é muito fácil de ver que os aviões foram gerados por Computação Gráfica. O detalhe dos aviões é excelente, mas o movimento pelo ar não é consistente com um avião real .

4. Na religião ortodoxa não se usa estátuas paradas de Jesus como mostrado no filme. Usa-se um quadro ou Jesus na cruz. [É o corpo (algo como uma múmia) de São Gerasimos que é uma relíquia santa para Cephalonia]

5. ABSURDO: Quando Penelope Cruz está andando na floresta o cesto está no seu braço direito e o Capitão Corelli aparece. Neste momento, a câmera muda para ele, e quando volta para ela, o cesto já está na mão esquerda. [CONFERIR O ERRO]

ERROS REMVIDOS

ANTIGO ERRO 1 RETIRADO. Durante a tomada das posições italianas na Grécia, um homem velho lê um papel que anuncia que Roma caiu. Na realidade o tempo da aquisição alemã era setembro de 1943. Roma não caiu aos Aliados até junho do ano seguinte. --> Na verdade, a Itália assinou sim um armistício no dia 3 de setembro de 1943. A Itália não caiu por causa dos alemães que estavam lá. Tanto que em 13 de outubro de 1943 a Itália declarou guerra à Alemanha, juntando-se aos Aliados. (Contribuição de Danilo Nikolaídis - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 3 RETIRADO. Durante as primeiras cenas do filme a bandeira grega usada é a atual, e não a da época. A bandeira que deveria ter sido usada é uma cruz branca em azul. --> Era usada sim. Em inúmeros quadros que já vi, aparece a bandeira listrada. Na verdade, as duas bandeiras eram oficiais. (Contribuição de Danilo Nikolaídis - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Atriz (Penélope Cruz).