VOLTAR BLOCO EXCLUSIVO 6

 

 
 

CARTAS DE IWO JIMA
KEN WATANABE

Reproduz a batalha entre os Estados Unidos e o Japão, na ilha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial.

É um dos dois filmes rodados por Clint Eastwood sobre o episódio.

Este mostra a perspectiva japonesa do episódio, é falado em japonês. O outro, A Conquista da Honra - "Flags of our fathers", mostra o ponto de vista norte-americano.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Clint Eastwood
Escritor: Iris Yamashita

Baseado na história de Iris Yamashita & Paul Haggis e nos livros de Tadamichi Kuribayashi & Tsuyoko Yoshido

Gênero: Drama / Histórico / Guerra

Warner Bros.

Título Original: Letters from Iwo Jima
Tempo: 140 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2006 - USA - Estréia dia 16 de fevereiro de 2007
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Ken Watanabe .... General Tadamichi Kuribayashi
Kazunari Ninomiya .... Saigo
Tsuyoshi Ihara .... Barão Nishi
Ryo Kase .... Shimizu
Shido Nakamura .... Tenente Ito
Hiroshi Watanabe .... Tenente Fujita
Takumi Bando .... Capitão Tanida
Yuki Matsuzaki .... Nozaki
Takashi Yamaguchi .... Kashiwara
Eijiro Ozaki .... Tenente Okubo
Nae Yuuki .... Hanako
Nobumasa Sakagami .... Almirante Ohsugi

FICHA TÉCNICA

Produção .... Clint Eastwood
Produção .... Robert Lorenz
Produção .... Steven Spielberg
Música .... Kyle Eastwood
Música .... Michael Stevens
Fotografia .... Tom Stern
Edição .... Joel Cox
Edição .... Gary Roach
Elenco .... Phyllis Huffman
Desenho de Produção .... Henry Bumstead
Desenho de Produção .... James J. Murakami
Cenário .... Gary Fettis
Figurino .... Deborah Hopper

PRODUTORAS

Amblin Entertainment
DreamWorks SKG
Malpaso Productions
Warner Bros. Pictures

DISTRIBUIDORAS

Paramount Pictures
Warner Bros.

ERROS

Em breve mais erros.

1. No começo do filme vemos um japonês de branco descendo a montanha na frente dos outros, mas não é ele que é o primeiro a entrar na caverna.

2. Os dois soldados japoneses estão cavando a trincheira quando um oficial se aproxima, o soldado de faixa na cabeça se vira e fica em posição de sentido, depois do corte ele repete o movimento.

3. Quando o avião aterrisa na ilha, um grupo de 5 japoneses se aproxima da pista e param. Depois do corte eles estão em posições diferentes, agora todos alinhados e em formação.

4. Depois do general vir a noite olhar o mapa, existe um corte para uma cena do soldado indo levar sua carta para um outro soldado que está atrás de uma bancada. Observe que entre os cortes os objetos em cima da bancada mudam, principalmente ao lado da caneca.

ABSURDO: 0:15:50 - 5. Quando acontece a tomada da rua com os soldados marchando, vemos a direita da imagem um japonês acenado a bandeira do Japão, e atrás dele os dois oficiais. Atrás dos oficiais existe um homem de bicicleta e um outro homem de faixa branca na cabeça que está parado. Depois do corte esse sujeito aparece andando bem atrás dos oficiais, o que seria impossível.

6. Quando o oficial pula o obstáculo com seu cavalo, o soldado aparece batendo palmas, mas na tomada afastada o oficial que briga com eles não aparece, só depois.

7. A posição das mãos do soldado que bate palmas para o cavaleiro, muda depois na tomada quando o oficial manda eles voltarem ao trabalho.

8. O cavaleiro volta quase derrubando o oficial com o cavalo. Depois do corte o soldado que tem um lenço branco na cabeça embaixo do seu quepe, aparece segurando uma madeira, depois do corte ele segura a madeira ao contrário, do outro lado do corpo.

9. Perto de dezenove minutos do filme, quando o cavaleiro chega perto do general na praia, esse corre e coloca o lápis atrás da orelha direita, arrumando seu quepe em seguida. Logo depois ele abaixa seu braço direito, mas após o corte da tomada de costas para a tomada de frente ele está arrumando o lápis atrás da orelha novamente.

10. Ainda nessa cena nós podemos ver que ele tira sua batuta de debaixo do braço, mas na tomada de frente ela ainda está embaixo do braço.

11. Mais um corte, agora para uma tomada de costas, e a posição das duas mãos do general mudou novamente, inclusive agora colocando algo no bolso com a mão direita, e não mais segurando sua batuta com a mão esquerda.

12. Ao receber a foto do cavalo, o general coloca sua batuta debaixo do braço esquerdo virada para cima, depois do corte ela está para baixo.

13. Novo corte e agora ela está virada para cima novamente.

14. A posição que o general segura a foto muda entre os cortes. Observe o dedo indicador da mão esquerda, e todos os dedos da mão direita.

15. Depois de pegar na medalha do oficial, o general segura sua batuta na tomada de longe, mas após o corte para o close ele não está mais fazendo isso.

ABSURDO: 0:20:50h - 16. O lápis na orelha direita do general muda de posição entre as tomadas, ora mais para dentro, ora mais para fora de seu quepe.

ABSURDO: 0:31:00h - 17. Quando os dois amigos estão conversando na caverna, depois da chegada do outro soldado, o mais novo está lendo uma revista enquanto o mais velho de bigode deita-se ao seu lado. Eles ficam conversando até o mais novo jogar a revista de lado. Depois do corte a posição do outro está completamente diferente, agora com o corpo e a cabeça totalmente virados para o lado do rapaz.

18. Quando os aviões atacam a ilha na primeira vez, vemos um soldado correndo e os tiros atingindo o chão ao lado dele, dos dois lados, mas mesmo sem ser na direção do soldado, e passar ao seu lado, o soldado é atingido mortalmente.

Em breve mais erros.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Warner Bros. e o Falha Nossa convidaram você para ler essas cartas.
Eles mandaram um e-mail respondendo: Você ainda envia cartas pelo correio?
E concorreram a prêmios inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

1º ao 5º lugar
1 par de ingressos do filme.

Anacléia Maria Mendes - São Paulo / SP
Juracir Cardozo Filho - Belém / PA
Kleverson Albuquerque - Natal / RN
Pedro C. Pedrosa - Rio de Janeiro / RJ
Sandra Maria Toledo - Manaus / AM

A Warner Bros. e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. WARNER ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição e Melhor Roteiro. Ganhou o prêmio de melhor filme de língua estrangeira no Broadcast Film Critics Association Awards e mais duas indicações nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Filme. Ganhou o prêmio de melhor filme de língua estrangeira no Chicago Film Critics Association Awards e ainda foi indicado em outras 4 categorias, Melhor Fotografia, Melhor Diretor, Melhor Música e Melhor Roteiro Original. Ganhou o prêmio de melhor Filme de língua estrangeira no Dallas-Fort Worth Film Critics Association Awards.
Ganhou o Globo de ouro na categoria de melhor filme de língua estrangeira e ainda foi indicado ao prêmio de melhor Diretor. Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Los Angeles Film Critics Association Awards.