VOLTAR FILMES 1

 
   

CASAMENTO GREGO
NIA VARDALOS, JOHN CORBETT, MICHAEL CONSTANTINE & LAINIE KAZAN

"As belas mulheres gregas, geralmente, fazem três coisas na vida: casam-se com gregos, fazem bebês gregos e alimentam a todos eles até o dia de suas mortes." Toula Portokalos

A família Portokalos está preocupada com Toula (NIA VARDALOS). Solteira aos 30 anos, ela trabalha no Dancing Zorba's, restaurante de comida grega de seus pais, Gus (MICHEAL CONSTANTINE) e Maria (LAINIE KAZAN), e cheira a pão de alho.

Seus dias são sem graça, como é o seu cabelo, suas roupas e seu jeito de ser. Toula escuta calada sua família sussurrar sobre sua triste condição de solteirona. Ela recusa a oferta do pai de ir para a Grécia em busca de marido. É como se ela não quisesse se casar. Essa idéia leva seus parentes a aceitar o inaceitável.

Toula quer algo mais para sua vida. No exato momento em que pensava no quanto desejaria ser mais ousada e bonita, seu olhar recai sobre um homem alto e bonito que entra no restaurante da família e a paralisa, igual as estátuas gregas que enfeitam a casa da família. O belo estranho nem a percebe.

Toula está disposta a mudar. Infelizmente, o resto da família não. Ela decide se matricular num curso de informática, apesar das objeções retrógradas do pai, que argumenta: "Por que ela precisa ir para a faculdade?. Ela tem a cultura suficiente que uma mulher precisa". Essa falta de tato não surpreende ninguém. Ele acha que Windex é o milagre curativo século, que os quimonos foram inventados pelos gregos, como também a filosofia e astronomia.

Algumas aulas de informática, um par de lentes de contato e uma nova atitude era tudo que Toula precisava. Ela consegue um emprego na agência de viagem de sua tia, onde, desta vez, é o olhar do belo estranho que recai sobre a nova Toula. Ele se chama Ian Miller (JOHN CORBETT), é professor de nível secundário, alto e bonito, mas, infelizmente, não é grego.

Não tarda para que ele a convide para sair e, logo, estão apaixonados. Mas Toula não sabe o que será mais desagradável para o seu conservador pai: o fato de que Ian ser Xeno (estrangeiro) ou ser vegetariano.

Mas nada mais importa depois que ele a pede em casamento. O casal acredita na possibilidade de felicidade, caso os pais de Ian consigam se dar bem com os pais de Toula, tias, tios, avó e seus vinte e sete primos. Mas, como diria Tia Voula, "já que ele não come carne, farei cordeiro".

Toula sabe que se Ian convencer que está à altura das exigências de seus parentes amalucados e se batizar na Igreja Ortodoxa Grega, ela terá o seu casamento grego, incluindo uma limusine azul, duas esculturas de gelo, dez damas de honra vestidas de turquesa, um bolo de cinco camadas com uma escadaria de plástico e uma fonte de champanhe.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Joel Zwick
Escritor: Nia Vardalos

Gênero: Comédia

Site Oficial: http://www.casamentogrego.com.br/

Europa Filmes

Título Original: My Big Fat Greek Wedding
Tempo: 96 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2002 - USA
Recomendação: Livre


ELENCO

Nia Vardalos .... Fotoula 'Toula' Portokalos
John Corbett .... Ian Miller
Michael Constantine .... Gus Portokalos
Lainie Kazam .... Maria Portokalos
Andrea Martin .... Tia Voula
Joey Fantone .... Angelo
Christina Eleusiniotis .... Toula aos 6 anos
Kaylee Vieira .... Garota da Escola
J
ohn Kalangis .... Professor Grego
Marita Zouravlioff .... Toula aos 12 anos
Stavroula Logothettis .... Athena Portokalos
Sarah Osman .... Athena aos 15 anos

FICHA TÉCNICA

Produção .... Gary Goetzman
Produção .... Tom Hanks
Produção .... Rita Wilson
Música .... Xandy Janko
Música .... Chris Wilson
Fotografia .... Jeff Jur
Desenho de Produção .... Gregory P. Keen
Direção de Arte .... Kei Ng
Figurino .... Michael Clancy
Edição .... Mia Goldman

PRODUTORAS

HBO
Gold Circle Films
MPH Entertainment Productions
Playtone Co.

DISTRIBUIDORAS

IPC Films
Europa Filmes

ERROS

1. Quando Toula e Ian estão caminhando para o outro lado da ponte, você vê Ian comprimir o cabelo atrás da orelha direita, então o ângulo muda e o cabelo está na frente da orelha.

2. Quando Toula escolhe o folheto para cursos da faculdade, ela coloca isto no bolso esquerdo do casaco dela. Depois ela aparece tirando isto do bolso direito. --> Ela tira e coloca no mesmo bolso (Contribuição de Roberto Juan - Fã de Carteirinha)

3. Quando Toula vai conhecer Ian na escola onde ele trabalha, e eles estão falando no corredor, os braços dela ficam mudando de posição na frente dos ombros, e detrás do pescoço. Isto acontece várias vezes entre os cortes de câmera.

4. O pai gosta de usar Windex, mas isto não o ajudaria porque o conteúdo principal do Windex é amônia.

5. Quando Ian vai à agência para ver Toula, eles se sentam atrás da mesa. Observe as duas canetas coloridas, uma verde e uma azul no porta canetas ao lado da bandeirinha dos Estados Unidos. Elas mudam de posição entre os cortes.

6. Quando os pais de Toula estão conversando no restaurante decidindo se ela vai ou não para a agência, Toula serve café, mas um segundo antes não existia xícara na mesa.

7. Quando Toula se casa, o casal sai da igreja e vai para a limusine. Mas com aquele tamanho de vestido de noiva, ela não podia ter entrado no carro tão depressa. (Contribuição de Wagner Ghizzoni Júnior - Uberaba / MG - Fã de Carteirinha) --> Quando Toula sai da igreja e entra na limusine a cauda do vestido já foi retirado (porque os vestidos de hoje em dia pode desprender a cauda do vestido), mas não daria tempo para ser retirada. (Contribuição de Roberto Juan Giorgi Garrido - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

8. Em um momento do filme, quando estão acontecendo os preparativos para a festa do casamento, estão todos conversando na cozinha, e vê-se nitidamente o microfone no alto da tela. (Contribuição de Letícia Priori - Fã de Carteirinha)

9. Na parte onde a mãe da Toula e sua tia tentam convencer o pai dela a trabalhar na agência de viagens, Além das xícaras de café sumirem, a jarra com café às vezes está na mesa ou na mão de Toula. (Contribuição de Jaime Costa Jr. - Fã de Carteirinha)

10. Quando Toula chega em casa no inicio do filme, se você olhar rápido para o canto direito da tela no alto, você verá a ponta do microfone. (Contribuição de Chvff - Fã de Carteirinha)

11. Quando Toula está indo para a escola, e o pai dela está falando que todas as palavras vem do grego, primeiro, ele não está de luvas, e logo depois, ele está. (Contribuição de Elainne Neves - Fã de Carteirinha)

12. Quando a mãe do pai de Toula coloca uma espécie de coroa na cabeça da moça, fica uns fios de palha no cabelo dela, mas quando ela vai se olhar no espelho esses fios não estão mais presos no cabelo. (Contribuição de Roberto Juan Giorgi Garrido - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

13. Na cena que o Ian e a Toula estão na cama e ele se prepara para pedir a mão dela em casamento, ela está com a mão atrás da cabeça, na cena seguinte no rosto dele, quando volta para a fala dela a mão continua atrás da cabeça, e essa troca continua até o fim do diálogo. (Contribuição de Plínio Cruz e Valéria - Rio de Janeiro / RJ  - Fãs de Carteirinha)

14. Quando Toula está no restaurante de seu pai, ela aparece de moletom cinza e com uma outra blusa por baixo, mas quando sai a roupa dela muda de cor. (Contribuição de Elisangela Carminatti - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) Ref. Erro 4 - O filme é uma comédia, e esta é uma das piadas do filme (bem como aquela que todas as palavras se originam do grego...). o pai da protagonista é caracterizado como egocêntrico. acreditar que windex cura tudo não tem nada a ver com o produto em si, ou se ele é realmente capaz ou não; tem mais a ver com a personalidade pitoresca do pai da protagonista. Seria como dizer que catchup cura tudo: provocaria risos... (Contribuição de Dandara Soares Santos - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

Estes foram os ganhadores da Promoção que deu ingressos para ver o filme!

Afranio Santi Chaves - Maringá / PR
Alexandra Silva Veiga - Manaus / AM
Ana Beatriz Apocalypse Vieira - Belo Horizonte / MG
Francilene Assolari de Ramos - Curitiba / PR
Jefferson S. Oliveira - São Paulo / SP
Marcia Lara de Souza - Bauru / SP
Maria Fernanda Cerqueira - Cubatão / SP
Michelle Della Vechia - Curitiba / PR
Michely Castegnaro - Curitiba / PR
Tito Lívio de Alvarenga Freire - Curitiba / PR

IMAGENS E CURIOSIDADES

   

   

   

CASAMENTO GREGO, comédia romântica da Playtone, é baseada no monólogo cômico escrito e estrelado por Nia Vardalos, ex-participante do Second City. Dirigido por Joel Zwick e adaptado para o cinema por Vardalos, o filme é produzido por Rita Wilson, Tom Hanks e Gary Goetzman. Norm Waitt, Paul Brooks e Steven Shareshian são os Produtores Executivos. Jim Milio, Melissa Jo Peltier e Mark Hufnail são Co-produtores Executivos. Jeffrey Jur é o Diretor de Fotografia; Gregory Keen é o Diretor de Arte e Mia Goldman é responsável pela Montagem. IFC Films distribui o filme no circuito cinematográfico.

Casamento Grego originalmente foi escrito para ser um show solo de Nia Vardalos no teatro. O orçamento de Casamento Grego foi de US$ 5 milhões, sendo que o filme arrecadou mais de US$ 100 milhões apenas nas bilheterias norte-americanas.

Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Original.

Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Nia Vardalos).

Ganhou o Independent Spirit Awards, na categoria de Melhor Revelação (Nia Vardalos).

Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Revelação Feminina (Nia Vardalos).