VOLTAR BLOCO 5

 

 
 

CENTRAL DO BRASIL
FERNANDA MONTENEGRO, VINICIUS DE OLIVEIRA & MARILIA PÊRA

Dora (Fernanda Montenegro) faz bico escrevendo cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Quando uma de suas clientes morre em um acidente, ela assume a responsabilidade de tomar conta do filho que a acompanhava.

Juntos, os dois empreendem uma viagem pelo interior do Brasil, à procura do pai do menino.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Walter Salles
Escritores: João Emanuel Carneiro & Marcos Bernstein

Site Oficial: www.centraldobrasil.com.br
Site Oficial (EUA): www.spe.sony.com/classics/centralstation/index.html

Gênero: Drama

Europa Filmes

Título Original: Central do Brasil
Duração: 113 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1998 - Brasil
Recomendação: Livre

ELENCO

Fernanda Montenegro .... Dora
Marília Pêra .... Irene
Vinícius de Oliveira .... Josué
Soia Lira .... Ana
Othon Bastos .... Cesar
Otávio Augusto .... Pedrão
Stela Freitas .... Yolanda
Matheus Nachtergaele .... Isaías
Caio Junqueira .... Moisés
Socorro Nobre .... Cliente de Dora
Manoel Gomes .... Cliente de Dora
Roberto Andrade .... Cliente de Dora
Sheyla Kenia .... Cliente de Dora
Malcon Soares .... Cliente de Dora
Maria Fernandes .... Cliente de Dora

FICHA TÉCNICA

Produção .... Arthur Cohn
Produção .... Martine de Clermont-Tonnerre
Música .... Antônio Pinto
Música .... Jacques Morelembaum
Direção de Fotografia .... Wálter Carvalho
Desenho de Produção .... Cássio Amarante
Desenho de Produção .... Carla Caffé
Edição .... Isabelle Rathery
Edição .... Felipe Lacerda
Fotografia .... Walter Carvalho

PRODUTORAS

Le Studio Canal+ (França)
MACT Productions (França)
Riofilmes (Brasil)
Videofilms

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista International
EDKO Film Ltd.
Gativideo
Lusomundo
RCV Film Distribution
Sony Pictures Classics
Europa Filmes

ERROS


1. A segunda carta que Dora escreve para a mãe de Josué, ela não pega o endereço. Isto já seria um motivo para desconfiar que ela não vai por a carta no correio.
Erros do site www.falhanossa.com

2. Quando Josué volta para escrever uma carta para o pai, para contar que sua mãe se machucou, Dora está com uma camisa meio marrom florida, mas quando ela entra no trem para ir embora, ela está com uma camisa bege clara.

3. Quando o guarda da Central do Brasil, Pedrão se abaixa para falar a primeira vez com Josué, tanto a posição dele como a do menino se alternam entre os cortes de câmera.

4. Como é que Dora sabe que a mãe do menino morreu? Ela não foi ver quem havia sido atropelado. Então ela não poderia dizer para Josué que ela tinha morrido.

ABSURDO: 5. Quando Dora compra o aparelho de televisor novo e está conversando com sua amiga Irene, ela tem um controle remoto na mão que diz não estar funcionando. Depois que Irene vai embora e Dora está no sofá sozinha, o controle remoto muda. Agora ele é mais fino do que o anterior.

6. Josué embarca no ônibus para ir para a cidade do seu pai. Como deixaram um menino embarcar sozinho, sem os pais ou responsável e sem nenhum documento de autorização.Erros do site www.falhanossa.com

7. Quando Josué pergunta para Dora se o homem de barba que está sentado atrás deles no ônibus é pai, Dora se vira para olhar para ele. Neste momento a mulher de roupa vermelha está com o rosto virado para a direita, depois ela aparece com o rosto virado para a frente e por fim com o rosto virado novamente para a direita.

8. Quando Dora está conversando com Jessé, que parecia ser o pai de Josué, o menino é focalizado e no seu cabelo do lado esquerdo tem algo pequeno e branco, parece ser sujeira. Depois do corte a sujeira desapareceu.

9. Josué vai ao torno onde está seu irmão Moisés para fazer o pião. Note que o pião é apenas madeira lisa. Depois que o irmão quebra e entrega para Josué, o pião já tem 3 listras e aparentemente pintadas de marrom.

10. Quando eles estão na romaria escrevendo as cartas, os envelopes são do tipo pequenos, quase quadrados, mas quando chegam no hotel e Josué os joga no cesto de lixo, a maioria é retangular. E como Josué sabia que tinha que rasgar antes ? Dora nunca lhe falou nada a respeito. --> Dora nunca falou sobre as cartas para Josué, porem ele viu muitas cartas guardadas em uma gaveta na casa de Dora, o que lhe permitia saber que ela não colocava as cartas no correio. (Contribuição de Lucas Rediman - Fã de Carteirinha)

11. Quando Dora está no ônibus indo embora, ela está escrevendo uma carta. A ordem das frases que ela fala com a ordem das frases escrita na carta não combina. Erros do site www.falhanossa.com

12. Se o motorista do caminhão amarelo que dá carona, é evangélico como ele diz na cena do almoço quando vai embora, jamais poderia existir uma imagem de Jesus no pára-brisa, como mostrado em uma cena, pois os evangélicos não acreditam em imagens! (Contribuição de Edu - Fã de Carteirinha)

13. Quando Dora leva Josué para ser "vendido", eles chegam à casa da mulher que compra as crianças, essa mulher chama Dora pelo nome. Mas quando Dora entra, Pedrão apresenta as duas. Então como essa mulher sabia o nome da Dora? (Contribuição de Bruno Vivas Bitencourt - Cachoeiro de Itapemirim / ES - Fã de Carteirinha)

14. Na cena onde Dora e Josué caminham por uma longa rua cheia de casas iguaizinhas, em uma cidadezinha supostamente onde mora a família de Josué, repare nas sombras projetadas das casas. Há cenas que há o sol projeta as sombras nas casas, depois do corte, não há sol e nem sombras. É algum "milagre" que eles queriam colocar no filme? (Contribuição de Edson Mito - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Berlim 1998 - Urso de Ouro - Melhor Filme - 48º Festival Internacional de Berlim
Berlim 1998 - Urso de Prata - Melhor Atriz - 48º Festival Internacional de Berlim
Berlim 1998 - Melhor Filme - Júri Ecumênico - 48º Festival Internacional de Berlim
Prêmio 100 anos de Cinema - Melhor Roteiro - Sundance International Award
Indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro.