VOLTAR BLOCO 37

 
   

CHARLOTTE GRAY - UMA PAIXÃO SEM FRONTEIRAS
CATE BLANCHETT

Em 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, Londres está bloqueada e diversas bombas são lançadas sobre a cidade durante a noite. Disposta a ajudar no que lhe for possível, Charlotte Gray (Cate Blanchett) decide por deixar a Escócia e partir rumo a Londres.

Ao chegar ela logo conhece Peter Gregory (Rupert Penry-Jones), um piloto da força aérea britânica, por quem se apaixona. Mas o namoro dos dois é bruscamente interrompido quando Peter é convocado para uma missão aérea na França, onde seu avião é abatido e ele fica desaparecido.

Acreditando que Peter ainda esteja vivo e escondido pela Resistência Francesa, Charlotte decide partir rumo a França. Como fala francês fluentemente, ela consegue ser recrutada como uma agente secreta e é enviada justamente para ajudar a Resistência Francesa.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Gillian Armstrong
Escritor: Jeremy Brock

Baseado no livro de Sebastian Faulks

Gênero: Aventura / Drama / Guerra

Site Oficial: http://charlottegraymovie.warnerbros.com/index.html

Universal

Título Original: Charlotte Gray
Tempo: 121 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2001 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Cate Blanchett .... Charlotte Gray / Dominique
Billy Crudup .... Julien Lavade
Michael Gambon .... Levarde
John Pierce Jones .... Ms Morceau
John Benfield .... Loque
Ron Cook .... Mirabel
Lewis Crutch .... Andre
Anton Lesser .... Benech
Rupert Penry-Jones .... Peter Gregory
Mathew Plato .... Jacob
Robert Shannon .... Bernard
Jack Sheperd .... Pichon

FICHA TÉCNICA

Produção .... Sarah Curtis
Produção .... Douglas Rae
Música .... Stephen Warbeck
Fotografia .... Dion Beebe
Desenho de Produção .... Joseph Bennett
Direção de Arte .... David Allday
Direção de Arte .... Tatiana Lund
Direção de Arte .... Su Whitaker
Figurino .... Janty Yates
Edição .... Nicholas Beauman

PRODUTORAS

Warner Bros.
Channel Four Films
Ecosse Films
Pod Films
Senator Film Produktion GmbH

DISTRIBUIDORAS

Warner Bros.
Universal Pictures

ERROS

1. Logo no começo do filme, vemos o trem que leva Charlotte para Londres, porém sabemos que este trem está na realidade na Escócia, e é o mesmo usado no filme Harry Potter. Observe a ponte. Portanto ele não está indo para Londres como demonstra o filme.

2. Ainda nesta cena é possível ver um monumento ao Príncipe Charles, que não existia na época do filme, é claro.

3. O apito produzido pelo trem de Charlotte nitidamente não é de um trem europeu e sim de trens americanos.

4. Em algumas cenas do trem partindo é possível ver a inscrição "UIC St" que só foi usada em 1965, e não na época do filme.

5. Na versão dublada do filme, o locutor fala "CHARLOTTE GRAY UM AMOR SEM FRONTEIRAS", mesmo aparecendo na legenda o título correto.

6. Quando Charlotte está no vagão conversando, a posição de suas mãos e pernas mudam entre os cortes.

7. Quando Charlotte está treinando com as armas, o oficial fala "pé direito", mas os alunos esticam o pé esquerdo.

8. Os soldados entram no bar e pedem os documentos das pessoas e terminam prendendo uma mulher, mas mesmos estando junto de Charlotte, os soldados não pedem o documento dela em nenhum momento, o que seria o correto, pois ela poderia ser uma espiã também.

9. Como as crianças reconhecem depois Charlotte como sendo a mulher que caiu do céu, se quando isto aconteceu além de estar de noite, ela estava de capacete, de óculos e com roupa de pára-quedista?

10. Na casa do velho quando Charlotte senta-se à mesa, o velho aparece ao fundo com uma toalha pendurada em seu ombro esquerdo. Na tomada do rapaz servindo o vinho, a toalha aparece dobrada diferente no ombro.

11. Nova tomada e a tolha agora está toda embolada.

12. O velho oferece o cozido de coelho e a toalha está toda embolada, depois do corte para a tomada em close, a toalha já aparece toda arrumada.

13. Mais um corte para uma tomada distante, e a tolha está embolada novamente.

14. O velho coloca a panela sobre a mesa e fica segurando com a mão esquerda a alça da panela. Com a mão direita ele retira alguns objetos. Quando acontece o corte sua mão esquerda não está mais segurando a panela.

15. Observe nesta cena ainda que a panela muda de posição entre os cortes. Basta observar as alças em relação à mesa. Primeiro as alças estão no sentido longitudinal da mesa, depois ao contrário.

16. Em nenhum momento do filme é explicado como Charlotte tinha que ir naquela casa abandonada encontrar seu outro contato. A única coisa que lhe é dita é sobre o contato do bar, que é presa. Então como ela sabia daquele local?

17. Os revolucionários preparam o explosivo no trilho do trem, mas quando a explosão acontece quem explode é o vagão, e não o trilho. Se o trilho tivesse explodido, o trem deveria ter descarrilado, o que não acontece na explosão.

18. Os meninos estão jogando aviões de papel e Charlotte aparece ao fundo pendurando roupas no varal. Observe a posição do pano branco com listra vermelha ao lado da meia. Na primeira tomada está afastada e depois bem próxima.

19. Julian aponta arma para Charlotte que está um metro distante da parede da casa, mas na tomada anterior ela está encostada na parede.

ABSURDO: 20. 1:13:54h. Charlotte vai até a cidade para encontrar seu contato. Na rua um homem está sendo preso. Quando eles o colocam dentro do veículo, é possível ver no reflexo da janela do veículo, o câmera e seu equipamento e seu ajudante.

21. Este ajudante dos alemães filmado nesta cena, diz que conhece todo mundo na cidade. Observe que ele fala algo antes, mas não ouvimos nada. Isto na versão dublada.

22. Charlotte vai atrás de seu contato e diz que a informação vazou, neste momento eles andam numa rua e um cachorro é visto vindo na direção deles do lado esquerdo de Charlotte, quando filmados de costas, mas depois do corte para uma tomada frontal, o animal desapareceu.

23. O pai serve sopa para o filho e diz que a sopa está quente mandando-o comer. Ele se levanta e a panela está com a colher dentro dela virada para o lado direito da tela e a alça para o lado direito da tela, quando um segundo antes a posição da colher era do lado esquerdo da alça.

ABSURDO: 24. 1:26:05h. Quando os alemães chegam na casa do velho Sr. Levarde, Pichon manda ele sentar-se e está segurando seu chapéu com a mão direita. Existe um corte para o velho se sentando e o chapéu aparece agora em cima dos papéis na mesa. Novo corte e o Sr. Pichon aparece com as pastas na mão direita, que já deveriam estar sobre a mesa, e o chapéu na mão esquerda. Só então ele coloca o chapéu em cima das pastas.

25. Logo depois ele diz que trabalha no governo e retira suas luvas. Observe que elas mudam de lugar entre os cortes.

26. Julien está preso com Charlotte e começam a se beijar. Na tomada que os dois estão deitados, o guarda ao fundo é visto com a cabeça para o lado e reclamando, quando corte para a tomada só dele, sua cabeça já está virada para frente.

27. Quando o velho está embarcando no trem com as duas crianças, vemos três soldados que os ajudam, mas na tomada seguinte do lado direito, o soldado de bigode desaparece.

28. Charlotte volta para a França já livre e encontra Julien em cima de uma escada. Os dois se beijam, mas o batom de Charlotte não borra nem sai de seus lábios. Naquela época não existia batom 24 horas.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Esta é a 2ª vez que o diretor Gillian Armstrong e a atriz Cate Blanchett trabalham juntos em um filme. O outro filme foi Oscar e Lucinda.
A ponte do trem usada no começo do filme, é a mesma que foi usada no filme Harry Potter.