VOLTAR BLOCO 9

 
   

CIDADÃO KANE
JOSEPH COTTEN, DOROTHY COMINGORE, AGNES MOOREHEAD, RUTH WARRICK & ERSKINE SANFORD

O multimilionário Charles Foster Kane do Jornal Tycoon morre só na sua mansão extravagante, e fala uma única palavra: “Rosedud”.

Em uma tentativa para entender o significado desta palavra, um repórter vai atrás das pessoas que trabalharam e viveram com Kane; eles contam as histórias deles em uma série de retrospectos que revelam muito sobre a vida de Kane, mas não o bastante para destrancar o enigma da agonizante respiração dele.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Orson Welles
Escritores: Herman J. Mankiewicz & Orson Welles

Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Gênero: Drama

Continental Home

Título Original: Citizen Kane
Tempo: 119 minutos
Cor: Preto e Branco
Ano de lançamento: 1941 - USA

Recomendação: 14 anos

ELENCO

Orson Welles .... Charles Foster Kane
Joseph Cotten .... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead .... Srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste
Georgia Backus .... Bertha

FICHA TÉCNICA

Produção .... Orson Welles
Música .... Bernard Herrmann
Fotografia .... Gregg Toland
Direção de Arte .... Perry Ferguson
Direção de Arte .... Van Nest Polglase
Figurino .... Edward Stevenson
Edição .... Robert Wise

PRODUTORAS

Mercury Productions
RKO Radio Pictures Inc.

DISTRIBUIDORAS

RKO Radio Pictures Inc.
Continental Home

ERROS

1. O filme é centrado em torno do significado da palavra misteriosa, a última palavra que o personagem principal do filme Charles Foster Kane diz antes de morrer. O problema é que não há ninguém no quarto quando ele sussurra esta palavra final. A pessoa mais íntima é a enfermeira, que não estava no quarto, e não poderia ter ouvido a declaração dele. Quem será que ouviu aquela palavra?Erros do site www.falhanossa.com

2. Na cena onde as moças que estão dançando começam a cantar para Charles Kane, há uma tomada frontal de Kane que se senta próximo a um homem que usa um chapéu. Quando a tomada muda da frente deles, para trás, o homem não está usando o chapéu. Quando volta, olha o chapéu aí gente!

3.  Na cena com as senhoras dançando, Cotten joga uma fumaça do charuto longa, um pouco antes de cortar para ele de um ângulo oposto. Deste ângulo não há nenhuma fumaça.

4. Há um jogo de cena em um restaurante em uma selva. O fundo de selva é projetado atrás da cena do restaurante. Infelizmente, alguém usou a imagem do King Kong, e você pode ver claramente pterodactilos que voam por este restaurante elegante. O fundo é um pântano e as manchas escuras que voam são aparentemente pássaros.... Wells usou este fundo antes da filmagem de Kane, porque o filme era patrocinado pela Kodak, e que não podia ser modificado do jeito que Wells queria.

5. Na cena onde tem uma fila de moças com um rapaz no meio cantando, a moça da frente à direita, coloca sua mão para cima como todos os outros, mas parece se esquecer de abaixar depois.

6. Quando o Papagaio está berrando em um close-up, você pode ver nos olhos dele o mar no fundo.

7. A cena na qual a esposa de Kane o está deixando, mostra-se uma das malas aberta enquanto todas as outras estão fechadas. Ela vai à porta do quarto, e Kane se levanta. A mala que estava aberta, agora está fechada.

8. Com os movimentos da câmera, uma hora de frente, outra hora de trás pela casa de Kane no começo do filme, você pode ouvir o som da câmera sendo levada pela casa.

9. Quando a página do jornal aparece na tela, quando Susan tenta o suicídio, você pode ver nas manchetes menores que existe uma frase falando algo de restringir os expectadores no estado do Harlem. Só que a palavra está escrita errada. Veja: está escrito: "curb spectators in Harlem real estate." Quando a palavra correta seria:  "speculators."

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro, além de ter sido indicado em outras 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Orson Welles), Melhor Direção de Arte em Preto e Branco, Melhor Fotografia em Preto e Branco, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora em Drama.

A) O erro número 1 foi uma pergunta ao próprio Wells feita por um repórter, e sua resposta foi: + - "não conte isto para ninguém". Por isto achavam que era um erro. Mas vendo o filme novamente, percebe - se que quem ouviu "Rosebud" - Botão de Rosa - foi o mordomo. (Contribuição de Maurício Palma Resende - Altinópolis / SP - Fã de Carteirinha)