VOLTAR BLOCO 12

 

 
 

CLUBE DA LUTA
EDWARD NORTON & BRAD PITT

Um rapaz (Edward Norton) freqüenta compulsivamente reuniões de terapia em grupo, na tentativa de curar-se da insônia que o perturba.

Ao conhecer um excêntrico vendedor de sabonetes (Brad Pitt), descobre uma forma de terapia mais primitiva e eficaz.

A dupla funda um clube para homens que querem participar de violentas lutas.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: David Fincher
Escritor: Jim Uhls

Baseado no livro de Chuck Palahniuk

Gênero: Ação / Drama

Fox Films

Título Original: Fight Club
Tempo: 139 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1999 - USA
Recomendação: 18 anos

ELENCO

Edward Norton .... Narrador / Jack
Brad Pitt .... Tyler Durden
Helena Borham Carter .... Marla Singer
Meat Loaf .... Robert Paulson
Jared Leto .... Angel Face
Zach Grenier .... Chefe
Richmond Arquette .... Médico

FICHA TÉCNICA

Produção .... Ross Bell
Produção .... Cean Chaffin
Produção .... Art Linson
Música .... The Dust Brothers
Fotografia .... Jeff Cronenweth
Desenho de Produção .... Alex McDowell
Direção de Arte .... Chris Gorak
Figurino .... Michael Kaplan
Edição .... Jim Haygood
Efeitos Especiais .... Digital Domain

PRODUTORA

Fox 2000 Pictures
Regency Enterprises

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox Film Corporation

ERROS

1. No começo do filme, Jack diz que as cargas explosivas principais explodirão as cargas da base dos explosivos, sob a coluna de cada edifício. Entretanto, no fim do filme, as explosões são claramente vistas em outros edifícios. Isso ocorre por nenhuma razão, já que não há nenhuma bomba ali.

2. Perto do final, Jack tenta quebrar uma janela com a ajuda de um banco, mas não consegue. Depois de atirar através da janela (tentando acertar Tyler Durden), ele passa pela janela quebrada e o banco usado anteriormente não está mais lá.

3. Quando Bob morre pelo Projeto Caos, um dos "macacos espaciais" refere-se a ele pelo nome. Entretanto, quando Jack (o narrador) o chama de Bob, um outro macaco espacial enfatiza que não há nomes no Projeto Caos. O segundo macaco espacial não reage, entretanto, o primeiro se refere ao homem morto como Bob.

4. O texto de todos os artigos de jornal é o mesmo, e não tem nada a ver com as manchetes.

5. Quando Jack está se demitindo do emprego, o termostato oscila entre prateado e preto, conforme os cortes de câmera entre Jack e o chefe. A distância entre a cadeira e a mesa ao fundo (aquela que tem alguns papéis em cima) muda entre um corte e outro.

6. Quando Tyler joga Jack pelas escadas, o acontecimento é supostamente filmado por uma câmera da segurança do prédio. Quando a gravação é vista na mesa de segurança, a câmera que filmou a briga é visível na gravação da segurança. O acontecimento é mostrado sob um ângulo onde não há câmera alguma na parede.

7. Ao dizer as regras do clube aos participantes, Tyler diz que deve-se lutar sem camisa, sem sapato, etc. Porque somente Bob luta de camisa? (Contribuição de Marcos Antonio Cotrim - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Ele é o único cara do filme que tem seios, só que, como essa é uma hipótese meio irreal, com certeza o ator que faz o Bob usava seios postiços. (Contribuição de Shadow Moon)

8. Quando Jack chega a seu apartamento em chamas, ele acha no meio dos escombros um pedaço de papel chamuscado com o telefone de Marla Singer. Mas Marla nunca lhe deu tal papel, ela anota seu telefone na mão. (Contribuição de Marcos Antonio Cotrim - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

9. Sem contar, no início do filme, as 4 vezes que Tyler "aparece" inserido em alguns frames, antes mesmo de seu personagem entrar na história: 9.1. No escritório, ao lado da copiadora. 9.2. Atrás do médico que indica as terapias a Jack. 9.3. Atrás do terapeuta/palestrante no encontro de câncer nos testículos. 9.4. E, finalmente, na calçada, quando Jack vai atrás de Marla. (Contribuição de Marcos Antonio Cotrim - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Obs: Isso é uma LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA, FEITA DE PROPÓSITO PARA INDUZIR O ESPECTADOR A RACIOCINAR OU REFLETIR ALGO SOBRE O FILME OU DETERMINADA CENA. poderia ser uma analogia aos momentos em que Tyler estaria por surgir na vida de Jack, ou simplesmente para para pregar uma peça na gente! (Contribuição de Giovanni Zuba - Montes Claros / MG)

10. Quando não há resposta no outro lado da linha num telefone público, a ficha é retornada com um barulho enorme quando a pessoa desliga o telefone. Na cena em que o narrador tenta ligar para Tyler, ele desliga com nenhuma resposta de Tyler, e nenhuma ficha é retornada. --> Realmente pode-se ouvir o barulho da moeda quando o narrador liga para o telefone de Tyler Durden mas ninguém atende. O fato é que TYLER liga de volta para o mesmo número, fazendo com que não haja retorno da moeda quando o telefone é desligado. (Contribuição de Gustavo Callado - Fã de Carteirinha)

11. Quando Tyler e o Narrador estão lutando no subsolo perto do fim do filme, e Tyler puxa o cabelo do Narrador, a cena em close-up mostra que a franja do Narrador murcha conforme sai o gel. E Tyler arranca tufos de cabelo, apesar de na cena seguinte a franja do Narrador estar com gel e arrepiada de novo.

12. Na cena do interrogatório de Jack, no papel do Banco Nacional dos Estados Unidos está escrito que ele se localiza em Bradford, UN, 198090 - o que não acrescenta nada como endereço.

13. Na limusine, o marcador de velocidade digital está no zero quando o carro está se movendo .

14. As calças de Bob caem quando os macacos espaciais estão fugindo do banheiro do hotel, revelando a almofada que ele está usando debaixo das roupas para parecer mais gordo.

15. Durante a cena da luta na garagem entre Tyler e o narrador, a parede de concreto se move quando o narrador é arremessado contra ela.

16. Na conversa entre Tyler e o narrador, antes da primeira cena de amor entre Tyler e Marla, o cigarro de Tyler muda de aceso para apagado, e para aceso novamente. Erros do site www.falhanossa.com

17. Na cena em que um membro do Clube da Luta joga água num padre com um esguicho, a câmera treme brevemente. Isso aconteceu porque o câmera não conseguiu deixar de rir.

18. Durante a cena em que Jack descobre que seu apartamento explodiu, ele não paga o táxi pela corrida.

19. A mancha de suor muda em volta do colarinho de Jack, quando ele está na secadora de roupas procurando por Tyler.

20. Quando o Narrador cai de um lance de escada, você pode ver que na realidade é um dublê.

21. Os sintomas do narrador contradizem com o que é conhecido como Desordem Dissociativa de Identidade. Particularmente, ele faz coisas que normalmente não faria; é raro ter uma só personalidade alternada; e é inédito essa personalidade alternada ser tão parecida com a original (mesmo tamanho, idade, raça e gênero).

22. Nenhuma clínica deixaria gordura lipoaspirada ou outros fluidos corporais em um lugar onde cidadãos desautorizados pudessem pegá-los, e carregá-los tão facilmente. Erros do site www.falhanossa.com

23. Apesar do buraco enorme atrás da cabeça de Bob parecer uma ferida de dentro pra fora, o filme claramente mostra Bob fugindo do guarda quando ele dispara a arma. O calibre da arma e a distância do alvo também não seriam suficientes para causar um dano tão grande.

24. Quando Tyler insere quadros de filme pornô em filmes de família, a trilha do áudio teria somente uma interrupção dificilmente percebida de 1//24 segundos (como mostrado) e ficaria em sincronia. Entretanto, o flash de luz na tela e o som são mostrados simultaneamente, quando na verdade, se eles fazem parte do mesmo quadro, eles teriam que estar ¾ segundos separados. O som de um filme de 35mm é lido por um cabeçote localizado à distância X da lâmpada de projeção. Então a trilha sonora de um quadro inserido está também localizada na mesma distância antes do quadro visual.

25. No início do filme, a câmera desliza em uma cena externa de Tyler e passa pelo asfalto à garagem no subsolo. Dessa cena, a van (com a bomba que Tyler re-armou logo depois de quebrar a chave - a mesma van, desde que se entra pelo buraco da bala no pára-brisas) parece estar no subsolo do edifício que Jack e Tyler estão. Isto está errado, não só porque Tyler não está planejando uma missão suicida, mas também porque o comentário de Tyler com Jack - antes de ele forçar a entrada - implica que ele escolheu um edifício diferente pra ver a explosão, e por causa do fato de que os macacos espaciais apareceram de repente, mostrando que eles estão no lugar que havia sido combinado. (É também surpreendente o fato de haver um estremecimento pequeno e pouco vidro estilhaçado, uma vez que as bombas caseiras eram poderosíssimas) Erros do site www.falhanossa.com

26. O sangue no rosto de Tyler aparece muito cedo durante a luta com Lou.

27. Na cena em que o narrador fala com o médico, seu raio-x na parede atrás dele não está só do avesso, mas de ponta cabeça. Apesar de sabermos que isso é um erro comum no mundo real.

28. Na cena em que Jack corre nas ruas procurando por Tyler, a camisa dele tem uma mancha de suor que diminui de tamanho, depois aumenta, depois volta ao tamanho da primeira cena. (Contribuição de Maria Helena Pinheiro de Lima - Serra / ES - Fã de Carteirinha)

29. Na cena em que Tyler e Jack estão no sub-solo do prédio próximo às bombas, há um momento em que Tyler bate com a cabeça do Jack no retrovisor de um pequeno caminhão, o qual se despedaça por completo, mas logo na cena seguinte, o retrovisor aparece perfeitamente inteiro e Tyler até se olha nele. ( Contribuição de Rogério B.N - Fã de Carteirinha )

30. Na hora em que Tyler conta para Jack como conheceu a Marla, ele acende o cigarro, senta a mesa e cruza o braço, o cigarro não aparece em cena, mas dá pra ver a fumaça dele, quando ele levanta e descruza o braço não aparece mais o cigarro. (Contribuição de Tyaraju - Fã de Carteirinha)

31. Além das 4 mensagens subliminares no começo do filme que aparecem o Tyler, antes dele entrar no filme, no final do filme onde o narrador e a Marla estão de mão dadas e os prédios explodem, aparece uma imagem de um pênis a mesma que o Tyler supostamente coloca no filmes de família ... (Contribuição de Luiz Paulo Araújo Thuran's - Fã de Carteirinha)

32. Na seqüência final, quando os prédios estão caindo (uns 5 segundos antes do filme acabar) é inserido num frame a imagem de um pênis. Na câmera lenta se vê nitidamente. (Contribuição de Rafael Santana - Fã de Carteirinha)

33. Não se trata propriamente de um erro, mas sim de mensagem subliminar(?) ou licença poética do diretor do filme: Na cena em que o protagonista está em uma sessão de terapia com pacientes de câncer testicular, o terapeuta esta em pé e atrás da cadeira onde aquele está sentado, e em apenas um fotograma surge seu alter-ego ao lado e apoiado no terapeuta ( talvez alguém da produção trajado como Brad Pitt), somente possível de visualizar em vídeo cassete com slow motion quadro a quadro. Ao final no filme, já nos créditos finais, há uma inserção de um fotograma de filme pornô, visualizado pela mesma técnica. (Contribuição de Julio C B Novaes - Fã de Carteirinha)

34. No início do filme depois que Tyler leva um soco de Cornellius, podemos ver que a posição dele para devolver o soco, muda entra uma tomada e outra. (Contribuição de Esmayle Abimael - São Ludegro / SC - Fã de Carteirinha)

35. Tyler disse ao telefone que tinha identificador de chamada, mas não se vê a tal Bina em lugar algum. (Contribuição de Esmayle Abimael - São Ludegro / SC - Fã de Carteirinha) --> É claro que não há bina em lugar algum pois Tyler nunca retornou a ligação e, em verdade, nunca disse nada. A conversa faz parte da imaginação do personagem de Edward Norton já que, como se sabe, Tyler não existe. (Contribuição de Kir Carson - Chapecó / SC)

36. Quando Tyler e Cornellius estão conversando na cozinha a respeito da Marla, ele disse que quando chegou de noite o telefone estava fora do gancho, mas se você olhar para as janelas ao fundo verá que ainda é um dia bem claro. (Contribuição de Esmayle Abimael - São Ludegro / SC - Fã de Carteirinha)

37. Quando Tyler está queimando a mão de Cornellius, ele segura o braço dele. Em uma das tomadas ele segura o braço com a manga e tudo, já em outra tomada ele nem acosta na manga de Cornellius. (Contribuição de Esmayle Abimael - São Ludegro / SC - Fã de Carteirinha)

38. Se Tyler colocou de fato o cinto de segurança, ele nunca poderia balançar daquele jeito quando ele bate o seu carro. (Contribuição de Esmayle Abimael - São Ludegro / SC - Fã de Carteirinha)

39. Quando Tyler leva o primeiro soco do dono da Taverna, você pode ver que há sangue saindo da boca de Tyler, mas no segundo soco não há sangue algum. Porém quando ele leva o terceiro, o sangue já esta lá de novo. (Contribuição de Esmayle Abimael - São Ludegro / SC - Fã de Carteirinha)

40. Na cena em que Tyler está transando com Marla, Jack bate na porta. Como ele pode bater na porta se ele e Jack são a mesma pessoa?

41. Na cena onde vemos Jack conversando com o médico pela primeira vez, repare que o a posição do estetoscópio sobre o ombro do médico muda entre os cortes. Preste atenção nos cortes que há antes do médico se levantar, e repare na posição do estetoscópio em relação às suas mãos. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

42. No avião, quando Jack conhece Tyler Durden, repare que, quando Tyler entrega a Jack seu cartão, ele, a seguir, olha para frente. Depois do corte, Tyler está novamente olhando para Jack. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

43. Na cena onde Jack está no aeroporto e diz que companhias aéreas têm regras para bagagens que vibram, repare que, sobre as esteiras, há uma caixa de papelão. A posição dessa caixa muda no corte que há nesta cena. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

44. Preste atenção na cena onde Jack pergunta a Tyler se ele pode ir morar com ele. Tyler responde que sim e começa a caminhar. Nesta hora, Tyler, que estava com a mão esquerda na cintura, tira-a de lá, mantendo-a junto do corpo. Depois do corte, porém, Tyler está novamente com a mão na cintura. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

45. Presta atenção, pois é uma cena super rápida, e você verá que a posição de Tyler muda completamente no corte que há quando ele vai dar o primeiro soco em Jack, depois deste tê-lo acertado no ouvido. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

46. Logo depois, Jack e Tyler caminham pela rua Paper. Repare que Tyler segura uma garrafa de cerveja na mão direita, bebe um gole, e abaixa novamente a garraga. Depois do corte, quando os vemos mais de perto, Tyler está novamente bebendo cerveja. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

47. Na cena onde Tyler está na banheira e pergunta a Jack com quem ele lutaria, Jack, que está sentado no chão, segura, na mão esquerda, um vidro de remédio e, na direita, um pedaço de algodão. Depois do corte, ele segura o remédio na mão direita e um pedaço de pano na esquerda. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

48. Na mesma cena, Tyler diz que o pai de Jack sabe abrir franquias, e se deita na banheira. Depois do corte, ele deita novamente. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

49. Logo depois, na cena onde Jack diz que, nas noites de sábado, ele e Tyler descobriam que não estavam sozinhos para lutar, Tyler está bebendo uma cerveja e, quando as luzes se apagam, ele abaixa a garrafa. Depois do corte, ele está novamente com o braço na altura do rosto. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

50. Jack e Tler conversam sobre Marla. Na hora em que Tyler manda Jack se sentar, repare que Jack está com a mão direita apoiada na mesa. Depois do corte, quando Tyler se senta e diz que não quer que Jack fale sobre ele para Marla, Jack está com a mão direita no rosto. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

51. Quando Jack começa a bater em si mesmo na sala do chefe, este o observa, de boca fechada. Depois do corte, ele está com a boca aberta (logo depois de Jack se levantar após cair sobre a mesa de vidro). (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

52. A mancha de suor na gola de Jack muda entre os cortes da cena onde Jack é encurralado pelos membros do Projeto Caos na sala da delegacia. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

53. Na mesma cena, repare que a posição do negro que ajuda a segurar Jack na mesa muda completamente no corte que há quando o outro membro pergunta: “Alguém marca?”. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

54. O cabelo de Marla muda várias vezes entre os cortes da cena onde, no final, ela vê que Jack levou um tiro no rosto e tenta cuidar do ferimento. Note os fios que caem sobre sua testa. (Contribuição de Herverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

ERRO 8 - Ele pode ter chegado em casa e anotado em um papel, ele não iria ficar com o número anotado apenas na mão, até porque ele tinha seus problemas, mas apesar disso tomava banho. (Contribuição de Leonardo Costa Santos - Sapucaia do Sul / RS - Fã de Carteirinha)

ERRO 8 e 9 - A contribuição de Marcos Antonio Cotrim, de São Paulo - SP não é um erro. O filme é crítica e brincadeiras com o público 100% do tempo. O fato de Tyler aparecer entre os frames tem a ver com o fato de que ele inseria cenas eróticas entre os frames dos filmes que editava (essa profissão é citada no filme). E por quê essa brincadeira justamente com Tyler? Ora, ele é a chave para o entendimento do filme, ele é tudo o que o outro queria ser. Ele não existe. Talvez seja uma forma muito sutil de adiantar para o público que a peça principal do filme estivesse ali, aparecendo e desaparecendo entre os frames. (Contribuição de Tatiana Jardim Borges da Cunha - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

ERRO 9 - Acho que não é um erro, pois foi colocado propositalmente uma vez que, fica sub entendido se o Tyler é uma alucinação ou a tal, desordem dissociativa de Identidade. É só ver o filme umas 10 vezes que agente entende essa parada. (Contribuição de Rodrigo - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu uma indicação ao Oscar, de Melhores Efeitos Sonoros.