VOLTAR BLOCO 35

 
   

COLATERAL
TOM CRUISE

Max (Jamie Foxx) trabalha como motorista de táxi há 12 anos, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles. Porém, em uma noite aparentemente tranqüila, ele encontra Vincent (Tom Cruise), um homem que pega o táxi como se fosse um passageiro qualquer. MasVincent é um assassino de aluguel, que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico, que está prestes a ser condenado por um júri federal.

Vincent precisa matar 5 testemunhas-chave do processo e conta com Max para fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos.

Obrigado a seguir as ordens de Vincent, Max precisa ainda lidar com a possibilidade de ser morto por seu passageiro a qualquer momento, já que Vincent pode usá-lo para proteção pessoal.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Michael Mann
Escritor: Stuart Beattie

Gênero: Suspense

Site Oficial: www.collateral-themovie.com

UIP

Título Original: Collateral
Tempo: 116 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - EUA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Tom Cruise .... Vincent
Jamie Foxx .... Max
Jada Pinkett Smith .... Annie
Mark Ruffalo .... Detetive Fanning
Peter Berg .... Richard Weidner
Bruce McGill .... Pedrosa
Irma P. Hall .... Ida
Barry Shabaka Henley .... Daniel
Javier Bardem .... Felix
Emilio Rivera .... Paco

FICHA TÉCNICA

Produção .... Michael Mann
Produção .... Julie Richardson
Música .... James Newton Howard
Fotografia .... Dion Beebe e Paul Cameron
Desenho de Produção .... David Wasco
Direção de Arte .... Daniel T. Dorrance
Figurino .... Jeffrey Kurland
Edição .... Jim Miller
Edição .... Paul Rubell

PRODUTORAS

DreamWorks SKG
Paramount Pictures
Edge City LLC
Parkes/MacDonald Productions

DISTRIBUIDORAS

DreamWorks Distribution LLC
Paramount Pictures
UIP

ERROS

NOVO ERRO 1. Vincent perde sua arma prata no capotamento, roubando depois a arma do policial na recepção do prédio, mas esta arma normalmente é preta, e a que Vincent aparece usando depois é prata como era a dele, e inclusive tem vários pentes de munição. Observe que mesmos ele tendo a sorte de roubar arma do policial, o pente de balas dele não serviria na arma deste policial. Muita coincidência as duas armas serem idênticas.Erros do FalhaNossa.com

2. No final do filme quando Vincent morre, o taxista tira o óculos e fica observando o morto. Antes de sair do metrô ele recoloca os óculos. Mágica, um segundo depois na próxima tomada ele está sem o bendito objeto.(Contribuição de cardutn3, projencionista do Cine Roxy - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

3. Observe também que o sapato de Vincent está com o cadarço frouxo. Parece que ele não agüentou correr na estação. Obs: Na cena fina em que ele não consegue colocar o clipe na arma. (Contribuição de cardutn3, projencionista do Cine Roxy - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

4. É meio improvável que um corpo que cai sobre um carro só provoque um pequeno estrago como aquele, no mínimo o carro teria todos os vidros quebrados e o teto bem afundado. Repare que quando o corpo cai em cima do táxi o estrago é bem maior do que aparece depois. (Contribuição de Guilherme Franco Ferreira - Fã de Carteirinha)

5. No final do filme quando Max e Aniie estão fugindo de Vincent, eles descem a escada e entram no metrô. Enquanto isso Vincent fica pensando parado na parte de cima. A porta do metrô fecha e Vincent desvia da escada que desce, e corre para o metrô da parte de cima. Logo depois ele pula na parte de trás do metrô. Quando ele aparece novamente, ele está no mesmo vagão de Max e Aniie quando deveria estar no de cima. (Contribuição de Vinícius Paraíba - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Leandro Veloso - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

6. Quanto Vincent está no elevador e o vemos apertando o botão do elevador, ele usa a mão direita, mas quando a cena é mostrada em close, nota-se que ele usou a esquerda, pois seria impossível a direita ficar naquela posição. (Contribuição de André Suassuna - Fã de Carteirinha)

7. Quando Vincent vai matar a quarta pessoa, ele e Max vão numa danceteria chamada Fever. No caminho a policia toda é avisada de que o assassino estaria se dirigindo para o local e chamam reforços, a policia sabia até o carro que ao assassino estava. O piro é que mesmo assim a matança acontece e não existe nenhum policial perto do veiculo usado por Vincent, que ainda mata um policial na entrada do Fever. Ou tem algo muito errado com a cena, ou a policia de LA é uma catástrofe, Sem contar que na hora que o carro da policia chega ao local, têm cinco policiais, e não sobra nenhum? Ninguém ficou do lado de fora para dar instruções ao reforço nem para acalmar a população ou quem sabe matar o bandido? (Contribuição de Daniel Fernando Gualbino - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

8. Após essa cena, Max começa a dirigir em alta velocidade e capota propositadamente o carro. Nenhum dos dois estão com o cinto de segurança, e ainda vemos o ponteiro do velocímetro alcançando 120 km/h e acelerando. Supondo que no momento do acidente ele devia estar a 150 km/h no mínimo, o dano sofrido pelos dois deveria ser bem maior e eles não poderiam sair correndo como acontece no filme. (Contribuição de Daniel Fernando Gualbino - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

9. Ainda é possível observar que Max é quase preso pelo guarda que vê o acidente, por causa do corpo no porta-malas, e vemos o note book sem um arranhão dentro do carro capotado. Ainda existe outro erro. O guarda pede reforços que nunca chega. (Contribuição de Daniel Fernando Gualbino - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

10. Na terceira morte, Vincent dá um tiro na cabeça do músico negro e segura a cabeça deste para não fazer barulho ao bater na mesa. O problema é que não vemos o sangue sujar Vincent em nenhum momento. (Contribuição de Daniel Fernando Gualbino - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Cristiano Kulmann - Itaqui / RS  - Fã de Carteirinha)

11. Aos 30min Max pára o táxi num beco e a câmera focaliza Vincent, mas o pára-brisa que antes estava trincado já não esta mais. Logo depois Vincent senta no banco da frente para prender Max ao volante e novamente o pára-brisa está intacto. Na próxima cena (30:32) o pára-brisa aparece trincado. (Contribuição de Alex Assis - Fox do Iguaçú / PR - Fã de Carteirinha)

12. No momento em que os policiais param o táxi, o pára-brisa permanece trincado, mas depois quando Vincent fala com o patrão de Max, o trincado aumenta perto do retrovisor e na parte superior do vidro. (Contribuição de Ana Maria Soares - Fã de Carteirinha)

13. No momento em que foi traduzido os números da placa do táxi pelos policiais, a tradução cometeu um erro. A tradução da letra Q que deveria em português ser lida como QUEBEC, foi traduzida como KILO, que é usada para a letra K. (Contribuição de Ana Maria Soares - Fã de Carteirinha) --> Não seria necessário traduzir ao pé da letra, pois Kg se escreve no Brasil, no português correto como "Quilo". (Contribuição de Luciano Fado - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) Neste caso estaria correto, porém o normal é utilizar a palavra Quebec para identificar a letra Q. (Falhinha)

14. Um pouco antes do capotamento, percebemos que o letreiro ainda encontra-se trincado emendado com fita. O estranho é que de repente aparece no pára-brisa refletido completamente perfeito, para em seguida aparecer emendado novamente. (Contribuição de Ana Maria Soares - Fã de Carteirinha)

15. No final do filme, quando o táxi capota, Vincent foge a pé. Quando o policial chega para socorrer o taxista, e percebe que há um cadáver no porta-malas, ele dá voz de prisão ao taxista, algemando um dos seus pulsos. Num passe de mágica o taxista retira a algema de seu pulso sem a chave e a coloca no policial. (Contribuição de Alessandre Martinussi Couto e Rodrigo Dias Gomes - Santos / SP - Fãs de Carteirinha)

16. Quando os marginais roubam a mala de Vincent, Vincent vai atrás dos dois matando-os, o problema é que não tem marca de tiro nos corpos. Se observarmos em câmera lenta, ele das dois tiros em cada um, mas não tem marca de sangue nos corpos. (Contribuição de Marcio Cardenuto - Fã de Carteirinha)

17. Depois de Vincent levar o tiro na orelha, ele sai correndo atrás dos dois todo ensangüentado. O problema é que quando Vincent desce as escadas rolantes ele não está mais ensangüentado, para logo em seguida voltar a ficar ensangüentado.Erros do FalhaNossa.com

18. É possível observar que o impacto da primeira vítima em cima do táxi deveria tê-lo feito ficar com o teto amassado, o que não acontece.Erros do FalhaNossa.com

19. O motorista desesperado na cena do primeiro assassinato diz para Vincent levar o carro. O problema é que atrás dele existem alguns pedestres passando e nenhum deles vê acena do crime.Erros do FalhaNossa.com

20. Os policiais param o táxi e pedem a licença do veículo que deve ficar no pára-brisas dianteiro para identificação do passageiro, como acontece na primeira corrida com a advogada, mas o motorista a retira do quebra-sol. Logo depois na segundo assassinato vemos um close do pára-brisa e o espaço para a licença vazio.Erros do FalhaNossa.com

21. Max está preso no táxi na cena do segundo assassinato e começa a buzinar o veículo. O problema é que ele também dá sinal de luz, alerta, o que seria impossível com as mãos presas no volante.Erros do FalhaNossa.com

22. No hospital a mãe de Max diz que o filho começou do nada e agora está em Vegas, quando na realidade eles estão em Los Angeles.Erros do FalhaNossa.com

23. Entraram pelo menos 200 pessoas na boate, mas a polícia desconfiou justamente de Max que estava se fazendo passar por Vincent. Muito estranho.Erros do FalhaNossa.com

24. Eles precisam salvar uma das testemunhas, mas o carro com o inspetor de barba anda a 20Km/h. Pode concluir que eles não querem salvar ninguém mesmo.Erros do FalhaNossa.com

25. Porque testemunhas tão importantes estão tão mal protegidas e largadas por Los Angeles? Porque não estão em esconderijos?Erros do FalhaNossa.com

26. Na boate existe uma grande confusão com tiros para todos os lados e a testemunha fica sentado que nem um imbecil esperando levar um tiro.Erros do FalhaNossa.com

27. O táxi sai da boate com os dois e não vemos nenhum carro da polícia fazendo o cerco nem seguindo os dois, muito estranho. Nem mesmo o helicóptero que tinha toda a identificação do táxi não segue o veículo.Erros do FalhaNossa.com

28. Max usa um celular para falar com a advogada. O problema é que a bateria fica fraca e corta a ligação, desligando depois o aparelho. Isto não acontece. Se a bateria acaba, o telefone desliga imediatamente, mas não corta a ligação para só depois desligar.Erros do FalhaNossa.com

29. Vincent usa um machado para cortar a luz do prédio, o problema é que muita coisa continua funcionando como as escadas rolantes, o elevador e a iluminação de baixo.Erros do FalhaNossa.com

30. Outro erro é que quando ele corta os cabos de luz, o telefone também desliga. Isto é impossível pois os cabos telefônicos não passam pelo mesmo duto dos cabos de energia.Erros do FalhaNossa.com

ABSURDO: 31. 1:41:08h - Quando Max vai na recepção no prédio e vê o guarda morto, ele começa a correr, existe uma pilastra na frente dele e no reflexo é possível ver pelo menos três pessoas correndo junto com eles, e um é o câmera.Erros do FalhaNossa.com

ABSURDO: 32. 1:45:33h - Quando Vincent desce as escadas ele dobra à esquerda, pára e volta se dirigindo para o outro lado. Quando ele desce as escadas, observe na tomada de longe que no reflexo do vidro é possível ver novamente os membros da equipe de filmagem refletidos.Erros do FalhaNossa.com

33. Quando os quatro assaltantes caminham em direção ao táxi, Max os enxerga pelo retrovisor. Reparem que na quina da parede refletida podemos ver uma sombra que com certeza não é dos assaltantes. Inclusive a "sombra" mexe a mão. (Contribuição de Ladislau Almeida - Fã de Carteirinha)

34. Na seqüência quando o assaltante "cabeludo" se inclina para falar com Max, seu cabelo está atrás da orelha, no corte de cena o cabelo está caído. (Contribuição de Ladislau Almeida - Fã de Carteirinha)

35. Quando Max rouba o celular do sujeito na calçada a uma sucessão de erros. Quando Max aponta a arma para o sujeito ele cai bem próximo, (cerca de 1 metro) de sua bolsa. No ângulo invertido vemos que ele cai afastado (cerca de 4 metros). O sujeito também cai com a pasta pendurada em seu braço, no outro corte ele foge sem ela, e ainda protegendo cabeça com as mãos. Na seqüência quando Max começa a fugir a pasta está caída na calçada. (Contribuição de Ladislau Almeida - Fã de Carteirinha)

36. ABSURDO: No escritório de Annie, Vincent se aproxima da mesa e observa o celular dela. No ângulo de visão dele, o celular está em cima de uma pasta, no corte de cena o celular está diretamente em cima da mesa. (Contribuição de Ladislau Almeida - Fã de Carteirinha)

37. A falha que vou relatar é a pior pois, implica no final do filme. Repare que ao chegar na estação do metrô Max e a promotora deparam com uma estação com duas linhas, uma no andar de cima e outra no subsolo. Eles pegam a escada rolante para a linha do segundo nível. Vincent chega à estação e corre para o trem do andar de cima e Max e a promotora estão no trem de baixo. Pela lógica Max teria conseguido fugir mas, com num passe de mágica Vincent aparece no trem. (Contribuição de Guto Job - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

ANTIGO ERRO 1. Aos 21 minutos e alguns segundos de filme, o taxista e o assassino vão colocar dentro do porta-malas do táxi um cadáver. A falha está no momento em que o taxista leva o cadáver pelos punhos e Tom Cruise leva pelos tornozelos. No instante em que vão colocá-lo no porta-malas, nota-se que "o cadáver está segurando com firmeza o punho do taxista!" Será que o cadáver estava com medo de cair? (Contribuição de Ivens Wagner de Abreu Junior - Florianópolis - Ilha / SC - Fã de Carteirinha) --> Quanto Max pega o corpo pelos braços e Vincent o pega pelas pernas para colocá-o no porta-malas, Max diz alguma coisa como "ele ainda está se mexendo". Não se trata de erro, portanto, que o "quase cadáver" agarre os pulsos de Max antes de ser atirado no porta-malas, cena que o diretor deixou bem evidente, quase em "close". (Contribuição de Edson de Almeida - Aparecida / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES