VOLTAR BLOCO 6

 
   

COMANDO PARA MATAR
ARNOLD SCHWARZENEGGER

Neste clássico da ação, que mistura suspense e humor não convencional, ARNOLD SCHWARZENEGGER faz o papel do Coronel aposentado John Matrix.

Ex-Líder de um grupo especial de ataque, ele é forçado a voltar a entrar em ação quando sua filha (ALYSSA MILANO) é seqüestrada.

Com o auxílio de uma comissária de bordo (RAE DAWN CHONG), Matrix tem apenas algumas horas para superar seu maior desafio: encontrar sua filha antes que ela esteja morta.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Mark L. Lester
Escritor: Steven E. De Souza

Baseado na história de Joseph Loeb III, Matthew Weisman & Steven E. De Souza

Gênero: Ação

Fox Film

Título Original: Commando
Tempo: 90 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1985 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Arnold Schwarzenegger .... Coronel John Matrix
Rae Dawn Chong .... Cindy
Dan Hedaya .... Arius
Vernon Wells .... Bennett
James Olson .... General Franklin Kirby
David Patrick Kelly .... Sully
Alyssa Milano .... Jenny Matrix
Bill Duke .... Cooke
Drew Snyder .... Lawson
Sharon Wyatt .... Leslie
Bill Paxton

FICHA TÉCNICA

Produção .... Joel Silver
Música .... James Horner
Direção de Fotografia .... Matthew F. Leonetti
Desenho de Produção .... John Vallone
Edição .... Glenn Farr
Edição .... Mark Goldblatt
Edição .... John F. Link
Efeitos Especiais .... The L.A. Effects Group

PRODUTORAS

20th Century Fox
Silver Pictures

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox Film Corporation

ERROS TOTALMENTE REVISADOS
(+ 40 ERROS)

1. Logo no começo do filme quando o sujeito vai levar o lixo para fora, ele leva duas rajadas de metralhadora, mas quando seu corpo aparece no chão, ele só tem dois tiros no peito.

2. No começo do filme quando os dois bandidos atiram no homem que está levando o lixo, é possível ver um cabo preso à metralhadora do bandido da esquerda da imagem, provavelmente para acionar a arma.

ABSURDO - 3. Aos 0:03:05 - Quando o negro rouba o carro da concessionária, o carro tem uma placa amarela na frente. 0:03:11. Mas logo em seguida na próxima tomada o carro aparece sem a placa. [CONFERIR O ERRO]

ABSURDO - 4. Aos 0:04:06 - Quando Bennett sai de barco, podemos ver um fio preso na traseira da embarcação. Provavelmente é o fio do detonador, pois nenhum barco zarpa com fio ou corda preso nele.

ABSURDO - 5. Aos 0:05:54 - Quando John está tomando sorvete com sua filha, ele oferece um pouco do seu sorvete para ela, ele lambe e oferece o seu para ele. Quando ele vai lamber ela suja o rosto dele de sorvete. Depois do corte o sorvete no queixo dele praticamente desapareceu.

6. Logo depois quando ela vai limpá-lo, o braço direito dele está levantado segurando o sorvete, na próxima tomada de longe o braço está abaixado.

7. Ainda é possível perceber nessa cena que o sorvete dela aumenta e diminui de volume entre os cortes.

8. Quando a filha serve os sanduíches, ele está com os braços abaixados, depois do corte os braços estão em cima da mesa.

9. Logo depois a menina dá uma mordida e solta o sanduíche para tomar um gole da bebida, depois do corte oi sanduíche está na mão dela novamente.

ABSURDO - 10. Aos 0:08:16 - Logo depois ela morde o sanduíche , o solta e limpa as mãos, mas após o corte o sanduíche está de volta nas suas mãos.

11. Novo corte, e o sanduíche desaparece da mão dela, e ela agora está esfregando uma mão na outra.

13. Nova tomada e a menina limpa a boca com o guardanapo ficando com ele não mão, após o corte o guardanapo está em cima da mesa e ela o pega novamente.

14. Quando o helicóptero se aproxima da casa de John, ele faz uma curva fechada para a esquerda de quem olha, mas na tomada seguinte ele está vindo reto da direita para a esquerda e não fazendo a curva.

15. Quando a casa de John é atacada ele se deita no chão com a filha, entre os cortes a mão da menina ora aparece na cabeça, ora não dependendo da tomada, Observe o relógio dela.

16. A posição da mão esquerda de John também muda entre os cortes, ora na cabeça da filha, ora não.

17. Quando Matrix atira no homem no quarto da filha dele com a M16, o som e a reação do homem estão mais para uma escopeta ou espingarda do que para uma M16. Já jogou CS? Então você deve saber do que estou falando.

18. Quando John começa a empurrar sua camionete para descer o barranco, é possível ver uma corda presa atrás dela que depois desaparece.

19. Quando os bandidos enxergam a camionete pela primeira vez descendo a montanha, eles dizem que ela está sem freio. Existem vários cortes e depois eles olham novamente para a camionete. Observe que a cena é a mesma, repetida duas vezes quando deveriam ser em lugares diferentes.

20. Quando a camionete azul tomba, ela não pega fogo, mas na tomada seguinte o fogo já é enorme.

21. Quando John está deitado e preso, a corrente sobre o seu peito muda entre as tomadas.

22. No avião ao embarcar com o bandido para irem matar o presidente, a cortina vermelha atrás de Matrix aparece fechada e aberta entre as tomadas. Observe quando a aeromoça dá o travesseiro para ele.

23. Na cena em que Matrix entra no compartimento de carga do avião tem uma jaula enorme com um dobermann dentro que late para ele sem parar. Acontece que quando ele passa ao lado da jaula o cachorro não dá a menor bola e continua latindo olhando para frente. (Contribuição de Alessandro P. Feijó - Fã de Carteirinha)

24. Quando Matrix vai até o trem de pouso e abre a portinha, o avião deveria abortar a decolagem, já que o sistema de alarme avisaria que algum compartimento está aberto, o que causaria a despressurização do avião.

25. Quando John está descende pelo trem de pouso, nós vemos na tomada de cima que os faróis estão iluminando suas coxas, mas na próxima tomada os faróis do avião estão iluminado a perna dele mas abaixo do joelho.

26. É possível ver que a pessoa pendurada no trem de pouso é um dublê.

27. ABSURDO: 0:24:44 - Quando Matrix está no avião no trem de pouso, o trem aparece para baixo e depois aparece recolhido quando ele pula. Depois que John olha para o avião o trem de pouso aparece abaixado novamente.

28. Por falar em pular, que pulinho ele dá eihn? Daquela altura e não se machucar? Impressionante! Só que quando ele cai dá para perceber que a altura não foi realmente aquela. O Falhinha tentou esse pulo e quebrou as lentes....eu avisei que só no cinema dava para pular daquele jeito.

29. Quando Matrix arranca o assento do carro de Cindy e se senta, o corpo dele se senta muito baixo para o fundo do carro. Você pode ver até mesmo na próxima cena que a cabeça dele é claramente mais baixa que a dela. Mas na cena da perseguição, as cabeças estão no mesmo nível.

ABSURDO - 30. Aos 0:30:02 - Quando John e Cindy estão saindo de carro do aeroporto, é possível ver um membro da equipe no reflexo da porta do carro vermelho.

31. Quando Matrix arranca o banco, ele deve ter entortado algo, mas parece que ele não se preocupa com isto durante o filme.

32. 0:30:18 - Logo depois que o carro sai do aeroporto, podemos ver que o banco de John está no lugar, bem abaixado e atrás dele.

33. Quando John pede para a garota ir mais depressa, ela desvia de um carro que está entrando, na próxima tomada os carros atrás dela são outros completamente diferentes.

34. Logo depois que ela diz que só conhece John há cinco minutos, eles estão numa curva, em seguida na outra tomada estão numa reta.

35. Enquanto a garota segue o Porche amarelo, os carros na rua mudam entre as tomadas.

ABSURDO - 36. Aos 0:35:05 - Quando Sully sai do restaurante e vai atrás de Cindy ele deixa o envelope com os passaportes que foi comprar do sujeito, em cima da mesa.

37. Na versão dublada, o bandido pede "fichas" para poder usar o telefone público no shopping, mas nos Estados Unidos não se usa fichas telefônicas nos aparelhos, e sim moedas.

38. Mesmo depois de disparar sua arma no shopping aparecem várias pessoas ao lado da cabine telefônica, inclusive uma garota que não se assustam nem fogem.

39. Depois Sully dispara mais uma vez sua arma, e as pessoas atrás de John não se movem novamente. Será que ninguém tem medo de levar um tiro?

40. Quando John pula em cima do elevador se pendurando na bexiga, podemos ver que é seu dublê na realidade.

41. Quando Matrix se pendura no balão no shopping, é possível ver no final da cena que dentro desta bexiga existe uma corda para segurar o peso dele. Observe com atenção e você verá até o laço na ponta da corda.

42. Quando a garota senta-se no lugar do passageiro no seu carro vermelho, ela fica na mesma altura como se estivesse sentada no banco do carro, mas o carro está sem banco, então ela deveria estar sentada no assoalho, e, portanto ter ficado bem baixa.

43. Durante a perseguição de carro há um Renault 5 prateado que está atrás do Porsche e na frente de Matrix, só que a sua posição muda entre as tomadas. Ora na frente, ora atrás do carro vermelho.

44. Cindy pergunta para John se ele vai contar o que está acontecendo ou não quando estão perseguindo o Porsche, e ele responde que não. Mas ele já havia contado para ela o que estava acontecendo.

45. Quando o Porsche faz sua primeira curva à esquerda, John também faz seguindo-o, mas antes de fazer a curva vemos que ele está em outra rua com carros passando atrás dele, só então ele vira à direita. Nitidamente as imagens foram invertidas.

46. John faz a curva batendo na camionete. Ele arranca a calota da camionete e entorta a ponta do pára-choque traseiro do lado do passageiro, na tomada seguinte o pára-choque está arrumado.

47. Como que o Porche não consegue fugir do carro vermelho? Ele é pelo menos duas vezes mais rápido do que o outro carro. Observe na cena da estrada, o Porsche praticamente pára na estrada.

48. O Porche leva uma pancada na traseira, mas logo na cena seguinte ele não aparece danificado.

49. Quando o Porche é atingido na lateral podemos ver o dublê dirigindo o carro amarelo.

50. Quando Matrix está dirigindo o carro vermelho e está tentando empurrar o carro amarelo para fora da estrada, veja o pára-choque dianteiro do carro vermelho. Em alguns momentos ele está pendurado depois aparece bem preso.

51. O bandido no Porche amarelo dispara vários tiros em direção ao carro vermelho, e na posição que ele faz isto, deveria ter acertado um dos dois.

ABSURDO - 52. Aos 0:40:14 - Depois de disparar os tiros em John e na garota, o Porche aparece com a lateral inteira, sem nenhum amassado.

53. Quando o Porche inclina nas duas rodas, vemos nitidamente um dublê dirigindo o veículo.

54. Ainda nesta cena é possível ver a rampa para o carro poder ficar inclinado nas duas rodas.

55. Quando Matrix dirigi o carro e bate no poste de telefone, eles saem do carro sem danos. Eles deveriam ter voado pelo pára-brisa e se machucado, pois estavam sem o cinto de segurança também.

ABSURDO - 56. Na cena em que John segura Sully pela perna para jogar no precipício, nitidamente podemos ver a corda que segura a perna de Sully. (Contribuição de Kristian da Silva - Goiânia / GO - Fã de Carteirinha).  [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

ABSURDO - 57. Quando Arnold pega o Porche amarelo ele está tombado, ele o vira e a lateral está toda amassada, corta a cena, e a lateral está novinha, corta a cena outra vez e a lateral está amassada outra vez, Mágica? (Contribuição de Kristian da Silva - Goiânia / GO - Fã de Carteirinha).  [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

58. Depois que John derruba Sully do precipício, ele volta ao carro e Cindy pergunta algo sobre Sully, mas como ela sabia o nome dele?

59. Depois de saírem com o carro e estarem na cidade, Cindy olha o retrato da filha de John e é possível ver o banco no carro no lugar atrás da garota.

60. A filha de Joh é colocada numa sala e trancada. Ela vai até uma parede, senta-se e estica um pouco as pernas, depois dos cortes as pernas estão juntas ao corpo novamente.

61. Quando eles entram no quarto do motel, Matrix diz para Cindy que comece procurando nas gavetas, só que ele não diz o que, e ela não pergunta.

62. Quando John está lutando com Cook eles derrubam alguns tijolos de vidro, mas podemos perceber que eles não estão cimentados.

63. A posição do casal na cama do quarto ao lado muda de uma tomada para outra assim que Cook cai lá.

64. Durante a cena de briga no Motel, você pode ver claramente o dublê.

65. No apartamento de Sully existe um disparo da arma de fogo, mas o tiro na parede sai de dentro para fora, quando deveria ser ao contrário.

ABSURDO - 66. Quando John e Cook estão lutando no motel, eles derrubam um abajur rosa, mas na próxima cena ele está lá de volta inteirinho.  [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

67. Quando Matrix está brigando com Cook, eles conversam e é possível perceber que a boca dele não se mexe em algumas falas.

68. John arrebenta a corrente com o cadeado com as mãos. Isso é impossível.

69. Meu pai era da aeronáutica e eu não sabia que tinha combustível do tipo 4, especial para aviões anfíbios. Eu creio que se usa diesel para aviões. Mas, tudo bem.

70. Quando Matrix fala que vai fazer compras depois de sair do armazém, podemos ver um dublê dirigindo o carro no lugar do ator.

ABSURDO - 71. John pega um lançador de foguetes da parede, mas na tomada seguinte ele está de volta no lugar. Observe as armas ao redor e verá que é o mesmo, e não outro.  [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

72. Cindy carrega o lançador de foguetes como se fosse de papelão. Do que é feito?

73. A polícia está tirando Matrix da loja, mas não colocam nem algemas nele? Será que um ladrão de armas não teria uma arma escondida?

74. A polícia invade o depósito de armas, mas não prendem a garota que está no estacionamento ao lado do depósito. Nem revistam o local em volta. Muito estranho.

75. Porque Matrix reúne tantas armas diferentes e que usam munições diferentes, AK47, 9mm, 7.62mm e 5.56mm, porque ele não pega um tipo só de munição, não seria mais prático?

76. Quando Cindy sai da loja de armas com o carro não existe nenhum carro da polícia. Portanto concluímos que já se passou algum tempo então ela nunca poderia seguir o carro que está levando John.

77. Cindy para ao lado do caminhão que está levando John. No banco de trás estão as armas e até o lançador de foguetes e mesmo o policial estando mais alto do que o carro da garota e olhando para ele, o policial não enxerga nenhum armamento?

78. Cindy atira um foguete no furgão policial, primeiro ela dispara ao contrário, e depois da maneira certa, só que na segunda vez ela é empurrada para trás, então porque na primeira vez ela não foi empurrada para frente?

79. Como a garota sabia usar o lançador de foguetes?

80. E ela não carrega a arma com nenhum míssil.

ABSURDO - 81. Quando o caminhão da polícia é atingido, podemos ver no chão do lado esquerdo da imagem um tubo cilíndrico de madeira usado para fazer o veículo virar. Esse pedaço de madeira é acionado pneumaticamente por baixo do veículo e usado pelos efeitos especiais.  [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

82. Muito estranho encontramos no filme uma loja de armas onde se vende lança granadas, e pior ainda sem nenhum patrulhamento ou vigilância constante. Outra dúvida é porque todos atiram em Matrix e ele não é atingido nunca, mas seus tiros são sempre fatais. (Contribuição de Fábio Henrique - Pernambuco - Fã de Carteirinha)

83. Quando Matrix é preso na loja, ainda faltam cinco horas, mas logo depois vemos o Presidente perguntar para Bennett que horas John deve chegar à Valverde. Bennet diz que faltam duas horas.

ABSURDO - 84. Aos 0:58:17 - Logo depois vemos a filha de John sentada. Seus braços estão na cintura, mas depois do corte eles estão em volta das pernas.

85. Quando Matrix e Cindy estão entrando no avião, os sujeitos nas docas estão atirando. Você vê várias balas fazerem buracos à direita da porta. Depois quando você vê o avião, os buracos desapareceram.

86. Você não vê o dispositivo de lançamento de foguetes quando Matrix e Cindy chegam ao avião anfíbio.

87. Quando Matrix e Cindy estão no avião é escuro. Depois aparece um pedaço do Sol, e depois na cabine do piloto está completamente escuro de novo.

88. Matrix é um soldado altamente treinado, mais será que ele não aprendeu a pilotar um simples avião?

89. Na tomada de fora do hidroavião ele segue em linha reta, mas na tomada de dentro que é uma montagem ele segue para a esquerda e para a direita balançando.

90. Quando a cena da loja de armas é mostrada vemos o chefe de John e está cheio de carros de polícia, mas onde eles estavam quando Cindy saiu de lá?

ABSURDO - 91. Aos 1:02:55 - A filha de John retira a maçaneta da porta, mas para ela fazer o que fez somente com a porta aberta, e pelo lado de fora. Existe um pino que segura a maçaneta do outro lado, e é esse pino que ela precisaria retirar. O que ela fez é impossível.

92. O avião está no nível do mar quando chegam à ilha, mas quando vai pousar a imagem mostra uma cena muito alta, como se o avião estivesse mais alto do que estava anteriormente.

ABSURDO - 93. Quando a avião pousa podemos ver que o piloto está com uma camisa laranja, mas Cindy que deveria estar pilotando usa uma camisa branca. [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

94. Na loja Matrix pega um par de pés de pato, mas não utiliza em nenhum momento. (Contribuição de Daniel Miranda da Cunha Silveira - Fã de Carteirinha)

95. De onde apareceu o barco? (Contribuição de Daniel Miranda da Cunha Silveira - Fã de Carteirinha)

96. Quando Matrix está remando, ele faz isto na direção do mar aberto, não deveria ser para o outro lado?

97. Quando Matrix está se preparando para ir à batalha, ele coloca o colete camuflado e depois passa tinta no rosto, só que mais tarde, quando ele tira o colete, seu peito também está pintado. Como ele conseguiu passar tinta na pele com o colete por cima? (Contribuição de Altair Batista dos Santos - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

98. Na cena em que Matrix está estudando a base inimiga, a imagem em close o mostra olhando pelo binóculo, virando a cabeça para o lado esquerdo (do ponto de vista dele). Quando a cena muda para trazer a visão que ele tem da base, a imagem está correndo para a direita. (Contribuição de Mauro Monte Nascimento - Santos / SP - Fã de Carteirinha)

99. Quando Matrix explode a primeira mina é possível perceber claramente que só existe papelão na cena.

100. Na batalha final, onde Matrix atira pra todo lado e explode tudo à sua frente, vê-se claramente quando as casas vão para os ares, os bonecos de madeira com suporte, representando os soldados inimigos. (Contribuição de Augusto Cezar L. Queiroz - Santana / AP - Fã de Carteirinha)

101. Porque a torre explode se ele não colocou bomba lá?

102. Matrix invade e destrói várias construções, mas como é que ele sabe qual não destruir para não atingir sua filha? E se ela estivesse em uma dessas que ele destruiu?A cena da explosão das duas casas e da torre é repetida pelo menos quatro vezes.

103. A filha de Matrix consegue escapar, mas quando Bennett arrebenta a parede, podemos notar que ela é feita de outra madeira bem mais fina.

104. Porque Bennet iria matar a filha de John, a pedido do Presidente se ela era a garantia dele. Isso ele havia acabado de dizer.

105. Em um certo ponto quando Matrix está naquela batalha enorme na ilha, ele se esconde atrás de arbustos e por algum milagre as balas não o atingem. Essa folhagem devia ser usada para fazer coletes a prova de bala.

ABSURDO - 106. Logo depois quando Matrix lança a granada contra os soldados e eles voam com a explosão, podemos ver no chão a catapulta que os lança. (Contribuição de Carlos Augusto - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Marcelo Hugo da Rocha - www.dvdmagazine.com.br - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)  [SE VOCÊ É UM FÃ DE CARTEIRINHA ASSINANTE PODE CONFERIR AS IMAGENS E O EXATO MOMENTO EM QUE ESSE ERRO ACONTECE]

107. Na terceira vez que Matrix joga a granada que faz um soldado voar, é uma cena repetida, a mesma quando ele jogou a primeira granada.

108. Existe uma tomada com vários erros. Primeiro, ele lança a serra circular no sujeito na janela, parece que alguém a puxa do lado de fora. O próximo sujeito que ele apunhala com um forcado, ele só encosta e o sujeito morre. John corta fora o antebraço de um outro o homem. Você pode perceber que o braço é falso.

109. Depois John está descarregando uma arma e o comprimento da munição muda de cena para cena até uma hora que arrasta no chão.

110. Durante a cena do tiroteio pela mansão, o soldado é morto várias vezes por ângulos diferentes.

111. Quando um bandido cai do telhado, você pode ver o chão se mexendo como se tivesse algo para amortecer a queda.

112. Impressionante como ele sabe bem direitinho por onde andar na casa do vilão sem nunca ter estado lá. Talvez a casa tenha aparecido em alguma revista famosa.

113. Depois de matar o presidente, Matrix escuta sua filha gritando pelo pai. Seria improvável ele escutar a filha que estava no subsolo.

114. Quando estão lutando, Matrix e Bennett se cortam com as facas, e mesmo saindo sangue dos corpos deles, as facas continuam limpas.

115. Na luta final, quando Arnold está empurrando o vilão contra as chamas, claramente percebe-se que, quando Arnold é visto de frente, a mão do vilão está no rosto dele, e quando visto de costas, a mão do vilão está na nuca dele. Percebe-se também, no início desta tomada, que a mão do vilão inicia no rosto de Arnold e logo em seguida está no pescoço. Logo após está novamente no rosto. (Contribuição de Luciano Saretta - Fã de Carteirinha)

116. Muito engraçado ver Bennett ser eletrocutado e voltar ainda para lutar.

117. No fim Matrix mata Bennett lançando um tubo por ele. Mas onde foi parar toda a carne, osso, pele, e sangue que deveriam estar dentro do tubo?

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

A) Na cena em que Matrix e Cook brigam no motel, Cook ao morrer continua com um notável volume entre suas pernas, o que não deveria acontecer por ele estar morto. Talvez tenha sido depois de ver a figurante com os seios a mostra. (tão gostosa que levanta até defunto, literalmente) (Contribuição de Lauro L. A.)

Indicação deste filme:  (Um abraço ao pessoal do Objetivo de Goiânia e ao Prof. Kristian da Silva).