VOLTAR BLOCO 36

 
   

CONSTANTINE
KEANU REEVES, RACHEL WEISZ & DJIMON HOUSON

John Constantine (Keanu Reeves) é um experiente ocultista e exorcista, que literalmente chegou ao inferno.

Juntamente com Angela Dodson (Rachel Weisz), uma policial cética, ele investiga o misterioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel.

As investigações levam a dupla a um mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Francis Lawrence
Escritores: Kevin Brodbin & Frank A. Cappello

Baseado na história de Kevin Brodbin e no personagem criado por Garth Ennis & Jamie Delano

Gênero: Terror / Aventura / Suspense

Site Oficial: www.constantine-ofilme.com.br

Warner Bros.

Título Original: Constantine
Tempo: 121 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2005 - USA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Keanu Reeves .... John Constantine
Rachel Weisz .... Angela Dodson / Isabel Dodson
Shia LaBeouf .... Chas Chandler
Djimon Hounson .... Midnite
Max Baker .... Beeman
Pruitt Taylor Vince .... Padre Hennessy
Gavin McGregor Rossdale .... Balthazar
Tilda Swinton .... Gabriel
Peter Stormare .... Satã
Jesse Ramirez .... Scavenger
José Zúñiga .... Detetive Weiss
Francis Guinan .... Padre Garret
April Grace .... Dra. Leslie Archer
Quinn Buniel .... Constantine - 10 anos
Larry Cedar

FICHA TÉCNICA

Produção .... Lorenzo DiBonaventura
Produção .... Akiva Goldsman
Produção .... Benjamin Melniker
Produção .... Lauren Shuler Donner
Produção .... Erwin Stoff
Produção .... Michael E. Uslan
Música .... Brian Tyler
Fotografia .... Philippe Rousselot
Desenho de Produção .... Naomi Shohan
Direção de Arte .... David Lazan
Figurino .... Louise Frogley
Edição .... Wayne Wahrman
Efeitos Especiais .... Tippett Studio
Efeitos Especiais .... Hydraulx
Efeitos Especiais .... Spectrum Effects Inc.
Efeitos Especiais .... ESC Entertainment

PRODUTORAS

Warner Bros.
Weed Road Pictures
The Donners' Company
Village Roadshow Pictures
Di Bonaventura Pictures

DISTRIBUIDORA

Warner Bros.

ERROS

ABSURDO: 1. 0:01:50h - Logo no começo do filme o amigo de Manuel retira as duas garrafas que estão a sua frente colocando-as de lado, mas quando Manuel se levanta, as garrafas estão de volta na frente dele. [CONFERIR O ERRO]

2. Logo depois Manuel cai no buraco fazendo um grande barulho, mas o amigo nem se mexe.

3. Onde Manuel está, não existe iluminação do Sol, mas quando ele é filmado de cima, existe claridade no chão.

4. Quando Manuel é atropelado, é possível perceber que não existe ninguém dirigindo o carro.

ABSURDO: 5. 0:02:48h - Em Los Angeles a mulher coloca água quente na xícara. Observe que só existe uma colher dentro da bandeja, depois do corte existe uma pedaço de papel também. [CONFERIR O ERRO]

6. Quando o táxi pára, Constantine joga o cigarro no chão. Na primeira tomada o cigarro não está amassado, mas na segunda, no chão, está.

7. Constantine chega no prédio da moça possuída e anda pelo corredor. Observe que ele dá uma tragada e solta a fumaça numa tomada de frente, depois do corte ao passar pela porta, ele solta novamente a fumaça sem ter tragado desta vez.

8. Constantine tem um cigarro grande na mão quando entra, mas quando traga ele é menor. Ao colocar na cômoda, ele é grande novamente.

9. Constantine coloca o símbolo na janela que reflete na moça possuída. Neste momento existe muito Sol nela, mas nas outras tomadas não.

10. Constantine coloca o símbolo na testa da garota que mexe muito as mãos na sua tomada de costas, mas na tomada de seu rosto ela não mexe nenhuma das duas.

ABSURDO: 11. 0:06:38h - Constantine grita por Chas que está no carro. Ele coloca seu braço para frente em cima do volante, mas depois do corte seu braço está apoiado no banco. [CONFERIR O ERRO]

12. Quando o homem solta o espelho, Constantine levanta seu braço direito duas vezes entre os cortes para segurá-lo.

13. Logo depois ele coloca sua mão esquerda nos olhos da garota, mas depois do corte sua mão não está mais lá. Nova tomada e sua mão aparece novamente nos olhos dela.

ABSURDO: 14. 0:08:18h - Na primeira parte do filme, logo após ele empurrar o espelho pela janela, podemos observar uma corda amarrada na cabeceira do espelho. Quando temos a visão de baixo, a corda como que em um passe de mágica desaparece. Observe que não é na hora que o espelho aparece junto da varanda, neste momento a corda ainda está presa ao espelho, mas na cena seguinte. (Contribuição de Eider Cardoso -  Lehigh Acres - Flórida / USA - Fã de Carteirinha) [CONFERIR O ERRO]

15. Na primeira cena de exorcismo, Constantine queima a menina com um símbolo, mas algumas cenas depois esta marca muda de lugar.

16. Quando Angela chega em casa depois de se confessar, ela tira a sua bolsa com a mão direita e vai colocar em algum lugar, mas na tomada seguinte ela está colocando a chave em cima da mesa, e a bolsa desapareceu.

17. Isabel está de frente quando vai pular, mas ela cai de costas. Depois, mais tarde, esta cena é mostrada e ela aparece se virando. Mesmo assim na queda seria improvável que ela ficasse totalmente de costas ao cair. Ela deveria cair com o corpo virando.

18. Isabel cai de uma grande altura arrebentando o vidro antes de bater na água, mas não vemos nenhum sangue ou machucado nela.

19. Angela acorda logo depois de Isabel se matar. Observe que na primeira tomada de frente dela não existe nenhum travesseiro na cama, mas na tomada de lado existe um travesseiro em pé, que deveria aparecer na tomada anterior.

ABSURDO: 20. Angela chega no local onde sua irmã morreu e passa por dois policias, depois do corte estes dois policiais sumiram e ela está passando pelo outro guarda quando diz bom dia. [CONFERIR O ERRO]

21. Se Isabel se matou de madrugada, porque só ás 9:00 horas da manhã a irmã dela chegou ao local do suicídio? Muito estranho.

22. Quando Gabriel está sentado e fala de fé com Constantine, ele está com a mão esquerda aberta e abaixando, depois do corte para uma tomada de frente, sua mão esquerda está em cima do joelho esquerdo, o que não acontecia antes.

ABSURDO: 23. 0:25:22h - Angela aperta o botão para voltar ao início da gravação no seu note book, mas ela volta só uma parte quando deveria ter voltado até o começo. O botão que ela apertou está errado. [CONFERIR O ERRO]

24. Na cena em que Angela está vendo a gravação onde a sua irmã olha para trás e sussurra "Constantine", parece meio estranho uma câmera está monitorando um telhado vazio. Devemos lembrar que a câmera não gravou o áudio, o som ouvido é imaginação de Angela para poder encontrar com Constantine. (Contribuição de Nei Garrucino - Fã de Carteirinha)

25. Constantine sai do posto de gasolina e quando é visto de frente ele tem uma franja do lado direito da sua testa, mas na tomada lateral ele não tem esta franja.

26. Quando o mostro de insetos ataca Constantine, ele se dissolve duas vezes, uma em cada tomada.

27. Constantine chuta um caranguejo depois do mostro ser atropelado, e joga água na câmera.

28. Constantine atravessa a rua com Chas para ir ver o Pai Meia-Noite. Observe que logo depois de atravessar passa um carro atrás deles que ainda estava na esquina na tomada anterior.

29. Na rua eles passam por um homem barbudo de boné, depois do corte este homem está muito longe deles, o que não daria tempo.

30. Logo depois mais um erro de pessoas na rua acontece, basta olhar os pedestres que mudam entre as tomadas de Chas, de costas e de frente.

31. Quando Chas tenta entrar no bar, o segurança estica o braço esquerdo para impedi-lo e seu outro braço não aparece na cena, depois do corte o braço está levantado na altura do rosto de Chas.

ABSURDO: 32. 0:29:38h - Constantine está parado na frente da porta para entrar quando um sujeito de cicatriz no rosto sai. Observe que o local onde Constantine está muda completamente. Na primeira tomada existe muita gente atrás dele, depois do corte o local é outro vazio agora. [CONFERIR O ERRO]

NOVO ERRO 33. Tem uma cena no final do filme onde Constantine corta os pulsos, porém antes do tempo parar, o sangue dele passa por baixo do relógio. Em seguida existe uma outra tomada dele, feita de cima onde o sangue que antes estava por baixo do relógio aparece antes dele. (Contribuição de Michel Miertschink - Fã de Carteirinha)

34. Quando ele vai atrás da mulher, depois dela ter ido a casa dele a primeira vez, após atravessarem a rua e matar os bichos voadores, um ônibus passa atrás de Constantine numa visão de uma das câmeras, na visão da outra câmera o ônibus passa por ele ainda. O ônibus já deveria estar mais a frente. (Contribuição de Anderson Silveira Bernardes - Fã de Carteirinha)

35. No apartamento, Constantine pergunta do gato, e Angela está de lado para ele, depois do corte ela está de frente.

ABSURDO: 36. 0:43:17h - No inferno antes de encontrar Isabel, um demônio vê Constantine passando, e o demônio ainda está dentro do carro, depois do corte ele está do lado de fora. [CONFERIR O ERRO]

37. A mão do padre morto se mexe mesmo antes de Constantine passar o gelo nela.

38. Quando o Padre morre na loja de bebidas, vários carros de polícia aparecem. Agora o impressionante é que pelo menos dois deles tem a mesma identificação, o mesmo número. Economia?

ABSURDO: 39. 0:55:44h - Depois de sair do instituto onde Isabel morreu, Angela e Constantine estão no carro dela. Do outro lado da rua é possível ver que na realidade eles estão em cima de um guincho e puxados. Observe que o carro dela tem quatro pneus atrás, e a camionete dela não tem quatro pneus atrás. [CONFERIR O ERRO]

40. Observe ainda nesta cena que Angela dirige quase que sem olhar para a frente.

41. Quando Manuel rouba o carro, é possível ver no asfalto marcas de pneus provavelmente feitas em tomadas anteriores.

42. Constantine diz que Rachel tem que estar totalmente mergulhada na banheira para o que ele vai fazer poder funcionar, mas as mãos dela e os joelhos estão do lado de fora, se segurando na beirada da banheira. Este erro realmente acontece, pois Constantine fala para a garota que ela deveria estar totalmente mergulhada, pois ela queria o serviço completo.

43. Quando Angela mergulha na banheira na tomada lateral, ela coloca sua mão esquerda na cabeça dobrando seu braço, mas na tomada frontal logo em seguida seu braço não está assim, está esticado para frente.

44. Constantine retira seu braço direito logo após mergulhá-la na água, mas na tomada seguinte feita dentro da água, seu braço ainda está lá. Então ele o retira novamente.

45. Quando ela começa a se debater, o braço direito dele está na banheira, depois do corte para o rosto dela, o braço direito de Constantine está segurando o braço esquerdo dela.

46. Logo depois a posição do braço direito dele muda novamente, uma cena no ombro ou perto da cabeça dela, depois na tomada superior na frente do rosto segurando o braço direito dela. Antes da câmera lenta.

47. O patinho de borracha que existia na banheira, desaparece depois.

48. Quando Angela quebra a banheira e cai no chão, o seu braço direito muda de posição duas vezes entre os cortes.

49. Quando Balthazar empurra Constantine na parede, ele levanta as duas mãos para pegar no pescoço de Constantine, mas só o pega com a mão direita, a esquerda está abaixada na barriga de Constantine.

ABSURDO: 50. 1:10:04 - Quando Angela sai do carro, é possível ver o cordão pendurado no seu pescoço, mas quando ela joga seu paletó no banco, o cordão vai junto. Como isto é possível se ele estava no seu pescoço? [CONFERIR O ERRO]

51. Angela atira várias vezes em Manoel, sangue sai de sua roupa, mas quando ele a puxa, sua roupa está limpa, sem furos e sem sangue.

52. Quando Chas atira na caixa d'água, ela respinga na câmera.

ABSURDO: 53. 1:24:10 - Quando Constantine entra e se apresenta para os demônios, nós os vemos se virando e olhando para John. Esta imagem é a mesma que apareceu quando Angela atirou em Manoel, apenas invertida. [CONFERIR O ERRO]

54. Porque quando Angela é afogada por Manoel ela vai parar no inferno? Ela não está se suicidando!

55. Quando Gabriel está segurando o rosto de Constantine, sua mão esquerda muda de posição entre as tomadas várias vezes.

56. Os cacos de vidro perto da mão de Constantine mudam entre a tomada de cima e a de frente.

57. Quando Constantine tenta se matar, o seu relógio marca quase seis e meia, mas depois aparece marcando quase cinco e meia.

58. O relógio de Constantine marca uma hora mais inferior quando o tempo pára, do que quando ele caiu junto da porta, pelo menos 3 minutos.

59. Gabriel levanta a adaga duas vezes em duas tomadas diferentes.

60. O sangue derramado no chão dos cortes dos pulsos de Constantine não seriam suficientes para matá-lo.

61. Lucifer começa a puxar Constantine e tudo fica claro. É possível ver atrás de Lucifer, quatro luzes iluminando o cenário.

62. Constantine mostra o dedo para Lucifer mas depois do corte o dedo está longe do rosto, quando antes estava bem próximo.

63. Quando Lucifer levanta Constantine enfiando suas mãos na barriga dele, o chão que antes estava muito deformado, agora aparece bem mais inteiro.

64. O relógio da parede continua marcando 5:20 desde a hora que Constantine chegou, até a hora que ele acorda. Não muda um minuto se quer.

65. Na cena da chuva forte, Constantine olha para cima para ver um pássaro, e podemos perceber que a chuva cai em todos os cantos, menos no seu rosto.

66. Quando Angela vai tentar salvar Constantine, ela mexe em sua arma, mas o martelo que deveria ficar numa posição, aparece logo depois em outra, o que seria muito perigoso podendo disparar a arma.

67. Para enfrentar os demônios, Constantine usa todas suas balas (da metralhadora), prova disso é que quem o salva é o amigo Chas, mas depois, quando a Gabriel sai da piscina, já humana, ela entrega a metralhadora e podemos ver que está carregada (ela pega no fundo da piscina, outro mistério). (Contribuição de Fernando Camargo - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

68. Enquanto Constantine e Angela estão no quarto da irmã gêmea tentando descobrir o que aconteceu, repare que o tempo todo a janela do quarto está aberta, fazendo assim entrar a luz do sol, mas curiosamente quando Angela se escora na janela para pensar, esta se encontra fechada, mesmo assim a luz continua iluminando o rosto de Constantine. Ao final da cena, quando ela descobre a mensagem secreta e se afasta da janela, esta se encontra aberta novamente, obviamente isso foi feito para a cena poder ser realizada, senão, com a luz entrando não seria possível ver nada no vidro. (Contribuição de Diego Hermes - Fã de Carteirinha)

69. Quando John está na sua casa, e a Angela vai até lá, ele prende uma aranha dentro de um copo, ele coloca um pouco de fumaça dentro dele, mas quando Angela vira o copo, a quantidade de fumaça é bem maior que antes. (Contribuição de Bruce Iiyama - Fã de Carteirinha)

70. Logo depois de Constantine ser jogado longe da área da piscina por Gabriel, até bater numa porta de vidro, às câmeras se voltam para área da piscina onde estão Gabriel e Angela. Logo depois a câmera vai buscar Constantine que se encontra imóvel junto à porta, foi quando tive a nítida impressão de que atrás da porta de vidro se podia vê o vulto de alguém da produção. (Contribuição de André Leal - Fã de Carteirinha)

71. Na cena em que Lúcifer agarra Constantine para detê-lo no momento em que ele está subindo aos céus, ele o agarra por trás e abre sua camisa, então enfia suas mãos em seu peito para arrancar os tumores cancerígenos dos pulmões. Pois bem, quando a cena aparece de frente, sua camisa está totalmente aberta, mas quando aparece por cima, dando um close no rosto de Constantine e de Lúcifer, a camisa está fechada e a gravata perfeita. (Contribuição de Regina Vares - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

72. Ainda na cena com Lucifer, o sangue aparece inundando tudo ao seu caminho, até chegar ao relógio de Constantine, porém, na cena em que Lúcifer aparece e o toca o sangue, parece ser razoavelmente pouco em relação à cena anterior. (Contribuição de Kazutaka Muraki - Fã de Carteirinha)

73. Perto do final do filme quando Constantine está no chão com Gabriel em cima dele, temos uma tomada que gira noventa graus, e vemos uma identificação do hospital na mão esquerda de Gabriel. Depois do corte ela aparece na outra mão, e depois volta para a mão original.

74. Quando Lucifer está arrastando Constantine, o chão se quebra, mas algumas cenas depois o chão parece estar perfeito, ou muito pouco quebrado.

ABSURDO: 75. 1:45:48h - A posição que Gabriel segura a arma de Constantine muda da hora que ela sai da água para a tomada seguinte. [CONFERIR O ERRO]

76. No final do filme, depois dos créditos, John deixa seu isqueiro no túmulo de Chas, mas a posição dos seus dedos e sua mão no isqueiro mudam entre as tomadas.

77. Seja na chuva, no inferno, ele todo molhado (na banheira, no hospital) Constantine nunca fica sujo! E a blusa dele é branca! (Contribuição de Elisa Maria -  Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha) --> Talvez isto aconteça porque ele já está morto e renasceu, mas nada no filme indica que ele não possa ficar sujo.

78. A lança que foi encontrada numa bandeira nazista não poderia de forma alguma conter o sangue do Cristo, ,já que a Bíblia diz claramente que TODO O SANGUE já havia sido derramado por nós na cruz, tanto que quando a lança foi passada na barriga do Cristo, apenas água fluiu, e ele já estava morto, ao contrário do que diz o filme, ele não foi em hipótese alguma, segundo a bíblia, morto por ela. (Contribuição de Kazutaka Muraki - Fã de Carteirinha)

79. Gabriel aparece no filme como o Anjo que derrotou Satanás, mas quem o derrotou e está pintado no quadro pisando sobre a cabeça do demônio é Miguel, chamado até de S. Miguel Arcanjo. (Contribuição de Kazutaka Muraki - Fã de Carteirinha)

80. No início do filme, quando Manoel é atropelado, apesar da cena ser impactante, dá pra notar que o carro já está amassado quando ocorre a batida. Quem quiser conferir, basta assistir em câmera lenta ou congelar a imagem. (Contribuição de Marcelo Horn - Fã de Carteirinha)

81. Na parte final, Lúcifer dá uns cinco passos arrastando Constantine pelos pés na primeira tomada. Na cena seguinte, filmada de cima, esse espaço percorrido foi “esquecido” porque os dois estão muito próximos da parede. (Contribuição de Marcelo Horn - Fã de Carteirinha)

82. Angela deu 21 tiros em Manoel, na piscina, sem que houvesse tempo pra recarregar a arma. (Contribuição de Marcelo Horn - Fã de Carteirinha)

83. Na cena em que Constantine está caído no chão e o anjo Gabriel começa a estrangulá-lo, é possível perceber que a atriz não o estrangula de verdade, observe como ela segura com suavidade no pescoço de Keanu. (Contribuição de Ana Brígida Pereira Duarte - Recife / PE - Fã de Carteirinha)

84. No final do filme vemos que a posição do relógio de Constantine muda de acordo com as tomadas. (Contribuição de Lucas Matias - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

ANTIGO ERRO. Quando Lúcifer decide salvar Constantine, ele extirpa o câncer, mas naquele momento o herói está morrendo por causa do corte nos pulsos e não pelo câncer, que provavelmente só o mataria muito mais tarde. (Contribuição de Eduardo Almeida - Fã de Carteirinha) --> Isto não é um erro. Lucifer tira o veneno do cigarro de Constantine apenas punindo-o para que ele viva bastante.

Na cena em que Constantine corta seus pulsos, ele os corta na horizontal, o que é um pouco ineficiente para quem deseja uma morte rápida, o certo teria sido cortar na vertical, assim seria muito mais fácil e rápido. É a maneira certa de se cortar o pulso para quem deseja se matar. Se é que existe maneira certa de se matar. (Contribuição de Kazutaka Muraki - Fã de Carteirinha) --> Devemos lembrar que Constantine tem que fazer isto bem rapidamente, pois GABRIEL está por usar a adaga em Angela e ele precisa que o Diabo chegue logo e pare tudo para buscá-lo, esta seria a única salvação para Angela. Ele corta os pulsos normalmente. (Falha Nossa)

ANTIGO ERRO ABSURDO 33. 0:35:25h - Quando Constantine aponta para a porta mandando Angela embora, aparece apenas uma garrafa em cima da mesa quando na realidade existem duas, uma cheia e uma vazia que desaparece. --> A garrafa realmente aparece, por sua cor ser muito parecida com a porta e sua transparência, a garrafa realmente está lá do ladinho, escondida pela porta. (Contribuição de Paulo Rui Usbert Rosa e Danyelle Lima - Cabo de Stº. Agostinho / PE - Fãs de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

Complemento do erro 78: De acordo com a tradição, a lança de Longinus era a lança que tinha perfurado Jesus. A profecia do Velho Testamento informava que nem um osso do Messias seria quebrado, e a lança de Longinus muito contribuiu para que a profecia fosse cumprida pois, a não reação de Jesus ao ser perfurado, favoreceu o diagnóstico de que ele já havia morrido e suas pernas não foram quebradas como era de costume fazer com os cruxificados. Diz a lenda que a lança com o passar dos anos foi possuída por homens vitoriosos em batalhas. Homens como Constantino, Justiniano, Attila, Theodoric, Theodosius, Alaric, Carlos Magno, que após 47 batalhas foi derrotado porque deixou cair acidentalmente a lança. Hitler acreditava que tendo a lança em seu poder, poderia conquistar o mundo e em 1938, ela foi apreendida em nome do Reich. Ficou por 6 anos na Igreja de Santa Catarina até ser removida para um local seguro, subterrâneo, pelo tenente Walter William, em 30 de abril de 1945, coincidentemente ano em que Hitler perdeu a guerra e cometeu suicídio. A lança que Hitler acreditou ser verdadeira, nos dias de hoje, pertence a casa de Habsburg e está no museu de Hoffburg, em Viena. (Contribuição de Rogério Magalhães e Edson Tomoda - Fãs de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Apesar do título da revista a qual Constantine é baseado ser "Hellblazer", este título foi descartado pelos produtores devido a sua semelhança com Hellraiser de 1987. Inicialmente seria Tarsem Singh o diretor de Constantine, mas ele deixou o projeto pouco após a contratação de Nicolas Cage para interpretar o protagonista, por acreditar que com Cage não poderia fazer o filme que desejava. Alguns meses depois, Cage também deixou o projeto. Na revista "Hellblazer", na qual são publicadas as histórias do protagonista, John Constantine vive em Liverpool, na Inglaterra. No filme o personagem vive na Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com o diretor Francis Lawrence, a decisão por tornar Constantine americano se deveu à contratação de Keanu Reeves para interpretar o personagem. Lawrence acredita que Reeves não convenceria como britânico nas telas.