VOLTAR FILME 11

 

 
 

CORAGEM SOB FOGO
MATT DAMON, MEG RYAN & DENZEL WASHINGTON

O Tenente-coronel (Denzel Washington) é encarregado de descobrir se uma capitã (Meg Ryan) que foi morta na guerra merece uma medalha de honra, mas o que ele acaba descobrindo são alguns podres dos militares.

Washington interpreta um tenente-coronel em crise.

Ele voltou abalado dos conflitos depois de perder alguns companheiros na luta.

Terá uma delicada tarefa em mãos: saber se a capitã Karen Walden (interpretada por Meg Ryan, num dramático papel atípico), morta na guerra, merece uma medalha de honra.

Durante a investigação, vai descobrindo alguns podres dos militares. Politicamente correto, o roteiro questiona valores profissionais/morais. No elenco, o destaque é Lou Diamond Phillips, bem distante do tipo conquistador que interpretou em "La Bamba".

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Edward Zwick
Escritor: Patrick Sheane Duncan

Gênero: Drama / Guerra

Fox Film

Título Original: Courage Under Fire
Tempo: 116 minutos

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1996 - USA
Recomendação: 12 anos

ELENCO

Denzel Washington .... Tenente-coronel Nathaniel Serling
Meg Ryan .... Capitã Karen Emma Walden
Lou Diamond Phillips .... Sargento Monfriez
Michael Moriarty .... Brigadeiro-general Hershberg
Matt Damon .... Ilario
Bronson Pinchot .... Bruno
Seth Gilliam .... Altameyer
Regina Taylor .... Meredith Serling
Zeljko Ivanek .... Banacek
Scott Glenn .... Tony Gartner
Tim Guinee .... Rady
Tim Ransom .... Boylar
Sean Astin .... Patella
Sean Patrick Thomas .... Thompson
Lucky Luciano .... Nathan Serling Jr.
Erica C. Newman .... Joleen Serling
Jamal A. Mays .... Brian Serling
Ashlee Jordan Pryor .... Josie Serling
Peter Arnett .... Repórter da CNN - voz

FICHA TÉCNICA

Produção .... John Davis
Produção .... David T. Friedly
Produção .... Joseph Singer
Música .... James Horner
Fotografia .... Roger Deakins
Desenho de Produção .... John Graysmark
Direção de Arte .... Steve Cooper
Figurino .... Francine Jamison-Tanchuck
Edição .... Steven Rosenblum

PRODUTORA

Fox 2000 Pictures

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox Film Corporation

ERROS

1. Os faróis do tanque não ajudariam a identificar se quem vem é inimigo ou amigo. A série M1 usa uma visão térmica. Não é como mostrado no filme. Erros do site www.falhanossa.com

2. Os foguetes lançados do MLRS se assemelham a uma nave espacial quando decola, mas no filme pareciam outra coisa.

3. Helicópteros com uma Cruz marcada em Vermelho não têm atiradores. A tripulação pode até carregar armas, mas se não me engano, é ilegal os helicópteros médicos carregarem armas pesadas.

4. A artilharia de Denzel estava agindo como se eles estivessem jogando um jogo de videogame, ou assistindo televisão, e não como se estivessem na guerra.

5. O tanque de Denzel era de fato um Centurion, mas aparentemente usa munição de um M1A1.

6. Depois que a equipe de Meg Ryan destruiu o tanque iraquiano, o tanque é visto em condição perfeita quando o helicóptero de Ryan está se chocando.

7. No fim do filme, Serling leva o arquivo segurando-o de um jeito, mas quando o coloca na mesa, sua mão mudou de lado e ele está segurando de outra forma. Erros do site www.falhanossa.com

8. Durante o retrospecto, eles mostram Karen Walden (Meg Ryan) em uma cerimônia de graduação. Ela é mostrada usando a insígnia de um oficial do Corpo do exército de Enfermeira, nas lapelas do uniforme, e ela não tem nenhuma insígnia dos graus nos ombros. Enfermeiras não são pilotos de helicópteros.

9. Na cerimônia de premiação, a Medalha do Congresso de Honra é pendurada ao redor do pescoço da filha. Na próxima cena nós não vemos mais a medalha.

10. No fim da conversa no escritório de Hershberg, Serling está partindo, ele não apanha as pastas de papéis de arquivo dele e o gravador. Mas depois ele já os está levando. Ele não teve tempo para pegar isto. Erros do site www.falhanossa.com

11. Bem no início do filme, logo depois dos soldados rezarem e olharem para o céu, o Cel. Serling põe o seu capacete. Repare num soldado de óculos e bigode, ao fundo: quando Serling diz: "Vamos matá-lo", esse soldado está sem capacete; quando Serling pega o capacete na mão, este soldado já está de capacete, e no corte que há quando Serling põe o capacete, este soldado está novamente sem capacete, e o coloca também. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

12. Se você prestar atenção, verá que a posição do general Hershberg em relação à porta muda ligeiramente no corte que há após o fotógrafo pedir para tirar uma foto dele. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

13.  Nesta mesma cena, logo a seguir, Serling começa a ouvir os depoimentos. Repare no oficial que segura uma varinha, ao fundo, perto da lousa. Quando mostra um dos sobreviventes, e este diz "Não sabíamos o que havia nos atingido", repare que este oficial mantém a varinha abaixada, na altura de sua cintura. No corte que há logo depois, vemos que esta varinha aparece em outra posição, bem mais erguida. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

14. Na cena onde Serling está à mesa com sua família e um de seus filhos lhe pergunta se pode comer o seu purê, repare que Serling lhe passa o prato e pega o garfo com a mão esquerda. Depois do corte, o garfo está em sua mão direita. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

15. Logo depois de ouvir o primeiro depoimento de um dos sobreviventes da queda do helicóptero, Serling está num bar. Quando Gartner começa a conversar com ele, Serling pega o copo de bebida com a mão direita e o leva á boca, para beber. Depois do corte, ele leva novamente o copo à boca. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

16. Quando Ilário está contando sua versão do acidente, na hora em que mostra Ilário socorrendo Rady, ele pede um apoio para colocar o soro. Enquanto a capitã Walden procura, os iraquianos atiram. Walden tenta se proteger dos tiros e, se você prestar atenção, verá que ela coloca seu braço esquerdo nas costas de Ilário. Depois do corte, ela está em outra posição. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

17. Serling pergunta a Ilário se Karen demonstrou alguma dúvida ao tomar todas as decisões. Neste momento, Ilário segura um toco de cigarro entre os dedos, e logo a seguir, o atira fora. Logo depois, porém, quando Ilário diz que sabia que os iraquianos estavam à espreita, ele segura novamente este toco de cigarro. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

18. Na mesma cena, no mesmo corte, Serling, que estava olhando para Ilário, aparece olhando para baixo. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

19. Quando Ilário conta como Karen Walden morreu, note que Ilário vai verificar se ela ainda vive e, depois, corre em direção ao resgate. Ele ergue as mãos, para proteger a cabeça das balas, e depois as abaixa. Depois do corte, ele está novamente com as mãos erguidas. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

20. Serling conversa como os pais de Karen e Anne Marie aparece. Quando Anne foge e Joel se volta para Serling, ele está com o braço esquerdo apoiado no encosto da cadeira, o que não ocorria antes. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

21. Pouco depois, quando Joel mostra o porta-retratos a Serling, este olha para a foto. Depois do corte, ele está olhando para Joel. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

22. Logo depois, repare que Serling faz um movimento com o braço, para guardar o porta-retratos. Depois do corte, ele faz novamente este movimento. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

23. Se você prestar bastante atenção, verá que a maneira como Meredith segura a xícara muda entre os cortes que há quando ela entrega a xícara para Serling, na cena onde os dois conversam dentro do carro. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

24. Quando Serling vai justificar a demora do relatório com Hershberg, repare no momento em que entra uma mulher e lhe entrega uns papéis. Serling pega um dos papéis na mão, depois do corte, ele já está assinando estes papéis. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

25. Na cena onde vemos Serling conversando com Monfriez pela primeira vez no jeep, repare no corte que há quando Serling pergunta como ele foi parar no helicóptero de Walden. Antes deste corte Monfriez estava com a boca fechada, depois sua boca está aberta. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

26. Na mesma cena, logo adiante, Monfriez diz que queria transar com uma enfermeira. Se você prestar atenção, verá que, nesta hora, Serling descansa o braço direito na porta do jeep. Depois do corte, seu braço direito está abaixado, e ele o apóia novamente na porta. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

27. Quando Monfriez conta sua versão do ocorrido, ele diz que a capitã Walden chorou. Nesta cena, quando Ilário se afasta de Walden, ela está chorando, de cabeça erguida. Depois do corte, ela está de cabeça baixa e com a mão direita no rosto, o que não ocorria antes. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

28. Serling conversa com Gartner no bar, e diz que está investigando uma moça que poderá ser a primeira mulher a receber a Medalha de Honra; repare que, neste momento, sua mão direita está sobre a mesa. Depois do corte, a mão de Serling está erguida. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

29. ABSURDO: Gartner oferece a Serling um pedaço de doce no parque. Repare que Gartner leva a mão direita à boca e lambe os dedos. Depois do corte, ele está lambendo os dedos da mão esquerda. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

30. Na cena seguinte, Serling olha para uma foto de Karen Walden. Nas cenas onde vemos o verso desta fotografia, percebemos que ela está um pouco amassada. Nas tomadas onde vemos a foto de frente, não. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

31. Na mesma cena, Serling ainda está segurando a foto, quando toca o telefone. Depois do corte, quando ele se levanta, já está sem a foto. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

32. Serling se apresenta para Altameyer no hospital e diz que quer falar sobre a capitã Walden. Altameyer olha ligeiramente para ele; depois do corte, Altameyer está olhando para a frente, e volta a olhar para Serling. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

33. Na cena onde Serling diz que não gostaria de perder outro bom soldado e tenta tirar a arma das mãos de Monfriez, repare que, no próximo corte, a mão direita de Serling muda completamente de posição. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

34. Ilário conta a verdade a Serling e começa a chorar. Ele pega a carta com a mão direita. Depois do corte, a carta de Walden está na mão esquerda de Ilário. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

35. Na mesma cena, logo após, a maneira como Ilário segura a carta muda entre os cortes, na hora em que ele a entrega para Serling. (Contribuição de Heverton Luiz dos Santos - Osasco / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Esta foi a segunda parceria entre o diretor Edward Zwick e o astro Denzel Washington, depois de "Tempo de Glória". Posteriormente, a dupla voltaria a se encontrar em Nova York Sitiada.

O filme também ficou marcado como a primeira produção hollywoodiana a tratar abertamente da Guerra do Golfo.