VOLTAR BLOCO 20

 
   

CUBO
DAVID HEWLETT, NICOLE DEBOER & NICKY GUADAGNI

Medo, paranóia, desespero...

Na minha opinião um dos melhores filmes de suspense que já vi.

Seis pessoas comuns, totalmente estranhas entre si, acordam presas num labirinto. Nele, existem salas interligadas em forma de cubo e preparadas com armadilhas mortais. Sem comida ou água, suas vidas estão com os minutos contados.

Nenhum deles sabe como ou porque estão presos, mas logo descobrem que cada um possui uma habilidade especial que poderá contribuir para a fuga. Na ânsia de escapar, eles se deparam com os mais intransponíveis obstáculos.

A cada passo, se deparam com diferentes e mortais surpresas - se eles não aprenderem a cooperar entre si e tentar descobrir os segredos desta armadilha mortal, nenhum deles terá muito tempo de vida.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Vicenzo Natali
Escritores: André Bijelic & Vincenzo Natali

Gênero: Fantasia / Thriller / Sci-Fi / Terror / Suspense

Site Oficial: www.cubethemovie.com

Imagem Filmes

Título Original: Cube
Tempo: 90 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1997 - Canadá
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Nicole de Boer .... Leaven
Nicky Guadagni .... Helen Holloway
David Hewlett .... David Worth
Andrew Miller .... Kazan
Julian Richings .... Alderson
Wayne Robson .... Rennes
Maurice Dean Wint .... Quentin

FICHA TÉCNICA

Produção .... Mehra Meh
Produção .... Betty Orr
Música .... Mark Korven
Fotografia .... Derek Rogers
Desenho de Produção .... Jasna Stefanovic
Direção de Arte .... Diana Magnus
Figurino .... Wendy May Moore
Edição .... John Sanders
Efeitos Especiais .... C.O.R.E. Digital Pictures
Efeitos Especiais .... Caligari Inc.
Efeitos Especiais .... JJamb Productions Inc.

PRODUTORAS

Cube Libre
OFDC
The Feature Film Project
Téléfilm Canada [ca]
Viacom Canada

DISTRIBUIDORAS

Araba Films
Cineplex-Odeon
Constantin Film
Metropolitan Filmexport
Primer Plano Film Group S.A.
Spentzos Films
Tantra DMPC Ltd.
Trimark Pictures

ERROS

1. A matemática em vários casos ao longo do filme está errada. Worth (o desenhista do cubo) diz as dimensões do cubo possibilitando medir um lado dele. Mas depois as medidas que eles falam não batem corretamente, existe sempre algo errado. --> Não há erros de matemática, há alguns erros de tradução do filme. Os 14 por 14 por 14 ela está medindo em pés e não em metros, algo que deveria ter sido explicado. 14 pés = 4.2metros aproximadamente. A partir desses dados o tamanho do cubo maior, que não me lembro quanto é mais, dividido pelos cubos internos dava 26 + o espaço entre a carcaça. (Contribuição de Thiago - Fã de Carteirinha) --> Mesmo em inglês parece haver erro sim na matemática. Primeiro, como um bom engenheiro, sendo um cubo ele deveria ter dado a medida em pés ao cubo e não em pés ao quadrado. Mas esquecendo esse detalhe, pelo que eu entendi do inglês, ele diz que a medida total é 404 pés ao quadrado. Se dividirmos 404 por 14 dá 28.8. Ignorando o 0.8 (seriam reservados para a distância entre as salas) ficamos com 28, mas Worth diz para subtrair 1 de "folga", então fica 27, e não 26 como dito no filme. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

2. A doutora loira diz que eles pegaram todas as suas jóias, a pulseira e todos os anéis. Mas quando ela se pendura fora do cubo com a corda-de-roupa, ela agarra a mão do policial negro e nós podemos ver um anel na mão dela.

3. Quando a doutora loira escala no próximo quarto, Quintin está chupando o botão dele. Ele imediatamente fala com Vorth, e se confunde com algumas palavras por causa do botão na boca dele. De repente, o botão desaparece da boca e está novamente na mão, e ele repõe isto na boca. Erros do site www.falhanossa.com

4. Logo no início onde o Homem é picado com aquela tela (acho que é possível ver apenas em dvd) assim que a tela o pica, se aproximarmos o zoom antes de começar a sair sangue, e colocarmos em câmera lenta, podemos ver que no rosto dela ao sair o sangue forma uma bolha e estoura, como se tivesse alguém soprando. (Contribuição de Carlos Silva - Fã de Carteirinha)

5. Durante a cena em que o policial é jogado no chão por Worth por tentar seduzir a garota, imediatamente antes de começar a bater em Worth com a bota, podemos notar rapidamente que atrás do policial, enquanto ele fala, há um espécie de lata redonda posta na escada, provavelmente esquecida pela produção. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

6. A questão do espaço da couraça é mal explicado. O que Worth diz é que ele fez a parte externa que envolve o cubo por fora, ou seja, a parede que não pôde ser alcançada pela médica (o cubo por fora do cubo). Mas isso dá a entender que aquele espaço entre esse cubo grande e o cubo menor existe em todos os 6 lados, para dar liberdade à "ponte" para ir a qualquer lugar, então o cubo menor está "flutuando no espaço" para ficar bem no centro dessa couraça? (tanto que um dos personagens tem a idéia de ir até a parte de baixo do cubo para pular desse vão). Mas se considerarmos que ele tenha um espaço entre todos os outros lados do cubo, menos por baixo, onde estaria encostado no chão (detalhe: nesse caso para onde daria as portas no chão?), então o erro é que Worth está errado ao dizer que deve dar espaço de 1 sala de folga entre o cubo e a couraça, o espaço deve ser de 2 salas (uma para cada lado do cubo). Mas se mesmo assim, considerarmos que o cubo está separado apenas de um lado da parede e encostado em todos os outros lados (mesmo detalhe: para onde iriam as portas nesse caso?), ainda há um erro no fato que no final a "ponte" chega numa espécie de duto fechado por todos os lados a não ser por um (como o fim de um corredor sem saída) tanto que pensando bem, o chão da "ponte" também estaria dando pra fora do cubo, mas isso está errado, deveria ter pelo menos duas "direções" abertas. (Contribuição de Thiago Petinari - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha)

7. O erro é logo no início. Todos os personagens se encontram, mas como eles conseguem sobreviver com tantas armadilhas e andar por vários cubos até se encontrarem? Será que tiveram tanta sorte assim? (Contribuição de Elvis Barreto - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou o prêmio de Melhor Filme Canadense, no Festival de Toronto.