VOLTAR BLOCO 22

 

 
 

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
BRAD PITT & CATE BLANCHETT

Drama baseado no clássico conto homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920, que conta a história de Benjamin Button, um homem que nasce um bebê velho - na New Orleans de 1918, quando a Primeira Guerra está chegando ao fim - e misteriosamente começa a rejuvenescer, passando a sofrer as bizarras consequências do fenômeno.

Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce.

Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona.

É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: David Fincher
Escritor: Eric Roth

Baseado nas histórias de Eric Roth e Robin Swicord

Gênero: Drama / Romance / Fantasia / Mistério

Warner Bros.

Título Original: The Curious Case of Benjamin Button
Tempo: 166 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2008 - USA - Estréia dia 16 de janeiro de 2009.

Recomendação: 12 anos

ELENCO

Brad Pitt ... Benjamin Button
Cate Blanchett ... Daisy
Julia Ormond ... Caroline
Faune A. Chambers ... Dorothy Baker
Elias Koteas ... Monsieur Gateau
Donna DuPlantier ... Blanche Devereux
Jacob Tolano ... Martin Gateau
Ed Metzger ... Teddy Roosevelt
Jason Flemyng ... Thomas Button
Danny Vinson ... Padre
David Jensen ... Médico do nascimento de Benjamin
Joeanna Sayler ... Caroline Button
Taraji P. Henson ... Queenie
Mahershalalhashbaz Ali ... Tizzy
Fiona Hale ... Srª. Hollister
Patrick Thomas O'Brien ... Dr. Rose
Danny Nelson ... General Winston
Marion Zinser ... Srª. Horton

FICHA TÉCNICA

Produção .... Ceán Chaffin
Produção .... Kathleen Kennedy
Produção .... Frank Marshall
Música .... Alexandre Desplat
Fotografia .... Claudio Miranda
Edição .... Kirk Baxter
Edição .... Angus Wall
Elenco .... Laray Mayfield
Desenho de Prosução .... Donald Graham Burt
Direção de Arte .... Kelly Curley
Direção de Arte .... Tom Reta
Cenário .... Victor J. Zolfo
Figurino .... Jacqueline West
Efeitos Especiais .... Asylum VFX
Efeitos Especiais .... Digital Domain
Efeitos Especiais .... Drac Studios
Efeitos Especiais .... Evil Eye Pictures
Efeitos Especiais .... Gentle Giant Studios
Efeitos Especiais .... Hydraulx
Efeitos Especiais .... Lola Visual Effects
Efeitos Especiais .... Matte World Digital
Efeitos Especiais .... Mova
Efeitos Especiais .... Ollin Studio
Efeitos Especiais .... Savage Visual Effects
Efeitos Especiais .... Special Effects Atlantic

PRODUTORAS

The Kennedy/Marshall Company
Paramount Pictures
Warner Bros. Pictures

DISTRIBUIDORAS

Paramount Pictures
Continental Film
Karo Premiere
Warner Bros. Pictures

ERROS

Só no Falha Nossa você encontra todos os erros desse filme.

1. 0:02:00h - Benjamin e Daisy tem olhos azuis, mas sua filha nasce de olhos castanhos.

2. 0:03:36h - Quando Daisy está contando do filho do relojoeiro indo para a guerra, podemos ver que ele carrega sua arma durante o embarque. Os soldados na Primeira Guerra Mundial não levavam suas armas até chegarem ao front, e não estavam com eles na despedida dos familiares.

ABSURDO 3. 0:04:10h - Quando o relojoeiro recebe a carta informando da morte do filho, ele se levanta e deixa o guardanapo na mesa, depois do corte o guardanapo está completamente diferente em cima da mesa. [CONFERIR O ERRO]

4. 0:04:55h - Na inauguração do relógio na estação de trem, vemos Theodore Roosevelt fazendo uma homenagem na Union Station de Nova Orleans em novembro de 1918. Mas ele estava hospitalizado durante este período com reumatismo, e morreu de embolia pulmonar em janeiro de 1919.

5. 0:04:55h - O relógio é visto sendo instalado em uma nova estação construída em Nova Orleans e que depois ele é trocado por um digital. O problema é que não existe essa estação em Nova Orleans. A Union Station foi construída em 1892 e substituída pela Union Passenger Terminal em 1954. A estação mostrada no filme é a Grand Central Terminal, em Nova York.

6. 0:24:13h - Na igreja quando o pastor está falando, a mulher segura o chapéu de Benjamim de uma forma, depois do corte ela está segurando de outro jeito.

7. 0:24:22h - Depois do corte ela aparece segurando o chapéu de outra forma novamente.

8. 0:24:25h - A mulher atrás da cadeira de rodas de Benjamin também muda a posição do seu braço esquerdo. Numa tomada seu braço está atrás da cadeira, depois está segurando a cadeira pela lateral.

9. 0:28:05h - Oti se apresenta como um pigmeu e que teve Madjembe o que o coloca como um nativo do Congo ou da República Centro Africana. No entanto, ele explica para Benjamin que o seu país foi dividido pelos Ingleses e Holandeses. O Congo e a República Centro Africana só foram colonizados pelos franceses e holandeses, enquanto os Ingleses colonizaram a África do Sul.

10. 0:28:47h - Oti é descrito como um pigmeu, mas o artigo do jornal refere-se a ele como um Bushman.

11. 0:32:38h - Quando Benjamin vê Daisy a primeira vez, ele comenta sobre os seus olhos azuis, mas quando Daisy é uma jovem atriz, ela não tem olhos azuis. Mas eles eventualmente voltam a ser azuis quando Cate Blanchett interpreta Daisy.

12. 0:38:00h - Benjamim aprende a tocar piano, mas em questão de segundos ele já está tocando uma música com notas novas que nem tinha conhecido ainda. Ele não repete as notas da senhora, ele toca notas novas sem errar o que seria improvável.

13. 0:40:30h - No cais quando Benjamin se junta a equipe do rebocador, duas pontes são visíveis em segundo plano. Este evento é anterior à Segunda Guerra Mundial. A primeira dessas pontes foi construída no início de 1954 e inaugurada em 1958. A segunda foi iniciada em 1981 e inaugurada em 1988, portanto não estava lá antes da II Guerra Mundial.

14. 0:46:30h - O filme parece ignorar a proibição de álcool a partir de 1920-1932.

15. 0:47:30h - Quando Benjamim está bebendo com seu pai, o nível de bebida muda no copo do pai.

16. 0:48:10h O pai de benjamim faz um brinde e toma toda a bebida do seu copo. O garçom aparece e pergunta se querem algo mais. Benjamim pede mais uma rodada e vai beber da sua taça. Nesse momento o psi dele bebe também, mas sua taça estava vazia um segundo antes.

17. 0:54:20h - Quando Benjamin está com 17 anos, em 1935 ele sai à rua com Daisy atrás dele, e podemos ver um hidrante moderno.

18. 1:01:00h - Quando Benjamin faz o chá, o nível do líquido varia em cada tomada.

19. 1:17:40h - Vemos o barco rebocador Chelsea em uma batalha com o submarino alemão U-497. Mas esse submarino não teve sua construção concluída, portanto não poderia estar no filme.

20. 1:27:30h - Quando Benjamim está conversando com Daisy no quarto, ele mostra o livro da juventude deles. Nessa tomada ele está de frente para ela, mas depois do corte ele está de lado.

21. 1:42:00h - Quando Benjamin vê Daisy no balé, ele diz na sua narrativa que nunca esteve em Nova York, mas no começo do filme podemos ver a estátua da Liberdade num percurso que ele faz.

22. 1:50:00h - Benjamim vai até a França para ver Daisy no hospital. Na recepção ele fala em francês, mas a recepcionista que deveria ser francesa e falar francês, responde em inglês.

23. 2:00:45h - Quando Daisy e Benjamin estão de barco em indo para os Corais da Flórida, vemos cenas da praia com montanhas ao fundo. Não há montanhas em Florida Keys.

24. 2:07:30h - Quando Daisy está na piscina, existe uma moça sentada num banco atrás dela. Mas depois quando a garota que mergulhou sai da piscina, a moça não está mais sentada no banco.

25. 2:21:10h - Depois que Benjamin deixa Daisy e sua filha, ele é visto na Índia, mas na tomada que mostra Benjamin consertando uma moto, podemos ver a inscrição de ISO 9002 numa parede, que não existia na época.

26. 2:33:45h - Na cena da troca do relógio na estação um anúncio da Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos pode ser visto do lado esquerdo da cena, mas esse anúncio só foi introduzido dois anos depois de 2003, a data especificada no filme.

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 3 REMOVIDO. 0:03:37h - Quando o filho se despede dos pais, ele está ao lado da locomotiva, então ele se despede e vai entrar no trem, mas nesse momento a locomotiva já está muitos metros à frente, e ele embarca no último vagão. (Existem dois trens na estação e ele pega o outro, portanto não existe esse erro)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 13 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais. Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Brad Pitt), Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro. - Recebeu 11 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Brad Pitt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção e Melhores Efeitos Especiais.