VOLTAR BLOCO 41

 
   

DANÇA COM LOBOS
KEVIN COSTNER

Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux.

Com o tempo ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.

Sua ligação fica tão forte que no final ele termina virando um Sioux e combate até mesmo seua amigos soldados que o consideram um traidor.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Kevin Costner
Escritor: Michael Blake

Baseado no livro de Michael Blake

Gênero: Drama / Guerra

Flash Star Home Vídeo

Título Original: Dance With Wolves
Tempo: 180 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1990 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Kevin Costner .... Tenente John Dunbar / Dança com Lobos
Mary McDonnell .... Stands With a Fist
Graham Greene .... Kicking Bird
Rodney A. Grant .... Wind in His Hair
Floyd "Red Crow" Westerman .... Dez Ursos
Tantoo Cardinal .... Black Shawl
Robert Pastorelli .... Timmons
Charles Rocket .... Tenente Elgin
Maury Chaykin .... Major Fambrough
Jimmy Herman .... Stone Calf
Nathan Lee Chasing Horse .... Smiles a Lot
Michael Spears .... Otter
Jason R. Lone Hill .... Worm
Tony Pierce .... Spivey
Tom Everett .... Sargento Pepper

FICHA TÉCNICA

Produção .... Kevin Costner
Produção .... Jim Wilson
Música .... John Barry
Fotografia .... Dean Semler
Desenho de Produção .... Jeffrey Beecroft
Direção de Arte .... William Ladd Skinner
Figurino .... Elsa Zamparelli
Edição .... William Hoy
Edição .... Chip Masamitsu
Edição .... Steve Potter
Edição .... Neil Travis

PRODUTORAS

Majestic Film
Tig Productions

DISTRIBUIDORAS

MGM
Orion Pictures Corporation
Flash Star Home Vídeo

ERROS

1. Na cena de abertura de Dança com Lobos, quando dois médicos examinam a perna de John Dunbar, quem está na mesa não é Kevin Costner mas sim seu dublê.

2. Já os médicos são interpretados por Jim Wilson, um dos produtores do filme, e o próprio Kevin Costner, com as vozes de ambos sendo posteriormente dubladas por outros atores.

3. Ainda no começo do filme no campo de batalha, quando o Tenente John Dunbar encontra o outro soldado no chão, ele se senta, entre os cortes percebemos que a posição do soldado muda, ficando mais perto e mais alto na segunda tomada.

4. É possível perceber na bandeira dos Estados Unidos que quase todas as estrelas estão presentes, quando em 1863 os Estados Unidos ainda não era composto de todos os estados.

5. O cantil amarrado à sela do Cisco é moderna para a época do filme.

6. A janela na frente da casa de Fambrough está aberta quando Dunbar está lá dentro, mas ao sair o comandante faz um brinde e a janela agora está fechada.

7. Quando ele olha a carroça já longe, a janela aparece aberta novamente.

ABSURDO: 8. 0:16:35h - Quando Dunbar e Timmons estão saindo para o Forte Sedgewick, você pode ver um segundo jogo das rédeas abaixo dos pés dos atores. Este segundo jogo de rédeas é o que realmente conduz a carroça. Provavelmente existe ali dentro um homem da equipe do filme.

9. Observe ainda nesta cena que existe uma cortina para esconê-lo, que depois desaparece em outras tomadas.

10. No novo posto do tenente, o homem em cima da carroça está comendo ovo e cospe o tempo todo. A sujeira no seu rosto muda a cada tomada.

11. Quando a casa é mostrada à noite da primeira vez, vemos a luz saindo pela porta. Nitidamente a luz não é de um lampião.

12. Dunbar acorda e vai pegar água no lago. Não existe névoa, mas quando ele se assusta e a tomada é diferente, a névoa está por todo lado.

13. Quando Timmons leva a quarta flechada, na barriga, é possível perceber o enchimento que ampara a flecha.

14. Depois do corte quando o homem aparece cambaleando, é possível perceber que a flecha é bem maior que da tomada anterior, que era minúscula.

ABSURDO: 15. 0:34:39 e 0:34:58h - Timmons pede para os índios não machucarem as mulas. Neste momento ele tem quatro flechas no peito, quando eram apenas três. O índio não atirou esta última flecha.

16.. Quando os índios vão embora depois de tirar o escalpo do homem da carroça, uma pessoa aparece morta deitada no chão, mas só existe uma flecha no corpo dele, quando haviam várias. Se é outra pessoa morta que aparece nesta cena, não faz nenhum sentido. Porque o homem está sem camisa também? E se o índio levou as suas flechas, porque deixou uma?

17. Quando o lobo aparece a primeira vez, ele está sentado e ereto, depois do corte ele aparece com a cabeça abaixada.

18. Quando os membros do tribo aparecem conversando, é possível perceber que o diálogo deles não é o original dos índios da época. É possível ientificar palavras do dialeto atual como, OK.

19. Dunbar vai nadar e faz isto usando o nado de costas que não era usado na época de 1863.

20. Quando roubam o cavalo de Dunbar, a espuma de barba no seu rosto muda pelo menos três veses.

21. Em outra tomada aparece Dunbar engraxando sua bota, e podemos perceber que o solado é novinho. Mas se ele está ali há pelo menos 3 meses, a sola da sua bota deveria estar mais desgastada.

22. Podemos perceber duas bandeiras distintas no filme. Uma atual e uma da época do filme. Observe a bandeira que Dunbar leva consigo quando vai encontrar os índio a primeira vez. Quando Dunbar vai ao encontro dos índios, sua bandeira tem um rasgado em forma de V na parte detrás, mas no acampamento sua baneira é retangular sem este resgado ou corte.

23. Quando Dunbar vai descer do cavalo com a índia ferida, a cabeça dela está para frente do corpo dele, depois do corte está para trás.

24. Observe que o sangue no rosto de Dunbar desde que ele encontra a garota até a sua ida ao acampamento dos índios, muda entre os cortes.

25. Todos os índios e os outros personagens tem os dentes sempre muito brancos.

26. Não é possível ver em nenhum dos índios ou soldados, nenhuma marca ou cicatriz da sua vida, guerra ou outra coisa.

27. Quando Christine acorda na grama depois de se lembrar da sua infância, o Sol é bem forte no seu corpo, mas está no por do Sol, e em seguida quando ela se levanta o Sol não bate mais nela.

28. O tamanho do bacon que Dunbar oferece ao lobo muda de tamanho entre as tomadas.

29. Todas as índias usam seus cabelos para trás e com tranças, mas Christine mesmo morando com eles desde pequena, usa seu cabelo solto. Pela convivência ela deveria ter seus cabelos presos e cm tranças também.

30. Quando encontram os búfulos mortos eles estão sem couro, mas a forma com que foram tirados os couros está errada.

31. Ao encontrar os búfulos novamente, agora todo o bando, eles se agacham para enxergá-los, e nitidamente a pessoa abaixada no lugar de Dunbar não é o ator Kevin Costner.

32. Logo no início da caçada dos búfalos, podemos ver ao longe postes com fiação elétrica que não existiam naquele local nem naquela época.

33. Durante o começo da caçada é possível ouvir alguém dizendo: Here we go, o que não se dizia naquela época e muito menos dito pelos índios.

ABSURDO: 34. 1:30:07h - Durante a caçada é possível perceber que um dos cavalos dos índios perde duas ferraduras novinhas em folha. Não sabia que eles usavam ferraduras.

35. Durante a caçada Dunbar está disparando seu rifle Henry 1860, mas o indicador do cartucho mostra que ele está vazio, ficando assim durante toda a cena.

36. Um búfalo desgarra em vem na direção do jovem índio. Na primeira vez que o animal aparece ele não tem nenhum flecha do lado esquerdo do seu corpo, na segunda tomada ele já tem três.

37. A arma que Dunbar mata o búfalo é sabida hoje que não derrubaria uma pessoa naquela distância, mas mesmo assim derrubou o animal.

38. John troca eu casaco pelo colar, e o índio o ajuda a colar. Observe que o índio levanta o colar duas vezes entre os cortes.

39. Na versão dublada quando John fala na língua dos Sioux e sua voz não é dublada.

40. É possível perceber que o cabelo de Christine tem as franjas cortadas, o que não deveria acontecer já que não existem cabelereiros na tribo. O cabelo dela deveria ser comprido na franja também.

41. Durante todo o filme, as divisas no casaco de Dunbar são de um tipo, apenas amarelas, mas quando o índio aparece com o casaco, as divisas são diferentes, amarelas e azuis.

42. Durante o casamento é possível ver que Christine está usando batom.

43. Spivey está lendo o diário e o outro soldado pede uma folha. Spivey arranca a folha onde está escrito apenas duas linhas, mas depois do corte quando ele está amassando o papel, a quantidade de linhas escritas na folha é muito maior.

44. O curandeiro manda um dos índios ir atrás de John e levar dois guerreiros, mas quando os índios aparecem são seis.

45. Na carroça dentro do rio, Spivey mexe o cabo da sua espingarda perto do rosto de John na tomada de perto, depois do corte para a tomada afastada a espingarda está em outra posição.

46. Depois de matar o soldado, o menino aparece novamente assim que o outro índio sai com seu cavalo e gritando, e atrás dele vemos a sombra de alguém andando do lado direito da tela. Não poderia ser o outro índio pois ele já havia ido embora.

47. Depois de salvarem John, um Sioux anda ao lado do corpo de Spivey, e podemos perceber ele piscando os olhos quando a água é espirrada.

48. No acampamento Dez Ursos entrega o cachimbo com as duas mãos para John, mas depois do corte ele faz isto apenas com uma das mãos.

49. Em determinado ponto do filme, a dublagem diz "Estamos aqui há 30 dias", enquanto a legenda diz: "Estamos aqui há quase 30 dias". (Contribuição de Sávio Morais Cristofoletti - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou 7 Oscars nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Kevin Costner), Melhor Ator Coadjuvante (Graham Greene), Melhor Atriz Coadjuvante (Mary McDonnell), Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.
Ganhou 3 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas categorias de Melhor Ator - Drama (Kevin Costner), Melhor Atriz Coadjuvante (Mary McDonnell) e Melhor Trilha Sonora.
Recebeu 9 indicações ao BAFTA nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Kevin Costner), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.
Ganhou um Urso de Prata especial no Festival de Berlim, dado a Kevin Costner pelo seu esforço em ter dirigido e estrelado o filme.
Recebeu uma indicação ao César na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Ganhou o Grammy de Melhor Composição Instrumental Feita Para um Filme.
Dança com Lobos é a estréia do ator Kevin Costner na direção.
Apesar de no filme o personagem de Graham Greene ser o pai adotivo da personagem de Mary McDonnell, na realidade McDonnell é dois meses mais velha do que Greene.