VOLTAR FILMES 4

 

 
 

DE VOLTA PARA O FUTURO
MICHAEL J. FOX & CHRISTOFER LLOYD

Um cientista meio louco cria uma máquina do tempo em um carro, e leva junto seu melhor amigo, Marty,  numa aventura espetacular.

No primeiro filme, Marty volta aos anos 50 e encontra seus pais quando ainda estavam se conhecendo no colégio, ele só não sabe que, o que fizer de errado no passado, poderá alterar seu futuro.

Desesperado para voltar para o presente, ele recorre ao seu grande amigo Doc, que é sua única esperança de retornar.

Ir para De Volta Para o Futuro 2
Ir para De Volta Para o Futuro 3

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Robert Zemeckis
Escritores: Robert Zemeckis & Bob Gale

Gênero: Aventura / Ficção

Site Oficial: www.bttf.com

Universal Pictures

Título Original: Back to the Future
Tempo: 116 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1985 -  USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Michael J. Fox .... Marty McFly
Christopher Lloyd .... Dr. Emmett "Doc" Brown
Lea Thompson .... Lorraine Baines / Lorraine McFly
Crispin Glover .... George McFly
Thomas F. Wilson .... Biff Tannen
Claudia Wells .... Jennifer Parker
Mark McClure .... Dave McFly
Wendie Jo Sperber .... Linda McFly
George DiCenzo .... Sam Baines
Lee McCain .... Stella Baines
James Tolkan .... Sr. Strickland
Billy Zane

FICHA TÉCNICA

Produção .... Neil Canton
Produção .... Bob Gale
Música .... Chris Hayes
Música .... Alan Silvestri
Fotografia .... Dean Cundey
Desenho de Produção .... Lawrence G. Paull
Direção de Arte .... Todd Hallowell
Figurino .... Deborah Lynn Scott
Edição .... Harry Keramidas
Edição .... Arthur Schmidt
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Universal Pictures
Amblin Entertainment

DISTRIBUIDORA

Universal Pictures

ERROS

1. Na cena onde Doc está usando o controle remoto para dirigir o DeLorean, eles mostram o controle de perto. O medidor de bateria do controle mostra a potência no lado direito. Como ele pode estar dirigindo-o sem baterias?

2. Na cena que Marty está sendo perseguido pelos Líbios, algumas vezes eles mostram os instrumentos do carro. A primeira e segunda vez são as mesmas, mas alguns segundos depois nós vemos a quilometragem do carro ir de 33.061 para 32.994.

3. ABSURDO: Quando Marty está em 1955, ele está em estado de choque e andando na rua, quando um carro vem fazendo propaganda do prefeito. Quando ele está se aproximando de Marty, na primeira cena, tem 2 caixas de som, e na segunda tem apenas uma. A bandeirinha dos EUA presa na antena do carro só aparece na segunda cena, na primeira não existe a bandeira. O pôster do candidato também aparece em duas posições diferentes. Nitidamente percebemos que o carro é outro completamente diferente. [CONFERIR O ERRO]

4. Quando Marty está vestido de Darth Vader para tentar convencer George a ir ao baile com Lorraine, ele tem um secador de cabelo preso no seu cinto. Na próxima cena, o secador não está mais lá, e na próxima está de novo. --> Este erro numero é explicado nas cenas cortadas no dvd , mostra que o pai de Martin depois de ser acordado tenta tocar em Martin, então ele aponta o secador para seu pai e diz que o derreterá, mas ele não guarda o secador e continua falando,depois a outra cena cortada que mostra Martin guardando o secador isso explica o erro. (Contribuição de Rudá Matheus Reis Kirsch - Fã de Carteirinha)

5. Enquanto George está colocando as roupas no varal, Marty está explicando o plano para ele. Na cena inicial, um dos bolsos da frente da calça de Marty está para dentro. Quando a câmera retorna para ele, os DOIS estão para fora. E quando a câmera volta novamente, um dos bolsos está para dentro.

6. Na cena onde eles estão jantando e assistindo "The Honeymooners", a data é 5 de novembro de 1955. Mas aquele episódio não foi ao ar até 31 de dezembro de 1955.

7. Doc manda Einstein durante 1 minuto para o futuro. Na verdade demorou 1 minuto e 26 segundos.

8. A guitarra que Marty está tocando no baile Encanto Submarino é uma Gibson ES335, que não foi inventada até 1958.

9. Na cena onde Einstein vai 1 minuto para o futuro, o DeLorean passa entre eles, e são mostradas 2 linhas de fogo entre os pés de Marty e Doc. Na segunda cena, que mostram eles de costas, as linhas não estão mais entre seus pés.

10. Quando Marty encontra Doc pela primeira vez em 1955, ele lhe pergunta quem é o presidente dos EUA em 1985. Marty responde "Ronald Reagan" (pronunciado Raygen); depois Doc grita: "Ronald Reagan, the actor?" Quando Reagan era ator de TV, o sobrenome dele era pronunciado "Reegan" (ele mudou a pronúncia depois que virou político).

11.Quando Marty coloca a carta no bolso da jaqueta de Doc, parece que ele coloca-a do lado direito, mas quando Doc a tira, está no lado esquerdo.

12. Quando Marty e Doc estão no estacionamento do shopping, e Doc está falando sobre o carro e etc, ele fala: "never mind that now, never mind that now..." e Marty, está com a câmera apontando para o chão. Mas quando assistimos ao vídeo na casa de Doc em 1955, ela está apontado para Doc.

13. No começo do filme, na mesa de jantar, quando Loraine mostra o bolo do "tio Joe", David o irmão de Marty está com o braço apoiado na cadeira vendo televisão. A cena é cortada e David aparece com o braço de outro jeito, em uma posição completamente diferente.

14. Quando Marty está dirigindo, o botão dos circuitos do tempo ligam e desligam no filme inteiro.--> Eu acho que o o fato deles ligarem e desligarem tem um motivo. É que na seqüência do filme, Doc vai para o passado devido a uma falha nos circuitos. (Contribuição de Samuel Augusto Lemes Damião - Fã de Carteirinha) --> Quando filmaram o primeiro filme não tinham a menor preensão de fazer uma serie, isso é dito no making-off do segundo filme, tanto que foi um problema para a equipe no final o primeiro filme a namorada do Marty ter ido para o futuro. (Contribuição de Luiz Mendes - Fã de Carteirinha)

15. Na cena do jantar no começo do filme também podemos perceber a modificação na posição de George no mesmo momento que a posição de David aparece.

16. Quando Doc manda Einstein 1 minuto para o futuro, são mostrados traços de fogo no asfalto. A perna de Marty está em cima do fogo, e ele não parece estar sentindo dor nenhuma.

17. No começo, o skate de Marty fica mudando de design toda hora.

18. Na cena onde Marty chega a Hill Valley em 55, depois da música "Mr. Sandman" começar a tocar, aparece um caminhão. Se você olhar mais perto, vai ver o logo da cerveja Miller. Mas o que realmente está escrito é Millery.

19.Quando a máquina do tempo volta da viagem de 1 minuto para o futuro, o carro derrapa e não está congelado. Mas quando ele para, está todo cheio de gelo.

20. Quando Marty está fugindo dos líbios, ele liga os circuitos do tempo, que já estavam ligados antes.

21. Se Marty fez tanto sucesso com os seus pais em 1955, que eles queriam até usar o seu nome (Marty) para colocar em um filho. Então porque fizeram isso apenas no terceiro filho, e não no primeiro?

22. Quando Marty volta para 1985, uma cena mostra o Relógio da Torre e uma parte da praça, em 1985 e 1955. Observe que as árvores não mudaram em 30 anos.

23. Quando Marty está falando para George convidar Lorraine para o baile, ele nega dizendo que vai perder seu show favorito, o Science Fiction Theater. O filme se passa em 1955, mas o show não foi ao ar até 1956.

24. Doc diz para Marty que é para ele acelerar o carro no momento em que o despertador tocar, mas ele só consegue ligar o carro uns 30 segundos depois. Ou seja: ele deveria ter chegado na hora errada ao cabo que Doc colocou para capturar o raio. (Contribuição de Victor Trucco - Petrópolis / RJ - Fã de Carteirinha) --> É preciso lembrar que o Doc e Marty tem apenas o minuto da queda do raio, ou seja, existe um período de 60 segundos em que o raio poderia ter caído dentro deste minuto. Vejo este atraso como um acaso do destino que possibilitou Marty passar com o carro no segundo exato em que o raio caiu. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

25. Logo na primeira cena do filme, Marty detona seu super autofalante, que o joga para trás. Quando ele cai, um armário de prateleiras cai em cima dele. Em uma cena só algumas coisas cairam por cima dele, em outra, ele está completamente coberto, soterrado. (Contrubuição de Paulo Prado - Fã de Carteirinha)

26. Quando a câmera mostra os dois atores, há fogo por entre suas pernas. Na tomada seguinte, com o enquadramento mais aberto, o fogo aparece uns três metros distante deles, e não abaixo deles, enquanto Doc pula de alegria. (Contrubuição de Leonardo Engelmann - Fã de Carteirinha)

27. No final do filme o pai de Marty diz que ele e sua mãe se conheceram graças ao Biff, mas na verdade eles se conheceram graças ao Marty. (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba - SP - Fã de Carteirinha) -> Na verdade o que eles falam é que se APAIXONARAM graças ao Biff. (Contribuição de Gabriel Henrique de SVictor Trucco - Petrópolis / RJ - Fã de Carteirinha) --> Quando falam que sem o Biff eles nunca teriam se apaixonado, estão se referindo ao murro de George dá nele em 5/09/1955! (Contribuição Alexandre Scotti Bagnatori - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

28. Quando Marty volta da festa para o carro em que ira voltar para o futuro, ele mostra a foto dele com seus irmãos, só que a foto está menor do que quando ele mostrou nas primeiras vezes. (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba - SP - Fã de Carteirinha)

29. Quando Doc sobe no relógio para arrumar o fio que se soltou, ele quase cai por causa das badaladas do sino, mas depois do sino dar as badaladas ele foi pula um minuto quando ainda deveria esperar os segundos restantes deste minuto. (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba - SP - Fã de Carteirinha)

30. Depois que Marty volta para o futuro ele vê um relógio que marcava 10:24, quando ele vai ao shopping são 10:34, até ai tudo bem, mas como ele chega a tempo de ver o Doc ser assassinado se ele foi a pé, e os terroristas foram de carro? (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba - SP - Fã de Carteirinha)

31. Quando Doc vai pegar o Plutônio roubado ele toma o maior cuidado pra estar bem protegido e toma cuidado pra não sacudir a caixa. Ele coloca o Plutônio no carro. Quando ele vai colocar o frasco vazio de volta na caixa, junto com os outros frascos cheios, ele já não usa mais a proteção e fecha a caixa com a perna, não tomando o mínimo cuidado. (Contribuição de Sidnei L. Siqueira Jr - Fã de Carteirinha)

32. Em uma cena, Doc está plugando os cabos lá em cima, na frente do relógio, e o ponteiro dos minutos anda, logo em seguida ele olha para o relógio, e o ponteiro dos minutos anda de novo! (Contribuição de Sidnei L. Siqueira Jr - Fã de Carteirinha)

33. No começo do filme, na mesa de jantar, quando Loraine mostra o bolo do "tio Joe", em cima da mesa, objetos como Ketchup, leite e latas de refrigerante mudam de posição e às vezes só são vistos de determinados ângulos e, em outros ângulos desaparecem.

34. Logo nos minutos finais do filme, (já em 1985), Doc deixa Marty em casa. Em seguida, Doc viaja para o futuro enquanto Marty o assiste atingir 88M/h na rua onde mora, e é lançado no tempo. Momentos depois Doc volta do futuro, e "estaciona" em frente a casa de Marty. Ele e Jeniffer entram no carro e diz que naquela rua, "não há espaço suficiente para 88 M/h". Doc diz: "Rua ? Para onde vamos não precisamos de rua." Enfim, o carro sai voando, viaja e vem a famosa frase: " TO BE CONTINUED " Zemeckis ou Spielberg poderiam ter deixado de lado a fala de Michael J. Fox! O erro seria mais discreto! (Contribuição de Igor M. Perussi - Fã de Carteirinha ) e (Contribuição de Renato Massa - Jundiaí / SP - Fã de Carteirinha) --> Na verdade Marty não diz para Doc que a rua é pequena para 88m/h, ele diz "Hey, Doc, we better back up. We don´t have enough road to get up to 88." Que quer dizer: "Melhor dar marcha ré, não temos espaço suficiente para chegar a 88." (Contribuição de Anton Júnior - Fã de Carteirinha)

35. O cabelo do Marty Mcfly muda de comprimento espantosamente, de take para take. Em certos momentos, Michael J. Fox tem o cabelo levemente comprido e, em cenas seguintes, está muito bem aparado. Um exemplo é quando ele e o Doc testam o De Lorean no estacionamento e o carro passa por eles, deixando o rastro de chamas (que já é um erro) e, antes do carro passar, durante o carro passando e depois que o carro passa, o cabelo do Marty muda três vezes: antes está comprido, durante, quando há o efeito especial, ele está curto e depois está comprido novamente. (Contribuição de Karoline Vital - Ilhéus / BA - Fã de Carteirinha)

36. Se os pais de Marty Macfly gostaram tanto dele em 1955, eles não iriam se lembrar de sua fisionomia em 1985? Além do mais, seria muita coincidência uma pessoa que eles conheceram na juventude ter o mesmo nome e ser muito parecido com o filho deles. (Contribuição de Bruno Vivas Bitencourt - Fã de Carteirinha)

37. Mesmo DOC tendo colado a carta, nesta não havia informação dizendo que ele havia sido atingido no peito ou tórax. E se tivesse sido na cabeça? O colete não adiantaria de nada. --> Doc poderia ter ido para o futuro antes que Marty fosse ver Doc no lugar combinado, assim sabendo aonde o tiro iria acertar. Como em 1955 o Doc não queria saber do próprio futuro, para Marty pensar que não ia adiantar nada escrevendo a carta, para ter a continuidade dos acontecimentos. (Contribuição de Eduardo Andre Viana - Rio Claro / SP - Fã de Carteirinha)

38. Quando Marty é perseguido pelos líbios, da entrada dele no carro até ele voltar no tempo passam-se uns dois minutos. No fim, quando Marty vê ele mesmo fugindo dos líbios, a cena toda (dos tiros do DOC ate ele voltar no tempo) da uns 30 ou 40 segundos.

39. Quando Marty resolve voltar antes para avisar Doc, ele diz que 10 minutos bastam. Na verdade ele programa 11 minutos a menos, para 1:24.

40. Marty parece muito melhor de vida financeiramente depois que volta para 1985. Tem PICKUP, o pai tem BMW e é um escritor bem sucedido. Não seria compreensível que eles morassem em outra casa então? Como uma mansão, e não só a casa antiga melhorada?

41. Quando Marty vai paro passado, vê -se que a distância entre a fazenda dos pinheiros (que se tornaria o TWIN pines mall) e o relógio da torre é grande, pois ele anda um bom trecho de carro e depois ainda caminha mais de 2 milhas até HILL VALEY. Sendo assim, como Marty, apenas correndo conseguiu chegar (em 10 minutos) da praça de Hill Valey até onde Doc iria levar os tiros, depois que ele voltou pra 1985?

42. Quando Marty toca a guitarra e explode o auto-falante gigante, a posição dele caído com as coisas da estante muda entre os cortes. Inclusive sua perna e as coisas que estão em cima dele.

43. Quando Marty está programando o destino do DeLorean para 1:24, é possível notar bem no cantinho da tela que a linha que corresponde à hora certa está marcando 09:54. Como isto é possível se Marty tinha partido às 10 h em ponto? (Contribuição de Rodolfo Albiero - Porto Feliz / SP - Fã de Carteirinha)

44. Quando Marty volta para 1985 e não consegue dar a partida no carro, a linha que marca a última viagem está marcando OCT 26 1985 em vez de NOV 12 1955. (Contribuição de Rodolfo Albiero - Porto Feliz / SP - Fã de Carteirinha) --> O que acontece é que a viagem deveria estar marcando NOV 05 1955, que foi o dia em que ele chegou. (Contribuição de André de Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha) --> Marty acabou de receber o raio na noite de 12 de Novembro de 1955, volta a 1985 e a máquina indica a data 26 de NOV 1985. (Contribuição de Rodolfo Albiero - Porto Feliz / SP - Fã de Carteirinha)

45. Na cena em que Doc pega o plutônio da caixa para reabastecer o Capacitor de Fluxo, os frascos estão em uma posição, quando ele retorna o frasco vazio os frascos estão em outra posição, e falta um! (Contribuição de Alexandre Scoti Bagnatori - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

46. Quando o Doc é atingido pelos tiros dos líbios, ele é arremessado para trás com o impacto dos tiros, tanto que chega a tirar os dois pé do chão. Já no final quando Marty está vendo-o ser atingido pelos tiros, ele simplesmente desaba, sem levantar qualquer dos pés. (Contribuição de José Eduardo Dias Calixto - Catalão / GO - Fã de Carteirinha)

47. Essa é uma cena que muita gente se contradiz. Isso porque segundo o diretor Robert Zemeckis, não foi nada planejado (ele não sabia que iria fazer uma seqüência). Na cena de BTTF1 onde Marty chega de carro com sua mãe no estacionamento de sua escola em 1955, dá para se ver um vulto abaixo da janela atrás de Marty. Esse vulto, que parece um chapéu preto, seria ele mesmo de BTTF2 se esquivando para não ser visto pelo seu "outro eu" de BTTF1. Repare que o chapéu do vulto parece ter uma aba vermelha, igual ao chapéu de Marty de BTTF2. (Contribuição de Rafael Dias Biller - Fã de Carteirinha)

48. Na cena em que Marty foge dos líbios, ele dirige direto para uma barraca de venda de filmes fotográficos, e viaja no tempo antes de colidir. Contudo ele não sabia que havia ligado os circuitos do tempo e deveria desviar da barraca, e não ir na direção dela, pois bateria. (Contribvuição de Faez Sobral - Fã de Carteirinha)

49.  Como falado no site, existe uma discrepância entre a quilometragem do carro na cena em que Marty vai para o passado. Antes de fazer a curva (Foto 1), o total é 33061,8 (e o parcial é 086,4). Depois da curva (Foto 2), o total é 32994,4 (e o parcial é 019,1). Este erro já havia sido mencionado no site. Mas, ainda no primeiro filme, se olhar bem na cena em que Marty está "voltando para o futuro" (a cena do raio no relógio da torre, Foto 3), a quilometragem do carro é de 33051,8 (o parcial é de 076,3). Já no terceiro filme, na cena do trem, após a primeira acha (verde) explodir (Foto 4), a quilometragem é de 33278,2 (o parcial é de 567,7). Mas, após a acha vermelha explodir (Foto 5), a quilometragem "avança" para 33288,4 (ou seja, 10 quilômetros a mais, sendo que o trecho percorrido não chegou nem perto disso. Na foto, o número não ficou muito nítido, pois a imagem é cortada, mas dá para verificar a quilometragem). (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

50. Outro fato curioso é de que, no primeiro filme, quando Biff está encerando o carro, ele está vestindo um abrigo da ADIDAS da cor VERDE, e, no terceiro filme que, teoricamente, seria o mesmo dia (em que ele estava encerando a pickup de Marty, antes de encerar o carro de George), ele está com um abrigo VERMELHO, e nem é da ADIDAS. (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

51. No primeiro filme, na cena em que Biff está no carro com a mãe de Marty, e os caras dão um soco nele e o carregam para colocá-lo no porta-malas do carro do pessoal da banda, na primeira cena o posicionamento dos três caras é diferente da segunda cena. (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

52. Engraçado que, no primeiro filme, após Marty "voltar" para o presente, ele bate no muro de uma igreja (Assembléia de Cristo) e, pelo barulho, fez um estrago dos grandes. Mas, milagrosamente, depois que ele faz a curva e volta, o carro está inteirinho, sem nenhum vestígio de tijolo ou terra grudado no gelo. (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

53. Nos extras do DVD, que a atriz que interpreta a Jeniffer no primeiro filme não é a mesma do segundo e terceiro filmes. (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

54.  E, também dito nos extras, o ator que interpreta George (Crispin Glover) só participa do primeiro filme. O ator que aparece no segundo filme, na cena do soco no Biff e do baile, aparece de costas, e é mais magro que Crispin Glover, e, no terceiro filme, na cena em que Marty chega do velho oeste, George aparece na porta da casa, bem de longe, e é o único que não chega perto de Marty. (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

55. Outro fato, no primeiro filme, não sei se eu estou vendo coisas ou se ocorreu mesmo, quando Doc chega do Futuro, antes de sair do carro, ele parece outra pessoa, e está sem os óculos de dirigir. Depois que ele sai do carro, está de óculos.  (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

56. Outra pergunta que me deixou intrigado. Quando o Doc desce pelo cabo preso no relógio da torre, e, muito esperto, consegue conectá-los no exato momento em que o raio atinge o relógio, como ele, milagrosamente, não morre pelo choque que tomou? Ou será que ele é do tipo SuperHomem que agüenta um tranco de 1,21 Gigawatts? (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

57. A placa do carro de Biff em 1955 é na realidade de 1951.  (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

58. A carta que Marty escreve no passado possui algumas diferenças da carta que o Doc mostra a ele em 1985. é Possível notar estas diferenças. Detalhe para a letra "y" da primeira carta (realmente escrita por Marty, até mostrou ele escrevendo), e da segunda carta, que possivelmente foi escrita depois, por outra pessoa. Há também palavras em linhas diferentes.  (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha) --> Na carta que o Marty escreveu para o Dr. no passado, como forma de evitar que o Dr. fosse assassinado no futuro, ele assina o seu nome usando o "M" maiúsculo, e quando o Dr. abre a carta (que está remendada) no futuro a assinatura dele está com o "m" minúsculo. (Contribuição de Dirley Lopes - Fã de Carteirinha)

59. No passado, quando o DeLorean apaga e não quer mais pegar, quando Marty está prestes a voltar para 1985, mostra quando ele está tentando dar a partida a chave do carro com um chaveiro azul escrito várias coisas. Mas, quando ele chega em 1985, e acontece a mesma coisa com o carro, o chaveiro azul sumiu, e somente tem a chave no contato com aquela argolinha.  (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

60. Na cena em McFly está com sua mãe no carro, e após o beijo dado, ela comenta que parecia ter beijado alguém da família (como fosse um irmão). Surge seu inimigo que o pega pelo colarinho através da janela do carro (porta fechada), e na tomada seguinte ele sai do carro com a porta aberta. (Contribuição de Sandro Menezes - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

ANTIGO ERRO RETIRADO 60. No início do filme quando Marty está andando de skate nota-se que ele está calçando um tênis All Star, e quase no final, na cena que ele está no carro, podemos ver que ele usando um Nike. Como será que ele conseguiu aquele Nike, naquela época? (Contribuição de R. G.) --> A Nike existe desde 1960, e entre o início e o fim do filme existe um espaço de um dia, em que antes dele ir para o Two pines Mall ele dorme por algumas horas. É muito comum pessoas terem vários pares de tênis, ainda mais um adolescente. (Contribuição de Luís Gustavo C. Demarchi - Itajaí / SC - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO RETIRADO: 31. Quando Marty foi na festa com a sua mãe (quando estava no passado) ela tira o casaco e deixa no carro, mas quando ela se despede de Marty ela já está com o casaco de novo. (Contribuição de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro - Sorocaba - SP - Fã de Carteirinha) --> Na verdade o casaco é do pai de Marty, George. (Contribuição de Pablo Castagnini - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO RETIRADO 15. No final do filme quando Marty fala para George e Lorraine sobre o tapete pegando fogo, a mãe dele fala: "Marty, bonito nome". Mas no terceiro filme Marty fala Doc que o nome dele veio de seu parente Martin. --> No terceiro filme Marty volta ao passado e conhece seus antigos parentes, então o seu nome pode ter vindo sim de um antigo parente depois desta aventura. (Contribuição de Gustavo Giovanetti - Fã de Carteirinha) --> Na verdade, Marty revela à Doc ter um bisavô chamado "William" e, não, "Martin". Em 1885, Seamus McFly é quem menciona "Martin" à Marty. (Contribuição de Marcelo Sawai - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO RETIRADO 33. Logo que Marty foge dos tiros na fazenda, assim que chegou em 1955, está no meio da madrugada. Ele permanece fugindo e já está claro, quando ele pára na frente de sua rua já está sol. Ou seja, ele andou por horas com o carro, sem que o combustível, tão escasso, acabasse. (Contribuição de Sidnei L. Siqueira Jr - Fã de Carteirinha) --> O carro sendo movido à gasolina ainda poderia andar bastante. (Contribuição de Gustavo Giovanetti - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO RETIRADO 13. Na mesma cena onde eles estão assistindo a fita, quando a fita foi gravada, o nome do Shopping era Twin Pines Mall (Shopping pinheiros gêmeos). Quando Doc se apresenta para a câmera, ele fala: "I am at Twin Pines Mall". Mas quando Marty viaja no tempo e matou o outro pinheiro (no final do filme está escrito "Lone Pine Mall") a fita deveria estar mudada, assim como os jornais, etc. Então Doc deveria ter dito: "I´m in Lone Pine Mall". --> Como ele acabou de voltar no tempo, o que estava gravado na filmadora ainda existe da forma que foi filmado, então na época o nome ainda era aquele. (Contribuição de Cesar Ozolins Manzione - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 46. Quando o doutor vai mostrar a maquina do tempo para o Marty, ele trava o carro e as rodas começam a girar, e o velocímetro começa a contar, como pode ter velocidade se o carro está parado? (Contribuição de Denis Diniz - Fã de Carteirinha) --> No carro em questão, Delorean , com tração traseira , o cabo do velocímetro é ligado na caixa de câmbio, fazendo com que o marcador funcione quando as rodas traseiras estão girando. (Contribuição de Rodrigo Zardo - Caxias do Sul / RS - Fã de Carteirinha)

A) Na simulação da operação do raio na maquete, existe uma faixa dourada na rua embaixo da área entre os postes que é o que realmente faz o carro ter aquela velocidade, não os condutores elétricos, pois a eletricidade não aumenta a fricção, e sim faz o carro pegar fogo. (Contribuição de Jáder Neto - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

B) Curiosidade: No filme De Volta para o Futuro I, logo no inicio aparecem relógios, e um deles é um boneco segurando os ponteiros, igual a cena que acontece no final quando Doc está no relógio da torre, tentando conectar os cabos. (Contribuição de Fabio Casaravilla - Santa Cruz do Sul / RS - Fã de Carteirinha)

C) No site (http://www.tvtome.com/tvtome/servlet/PersonDetail/personid-73148) que diz que Claudia Wells teve um filho chamado Sebastian em 1995. Então, procurei saber pq ela não quis continuar a triologia. Encontrei vários boatos, mas, nesta mesma página, diz que ela não continuou os filmes por causa de problemas de saúde. Dizem as más línguas que ela se envolveu com drogas. Mas isso eu não sei. Dizem que, atualmente, ela possui uma loja de roupas chamada "Armani Wells" em Studio City (informação do site oficial do filme http://www.bttf.com/wells.htm). (Contribuição de Antonio Carlos Xavier Matos - Campinas / SP - Fã de Carteirinha)

D) Quando Marty vai para o passado, ele está usando um tênis branco com o símbolo da Nike em vermelho, mas em várias cenas ele aparece usando um All Star preto, e depois no momento em que ele volta ele está novamente com o tênis branco. --> Isto não é um erro! Doc manda que Marty troque de roupa quando sabe que ele veio do futuro para que ninguém fique olhando estranhamente, e ao voltar ele coloca suas roupas originais. (Falhinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES