VOLTAR FILMES 4

 

 
 

DE VOLTA PARA O FUTURO 2
MICHAEL J. FOX & CHRISTOFER LLOYD

Continuação do primeiro filme.

Desta vez o pior acontece, Doc recupera seu carro de Marty quando ele volta do passado e promete destruir, mas antes quer para o futuro, quando ele retorna, está preocupado com o que o filho de Marty vai fazer.

Louco como sempre ele pega Marty e o leva para o futuro onde uma nova aventura começa.

Ir para De Volta Para o Futuro
Ir para De Volta Para o Futuro 3

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Robert Zemeckis
Escritores: Robert Zemeckis & Bob Gale

Gênero: Aventura / Ficção

Site Oficial: www.bttf.com

Universal Pictures

Título Original: Back to the Future II
Tempo: 108
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1989 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Michael J. Fox .... Marty McFly / Marty McFly Jr. / Marlene McFly
Christopher Lloyd .... Dr. Emmett "Doc" Brown
Lea Thompson .... Lorraine Baines McFly / Lorraine Tannen
Thomas F. Wilson .... Biff Tannen / Griff Tannen
Elisabeth Shue .... Jennifer Parker
James Tolkan .... Sr. Strickland
Jeffrey Weissman .... George McFly
Charles Fleischer .... Terry
Darlene Vogel .... Spike
Jason Scott Lee .... Whitey
Elijah Wood .... Garoto do Video Game
Flea .... Needles
Billy Zane

FICHA TÉCNICA

Produção .... Neil Canton
Produção .... Bob Gale
Música .... Alan Silvestri
Fotografia .... Dean Cundey
Fotografia .... Jack Priestley
Desenho de Produção .... Rick Carter
Direção de Arte .... Margie Stone McShirley
Figurino .... Joanna Johnston
Edição .... Harry Keramidas
Edição .... Arthur Schmidt
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Universal Pictures
Amblin Entertainment

DISTRIBUIDORA

Universal Pictures

ERROS

1. Doc está andando de bicicleta e descobre o DeLorean coberto. Se você olhar na mesma cena no primeiro filme, você vê na verdade o Doc passando pelo DeLorean enquanto Marty e Doc estão conversando.

2. Na cena onde Marty pula na água para não ser atingido por Griff, seus cabelos molham. Quando sua jaqueta seca seu cabelo, ele passa as mãos nele. Ele fica todo desarrumado. Na próxima cena mostra ele conversando com as meninas com um cabelo todo penteado.

3. Quando a mãe alcoólatra de Marty leva um tapa de Biff e cai no chão, ela não está usando sapatos. Mas quando a câmera a mostra deitada no chão, ela está usando sapatos rosas.

4. Quando Marty, Doc e Jennifer chegam no futuro você pode ver eles aterrissando o DeLorean bem calmamente na rua, mas veja que a suspensão não corresponde com o peso real do carro, então foi usado um DeLorean de mentira.

5. Na cena que Marty e Doc estão seguindo Biff para pegar o almanaque, Marty vai do DeLorean para o carro de Biff de hoverboard (antes deles entrarem no túnel). Se você olhar debaixo do DeLorean "voador", poderá ver as rodinhas que estão sustentando-o.

6. Na cena que Doc, Marty e Jennifer estão chegando em 2015 pela primeira vez, depois que ele fala "minha saída", eles estão descendo para Hill Valley. Doc vira o volante para a esquerda mas o carro vai para a direita e para baixo.

7. Quando Marty pega o almanaque no túnel , ele voa contra a parede com seu pé esquerdo preso na cinta do hoverboard. Quando ele voa em cima do carro e aterrissa, é o pé direito dele que está cinta. Depois disso fica mudando de esquerdo para direita.

8. No filme inteiro, quando eles querem acelerar o hoverboard, eles empurram o ar com os pés. Mas mesmo fazendo isso não é suficiente para fazê-lo mover.

9. Na cena onde Marty está preso na garagem de Biff, o espelho de dentro do carro dele está bem em cima do pára-brisa. Depois, quando Marty está segurando no carro com o hoverboard, o espelho está no meio do pára-brisa, uns 15 cm.

10. Na cena onde o DeLorean é atingindo por um raio, está trovejando, ventando, raios por todo lugar. Mas depois que o DeLorean volta no tempo, tudo pára e fica perfeito por + - 20 segundos.

11. Na cena do túnel, depois que Marty pega o almanaque, Biff freia e derrapa ficando de frente com o túnel. A próxima cena é um close do carro onde você poderá ver a placa. O ano era pra ser 1955, mas na placa está escrito 1951.

12. Doc teve o direito de pegar Marty para salvar seu filho Marty McFly Jr das decisões que teriam estragado sua vida? Está claro que Marty Jr. é responsável por seus atos e conseqüências. Só no terceiro filme que Doc pensa nas suas ações. Quando ele salva Clara: "Nós alteramos seriamente a história", e ele está perfeitamente feliz mudando o futuro do filho de Marty.

13. Quando Doc e Marty estão voltando para o ano de 1955, você ouve o som de pneus freando no chão, mas o DeLorean está voando.

14. Na maioria dos filmes, as ruas são molhadas quando são filmadas a noite (provavelmente porque parece melhor, fotografia melhor). No túnel e na garagem de Biff elas também estão estranhamente molhadas.

15. Quando Marty está no Café Anos 80, ao entrar, ele pede um refrigerante (Pepsi). Quando recebe a lata (?), ele a está segurando, tentando abrí-la. Nisto, Biff o chama "Hey McFly" e a lata (?) de repente está em cima da mesa. Na outra tomada, NÃO TEM NADA NEM NA MÃO, E NEM NA MESA. Depois ela está em cima da mesa. Na próxima tomada, Marty já está segurando, sem ao menos ter feito um gesto. (Contribuição de Marcelo Vinholi - Campo Grande / MS - Fã de Carteirinha)

16. Quando eles viajam para o futuro, o correto seria Marty e Jennifer desaparecerem, e não estarem casados e terem filhos. (Contribuição de Victor Trucco - Petrópolis / RJ - Fã de Carteirinha)

17. Quando Biff rouba a máquina do tempo, como ele consegue devolvê-la no mesmo lugar, já que o futuro foi alterado ? (Contribuição de Victor Trucco - Petrópolis / RJ - Fã de Carteirinha) --> Devemos lembrar que Biff voltou no tempo e alterou o futuro dando o almanaque a ele mesmo, então o futuro deveria ser outro e Marty e Doc já deveriam estar vivendo outra realidade. Falhinha. --> Originalmente, Zemeckis filmou uma cena em que o velho Biff desaparecia logo após devolver o DeLorean, indicando que o futuro foi alterado, isto é, ele realmente voltou para um 2015 alternativo. Biff havia se tornado um milionário, porém em 2015 já teria morrido. Esse futuro alternativo se transformou também ao redor de Doc, Marty, Jennifer e Einstein. Isso aconteceu somente depois que o velho Biff retornou com o carro. Podem reparar que o Dr. Brown trouxe Jennifer para fora da casa dos McFly antes da volta de Biff, todos estão na rua e não param para reparar nas mudanças que provavelmente ocorreram à sua volta. Assim, no momento em que eles estão carregando Jennifer de volta para o DeLorean, poderiam haver outros moradores na casa dos McFly - ou talvez eles mesmos mas sem George que havia sido assassinado. (Contribuição de Rodolfo Albiero - Fã de Carteirinha)

18. Quando o filho de Marty entra na sala para assistir televisão, ela está sintonizada no canal de artes, então ele diz: Sai arte! (para que ele possa escolher um outro canal). Ao pedir o primeiro canal, a tela da televisão automaticamente já se divide em seis. Como é que a televisão já sabia que ele ia pedir seis canais? (Contribuição de Georges Delanos Neto - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

19. Quando Biff está mostrando o almanaque para Marty, a caixa preta em cima da mesa muda de posição. (Contribuição de Georges Delanos Neto - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

20. Qunado Biff e Marty estão puxando o almanaque, ele é jogado pra cima, e depois cai no pára-brisa do carro de Biff quando na verdade deveria cair atrás. (Contribuição de Georges Delanos Neto - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

21. Jennifer jovem está dentro de sua futura casa, escondida no armário. Assim que ela consegue fugir, ela encontra sua versão mais velha. Ambas se assustam e caem no chão de choque. A Jennifer jovem iria tomar o susto, mas a Jennifer velha não, pois ela já teria passado pela mesma cena quando jovem, então ela já estaria esperando sua versão jovem aparecer. (Contribuição de Sidnei L. Siqueira Jr - Fã de Carteirinha) --> Falhinha: Ou não? Talvez porque aquela cena ainda não aconteceu no futuro, ela pudesse não saber ainda disto.

22. O doutor diz para Marty que se ele visse sua "versão mais velha " isso acarretaria um paradoxo que destruiria completamente o universo ,ou simplesmente o deixaria inconsciente ,foi exatamente o que aconteceu com Jennifer. Mas o doutor também encontra seu "outro eu" e não desmaia ,isso significa que o universo se destruiria? (Contribuição de Leonardo de Freitas - Fã de Carteirinha) --> Em primeiro lugar, um paradoxo não é apenas o encontro de um viajante do tempo com a sua versão de outra época. Paradoxo é uma situação na qual o efeito de um incidente contradiz ou elimina a causa do mesmo incidente. Um Paradoxo é, portanto, impossível. Por exemplo, se a Jeniffer de 85 batesse a cabeça ao desmaiar e morresse, isso impossibilitaria a sua viajem para o futuro. Nos outros casos, o Dr. Brown de 85 já está acostumado com a vigem no tempo e sabe muito bem que está diante de seu equivalente mais jovem - ele simplesmente evita que sua versão de 55 perceba quem é o homem que está ao seu lado, o que poderia causar um paradoxo.Ainda no mesmo filme, o velho Biff e sua versão mais jovem também não desmaiam quando se encontram. O Biff do futuro tem consciência de estar diante de si mesmo sessenta anos mais jovem e o Biff de 55 não faz a menor idéia de quem é o homem que lhe oferece a chave para a fortuna, ele pensa ele pensa que ele é apenas "um velho biruta com uma bengala". (Contribuição de Rodolfo Albiero - Fã de Carteirinha)

23. Por que Doc está com tanta pressa em levar Marty e Jennifer para o futuro para salvarem seus filhos, se ele tem uma máquina do tempo? Pode ajustar a hora de destino que quiser." (Contribuição de Pablo Kravicz - Curitiba / PR - Fã De Carteirinha)

24. Comparando a primeira com a segunda parte, quando Marty McFly, de chapéu e roupa preta, está vendo seus pais (na cena em que Biff leva um soco de George), o outro eu de Marty aparece. Depois que ele olha a foto e percebe que um dos seus irmãos está desaparecendo, ele corre para pedir ao Marvin Berry e Starlighters para tocar no baile, na seqüência o Marty de chapéu pede para os outros se afastarem. Só que depois que o Marty de terno olha a foto, ele quase tromba na moça de casaco que está ao lado do rapaz (no primeiro filme ela pergunta quem é aquele ali, o cara fala é o George McFly). Comparando as duas cenas, no primeiro filme ele quase derruba a moça de casaco, no segundo, ele mal encosta nela. (Contribuição de Diego da Silva Santos - Paulista / PE - Fã De Carteirinha)

25. No primeiro filme ele (Marty, de terno) não abre a porta da escola com violência (no segundo filme ele abre com tamanha violência que derruba o outro Marty de chapéu. (Contribuição de Diego da Silva Santos - Paulista / PE - Fã De Carteirinha)

26. Earth Angel, no segundo filme é diferente (compare o ritmo da música nos dois filmes). A música é cantada e tocada de forma diferente pelo Harry Waters Jr, Marvin Berry, e o Marty de terno (isso no segundo filme) faz aquele gesto com a mão (indicando que está ok, ver o primeiro filme), diferente do primeiro filme (novamente compare as duas versões, sei que estou falando de refilmagem, mas a cara dele no primeiro filme era uma, no segundo era outra).  (Contribuição de Diego da Silva Santos - Paulista / PE - Fã De Carteirinha)

27. A cena do raio atingindo o carro é repetida do primeiro filme, só que ela foi refeita para que o Marty (com a roupa preta, molhada e que acabou de receber a carta do Doc de 1885) possa vir correndo até o encontro do Doc de 1955. O detalhe: A câmera mostra o Doc de 1955 indo para o fim da rua olhando para os lados, sem acreditar que o carro foi realmente atingido pelo raio e mandado de volta para o futuro. Reparem o luminoso que fica no final da rua, em cima de um teatro ou cinema. É vermelho! Quando a cena mostra o Doc voltando para perto do cabo, o mesmo luminoso é da cor amarela! Absurdo!  (Contribuição de Marco Aurélio Pedroso - Itu / SP - Fã de Carteirinha)

28. Na cena onde Marty Mcfly pega o Skate voador da menininha passeando aparece o furo do encaixe do hoverboard com a plataforma com rodas no chão, onde a menininha estava andando, escondido pelo canteiro de vegetação no passeio. Na seqüência, esse furo desaparece (claro, outro hoverboard) (Contribuição de Rafael Dias Biller do site http://www.bttftrilogy.tk/ - Fã de Carteirinha)

29. Na cena de BTTF2 onde a gangue de Griff é mandada pelos ares pelo Hoverboard "Pittbull", e bate contra a vidraça do prédio do relógio da Torre. Antes da batida dá para se ver no reflexo do vidraça, o cabo de sustentação erguido por um guindaste. (Contribuição de Rafael Dias Biller do site http://www.bttftrilogy.tk/ - Fã de Carteirinha)

30. Quando o Biff do futuro pega o carro para voltar a 1955 para entregar o almanaque para ele mesmo, na volta, ele deveria ter voltado para o futuro alternativo de 1985 (aquele em que ele é o todo poderoso) e não para o futuro em que Marty e o Doc estão, assim como o Doc explicou para o Marty quando este fala em voltar para o futuro e impedir que Biff pegasse o carro para ir a 1955.

31. Comparando a primeira com a segunda parte: em De Volta Para o Futuro 2, quando Marty McFly, de chapéu e roupa preta, está vendo seus pais (na cena em que Biff leva um soco de George), o outro eu de Marty aparece. Depois que ele olha a foto e percebe que um dos seus irmãos está desaparecendo, ele corre para pedir ao Marvin Berry e Starlighters para tocar no baile, na seqüência o Marty de chapéu pede pros outros se afastarem e tal. Só que depois que o Marty de terno olha a foto, ele quase tromba na moça de casaco que está ao lado do rapaz (no primeiro filme ela pergunta quem é aquele ali, o cara fala é o George McFly). Comparando as duas cenas, no primeiro filme ele quase derruba a moça de casaco, no segundo, ele mal encosta nela. (Contribuição de Diego da Silva Santos - Paulista / PE - Fã de Carteirinha)

32. No momento que Marty está segurando no carro de Biff, logo depois que este tenta pressioná-lo junto a parede do túnel, há um erro de continuidade bem claro. Marty está atrás do carro e vem vindo lentamente pela lateral e quando ele já está do lado de Biff, aparece ele vindo de trás do carro novamente, e depois quando ele aparece quase do lado do Biff ele já toma o soco em uma posição diferente. Bem que Robert Zemeckis disse que a edição deste filme foi atrapalhada porque ele estava fazendo o terceiro filme. (Contribuição de Marcelo Freire - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

33. Na foto de Biff do futuro do USA Today aparece um sujeito careca no canto direito. Porém quando Marty e Doc estão olhando a foto não existe nenhum homem com esta característica. (Contribuição de Alex Paraíba - Fã de Carteirinha)

34. Nessa cena em que Marty está saindo do DeLorean para abordar o carro de Biff logo a frente, dá pra se perceber um erro nas cores dos "circuitos do tempo". Como todos sabemos o certo é: Vermelho (destination Time); Verde (Present Time) e Amarelo ( Last Time Departed), nesta ordem de cima para baixo.(Contribuição de Rafael Dias Biller do site http://www.bttftrilogy.tk/ - Fã de Carteirinha)


35. Na cena em que Doc e Marty sobrevoam o carro do jovem Biff (que está com o Almanaque de Esportes), eles descem e Doc voa rente à pista. Dá pra ver rodinhas sob o DeLorean (como se o carro estivesse sobre um carrinho de rolimã). Isso fica bem evidente quando a câmera vai passando pela lateral do carro, têm-se uma boa visão do disco de freio, e logo atrás deste, vê-se a rodinha, girando à toda. Logo na cena seguinte, percebe-se que as rodas de trás estão rodando normalmente, não em "posição de vôo". (Contribuição de Douglas Fernando Henrique de Oliveira - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

36. Durante a cena do 1985 alternativo, o Biff corrupto persegue Marty até a cobertura do prédio. Marty pula no capô do DeLorean, depois faz uma manobra pra entrar no carro. Têm-se uma boa visão da frente do carro, que tem o logotipo "DMC" muito maior que o mostrado em qualquer outra tomada do carro. Na verdade, aquela era a maquete do carro, em tamanho natural. (Contribuição de Douglas Fernando Henrique de Oliveira - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

37. Nessa mesma maquete, há outro erro: O DeLorean do primeiro filme, tem as saídas de ar na traseira cobrindo parte das lanternas. E isso continua assim até o início da parte II. Mas, quando Doc pousa o DeLorean recém-chegado a 2015, percebe-se que as saídas de ar ficaram menores, agora terminando bem antes de cobrir as lanternas traseiras. (Contribuição de Douglas Fernando Henrique de Oliveira - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

38. Quase no final do filme, durante a tempestade, quando Marty está falando com o Doc que está no ar com o DeLorean, pode-se ver no chão, que o Hoverboard está sendo sustentado por uma pequena haste disfarçada de graveto. (Contribuição de Adriano Magno - Fã de Carteirnha)

39. Quando Doc e Marty estão voando para viajar de 1985 (alternativo) para 1955, pode-se observar dentro do carro que as janelas (do carro) estão mais altas do que o normal. (Contribuição de Frederico Pereira Moura - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

40. Logo após a cena em que Marty consegue pegar o almanaque do carro de Biff com o HOVERBOARD, ele se segura em uma cordinha cheia de filuras amarradas no Delorean que o levanta, aí mostra o Delorean baixando vagarosamente para que Marty "volte" para o chão, nessa cena aparece umas cordas em cima do Delorean que estão o sustentando. Eu vi essas cordinhas na versão DVD. (Contribuição de Henry Maxwell Ramalho Soares - Fã de Carteirinha)

41. No momento em que o Delorean está flutuando e seguindo o carro de Biff, pude verificar que antes da entrada do túnel, no momento em que Marty está se deslocando com seu skate voador, dá para perceber, em uma jogada rápida de cena, que as rodas do Delorean aparecem nitidamente com o reflexo da luz, bem abaixo das rodas erguidas. (Contribuição de Julliano - Fã de Carteirinha)

42. Quando Dock e Marty chegam em 2015 e pousam o carro, é possível ver do lado direito na parede o equipamento qu segura o carro e o faz descer.

43. Observe que a porta de Dock já está aberta antes mesmo dele abrí-la.

44. Quando Marty está no ano 2015, no café anos 80, na cena em que ele e Griff estão em pé discutindo, a câmera mostra os bolsos da calça de Marty (que ele colocou para fora a fim de imitar os jovens da época, que usam as calças no lado avesso), que estão com alguma coisa "estranha" neles: algo similar a um cartucho de vídeo game em cada um dos bolsos. Terrível! É extremamente esquisito porque realmente aparece BEM aquele negócio quadrado dentro dos bolsos dele. Um pouco depois a câmera focaliza os bolsos de Marty, que dessa vez estão vazios e, quando Marty sai correndo do Café anos 80 e esbarra no avô de Griff (Biff já velho), que está polindo o carro, novamente aparecem os bizarros quadrados dentro do bolso de Marty. O quê, e para quê seriam esses quadrados afinal? Bom, posso dizer apenas que essas tomadas ficaram simplesmente horrorosas. Como o diretor deixou passar em branco essa falha? (Contribuição de Wlamyriann - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

A) OBSERVAÇÃO SOBRE O ERRO 12. -->  Mudar o seu futuro tem conseqüências bem menores do que mudar o seu passado. É a velha história de você matar a sua mãe antes de você ter nascido. Se sua mãe morreu, como você poderia ter nascido para matar sua mãe, enquanto que mudando o futuro, não existem esses paradoxos. Devemos lembrar também que aquele comportamento se deve também devido as experiências desastrosas com as viagens no tempo que ele teve e que até aquele momento não haviam ocorrido. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

B) OBSERVAÇÃO SOBRE O ERRO 18. --> É possível que o aparelho tenha memorizado as preferências do filho de Marty de assistir seis canais ao mesmo tempo, afinal estamos no futuro e é perfeitamente possível que os aparelhos possam memorizar preferências de seus usuários. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

C) OBSERVAÇÃO SOBRE O ERRO 22. --> O desmaio se daria simplesmente pelo choque que a situação provocaria. O Doc de 1985 provavelmente estava preparado psicologicamente para o encontro com o doc de 1950. Como o doc de 1950 não chegou a perceber que estava conversando com o Doc de 1985, não teve o choque. (Contribuição de Ronaldo Marcio Morinaga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

D) No primeiro filme ele (Marty, de terno) não abre a porta da escola com violência (no segundo filme ele abre com tamanha violência que derruba o outro Marty de chapéu (mas não considero isso um erro, assim como não considero um erro o Earth Angel, que no segundo filme é diferente (compare o ritmo da música nos dois filmes). A música é cantada e tocada de forma diferente pelo Harry Waters Jr, Marvin Berry, e o Marty de terno (isso no segundo filme) faz aquele gesto com a mão (indicando que está ok, ver o primeiro filme), diferente do primeiro filme (novamente compare as duas versões, sei que estou falando de refilmagem, mas a cara dele no primeiro filme era uma, no segundo era outra). (Contribuição de Diego da Silva Santos - Paulista / PE - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 32 RETIRADO. Quando Marty volta do futuro para o passado modificado, depois de algum tempo quando ele já nota que está em 1985 bizarro, ele vai até o hotel de Biff, e quando ele está chegando nos degraus começa a tocar VAN HALEN (com Sammy Haggar no vocal) em 1985! Porém isto só aconteceu na realidade em 1986! (Contribuição de Deivid Santos - Fã de Carteirinha) --> Esta música não é da banda mas sim de Sammy Hagar solo (que, assim como ele disse, entrou no Van Halen em 86). A música que toca se chama "I Can't Drive 55" e está presente no disco "VOA" de Sammy Hagar, de 1984, podendo perfeitamente ser executada em 1985. (Contribuição de Marcelo Freire - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 27 RETIRADO. Na cena em que o velho Biff apresenta ao jovem Biff o almanaque, o Biff do futuro entrega o livro ao jovem que olha e joga o almanaque para o banco traseiro, porém magicamente o livro aparece na mão do Biff do futuro sem ele ter pego do banco de trás, o livro simplesmente aparece! (Contribuição de Pedro Giongo - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha) --> Quando o jovem Biff joga o almanaque
no banco de trás, perto do Marty, aparece sim a mão do velho Biff pegando rapidamente o almanaque do banco de trás e os barulhos de eles descendo do carro. (Contribuição de Marco Aurélio Pedroso - Itu / SP e Rodolfo Ribeiro - Fãs de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

A) Você que já viu o filme "De volta para o Futuro 2" deve se lembrar que no Livro dos Recordes dizia que em 1997 o time da Flórida ganharia o campeonato "World Series" em 1997. Na época em que o filme foi feito (nos anos 80), a Flórida nem se quer tinha um time, mas no dia 26 de Outubro de 1997 ela foi a campeã do World Series, exatamente como dizia o Livro. (Contribuição de Eduardo Fridisen - Fã de Carteirinha) --> Não existe nenhuma citação no filme sobre um time da Flórida ganhando o World Series. Só havia uma propaganda do futuro dizendo que o Cubs havia vencido o Miami na final do World Series, porém não dizia se o Cubs era da Flórida e muito menos o ano em que ocorreu este confronto (que deve ter sido num ano recente a 2015). Portanto, não sei de onde o Fã de Carteirinha arrumou esta curiosidade. (Contribuição de Wagner - Fã de Carteirinha)

Site não oficial: http://www.bttftrilogy.tk/