VOLTAR FILMES 4

 

 
 

DE VOLTA PARA O FUTURO 3
MICHAEL J. FOX & CHRISTOFER LLOYD

Continuação do segundo filme. Desta vez  parece que ficou mais complicado.

Marty agora volta ao tempo do velho oeste para tentar ajudar seu amigo Doc voltar para o presente, só usando a tecnologia da época, e um trem.

Ir para De Volta Para o Futuro
Ir para De Volta Para o Futuro 2

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Robert Zemeckis
Escritores: Robert Zemeckis & Bob Gale

Gênero: Aventura / Ficção

Site Oficial: www.bttf.com

Universal Pictures

Título Original: Back to the Future III
Tempo: 118 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1990 - USA
Recomendação: Livre

ELENCO

Michael J. Fox .... Marty McFly / Seamus McFly
Christopher Lloyd .... Dr. Emmett "Doc" Brown
Mary Steenburgen .... Clara Clayton
Thomas F. Wilson .... Buford "Mad Dog" Tannen / Biff Tannen
Lea Thompson .... Maggie McFly / Lorraine Baines McFly
Elisabeth Shue .... Jennifer Parker
Matt Clark .... Atendente do Saloom
James Tolkan .... Xerife Strickland
Hugh Gillin .... Prefeito
Mark McClure .... Dave McFly
Wendie Jo Sperber .... Linda McFly
Jeffrey Weissman .... George McFly
Bill McKinney .... Engenheiro
Todd Cameron Brown .... Jules
Flea .... Needles

FICHA TÉCNICA

Produção .... Neil Canton
Produção .... Bob Gale
Música .... Alan Silvestri
Fotografia .... Dean Cundey
Desenho de Produção .... Rick Carter
Direção de Arte .... Margie Stone McShirley
Direção de Arte .... William James Teegarden
Figurino .... Joanna Johnston
Edição .... Harry Keramidas
Edição .... Arthur Schmidt
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic

PRODUTORAS

Universal Pictures
Amblin Entertainment

DISTRIBUIDORA

Universal Pictures

ERROS

1. Quando Marty volta para o passado para resgatar Doc, ele tem o tanque de combustível furado por uma flecha ficando com o tanque vazio. Por conta disso eles tem que usar a locomotiva para fazer o carro chegar na velocidade necessária para voltar até 1985. Não seria mais fácil pegar o combustível do outro Delorean que Doc escondeu na Caverna e usar no novo carro? (Contribuição de Augusto Cesar - Franco da Rocha / SP - Fã de Carteirinha) e (Contribuição de Paulo Sergio Pompermayer Fernandes de Oliveira - São Caetano do Sul / SP - Fã de carteirinha). --> Falhinha: Será que poderiam existir dois carros no velho oeste? Será que a partir do momento em que Marty encontrou o carro na caverna em 1955 o carro do velho oeste não desapareceria? Será que este combustível ainda existiria depois de tanto tempo? São apenas perguntas para que você mesmo decida. Como ninguém voltou no tempo ainda, as respostas para estas perguntas são meras especulações. --> Doc provavelmente deixou o DeLorean com o tanque vazio na caverna, por dois motivos: a gasolina guardada no automóvel por 70 anos poderia causar corrosão no tanque; além disso, o combustível poderia ser bem útil ao Dr. Brown em 1885, enquanto que Marty não precisaria dele 1955 (já existiam postos na época). (Contribuição de Glaucio Bordoni - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha) OBS: O Mr. Fusion só substituiu o Plutônio que faz o carro viajar no tempo e não a gasolina que o faz andar. (Falhinha)

2. Marty está se mostrando na barraca de tiros. Depois que ele acerta todos os alvos, ele gira a arma e devolve para o homem com sua mão direita. Na próxima cena aparece a arma na sua mão esquerda.

3. Por que os índios estão gritando enquanto fogem do exército? Não seria mais sensato guardar energias para fugir?

4. Na cena onde Doc e Marty estão roubando o trem, a locomotiva não era disponível em 1885. O tipo da locomotiva usada no filme não foi inventada até 1896, 11 anos depois.

5. No final da trilogia, Doc aparece com sua família numa máquina do tempo que ele construiu num trem. Mas, durante os três filmes, Doc vem falando sobre os perigos de viajar no tempo, e ele jurou que depois que os problemas fossem resolvidos, ele destruiria a máquina do tempo. Parece que ele mudou de idéia da qual ficou falando o tempo inteiro. -->  Doc explica a Marty que um cientista não consegue ficar parado e que precisava pegar o Einstein, Marty pergunta! " e toda aquela história de ser perigoso viajar no tempo?'" Doc responde " Resolvi arriscar 'ora bolas'"! portanto não se trata de um erro! (Contribuição de Alexandre Scotti Bagnatori - São Paulo / SP - Fã de carteirinha)

6. No final do filme, se você repararem bem, o personagem Dave McFly (irmão mais velho de Marty) aparece com os cabelos grisalhos. Como ele pode ter cabelos grisalhos, se nem 30 anos ele tem? (Contribuição de jr.cavalcante - Fã de Carteirinha) --> Correção: O estresse causado por muita responsabilidade e preocupações causam queda de cabelo e embranquecimento dos fios. Como se pode notar Dave McFly agora é um executivo, então devido ao seu trabalho ele pode ter ganho alguns fios brancos. (Contribuição de Allan R.Valentim - Itajaí / SC - Fã de Carteirinha)

7. Veja a cena com os índios logo quando Marty dá a ré no DeLorean, e preste atenção nas distâncias dos índios até o carro. Marty não teria tempo de dar a ré e depois virar, e engatar a primeira marcha.

8. Quando Marty está atirando na barraca de tiros na festa e precisa ir embora, ele aponta a arma para a direção errada mas o alvo mesmo assim cai.

9. Os índios americanos não fazem aqueles barulhos todos (bú bú bú). Eles até ficam ofendidos com essa criação de Hollywood. Isso foi dito pelo diretor do museu nativo americano, em Boston.

10. Observe a disposição das nuvens quando o carro de Marty é perseguido pelos índios.

11. Observe também a sombra do trem no final do filme.

12. Quando Marty foge dos índios, a distância dele para os índios muda várias vezes.

13. Quando Marty estaciona o DeLorean dentro da caverna, ele percebe que a gasolina está vazando, e então nota que uma flecha perfurou o tanque de combustível, mas quando ele entra com o carro ali, não há flecha alguma no carro! (Contribuição de Érika C. S. - VIla Velha / ES - Fã de Carteirinha)

14. Quando Marty volta para o futuro sem o professor, ele vai até sua casa e pega a Pick Up. Só que quando ele entra no carro, o banco do motorista está sem o encosto de cabeça. Assim que ele busca a namorada e aparece a cena do racha, o encosto volta a aparecer no banco de Marty. (Contribuição de Igor Moret - Niterói / RJ - Fã de Carteirinha)

15. Ao tomar aquele drink com pimenta, Doc acorda, sai do bar e mete a cabeça onde os cavalos bebem água, molhando apenas uma parte do seu casaco, e na cena seguinte o casaco já aparece todo molhado. (Contribuição de Georges Delanos Neto - Vitória / ES - Fã de Carteirinha)

16. Como Doc em tão pouco tempo de velho oeste, sem dinheiro, sem cavalo, na realidade sem nada, conseguiu em tão pouco tempo se tornar uma pessoa com bens? (Contribuição de Rodrigo Trovão - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> No segundo filme, quando Doc e Marty voltam a 1955 para resgatar o almanaque, DOC mostra a Marty uma maleta cheia de dinheiro de várias épocas (devia ter dinheiro do velho oeste também), esta maleta com certeza estava no DeLorean junto com DOC quando ele foi mandado à 1885. Sendo assim, Doc teria usado esse dinheiro para recomeçar sua vida. (Contribuição de Jonatas Vieira - Cataguases / MG - Fã de Carteirinha) --> Poderia sim, mas não fica explicado no filme. (Falhainha)

NOVO ERRO 17. Na cena onde Marty chega em 1885, ao dar marcha ré no carro pode-observar ele passar por uma pequena árvore, e em seguida, logo que muda a câmera, não há mais nenhuma árvore. (Contribuição de Frederico Pereira Moura - Fortaleza / CE - Fã de Carteirinha)

18. ABSURDO: Na cena em que Doc ajuda Marty para voltar a 1885 no estacionamento do drive-in, no início da seqüência não há sombra sobre Marty e na outra cena aparece uma grande sombra sobre ele quando vai pegar o hover skate para entregar para Doc. Percebemos que as cenas foram filmadas em horários diferentes. Isto acontece várias vezes nesta tomada.

19. ABSURDO: Ainda nesta cena você pode perceber a sombra do câmera do lado esquerdo da tela se movendo. Observe que na continuação da cena esta sombra desaparece. Observe a primeira figura acima.

20. Ainda nesta cena a posição dos carros muda entre os cortes. Primeiro o Delorean está longe da carreta, depois está próximo. Se quiser conferir, observe as fileiras de microfones. Na primeira vez são duas fileiras, depois apenas uma entre os carros.

21. Se você observar as fotos de Doc na frente do relógio em 1885 vai perceber algo estranho. A posição de Doc no momento da foto em 1885 muda nas fotos que aparecem na biblioteca em 1955 e na foto que é entregue a Marty em 1985. Outra coisa intrigante é que na foto que Doc aparece sozinho, o relógio marca 20:10h, quando Marty volta a 1885 e tira a foto com Doc, o relógio marca a mesma hora, não poderia ter acontecido alguma conversa entre os dois, onde resultaria em um atraso ou adiantamento? Já que Marty viu a foto em 1955 e poderia ter comentado com Doc e assim teria havido algum atraso. Este erro provavelmente aconteceu devido as fotos terem sido tiradas no mesmo momento, ou seja: tiraram a foto de Doc sozinho e depois com Marty e o relógio não se moveu neste período.

22. ABSURDO: Já falamos que quando Marty foge dos índios a posição dele muda várias vezes, mas logo depois de ser transportado para o passado e parar o carro ele está apenas alguns metros dos índios. Os índios nesta cena já deveriam ter passado por cima de Marty. Quando ele dá a ré acontece novamente este tipo de erro.

23. ABSURDO: Quando Marty e Doc tiram a foto junto ao relógio, ele muda a hora em questão de um segundo. Observe o ponteiro do minuto que passa de 8 para 9 minutos, quase para o dez enquanto o flash é disparado. Observe que a posição de Doc muda também na segunda cena, ele agora está mais na frente do relógio.

24. O casaco e a camisa que o Doc usa quando é tirada a foto dele e de Marty em 1885 são diferentes do casaco e da camisa que aparecem na foto que o Doc entrega a Marty no final do filme. (Contribuição de Emerson R. Almeida - Fã de Carteirinha)

25. Quando Marty estaciona o DeLorean dentro da caverna, ele percebe que a gasolina está vazando, e então nota que uma flecha perfurou o tanque de combustível, mas quando ele entra com o carro ali, não há flecha alguma no carro! (Contribuição de Alexandre Scotti Bagnatori - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

26. Quando Marty chega em 1885 e dá de cara com os índios, estes não deveriam ficar assustados com uma geringonça que apareceu do nada? (Contribuição de Glaucio Bordoni - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

27. Quando o Marty está em 1955 e vê o túmulo do Doc, onde diz: "Com amor Clara" algo assim. Então significa que ele já havia salvado a professora, logo o Marty não chamaria a Ravina de Clayton pois em 1955 deveria ter outro nome. (Contribuição de André Camargo - Fã de Carteirinha)

28. Quase no final do filme, na hora em que Marty está dentro do Delorean, e Doc esta pendurado com as 2 mãos agarradas na locomotiva, Clara está quase caindo (após a explosão da terceira dinamite). Pois bem, Marty vê o hoverboard flutuar na frente dele, e tem a idéia de entregar para Doc se apoiar e carregar a Clara. O que entendo ser absurdo é a forma como ele avisa Doc. Cada um tem um walk-talk para comunicação. Marty fala no Walk-talk para o Doc que ira jogar o hoverboard, mas Doc esta com as 2 maos pendurado na locomotiva, sem o walk-talk. Na cena seguinte, aparece ele olhando para o Marty, e acenando a cabeça positivamente, como concordando com a idéia, e como estivesse escutado o que Marty havia dito. Com o barulho que estava, sem o walk-talk, seria impossível entender o que ele falou! (Contribuição de Marcos Antonio Freire Junior - Fã de Carteirinha)

29. Logo no início do filme "De Volta para o Futuro 3", na cena em que Mc Fly está indo para o passado no DeLorean, Mc Fly usa um lenço vermelho por fora da gola da camisa; mas quando Mc Fly chega ao passado, o lenço vermelho está para dentro da gola da camisa. (Contribuição de Ricardo Amorim - Fã de Carteirinha)

30. Na cena em que Doc vai salvar Clara de cair da ravina e coloca ela em seu cavalo, podemos ver que a carroça com a bagagem da Sra. Clayton cai de lado, derrubando tudo que estava ali em cima,mas, no outro close, em que aparece a carroça caindo na ravina, ela cai de frente e bate contra uma pedra, quebrando-se e derrubando tudo. (Contribuição de Douglas Klug Reinhardt - Pelotas / RS - Fã de Carteirinha)

31. No final do filme, quando Marty escapa de sofrer um acidente de carro, Jennifer abre o papel de fax que falava da demissão de Marty e esta mensagem desaparece. Não seria lógico que, ao desaparecer, aparecesse uma nova mensagem no lugar, já que o mesmo papel, com certeza, seria usado na impressão de alguma outra mensagem? (Contribuição de Leonardo Baldin Braga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

32. No meio do filme, descobrimos que Marty sofreu o tal acidente de carro e que foi obrigado a abandonar o música por causa disso. Até aí tudo bem mas, e quanto à Jennifer, ela não estava no carro também, junto com ele? Ela também não teria se machucado no acidente? Aliás, teria até se machucado “mais do que Marty”, já que o carro que vinha pela direita acertaria Jennifer em cheio, e não o Marty. (Contribuição de Leonardo Baldin Braga - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

33. Mas o que me chama muito a atenção é uma cena no episódio III em que Biff pega o almanaque e rouba o DeLorean e vai ao passado, acho que foi a 1955, entrega o almanaque a ele mesmo mais jovem e depois retorna ao futuro. Eu acho que quando ele retornasse ao futuro, o futuro já era pra está modificado, com o Biff rico e poderoso, mas quando ele volta está tudo do jeito em que ele partiu. Mas quando Marty e Doc voltam a 1985 eles encontram a cidade na realidade em que Biff e rico e poderoso. A pergunta é: "Por que Biff não encontra as coisas mudadas no futuro enquanto Marty e Doc encontram as coisas mudadas no presente (deles)? (Contribuição de Dimas Antonio - Fã de Carteirinha)

34. Quando o DeLorean está sendo empurrado pelo trem, percebe-se que a marcha está engatada. A não ser que Marty esteja o tempo inteiro com o pé na embreagem, o carro não poderia ser empurrado. (Contribuição de Julio Boing Neto - Brusque / SC - Fã de Carteirinha)

OBSERVAÇÕES

NOTA IMPORTANTE: Caros Fãs do Falha Nossa e da Trilogia. Gostaríamos de dizer que assim como vocês, nós também somos fãs dos filmes da trilogia De Volta para o Futuro. As informações constantes do site são a nossa opinião e a opinião dos internautas que nos escrevem e mandam seus comentários. Como ninguém viajou no tempo, não é possível afirmar com exatidão o que aconteceria no futuro ou no passado, sendo tudo mera suposição. Desta forma informamos que opiniões divergentes podem existir e nós as respeitamos.

ANTIGO ERRO 1 RETIRADO - Doc de 1955 viu sua tumba e depois mandou Marty de volta para 1885, então ele não deveria estar surpreso em ver o Marty naquele ano, porque o Doc que mandou ele de volta para 1885 é o mesmo de 1955. --> Este Doc de 1885 é o outro Doc. (Contribuição de Luiz Alves - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 13 RETIRADO 13. Na cena que Marty e Doc encontram a lápide de Doc, está escrito que ele foi enterrado por Clara devido a uma rixa de 80 dólares, até aí tudo bem. Clara enterrou o Doc, então isso quer dizer que eles se conheceram. Se eles se conheceram, então isso quer dizer que Doc a salvou impedindo que ela caísse no precipício após uma cobra ter assustado os seus cavalos. Se ela não morreu, o nome da ravina não deveria se chamar ravina Clayton em 1985, já que esse nome foi dados após uma professora ter caído lá (no caso a professora é a Clara Clayton). Ou o Doc conhece a Clara e o nome da ravina não seria ravina Clayton ou ele não a conhece e o nome seria ravina Clayton. Não teria condições das duas coisas terem acontecido. (Contribuição de Georges - Fã de Carteirinha) --> Quando Marty pergunta para Doc quem é Clara, ele não sabe responder. Mas quando chega o prefeito e pergunta se Doc pode ir buscar a nova professora. Isso quer dizer que ela tinha quem a pegasse, mas se Doc não estivesse lá ela teria caído no abismo. (Contribuição de Everson Matoso - Fã de Carteirinha) --> A ravina Clayton tem este nome antes mesmo deles viajarem no tempo... Dessa forma Doc lembrou deste fato pelo que ele teria vivido em seu "presente", assim ao ir para o passado automaticamente ele mudaria este fato, como nos mostra o fato de ter sido enterrado por ela, mas não mostra se a ravina continua com o mesmo nome ou não? (Rita de Cassia Caçador de Souza - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 6 RETIRADO. No final, quando Marty chega com sua namorada para ver o DeLorean destruído, os portões da estrada de ferro começam a se fechar. Mas por quê? Não tinha nenhum trem nos trilhos. Doc voa sobre o trilho quando ele vem do futuro (ou passado, que seja). --> Quando os portões se fecham e o trem (máquina do tempo) aparece, ele está nos trilhos, quando ele está saindo é que o trem voa, ao contrário do que esta escrito. (Contribuição de Rogério Wilczak - Fã de Carteirinha)

A) Quem lembra o nome da ravina e o Marty e não o Doc. Antes a ravina tinha um nome indígena e muda para Ravina Eastwood, já que Marty usa o nome de Clint Eastwood em 1885, o que pode ser notado quando o DeLorean anda nos trilhos já de volta a 1985 em uma placa na parte inferior direita da tela. (Contribuição de Adam Matheson - Fort Lauderdale - USA - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 17 RETIRADO. Quando Marty e Doc estão conversando sobre a ravina, podemos ver a srta. Clara esperando que Doc venha apanhá-la. Mas como se ela deveria estar vindo na sua carroça? O que ela está fazendo na cidade? --> Na verdade a Srta Clara Clayton não chega à cavalo, ela chega de trem na estação onde Doc deveria pegá-la, como havia sido combinado com o prefeito, portanto ela estava esperando por ele. (Contribuição de Frederico Pereira Moura - Fortaleza / CE e João Paulo dos Reis Gerbassi - Petrópolis / RJ - Fãs de Carteirinha)

B) Se parar para pensar no período em que o Biff de 2015 ficou falando com o Biff de 1955, há 4 Deloreans espalhados por Hill Valley ( 1 No laboratório do Doutor Brown, 2 Escondido atrás do outdoor do "Lion Estate", 3 O que o Biff de 2015 usou, 4 Enterrado a 70 anos no cemitério. - (Contribuição de Daniel Bracker - Curitiba / PR - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES