VOLTAR FILMES 27

 
   

O DIÁRIO DA PRINCESA
JULIE ANDREWS & ANNE HATHAWAY

Mia (Anne Hathaway) é uma garota de 15 anos que vive com sua mãe (Caroline Goodall) em Manhattan e repentinamente descobre que seu pai é na verdade o Príncipe de Genovia, um pequeno país europeu.

Ela recebe então a visita de sua avó recém-descoberta (Julie Andrews), que passa a lhe dar aulas de etiqueta, ensinando-a como se deve portar uma princesa.

Mas quando se aproxima a data de seu aniversário ela precisa definir que caminho pretende tomar em sua vida: tornar-se uma princesa e se mudar para Genovia ou permanecer em Manhattan morando com sua mãe.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Garry Marshall
Escritora: Gina Wendkos

Baseado no livro de Meg Cabot

Site Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/diaries

Gênero: Comédia

Buena Vista Pictures & Walt Disney Pictures

Título Original: The Princess Diaries
Tempo: 110 min

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2001 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Julie Andrews .... Rainha Clarisse Renaldi
Anne Hathaway .... Mia Thermopolis
Hector Elizondo .... Joe
Heather Matarazzo .... Lilly Moscovitz
Mandy Moore .... Lana Thomas
Caroline Goodall .... Helen
Robert Schwartzman .... Michael Moscovitz
Terry Wayne .... Clark
Erik von Detten .... Josh Bryant
Patrick Flueger .... Jeremiah Hart
Sean O'Bryen .... Sr. O'Connell
Kathleen Marshall .... Charlotte Kutaway
Mindy Burbano .... Harbula
Sandra Oh

FICHA TÉCNICA

Produção .... Debra Martin Chase
Produção .... Whitney Houston
Produção .... Mario Iscovich
Música .... John Debney
Fotografia .... Karl Walter Lindenlaub
Desenho de Produção .... Mayne Schuyler Berke
Direção de Arte .... Caty Maxey
Figurino .... Gary Jones
Edição .... Bruce Green
Efeitos Especiais .... The Secret Lab

PRODUTORAS

Bottom of the Ninth Productions Inc.
BrownHouse Productions

DISTRIBUIDORAS

Buena Vista Pictures
Walt Disney Pictures

ERROS

Contribuição de Heverton dos Santos dos erros 1 a 24

1. Bem no início do filme, Josh está fazendo um debate na sala de aula. Note que, quando ele começa a falar, ele está do lado do palanque. Depois do corte, Josh aparece com o braço esquerdo apoiado no palanque, o que não ocorria antes.

2. Na mesma cena, quando o professor manda que Josh ponha o seu uniforme, Josh sobe na cadeira. Repare que a posição da moça que está sentada atrás de Josh muda várias vezes entre os cortes: preste atenção na posição das mãos dela.

3. Na mesma cena, se você prestar atenção, verá que a posição das outras moças que estão sentadas perto de Josh também muda entre os cortes: a moça loira que está sentada do lado de Josh olha para o lado duas vezes seguidas.

4. Na mesma cena, a posição das duas moças loiras, que estão sentadas atrás de Josh e conversando, também muda entre os cortes.

5. Se você assistir em câmera lenta, verá que a posição de Josh muda no corte que há na cena em que Mia sai correndo pelo corredor, depois de não conseguir fazer a réplica no debate.

6. As posições de Mia e de sua mãe mudam entre os cortes da cena onde elas estão escalando a parede.

7. Na mesma cena, quando Helen diz a Mia que a sua avó disse que seu pai queria que ela a conhecesse, Mia está segurando a corda apenas com a mão direita, enquanto que a esquerda está num dos apoios da parede. Depois do corte, Mia segura a corda com as duas mãos.

8. A posição do braço esquerdo de Helen muda no corte que há quando ela diz a Mia que ela, Mia e Clarisse precisam conversar.

9. Na cena onde Mia vai até à casa da avó para começar as aulas, Clarisse manda que Charlotte tome notas sobre Mia. Nesta hora, vemos que Charlotte levanta a cabeça. Depois do corte, Charlotte está novamente com a cabeça abaixada, olhando para a folha de papel que ela está segurando.

10. O mesmo erro volta a ocorrer logo a seguir, no corte que há quando Clarisse manda Mia se virar: Charlotte estava olhando para o papel, e aparece olhando para Mia.

11. A posição de Mia muda completamente no corte que há quando sua mãe diz que o Sr. O’Conell é um homem tão bom: repare que, antes do corte, Mia estava com a mão direita na cabeça; depois, não mais. E sua mão esquerda também muda de posição neste corte.

12. A posição dos braços da professora de Mia muda ligeiramente no corte que há quando ela pergunta a Mia se ela é um pato, na cena onde Mia está no gol, tentando defender as bolas. Preste atenção.

13. Na mesma cena, quando Mia diz à professora que a considera uma garota do tipo atlética, vemos que a professora abaixa os braços, e suas mãos ficam junto de suas pernas. Depois do corte, a professora está com as mãos na cintura.

14. Na cena onde Mia e Helen estão atirando dardos nas bexigas, para “produzir arte”, repare que, quando Mia diz “Na mosca”, ela está com os braços para baixo. Depois do corte, Mia aparece com o braço direito para cima.

15. Na cena seguinte, Mia está caminhando ao lado de Michael, e ela está com as duas mãos no bolso. Depois do corte, Mia aparece com as mãos segurando as alças de sua mochila.

16. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição dos braços de Michael também muda ligeiramente.

17. Na cena onde Lilly começa a listar os motivos para Mia não ser uma princesa, repare que Lilly está com os braços na altura da barriga. Depois do corte, Lilly aparece com os braços para baixo.

18. Quando Mia diz à sua mãe que acha que vai ganhar seu primeiro beijo na festa da praia, Helen está desenhando numa folha de papel. Depois do corte, Helen aparece com os braços cruzados sobre a folha.

19. Na mesma cena, depois que Mia imagina levantar o pé ao ser beijada por Josh, vemos sua mãe rindo. Note que Helen está com o braço esquerdo apoiado no sofá. No próximo corte, seu braço esquerdo mudou de posição.

20. O cabelo de Mia muda na cena onde ela e Lilly conversam na quadra. Repare no corte que há imediatamente depois de Lilly perguntar: “Quantos adolescentes têm esse poder?”: o cabelo de Mia, que estava para trás, por causa do vento, aparece novamente para frente.

21. Na cena onde Clarisse diz a Mia que foi muito precipitada ao criticá-la por causa do incidente da praia, repare que Clarisse segura a xícara com as duas mãos, e abaixa-a, quase pondo a xícara sobre suas pernas. Depois do corte, Clarisse segura a xícara na altura do peito.

22. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que, antes, Mia estava com a mão direita na borda da xícara. Depois, na asa.

23. Depois que Mia faz seu discurso aceitando ser a princesa de Genóvia, a rainha a leva para o salão. A seguir, Clarisse começa a dançar. Nesta hora, vemos Mia olhando na direção de uma mulher de vestido azul, que está na platéia. Depois do corte, Mia está olhando para o outro lado.

24. Logo a seguir, Michael leva Mia ao jardim. Quando eles chegam, repare que Michael leva a mão direita às costas. Depois do corte, Michael aparece com o braço direito para frente.

25. Quando Mia está na loja de carro e o vendedor fala quanto seria o preço, ela fica desnorteada e sem querer seu braço escorrega e aperta a buzina do carro, mas no corte as duas mãos dela estão na porta. (Contribuição de Deboritcha - Fã de Carteirinha)

26. Na cena do baseball, quando a Mia tem que passar pela avaliação de educação física e o Josh fica tirando onda com a cara dela, ela erra a primeira bola e na segunda bola ela pega em cheio. Notem que quando a bola acerta o Josh, já tem uma bola parada do lado dele. A bola que o acerta vai para um lado e a bola que ele pega pra repassar, é a bola que estava parada do lado dele. (Contribuição de Josiane Freire - Fã de Carteirinha)

27. No começo do filme quando Mia sai de sua casa e diz: Bom Dia, Buttons, o cachorro late, mas veja direito o cachorro, ele não abre a boca para latir. (Contribuição de Lucas Vinicius Minghin - Fã de Carteirinha)

28. Na cena em que Mia está jantando no consulado reparem que o primeiro prato em questão é um tipo de mingal verde, e depois de alguns minutos o tal prato volta a ser servido. (Contribuição de Mariana Zampieri Moreira - Fã de Carteirinha)

29.  Logo no início do filme, na cena em que aparece a janela do quarto de Mia, pelo lado de fora aparece a mão de alguém abrindo a persiana, na cena seguinte (dentro do quarto), a persiana está fechada, e só depois que Mia abre. (Contribuição de Marcia Cardoso Batista - Fã de Carteirinha)

ERROS ENTRE O FILME E O LIVRO

1. Tem muitos erros neste filme, em relação aos livros da Meg Cabot. Primeiro que o pai da Mia não morreu, e ela conhecia-o SIM e também à avó (que no livro é uma bruxa); até passava férias no palácio deles na França. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

2. A avó de Mia é uma megera, que só anda de roxo e tatua as sobrancelhas, nada que se pareça com Julie Andrews. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

3. O Michael não concerta carros, não é fanático por M&Ms, sua banda se chama Skinner Box, e ele não estuda com a Mia, é veterano. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

4. O namorado da Lilly se chama Boris e é um violinista, não um mágico de cabelo vermelho chamado Jeremiah! (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

5. O sobrenome de Mia é Renaldo e não Renaldi. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

6. O sobrenome de Lana é Weinberger e o de Josh é Richter, e não Thomas e Bryant. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

7. O Professor com quem a mãe da Mia namora se chama Frank Gianini e dá aulas de álgebra. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

8. Mia é loira de cabelos curtos e repicados. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

9. O gato de Mia, Fat Louie, é laranja malhado e não branco e preto. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

10. Mia ganha seu diário da mãe que estava preocupada com a filha não estar desabafando, e não de presente de aniversário do falecido pai. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

11. O guarda-costas de Mia chama-se Lars e não Joe. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

12. Mia tem várias outras amigas a não ser Lilly: Tina, Shameeka, Ling Sue. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

13. A princesa nunca foi forçada a morar em Genôvia, continuou morando em Nova Iorque. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

14. A festa que Mia foi convidada por Josh não foi na praia e sim na escola, e ela nem chegou a entrar na festa com ele. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

15. Michael e Lilly nunca ficaram bravos com Mia por causa de Josh. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

16. Depois de Josh e antes de Michael, Mia namorou um garoto chamado Kenny. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

17. Mia tinha 15 anos quando descobriu ser princesa, não 16. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

18. Mia não tinha carro, e por isso mesmo nunca bateu com ele em um trem. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

19. Mia não tinha o sonho de levantar o pé quando beijasse. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

20. Michael e Mia eram bem mais próximos do que no filme, conversavam bastante e ele a ajudava em álgebra. (Contribuição de Ana Bárbara Levinspuhl - Fã de Carteirinha)

CURIOSIDADES

A) No livro, o pai de Mia está vivo - O namorado da mãe de Mia chama-se Frank Gianini e dá aulas de Algebra. - A avó de Mia é mesmo muito má. (Contribuição de Sara Raquel - Lisboa / Portugal -Fã de Carteirinha)

B) Mia é uma garota feia, e a sua avó pede à Paolo para que mude seu visual. No livro ela repica o cabelo deixando-o loiro, e no filme simplesmente alisa. No livro o nome do professor de algebra é Gianini, mas no filme não é! Onde estão as amigas da Mia, como a Shameeka? No livro não tem nenhum carro e nenhuma cena de bater em um trenzinho. Foi uma adaptação muito, muito ruim. (Contribuição de Isabela Fuchs - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES