VOLTAR FILMES 27

 
   

DIRTY DANCING - RITMO QUENTE
PATRICK SWAYZE & JENNIFER GREY

Em 1963, Frances Houseman (Jennifer Grey), ou "Baby", como é chamada pela família, uma jovem de 17 anos, viajou com seus pais, Marjorie (Kelly Bishop) e Jake Houseman (Jerry Orbach) e sua irmã Lisa (Jane Brucker) para um resort em Catskills.

Ao contrário de Lisa, que pensa em roupas, Frances é idealista e quer estar no próximo verão no Corpo da Paz estudando a economia dos países do Terceiro Mundo. Assim, ela espera que este seja o último verão como uma adolescente despreocupada, mas Baby não se dá muito bem com sua irmã mais velha e está entediada em tentar distrair os hospedes mais velhos (foi envolvida nesta situação por seu pai).

Até que numa noite Baby ouve algo que parece ser um som de festa no alojamento dos funcionários (que os hospedes não podem ter acesso). Ela consegue entrar na festa graças a um empregado e descobre que ali o pessoal realmente se diverte com danças, que Max Kellerman (Jack Weston), o dono do hotel, não permite.

Baby chega a dançar com Johnny Castle (Patrick Swayze), um professor de dança, e logo fica apaixonada por ele. Quando Penny Johnson (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, fica grávida por ter se envolvido com Robbie Gould (Max Cantor), um dos garçons, Baby se oferece para aprender a dançar e substituir Penny, mas o pai de Baby, quando descobre, não gosta disto, pois considera que Johnny é de outra classe social e Baby é jovem demais para entender seus sentimentos.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Emile Ardolino
Escritor: Eleanor Bergstein

Gênero: Romance

Artisan Entertainment

Título Original: Dirty Dancing
Tempo: 97 min

Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1987 - EUA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Jennifer Grey .... Frances "Baby" Houseman
Patrick Swayze .... Johnny Castle
Jerry Orbach .... Dr. Jake Houseman
Cynthia Rhodes .... Penny Johnson
Jack Weston .... Max Kellerman
Jane Brucker .... Lisa Houseman
Kelly Bishop .... Marjorie Houseman
Lonny Price .... Neil Kellerman
Max Cantor .... Robbie Gould
Charles "Honi" Coles .... Tito Suarez
Neal Jones .... Billy Kostech
Wayne Knight .... Stan

FICHA TÉCNICA

Produção .... Linda Gottlieb
Música .... John DeNicola
Música .... Donald Markowitz
Música .... John Morris
Música .... Franke Previte
Fotografia .... Jeff Jur
Desenho de Produção .... David Chapman
Direção de Arte .... Mark Haack
Direção de Arte .... Stephen J. Lineweaver
Figurino .... Hilary Rosenfeld
Edição .... Peter C. Frank

PRODUTORAS

Great American Films Limited Partnership
Vestron Pictures

DISTRIBUIDORA

Artisan Entertainment

ERROS

1. Nesta cena estava chovendo e Patrick quebra o vidro do carro com um pedaço de pau que arranca do chão. Além dele ter tirado facilmente o toco cravado no chão, ele fez um buraco redondinho no vidro. Na cena seguinte o vidro está com o buraco maior e mais visível (além dele e da Baby estarem quase secos dentro do carro). (Contribuição de Maria Helena - Fã de Carteirinha)

2. Na cena que Jonny e Baby voltam da apresentação deles no hotel, eles entram no quarto de Penny. Baby está maquiada e com o cabelo escovado, quando ela vai buscar o pai dela e volta ao quarto de Penny, ela está sem maquiagem e com o cabelo natural, logo depois quando ela sai com o pai dela do quarto de Penny, ela já está maquiada de novo e com o cabelo escovado. (Contribuição de Dayana Renata Alves e Silva  - Montes Claros / MG - Fã de Carteirinha)

3. Na noite em que ela vai dancar com Jhonny no Sheldrake, ela está com um sutiã, e quando ela vai no quarto dele, onde acontece a primeira noite deles, ela está com outro sutiã rendado. (Contribuição de Gina Lis - Fã de Carteirinha)

4. Logo após Baby entrar com o seu novo amigo carregando uma melancia, Patrick Schwaize vai falar com eles e pergunta o que eles fazem, Baby responde que ajudou a levar a melancia, e nisso a câmera muda e ela aparece de lado falando a mesma coisa, e depois a câmera volta a focalizá-la de frente e ela fala isso de novo mas como se fosse pensamento, ou seja, a edição foi feita errada pois ela só tinha que falar 2 vezes e não 3. (Contribuição de Renata Chedid - Fã de Carteirinha)

5. Nessa mesma cena, depois que ela dança pela primeira vez com Patrick Schwaize e ele a ensina a dançar, a música acaba, ele sai e ela continua dançando toda empolgada como se estivesse tonta, e logo depois a câmera muda para ela, e ela já aparece com uma cara de preocupada e séria! (Contribuição de Renata Chedid - Fã de Carteirinha)

6. Na hora em que Baby e Johnny Castle estão dançando "Love is Strange" - Mickey e Sylvia, na sala de dança de Johnny, e entra o neto do dono do hotel e quase flagra os dois, depois de dizer a Johnny qual música ele quer para o show final, Johnny guarda o disco junto com outros discos. No momento seguinte aparece o neto do dono do hotel falando com Baby e atrás deles, na imagem do espelho, aparece Johnny guardando de novo o disco. (Contribuição de Gabriela Fanaya, Karen Rodrigues de Oliveira e Amanda Rodrigues - Belém / PA - Fãs de Carteirinha)

7. No momento em que Baby entra na ala dos funcionários, onde está havendo uma grande festa, ela está com uma blusa com listras vermelhas. Ela vê Johnny Castle e vai em direção à ele. A câmera a filme caminhando em direção à ela, mas, uma surpresa: a blusa passa a ter listrar pretas! Logo após isso, as listras voltam a ser vermelhas. (Contribuição de Lara Gouvêa Ribeiro - Fã de Carteirinha)

8. Durante a dança na cena final do filme, Johnny ajoelha-se no chão. Quando ele levanta, nota-se que sujou as pernas da calça. Entretanto, no corte para um ângulo diferente da cena, as pernas da calça aparecem limpas. (Contribuição de Romeu Cestaro - Jaru / RO - Fã de Carteirinha)

9. Na cena quando ela vai a primeira vez no dormitório dos empregados, Johnny a chama para dançar. No final da dança uma mulher que está perto dela, pula e dá um chute bem na canela, ela até dá uma virada e eles cortam a cena. (Contribuição de Milena Azevedo - Fã de Carteirinha)

10. Um dia antes do primeiro show do Johnny e da Baby quando aparecem Baby e a Penny dançando, elas passam a mão pela cabeça, e aparece a peruca da Penny. (Contribuição de Milena Azevedo - Fã de Carteirinha)

11. Bem na parte final do filme, quando Johnny chega para dançar com Baby na despedida, o primo dele rapidamente coloca o disco com a música que eles vão dançar, porém um pouco tempo depois com a música ainda tocando, aparece um trompetista, bem na hora que toca o trompete na música, mas não era o disco que estava tocando? Então não podia estar tocando um disco e uma banda ao mesmo tempo! (Contribuição de Rodolfo Milete - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

12. Na última cena do filme (dança final), quando Johnny e Baby estão dançando, escuta-se barulho de palmas e de platéia gritando, no entanto, quando a câmera focaliza a platéia, todos estão sentados praticamente imóveis, ou seja, ninguém está aplaudindo e nem demonstrando empolgação. (Contribuição de Claudia Junqueira - Fã de Carteirinha)

13. No final do filme, assim que eles começam a dançar a última música, a câmera gira e mostra as pessoas que estão no recinto. Em ambos os lados pode-se ver algumas poucas pessoas, um pequeno grupo que está mais perto do palco, enquanto que no fundo há muitas cadeiras vazias. Mais no meio da música, aparece novamente todo o ambiente, agora ele está absolutamente repleto de pessoas, e todas sentadas. (Contribuição de Iron Aparecido Santos - Fã de Carteirinha)



OBSERVAÇÕES

A) Em tempo, a versão da música tema, (I´ve had) The time of my life, que toca no filme é a versão longa, na trilha sonora ela está em uma versão editada. (Contribuição de Rodolfo Milete - Brasília / DF - Fã de Carteirinha)

ANTIGO ERRO 2 REMOVIDO. Quando ele estava brigando com o Robbie, o cinto dele cai no chão, e logo depois está colocado de novo. (Contribuição de Ariane Gonzaga - Fã de Carteirinha) --> O cinto dele abre e na outra cena está fechado. (Contribuição de Alicia e Andrea Zavalis - Fãs de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Contribuição da foto de Maria Helena P. Lima - Fã de Carteirinha