VOLTAR BLOCO 9

 
   

DRÁCULA DE BRAM STOKER
ANTHONY HOPKINS, GARY GOLDMAN, WINONA RYDER & KEANU REEVES

No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto.

Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada.

Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Mas não deixe de ver os erros também.

Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: James V. Hart

Baseado no livro de Bram Stoker

Gênero: Terror

Columbia Pictures

Título Original: Bram Stoker's Dracula
Tempo: 130 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1992 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Gary Oldman .... Príncipe Vlad Drácula
Winona Ryder .... Mina Murray / Elisabeta
Anthony Hopkins .... Professor Abraham Van Helsing / Chesare
Keanu Reeves .... Jonathan Harker
Richard E. Grant .... Dr. Jack Seward
Cary Elwes .... Lorde Arthur Holmwood
Bill Campbell .... Quincey P. Morris
Sadie Frost .... Lucy Westenra
Tom Waits .... R.M. Reinfield
Monica Bellucci .... Noiva de Drácula
Michaela Bercu .... Noiva de Drácula
Florina Kendrick .... Noiva de Drácula

FICHA TÉCNICA

Produção .... Francis Ford Coppola
Produção .... Fred Fuchs
Produção .... Charles Mulvehill
Música .... Wojciech Kilar
Fotografia .... Michael Ballhaus
Desenho de Produção .... Thomas E. Sanders
Direção de Arte .... Andrew Precht
Figurino .... Eiko Ishioka
Edição .... Anne Goursaud
Edição .... Glen Scantlebury
Edição .... Nicholas C. Smith
Efeitos Especiais .... 4-Ward Productions
Efeitos Especiais .... Avaiable Light Limited
Efeitos Especiais .... Colossal Pictures
Efeitos Especiais .... Fantasy II Film Effects
Efeitos Especiais .... Matte World Digital
Efeitos Especiais .... VCE

PRODUTORAS

American Zoetrope
Columbia Pictures Corporation

DISTRIBUIDORA

Columbia Pictures

ERROS

1. No começo do filme na batalha, o príncipe enfia uma lança num adversário, e é possível perceber a montagem na cena.

ABSURDO: 2. - 0:03:21h - Quando o Príncipe chega ao castelo e encontra Elisabeta morta no chão, ele se ajoelha, e ela pisca os olhos três vezes rapidamente, provavelmente se assustando com o barulho que ele faz. (Contribuição de Cláudio Iesca Rodrigues Jr. - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

3. Como que depois de pular do penhasco o corpo de Elisabeta está inteiro só com um sanguinho na boca?

4. Observe que a cabeça dela deitada no chão também muda de posição entre as tomadas.

5. O sangue no seu rosto também muda entre os cortes.

6. O príncipe enfia a espada na cruz, mas quando se afasta e o sangue escorre de lá, a espada sumiu.

7. Quando a carruagem pára, uma mulher coloca um crucifixo na mão de Jonathan e a fecha, mas quando ele olha para a mão, ela está aberta.

ABSURDO: 8. 0:11:17h - A carruagem leva Jonathan ao castelo de Drácula, quando ele olha pela janela, vê a roda da carruagem quase sair pelo penhasco abaixo. Existe um corte para uma tomada de longe que mostra toda a carruagem indo pela estrada, e vemos que a saia da carruagem cobre todas as rodas, o que impossibilitaria o mocinho de vê-la na tomada anterior. (Contribuição de Regis, o Alexandre - Fã de Carteirinha)

ABSURDO: 9. 0:19:17h - Quando Mina derruba o livro, Lucy estica sua mão para pegá-lo, mas depois do corte ela ainda está sentada e nem se mexeu.

ABSURDO: 10. 0:19:36h - Quando Lucy e Mina estão olhando o livro "As mil e uma noites" elas olham uma figura pequena na página branca, mas quando Lucy pega o livro da mão de Nina, a imagem é outra, bem maior.

MUITO ABSURDO: 11. 0:21:27h - Observe que durante a festa em Hillingham, o chapéu de Quincy está na sua mão quando Lucy levanta para atender o terceiro homem que chega, Lorde Arthur Holmwood, mas na cena seguinte, o outro cavalheiro, Dr. Jack Seward se levanta e diz que sentou em cima do chapéu de Quincey entregando-o todo amassado, o que seria impossível já que ele estava na mão de Quincey na tomada anterior. Será que Quincey enfiou o chapéu em baixo do outro homem?  [CONFERIR O ERRO] (Contribuição também de Henrique Nogueira - Fã de Carteirinha)

12. O corte que Jonathan faz no pescoço quando está se barbeando muda levemente entre os cortes.

13. A vela que Jonathan leva quando anda pelo castelo acende mais do que só no pavio, e sim nela quase inteira. Provavelmente uma luz da equipe de efeitos especiais.

14. Observe que quando ele coloca a vela de lado para olhar o baú, a vela muda para uma normal.

15. Jonathan se deita com a camisa fechada, mas um segundo depois ela está aberta.

ABSURDO: 16. 0:32:20h - Quando as vampiros estão com Jonathan é possível ver a lente de contato nos seus olhos.

17. A vampiro abre a calça de Jonathan, mas no reflexo do espelho ela está fechada.

18. As duas vampiros estão beijando Jonathan, uma de cada lado, então a terceira também o beija, vindo por cima da cabaça dele, neste momento Drácula entra e a terceira vampiro mudou de posição, agora ao contrário.

19. Todas as vampiros estão com os seios de fora, mas quando Drácula aparece, seus seios estão cobertos pelos vestidos.

20. 0:41:00h - Quando o lobisomem aparece fazendo amor com Lucy em cima do túmulo, na hora em que Mina grita seu nome, o lobisomem olha para ela e, em uma questão de poucos fotogramas da tomada, dá para notar o rosto do ator sem a maquiagem de lobisomem (tipo uma mensagem subliminar) (Contribuição de Marina R. M. - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Ou será que era apenas o rosto de Drácula? Mas será que Drácula também vira Lobisomen?

21. O Príncipe arrasta Mina até uma sala, ela ainda está de pé na primeira tomada, e na tomada seguinte ela já aparece deitada.

22. Nesta cena vemos uma imagem de uma mulher nua no telão atrás deles, depois do corte a cena que passa no cinema é outra.

23. Quando o Príncipe fala com o lobo branco, a imagem no telão muda novamente, primeiro uma sem muita definição, depois a imagem do trem. Depois ela volta para a anterior.

24. 0:54:12h - Quando o Professor Abraham Van Helsing está explicando sobre morcegos para seus alunos, ele diz que a civilização está preocupada. Neste momento algo voa até o meio dos seus olhos, algo estranho. Então ele fecha os olhos. Talvez apenas um defeito do filme.

25. Quando Jonathan aparece novamente, agora preso, e dizendo que podem ser as suas últimas palavras, um close nos olhos de uma vampiro é feito, e novamente percebemos a lente de contato nos seus olhos.

26. Tanto a casa de Mina, Lucy e o castelo de Drácula muitas vezes parece ser de brinquedo quando é mostrado.

27. Na casa de Lucy o homem de bigode diz que daria sua última gota de sangue pela moça. Observe que o seios dela estão descobertos na primeira tomada, cobertos na segunda e na terceira o vestido está bem diferente.

28. Jonathan sai do castelo de Drácula pelo penhasco, e quando vira no canto da parede seu corpo desliza como se a imagem estivesse invertida, antes de cair na água.

29. Mina sai correndo para encontrar com Lucy depois de ter recebido a carta de Jonathan, mas quando sobe as escadas e encontra Van Helsing a carta que estava na sua mão desapareceu.

30. O olho direito de Mina está molhado de uma lágrima quando Lucy lhe entrega o anel, mas logo depois já aparece seco.

31. 1:09:57h - Mina pega um buquê de flores e coloca na mesinha. Observe que na primeira tomada não existe alho, depois o maço de alho cai do suporte em cima da mesinha, mas quando acontece o corte de cena o alho desapareceu novamente.

32. Lucy joga o vaso e Van Helsing se aproxima dela. Observe que a posição das mãos de Lucy mudam da tomada afastada para o close.

33. Logo depois a posição dela muda novamente, de lado na tomada de costas e de frente na tomada de seu rosto.

34. Depois de falar com Jack e Quincey sobre matar Drácula, Van Helsing sai em sua carruagem para comer, e podemos ouvir sua risada, mas ele lá dentro da carruagem não está rindo.

35. 1:20:43h - No local onde Lucy está enterrada Van helsing coloca o lampião e sua mala em cima da tumba, mas depois do corte, mesmo não tendo tirado nada da sua mala, uma estaca e um martelo aparecem na próxima tomada ao lado do lampião.

36. Para tirar a tampa do caixão de Lucy eles retiram pregos enormes, dois de um lado e apenas um do lado de Van Helsing, quando deveria ter também dois.

37. No jantar só existe a bandeja com carne no meio da mesa que Van Helsing corta, mas depois aparecem outras bandejas que não estavam lá na tomada anterior, e que agora mudaram de lugar.

ABSURDO: 38. Van Helsing toma toda sua bebida num gole só, mas depois seu copo aparece cheio novamente sem ninguém tê-lo enchido.

39. Quando vão destruir as caixas de Drácula, eles colocam Mina numa sala do hospício e dizem que ela está segura ali. Mas porque a colocam numa sala com janelas abertas? E porque ela tira sua roupa e coloca uma camisola?

40. Mina está deitada quando Drácula aparece. Observe que ela está coberta na tomada de seu rosto, mas depois do corte para a tomada lateral com ele deitado por cima, sua coberta está abaixada.

41. Drácula faz um corte no seu peito do lado do mamilo direito, mas Mina chupa o sangue dele do outro lado.

ABSURDO: 42. 1:37:20h - Observe que o corte feito no peito de Drácula por ele mesmo, desaparece na cena em que Mina chupa seu peito.

43. No trem é possível ver os dentes de vampiro de Mina, mas as mordidas em seu pescoço não existem, mesmo depois de ter sido mordida por Drácula.

44. Mina olha pelo binóculo e vem a carruagem e seus perseguidores, mas a visão do binóculo jamais poderia ser aquela que aparece, deveria ser de cima e não de lado.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Ganhou 3 Oscars: Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Direção de Arte.