VOLTAR BLOCO 5

 

 
 

DURO DE MATAR
BRUCE WILLIS

Um policial aproveita seu dia de folga para ir atrás da ex-mulher em Los Angeles. Enquanto espera o término da festa de despedida no escritório em que ela trabalha, o prédio é tomado por terroristas.

Um dos filmes de ação mais marcantes da década de 80, traz Bruce Willis no papel de um incauto policial de Nova York que está atrás da ex-mulher (Bonnie Bedellia) em Los Angeles.

Ao chegar no arranha-céu onde ela trabalha, dá de cara com um grupo de terroristas.

Sozinho e armado com apenas uma pistola, ele enfrenta a situação.

Recheado de cenas movimentadas, com tiros e explosões a granel, pode ser muito divertido. Willis e o antagonista, o líder terrorista interpretado por Alan Rickman, travam um duelo em que se equilibram as bravatas machistas de sempre e tiradas engraçadíssimas.

O diretor John McTiernan entende do riscado. Sabe como explorar o melhor de cada cena e de cada situação. Basta não prestar atenção nos excessos comuns ao gênero, como coadjuvantes demais e as incongruências de sempre.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: John McTiernan
Escritor: Jeb Stuart e Steen E. De Souza

Baseado no livro de Roderick Thorp

Gênero: Ação / Policial

20th Century Fox

Título Original: Die Hard
Tempo: 132 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 1988 - EUA
Recomendação: 16 anos

ELENCO

Bruce Willis .... Detetive John McClane
Bonnie Bedelia .... Holly M. Genaro McClane
Reginald VelJohnson .... Sargento Al Powell
Paul Gleason .... Dwayne T. Robinson
De'voreaux White .... Argyle
William Atherton .... Richard Thornburg
Hart Bochner .... Harry Ellis
James Shigeta .... Joseph Takagi
Alan Rickman .... Hans Gruber
Alexander Godunov .... Karl
Clarence Gilyard Jr. .... Theo
Joey Plewa .... Alexander

FICHA TÉCNICA

Produção .... Lawrence Gordon
Produção .... Joel Silver
Música .... Michael Kamen
Direção de Fotografia .... Jan De Bont
Desenho de Produção .... Jackson De Govia
Direção de Arte .... John R. Jensen
Figurino .... Marilyn Vance
Edição .... John F. Link
Edição .... Frank J. Urioste
Efeitos Especiais .... Boss Film Studios
Efeitos Especiais .... Video Image

PRODUTORAS

20th Century Fox
Silver Pictures

DISTRIBUIDORA

20th Century Fox Film Corporation

ERROS

1. Quando os terroristas chegam na festa, John McClane os vê procurando as pessoas. Eles encontram a mulher que está transando em uma das salas. Esta é sua oportunidade de escapar. Só que ele corre escada acima. Porque ele não desceu?  Você não desceria?

2. A cor da camisa de Bruce Willis muda durante o filme. (Contribuição de Rosa Birmann - Fã de Carteirinha)

3. No fim do filme descobrimos que os terroristas iam destruir o prédio de qualquer forma. Então por que manter reféns? Eles poderiam ter ficado com 10 no máximo, seria muito menos trabalhoso cuidar de 10 do que de 50.

4. Al tem uma ferida grande na testa que ele aparece limpando com um pano ou algo parecido. Mas depois não existe nenhuma marca. O corte para sair o sangue ainda deveria existir.Erros do site www.falhanossa.com

5. Quando os terroristas lançam o foguete no RV, eles quebram a mesma janela do edifício duas vezes.

6. A camisa de Bruce muda de cor durante o filme, às vezes branca e às vezes verde escura. E não é sangue.

7. Quando Bruce está olhando no computador logo na entrada do prédio para descobrir onde a esposa dele está, ele toca no nome GENNARO, mas quando muda a cor do nome, aparece escrito GENNERO.

8. Bruce Willis usou falsos pés durante o filme para protegê-lo dos vidros. Ele usou um tipo de sapato por cima dos pés para deslizar em algumas cenas. Observe na hora que o pessoal do FBI atira nele no topo do prédio.

9. A camisa de Bruce Willis muda de cor quando ele sai dos tubos de ventilação.

10. Quando Bruce Willis atira em Alan Rickman, Rickman cai pela janela e agarra o braço de Bonnie Bedilia para puxá-la com ele. Neste momento ela tem sangue no rosto, mas depois que o bandido cai, o sangue em seu rosto desaparece.

11. No começo do filme quando John está na limusine, há um ursinho próximo a ele no assento de trás que tem um lenço vermelho ao redor do pescoço. Porém, na próxima cena, o lenço desaparece e reaparece depois.

12. Quando o chefe dos terroristas descobre o primeiro de seus bandidos morto no elevador, ele vê a frase "Agora eu tenho uma metralhadora - HO HO HO " e o esbofeteia na bochecha. Observe que o bandido morto move sua cabeça antes mesmo de ser atingido, e também pisca.

13. Depois de McClane matar o primeiro terrorista, ele escreve os nomes dos outros terroristas no seu braço com uma caneta. Porém no resto do filme os nomes desaparecem, e aquela era uma caneta com tinta permanente.

14. Em um certo ponto McClane interrompe Hans no walkie-talkie. Preste atenção e você vai perceber que é necessário apertar o botão para falar e soltar para ouvir, e isso não acontece.Erros do site www.falhanossa.com

15. Depois que os terroristas explodem o teto do prédio, Bruce Willis se pendura na janela. Quando ele se balança para longe e atira, você pode ver que ele já está com a arma na mão. Mas um segundo depois ele saca a arma e a dispara.

16. Na hora que Bruce Willis se balança para atirar no vidro, você percebe que alguém parece estar lhe ajudando para ele poder pegar aquele impulso.

17. Quando os terroristas entram no prédio, eles atiram no recepcionista. Então eles vão até o outro guarda para matá-lo. Eles lançam um explosivo de algum tipo, e atiram. Observe este guarda, ele se prepara para o tiro antes mesmo do bandido fazê-lo.

18. Depois de matar o primeiro terrorista, John experimenta os sapatos dele que não servem por serem pequenos. Mas depois de matar vários outros bandidos ele não experimenta mais nenhum sapato, porque?

19. Quando Bruce Willis entra pela janela depois que o teto do prédio explodiu, ele cai de costas. Porém logo depois ele aparece em outra posição.

20. Depois de levar os tiros dos terroristas, Al dá marcha-ré em seu carro e sai em disparada. O carro bate em uma cerca de madeira, mas depois ela parece ser de aço.

21. Quando Argyle está na limusine, ele está sentado na parte de trás. Então ele pula para o banco da frente para escutar o rádio da polícia. O urso muda de posição entre as cenas.

22. O repórter está escutando o scâner da policia. Só que as luzes deveriam parar de piscar quando fosse localizado o sinal, mas elas continuam piscando.

23. Quando os terroristas entram no edifício, você não vê em lugar nenhum a ambulância. Mas no final do filme ela aparece misteriosamente. (Conforme Marcelo Silva Veloso - Belo Horizonte / MG, a ambulância estava lá)

24. Al continua dando informações para McClane na mesma freqüência que os terroristas estão usando. Meio estranho todo mundo falando na mesma freqüência, você não acha?Erros do site www.falhanossa.com

25. Bruce chega em Los Angeles às 6h da tarde na Véspera de Natal. Não há nenhum modo de se ver aquele por do Sol maravilhoso neste horário naquele dia. O Sol já teria se posto há pelo menos uma hora.

26. Quando Takagi explica aos terroristas que ele não tem aquele código, as árvores do lado de fora da janela estão balançando com o vento. Mas na próxima tomada as árvores estão imóveis.

27. Quando Bruce Willis mata o terrorista e o joga para fora da janela no carro da polícia, o estrago que o morto faz no carro é muito menor do que realmente deveria fazer.

28. Quando o bandido cai em cima do carro de Al, ele sai gritando desesperado. Porque ele faz aquilo se ele nem sabia que aquele era um terrorista ? Ele deveria descer do carro e olhar a pessoa como um acidente ou um suicídio, e nunca como um terrorista como ele o fez.

29. Quando o bandido pega o doce na prateleira, ele pega um tipo, mas depois, ele aparece comendo outro.

30. O que Al fala no rádio é diferente do que Thornburg ouve no rádio da polícia.

31. O repórter fala na tv sobre a síndrome de Helsinki. Ele deveria dizer a síndrome de Estocolmo.

32. Quando McClane está no banheiro tirando as lascas de vidro dos pés, ele está falando com AL, só que em nenhum momento ele parece apertar o botão do walkie-talkie.

33. Quando John e Karl estão lutando, Karl dispara em John, só que os tiros não combinam muito com a cena, observe com atenção.

34. Quando Bruce Willis dá a arma ao terrorista, ele faz algo na bereta que identifica que não tem munição. Como um terrorista tão treinado não percebeu isto ? E olha que é um botão que fica vermelho.

35. Bruce Willis salta do telhado. O suporte da mangueira que ele usa para se pendurar, parece que gruda na grade como um imã. Observe com calma.

36. Na reportagem de Richard Thornburg, uma pessoa conta quatro, três, dois, um e então ele entra no ar. Numa reportagem real ele contaria só até três, e depois faria os sinais com os dedos. Nesta hora o microfone entra ao vivo, e se ele continuar contando, todo mundo em casa vai ouvir.Erros do site www.falhanossa.com

37. McClane usa o rádio do terrorista para falar com a polícia. A policial diz que ele não pode usar aquela freqüência. Se os terroristas estavam usando aquela freqüência, então porque a polícia não ouviu? E se McClane mudou a freqüência, como é que o terrorista sabia qual a nova freqüência que McClane estava usando para chamar a polícia? Tem algo errado aí.

38. Porque McClane escreve Ho, ho, ho no bandido morto? Porque ele diria que estava no prédio? Acho que é uma coisa bem estúpida para um policial treinado fazer.

39. Porque o FBI usa helicópteros para tentar matar os terroristas. Eles não acabaram com um carro especial da polícia com um foguete? Eles não pensaram que seria fácil derrubá-los de um helicóptero?

40. Quando Alan Rickman fala em alemão para o terrorista loiro atirar no vidro ele não entende, então porque ele só entende quando Alan fala em inglês? Ele não era alemão ?

41. Quando Bruce Willis joga o terrorista pelo vidro, ele tem que fazer um esforço enorme para quebrar a janela. A mesma coisa acontece quando ele quer entrar depois que o teto do prédio explodiu. Mas quando Alan Rickman cai do prédio no fim do filme, basta ele se encostar para o vidro quebrar.

42. Quando Argile bate com a limusine no portão, sua bateria já era. Mas depois ele sai com o carro tranqüilamente indo embora.

43. Se o guarda no começo do filme sabia que não existia mais ninguém no prédio, e estavam todos no 30º andar na festa, então porque ele não falou isso logo no começo? Holy estava lá não porque estava na festa, e sim porque estava trabalhando. E ele não precisaria anunciá-lo ?

44. Existem 13 terroristas, mas em algumas vezes é falado que são apenas 12. Erros do site www.falhanossa.com.

45. McLane "mata" o terrorista enforcado com a corrente, no momento que eles caem sobre alguns canos, percebe-se claramente um duble no lugar do Bruce Willis, pois a pessoa tem bastante cabelo, diferente do ator. (Contribuição de Marcelo Silva Veloso - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

46. Quando o policial Al leva os tiros, percebe-se claramente que os tiros vêm de um andar bem baixo, lugar que McCLane não esteve de jeito nenhum. (Contribuição de Marcelo Silva Veloso - Belo Horizonte / MG - Fã de Carteirinha)

47. Quando Bruce Willis está no elevador com um terrorista já morto e ele está sentado, reparem que quando ele leva a mão no rosto deste terrorista, dá para ver que ele pisca ou movimenta o olho, mesmo estando morto. (Contribuição de Mario Jorge S. Pereira - Fã de Carteirinha)

ERROS REMOVIDOS

ANTIGO ERRO 2. Quando Al vai ao prédio ver se está tudo bem, na tv há uma partida de futebol americano. Escute cuidadosamente, é dito primeiro período, no futebol americano são quartos. --> O 1º PERÍODO de dois quartos e o 2º PERÍODO de mais dois quartos! O Locutor se refere ao primeiro período de dois quartos. (Contribuição de Alexandre Scotti Bagnatori - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Recebeu 4 indicações ao Oscar.