VOLTAR FILMES 33

 
   

EFEITO BORBOLETA
ASHTON KUTCHER & AMY SMART

Evan Treborn (Ashton Kutcher) perdeu o sentido do tempo. Desde a infância, momentos cruciais da vida dele desapareceram no buraco negro do esquecimento. A juventude foi frustrada por uma série de acontecimentos terríveis, dos quais ele não se lembra. Restam o fantasma das lembranças e as vidas desfeitas ao seu redor - as vidas dos amigos de infância, Kayleigh (Amy Smart), Lenny (Elden Henson) e Tommy (William Lee Scott).

Toda a infância, Evan passou sob os cuidados de um psicólogo que o encorajou a fazer um diário, detalhando os acontecimentos da vida cotidiana. Agora na faculdade, Evan lê um dos diários e encontra-se, inexplicavelmente, voltando no tempo. Percebe que os cadernos que guarda debaixo da cama são um veículo que o leva de volta ao passado, para recuperar as lembranças. Mas estas recordações só fazem Evan sentir-se responsável pelas vidas destruídas dos amigos, acima de tudo pela de Kayleigh, a namorada da infância, que ele continuou a amar até adulto.

Determinado a fazer agora alguma coisa da qual era incapaz na época, Evan, propositadamente, viaja para o passado, a mente de hoje no corpo de criança, para tentar reescrever a história e poupar aos amigos e às pessoas queridas aquelas experiências traumáticas. Ao alterar os acontecimentos do passado, Evan espera transformar o presente.

Mas toda vez que Evan muda alguma coisa no passado, ao voltar para o presente, descobre que os seus atos tiveram conseqüências inesperadas e desastrosas. Tenta tudo o que pode, mas parece não conseguir criar uma realidade que permita a ele e a Kayleigh viverem “felizes para sempre”.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretores: Eric Bress & J. Mackye Gruber
Escritores: J. Mackye Gruber & Eric Bress

Gênero: Suspense

Site Oficial: www.europafilmes.com.br

Europa Filmes

Título Original: The Butterfly Effect
Tempo: 114 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - EUA - Estréia dia 23 de julho de 2004.
Recomendação: 16 anos

ELENCO

ASHTON KUTCHER .... Evan
MELORA WALTERS .... Andrea
AMY SMART .... Kayleigh Miller
ELDEN HENSON .... Lenny
WILLIAM LEE SCOTT .... Tommy
JOHN PATRICK AMEDORI .... Evan aos 13 anos
IRENE GOROVAIA .... Kayleigh aos 13 anos
KEVIN SCHMIDT .... Lenny aos 13 anos
JESSE JAMES .... Tommy aos 13 anos
LOGAN LERMAN .... Evan aos 7 anos
SARAH WIDDOWS .... Kayleigh aos 7 anos
JAKE KAESE .... Lenny aos 7 anos
CAMERON BRIGHT .... Tommy aos 7 anos
ERIC STOLTZ .... Sr. Miller
CALLUM KEITH RENNIE .... Jason
LORENA GALE .... Sra. Boswell
NATHANIEL DEVEAUX .... Dr. Redfield
JOHN TIERNEY .... Padre

FICHA TÉCNICA

Produção .... Chris Bender
Produção .... A.J. Dix
Produção .... Anthony Rhulen
Produção .... J.C. Spink
Trilha sonora .... Com canções de Evenrude
Trilha sonora .... Com canções de Jimmy Eat World
Trilha sonora .... Com canções de Puddle of Mudd
Trilha sonora .... Com canções de Staind
Trilha sonora .... Com canções de Michael Suby
Fotografia .... Matthew F. Leonetti
Montagem .... Peter Amundson
Direção de elenco .... Carmen Cuba
Desenho de produção .... Douglas Higgins
Direção de arte .... Shannon Grover
Direção de arte .... Jeremy Stanbridge
Cenários .... Sam Higgins
Cenários .... Ian P. OBriain
Figurinos .... Carla Hetland

DISTRIBUIDORA

Europa Filmes

ERROS

NOVO ERRO 1. Quando Evan começa a escrever no diário o que aconteceu no dia quando já está na faculdade, e a Kayleight está morta, ele simplesmente nem vira a página e começa a ler, e volta ao passado na infância. Se ele tem os cadernos de diário separados por idade e ele está com mais de 20 anos, como pode ler NA MESMA PÁGINA o passado? (Contribuição de Vanessa Santos - Fã de Carteirinha)

2. Quando Evan volta ao passado para salvar o seu cão, a roupa usada por Kayleigh é diferente da que ela usava quando a cena passou pela primeira vez. (Contribuição de Leonardo dos Anjos Ramos - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Como antes ele impediu que o pai de Kayleigh abusasse dela, ela tornou-se mais feminina. É por isso que a roupa dela é muito mais justa do que a usada na primeira vez. (Contribuição de Sara Carvalho - Lisboa / Portugal - Fã de Carteirinha)

3. Em uma das cenas em que ele pega o diário para voltar ao passado, a câmera começa a rodar ao redor de Evan e é possível ver que a pagina do diário que ele começa a ler está em branco. (Contribuição de Leonardo dos Anjos Ramos - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha)

NOVO ERRO 4. Cada ato de Even modifica o passado e altera tudo a partir da alteração. Então, quando ele volta e sofre o acidente com a caixa de correio, ele não poderia mais ter escrito os diários, já que não teria mais as mãos. (Contribuição de Bruno Vivas Bitencourt - Cachoeiro de Itapemirim / ES - Fã de Carteirinha) --> Isso é mais do que lógico, mas ele escreveu nos diarios dos 7 aos 13 anos, assim podendo voltar dentro dessa época. (Contribuição de Rodrigo Furtado - Fã de Carteirinha)

5. Na parte em que Evan está no parque, na cadeira de rodas e Kayleigh oferece uma barra de cereais, ele pega a barra com a prótese e quebra a barra ao meio, na próxima cena ele continua com a barra na mão. (Contribuição de Mabel Cristina Rodrigues Coelho e José Homero Brasil Costa - Fãs de Carteirinha)

NOVO ERRO 6. Evan só começa a escrever seus diários depois de ter feito o desenho na escola, sendo assim como foi possivel ele ler, na prisão, o que aconteceu naquele dia, sendo que ele nem escrevia seus diários ainda? (Contribuição de Nelson C. Ochi Jr - Fã de Carteirinha)

ABSURDO. 7. 1:31:53h - Quando Evan está no parque e a garota lhe entrega uma barra de cereal, acontecem alguns erros com esta barra de cereal, agora o mais impressionante é que podemos ver também a mão do contra-regra operando o seu braço mecânico, sua prótese, ou será que é o braço do ator por trás da cadeira? (Contribuição de Librashiryu - Fã de Carteirinha)    [CONFERIR O ERRO]

8. Quando Evan está na prisão e começa a ler o diario para mostrar paro preso cristão que ele falava com Jesus, ele volta ao passado, na escola onde fazia o desenho e feria suas mãos, enfim, como ele pode ler isso no diário se ele começou a escrevê-lo depois que tinha feito o desenho? (Contribuição de Patrick Knup - Sorocaba / SP - Fã de Carteirinha)

9. Na cena em que Evan volta ao passado e está na escola fazendo o desenho maior matando os dois sujeitos da prisão, logo em seguida ele levanta e afunda a mão naquelas estruturas metálicas. Observe que a mão empurra as estruturas para a mesa, e elas afundam junto com a mão, como se tivesse molas embaixo (o que na realidade deveria ter mesmo). (Contribuição de Raphael Venâncio e Tiago Venâncio - Fã de Carteirinha)

10. Na primeira cena que eles estão colocando a dinamite na caixa de correios, Lenny reclama que o pavio é muito curto, e Evan dá a idéia de colocar um cigarro para aumentar o pavio, mas quando Evan volta ao passado na cena do porão, que o pai de Tommy tá fazendo o filme, que ele vai e acende a dinamite, e o pavio está bem maior. (Contribuição de Raphael Venâncio e Tiago Venâncio - Fã de Carteirinha)

11. Quando Evan vai provar ao companheiro de cela que ele está em contato com Jesus,a marca em sua mão pode ser vista antes de ele ir para o passado. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP e Sara Marinho - São Luís / MA - Fã de Carteirinha)

12. Enquanto Evan tenta recuperar seus diários tomados pelos encrenqueiros na cadeia, é mostrado um sujeito lendo em sua cama. O objeto que ele lê muda constantemente de uma cópia fechada de uma revista Hustler para um jornal. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

13. Quando mais velha, a versão sem braço de Evan lê na cadeira de rodas "Hoje, mamãe vai me levar para brincar com Kayleigh e Tommy", escrito no pé da página do seu diário. Quando ele volta na época em que escreveu isso, a frase aparece no topo da página. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

14. No fim da cena de hipnose, quando vemos Evan de cima, o sangue que estava na sua camisa desapareceu. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

15. No fim, quando Evan está caminhando no meio da multidão, é possível ver, em uma janela, o reflexo do caminhão com uma câmera vermelha. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

16. Quando Evan invade o consultório médico em Sunnyvale, o Dr. Redfield é mostrado colocando livros na sua mesa. Na tomada seguinte, os livros estão dispostos de maneira diferente. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

17. Quando Evan sem braços volta ao passado, um plano de detalhe mostra um jornal e uma tigela de cereais. Na cena seguinte o jornal está disposto de maneira diferente. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

18. Ao mostrar Evan chegando ao apartamento de Kayleigh, uma tomada focaliza a garota cobrindo o prato com um jornal. Na cena seguinte, os objetos de cena não estão mais nas mesmas posições. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

19. Ao acordar da sessão de hipnose, Evan tem sangue descendo de seu nariz, indo para o queixo. Como ele estava deitado, o sangue deveria ir para a orelha. Quando o doutor tenta abordá-lo, o líquido corre para o lugar certo, mas isso não ocorre na cena seguinte. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

20. Enquanto a mãe de Evan e a professora conversam perto da mesa, uma folhinha de papel cor de rosa é mostrada no furador, e já está totalmente furada na cena seguinte. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

21. Após Evan espancar Tommy no campus, ele é mostrado ajoelhado ao lado do corpo com o colarinho da blusa limpo. Depois seu colarinho está sujo de sangue. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

22. No restaurante onde estão Evan e sua mãe, as flores, comida e outros objetos mudam de posição. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

23. Quando Evan acorda e percebe que não tem braços, uma sombra fraca pode ser vista perto de sua cabeça. É a sombra de sua mão, retirada posteriormente por efeitos digitais. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

24. Quando Evan vai com Kayleigh (na sua versão prostituta drogada), há um pedaço de torta, uma carteira e um isqueiro vermelho na mesa em frente a garota. A cada mudança de câmera, os objetos aparecem em posições diferentes. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

25. Enquanto Evan está comendo um lanche no Hilltop Cafe, o pedaço de sanduiche deixado em sua mão difere após sua última mordida. (Contribuição de Igor José P.G.G. da Silva - Guaratinguetá / SP - Fã de Carteirinha)

26. A tese fundamental da história é a possibilidade de mudar o presente do personagem principal. Em vários momentos, coisas alteradas, no passado viram novidades apenas para ele. Toda a trajetória dos outros compreende aquele fato. Quando o personagem principal está na prisão, a estratégia de persuasão para convencer o presidiário cristão é voltar ao passado e perfurar as mãos na infância com prendedores de papel. Na volta ao presente, o presidiário acha que ele é um estigmata. Isso é impossível e contraditório dentro da lógica do filme, pois aquelas cicatrizes foram feitas na infância do personagem e ele deveria saber disto. (Contribuição de Giovanni Sandes - Recife / PE - Fã de Carteirinha) --> A partir do momento em que Evan muda seu passado, tudo ao seu redor também muda significando que o preso não poderia se lembrar dos últimos momentos do antigo Evan, e se lembrar apenas dos novos momentos, novos fatos, ou seja: Evan já deveria ter entrado na prisão com as marcas, configurando assim um erro de roteiro.

NOVO ERRO 27. Na primeira cena do filme que o pai de Kaylegh quis fazer com ela e Even, observe que, embora fosse para ela estar nua, há um pequeno pano que cobre o corpo dela e que não deveria aparecer. (Contribuição de Bruno Vivas Bitencourt - Cachoeiro de Itapemirim / ES - Fã de Carteirinha)

28. Quando ele está sem os braços e volta ao passado, para a cena em que ele está na cozinha, Evan pega uma faca na gaveta e coloca no bolso. A câmera vai para a mãe dele, e quando volta ele não está mais com ela no bolso, ele está de pé com a faca ao lado do corpo. (Contribuição de  Rafael MG - Fã de Carteirinha)

29. Logo no começo do filme Evan ainda menina fala para a mãe que eles vão se atrasar para o colégio. Neste momento a mãe está fazendo um reparo no motor do carro, observe que a mãe está sendo filmada de costas colocando a mão direita no motor e mão esquerda no pára-lamas, mas depois do corte para a tomada de frente ela está com ambas as mãos no motor.

30. Em seguida o menino comenta das fotos e podemos ver que sua mãe está travando novamente a borboleta da tampa do filtro de ar, quando ela já havia feito isto um segundo antes.

31. No colégio a mãe de Evan pára o carro um pouco antes da lombada e numa parte totalmente ensolarada, prém depois do corte para uma tomada frontal, o veículo está em outra posição, mais perto da entrada e com sombras em cima do veículo. isto é facil observar olhando-se a faixa amarela pintada no chão.

32. O desenho de Evan é muito sofisticado para uma criança da idade dele. Se observarmos no futuro quando ele volta e faz o desenho vamos perceber ainda que o tempo que ele dispunha para fazê-lo era muito curto o que também não justifica um desenho tão sofisticado.

33. A primeira vez que Evan escreve no seu diário, vemos sua mãe ao fundo falando ao telefone. Ele o segura com a mão esquerda enquanto sua mão direita está dobrada na frente do corpo, depois do cosrte sua mão está apoiada na cintura.

34. Quando a mãe de Evan o deixa na casa de George, o pedófilo aparece na tomada lateral segurando a bola com as duas mãos, depois do corte ele a segura apenas com uma, a esquerda.

35. No quarto com a garota, ela pega uma latinha de cerveja com a mão direita e está virando a latinha na tomada de frente, Na tomada lateral a latinha já está na outra mão.

36. Novo corte e a posição do braço direito muda.

37. A garota pede que Evan leia algo, e ele aparece segurando a latinha na frente do seu corpo, depois do corte a latinha sumiu.

38. A mesma coisa acontece com a garota que na tomada lateral aparece segurando a latinha, e depois do corte para a tomada de frente além dela estar mais inclinada a latinha quase nem aparece.

39. Evan volta ao passado e fura suas mãos, mas quando ele está sentado junto à árvore lendo sobre quando foi conhecer seu pai as marcas que ainda deveriam existir, não aparecem em suas mãos.

40. Evan vai até o hotelzinho vagabundo onde Kayleigh está morando como uma prostituta. Observe que na tomada de longe do corredor com Evan batendo à porta, não existe nenhuma sombra nela, mas na tomada em close a sombra ocupa metade da porta.

41. Quando Evan está na lanchonete com Kayleigh a posição do isqueiro vermelho muda várias vezes entre os cortes. Isto é fácil observar se olharmos a etiqueta colada nele.

42. Logo depois que ela dá uma tragada numa tomada de costas, vemos seu braço junto ao corpo e abaixado, porém na tomada de frente o braço aparece esticado para a frente.

43. A posição da carteira de Evan em cima da mesa também muda. Observe na tomada de costas de Kayleigh que a carteiria está com a parte abaerta virada para ela, mas na tomada de frente está virada para o lado.

44. Evan volta ao passado e perde os dois braços. No parque com os amigos Kayleigh vai se despedir do namorado ficando ao lado esquerdo da imagem, depois do corte ela está do outro lado.

45. Quando Kayleigh entrega a barra de cereais para Evan seu braço está dobrado na frente do corpo, depois do corte seu braço está apoiado no braço da cadeira.

46. Porque Evan anda de cadeiras de rodas? Não foram apenas seus braços que ficaram machucados com a explosão? Lembre-se que sua altura na época era pouco para a explosão atingir suas pernas. E se a explosão atingiu suas pernas, como não causou nenhum dano ao seu rosto que deveria ter ficado pelo menos queimado. É de se presumir ainda que a mulher e o bebê morreram na primeira vez que a explosão aconteceu, então porque Evan que era bem menor que a mulher, não morreu também?

47. Quando o irmão de Kayleigh tira Evan da banheira, a posição tanto da mão esquerda quanto da mão direita do garoto segurando Evan mudam entre os cortes. Este erro se repete várias vezes entre os cortes.

48. Em uma das cenas, Tommy dá uma paulada em Kayleigh. Porém, a cicatriz só aparece em uma das realidades criadas por Evan. (Contribuição de Lucas Schuina - Fã de Carteirinha)

49. Quando Evan volta ao passado, ao porão da casa de Kayleigh e, acidentalmente a mata, ele pega a bomba que só estaria lá 7 anos depois. Nessa época, Evan tem 6 anos, e essa é a mesma bomba que mata o bebê, e deixa Evan sem as mãos quando ele tem 13 anos. (Contribuição de Celso Tiezzi - Fã de Carteirinha) --> A idéia que se quis passar é de que a bomba já estava lá a desde aquele tempo em que Evan era criança, pois quando Evan e seus amigos já estão na adolescência, em uma das cenas, Tommy estava procurando a bomba que seu pai teria escondido. O erro foi não ter mostrado a data exata em que o pedófilo teria escondido a bomba. (Contribuição de Lucas Schuina - Fã de Carteirinha)

50. Em uma das realidades, o Dr. Redfield diz a Evan que os diários nunca existiram. Mas como isso pode acontecer se o próprio Dr. já tinha dito a Evan para escrever os diários antes da cena em que a dinamite explode e mata Kaileigh, a qual é usada para Evan modificar o passado? (Contribuição de Lucas Schuina - Fã de Carteirinha)

51. Na cena da cozinha a mãe de Evan vai até a sala pegar sua bolsa e vem balançando a mesma no braço direito. Quando ela vê Evan com a faca, a câmera a pega em outro ângulo e ela já está sem a bolsa. (Contribuição de Vale Neto - Fã de Carteirinha)

52. Na cena em que os meninos estão vendo Seven no cinema, observe que quando filmam Tommy e Even, há um figurante entre eles e atrás, que várias vezes olha para a câmera, além de se comportar de forma estranhamente agitada. (Contribuição de Bruno Vivas Bitencourt - Cachoeiro de Itapemirim / ES - Fã de Carteirinha)

53. Quando Even volta a primeira vez para a cena em que eles explodem a caixa de correio, ele se esquece de por o cigarro para aumentar o pavio, tanto que ele cai de sua boca e queima sua barriga. Dessa forma, a bomba teria explodido antes e não daria tempo para a mulher chegar com o bebê e ser morta. (Contribuição de Bruno Vivas Bitencourt - Cachoeiro de Itapemirim / ES - Fã de Carteirinha)

54. Antes da cena da explosão da caixa de correio, no momento em que Evan coloca as mãos na cabeça de Kayleigh, tapando-lhe os ouvidos por causa da explosão, ela dá uma tragada no cigarro, e a tomada muda em seguida, onde Kayleigh não está mais com o cigarro na boca". (Contribuição de Márcia Radaieski Cunda - Porto Alegre / RS - Fã de Carteirinha)

55. Na cena em que Evan volta para a escola e perfura as mãos (quando estava na prisão) ele muda o seu presente, tanto que seu amigo da prisão até acredita que os furos são estigmas, só que furando as mãos quando criança, ele teria no mínimo sido internado, e nada do que aconteceu teria acontecido. (Contribuição de Paula Xavier de Moraes - Fã de Carteirinha)

56. Bem, na última cena do filme, quando Evan está indo embora no meio da multidão, de repente vem vindo um figurante atrás de Evan. Não dá para saber se ele não viu que estavam filmando, ou não esqueceu de andar devagar, mas quando ele vai ultrapassar o Ashton, ele percebe, pára, e começa a andar de vagar. Mas a atuação de Kutcher é tão espetacular que quase não dá para perceber. (Contribuição de Patrick Lemes - Uberlândia / MG - Fã de Carteirinha)

ERROS RETIRADOS

4. Quando Tommy acerta Kayleigh com o pedaço de pau, a primeira vez ele acerta na cabeça e na segunda ele acerta o rosto. (Contribuição de Leonardo dos Anjos Ramos - São Paulo / SP - Fã de Carteirinha) --> Só que isso não é um erro eu só não sei por qual motivo eles decidiram modificar esse detalhe. Tanto não é um erro que quando Evan volta ao presente e a encontra drogada ela tem uma cicatriz no rosto que não tinha antes.(cicatriz originada pela paulada que mudou de lugar) (Contribuição de  Rafael MG - Fã de Carteirinha)

6. Quando Evan começa a escrever no diário o que aconteceu no dia quando já está na faculdade e Kayleight está morta, ele nem vira a página e começa a ler, e volta ao passado na infância. Se ele tem os cadernos de diário separados por idade, e ele está com mais de 20 anos, como pode ler NA MESMA PÁGINA o passado? (Vanessa Santos - Rio de Janeiro / RJ - Fã de Carteirinha) --> Se repararmos a capa do caderno vamos ver que é de quando ele tinha sete anos. Ele estava com esse caderno na mão não para fazer a tal anotação, mas porque ele já estava pensando em voltar pra ajudar Kayleigh.  (Contribuição de  Rafael MG - Fã de Carteirinha)

27. No começo do filme a mãe de Evan é chamada pela professora, que lhe mostra um desenho feito pelo menino. Por causa deste desenho a mãe do garotinho resolveu leva-lo até um médico, que pediu a Evan que escrevesse um diário de tudo que fazia no seu dia. Até aí nenhum problema! Porém quando Evan está na prisão, ele precisa sobreviver e faz uma aposta com um dos presos, e para ganhar a aposta ele lê justamente a pagina em que um dia ele estava na escola e fez o desenho. Como pode ele ler algo que aconteceu antes dele começar a escrever? Afinal ele só começou a fazer um diario depois que foi encaminhado para o médico, e isto so aconteceu pois tinha feito o tal desenhou! Um tanto estranho não? (Contribuição de Davi - Fã de Carteirinha) --> Ele começou a escrever depois que a professora mostrou o desenho para mãe dele, com isso ele foi levado ao pisicólogo que sugeriu que escrevesse o diário. Assim ele começou escrevendo o que tinha acontecido naquele dia (passado) na escola. (Contribuição de Renata Belich - Belém / PA - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Europa Filmes e o Falha Nossa, convidaram você a consertar seu passado!
Eles mandaram um e-mail respondendo: O que você faria se pudesse voltar ao seu passado?
E ganharam prêmios exclusivos do filme. Confira os prêmios e o Resultado.

1º ao 10º lugar
1 par de convites para ver o filme.

Anderson Suhett Oliveira - São Paulo / SP
Ângela Roxo da Silva - Gravataí / RS
Dayanna Patricia de Carvalho Barreto - Natal / RN
Luciana de Almeida Ramos - Guarapari / ES
Marco Aurélio de Araújo - Curitiba / PR
Melissa Pereira de Brito - São Paulo / SP
Paula Carolina Martins - Curitiba / PR
Stefanie D Avila Oliveira - São Vicente / SP
Suzana Beatriz Kochanowski Guimaraes - Curitiba / PR
Victor Pais Júnior - Brasília / DF

A Europa Filmes e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. EUROPA ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES