VOLTAR BLOCO 39

 
   

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA
JOHNNY DEPP & KATE WINSLET

J.M. Barrie (Johnny Depp) é um bem-sucedido escritor, que está cansado dos velhos temas de sempre.

Em busca de inspiração, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres.

É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos.

Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios.

Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.

Recebeu 7 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Johnny Depp), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Adaptado.

Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Johnny Depp), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

Recebeu 11 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Johnny Depp), Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Atriz Coadjuvante (Julie Christie), Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção e Melhor Roteiro Adaptado.

Ganhou o Prêmio Lanterna Mágica, no Festival de Veneza.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Marc Forster
Escritor: David Magee

Baseado na peça teatral de Allan Knee

Gênero: Drama

Site Oficial: www.miramax.com/jmbarries_neverland

Lumière

Título Original: Finding Neverland
Tempo: 102 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2004 - USA -
Lançamento Dia 04 de fevereiro de 2005.
Recomendação: Livre

ELENCO

Johnny Depp .... Sir James Matthew Barrie
Kate Winslet .... Sylvia Llewelyn Davies
Julie Christie .... Emma du Maurier
Radha Mitchell .... Mary Ansell Barrie
Dustin Hoffman .... Charles Frohman
Freddie Highmore .... Peter Llewelyn Davies
Joe Prospero .... Jack Llewelyn Davies
Nick Roud .... George Llewelyn Davies
Luke Spill .... Michael Llewelyn Davies
Ian Hart .... Sir Arthur Conan Doyle
Kelly Macdonald .... Peter Pan
Mackenzie Cook .... Sra. Jaspers / Usher
Eileen Essel .... Sra. Snow
Jimmy Gardner .... Sr. Snow
Oliver Fox .... Gilbert Cannan
Angus Barnett .... Nana / Sr. Reilly
Toby Jones .... Smee
Kate Maberly .... Wendy
Matt Green .... John
Catrin Rhys .... Michael Darling
Tim Potter .... Capitão Gancho / Lorde Carlton
Jane Booker .... Sra. Darling
Catharine Cusack .... Sarah

FICHA TÉCNICA

Produção .... Nellie Bellflower
Produção .... Richard N. Gladstein
Música .... Jan A.P. Kaczmarek
Fotografia .... Roberto Schaefer
Desenho de Produção .... Gemma Jackson
Direção de Arte .... Peter Russell
Figurino .... Alexandra Byrne
Figurino .... Mary Kelly
Edição .... Matt Chesse
Efeitos Especiais .... Double Negative

PRODUTORA

Film Colony

DISTRIBUIDORAS

Miramax Films
Buena Vista International
Lumière

ERROS

1. Logo no começo do filme, na primeira cena, um homem apresenta sua mulher para Charles na entrada do teatro, mas existem três erros nesta cena. Primeiro Charles aparece conversando com dois senhores, depois apertando a mão desta mulher, e por último a mulher ainda está chegando perto dele.

2. Quando a Srª. Snow fala com a Srª Barry no teatro, esta se vira de frente para o casal de idosos, depois do corte ela ainda está de lado.

3. James está falando com o rapaz do teatro e pergunta se ele gostou da peça. Observe que entre os cortes James fica ora mais alto, ora mais baixo que o rapaz.

4. No parque, James joga a bolinha para o cachorro que vai longe, mas quando o cachorro aparece com a bolinha, ele está bem perto de James.

5. Depois James aparece andando, mas a vara com a bolinha desapareceu. Ela só volta a aparecer bem mais tarde quando ele faz a encenação do Urso.

6. O corte que a empregada faz no jornal é bem em cima, mas quando James o abre na praça ele está mais em baixo.

7. Observe que o recorte é diferente também.

8. Quando o menino fala em baixo do banco, ele está com a mão esquerda na cabeça, depois do corte ele está com as duas.

9. Logo depois ele aparece numa tomada com o braço direito esticado, na outra dobrado.

10. Michael corre com a pipa e a sua mãe pula de alegria, mas depois do corte para uma tomada de trás, ela não está mais pulando, apenas batendo palmas.

11. James está falando para Sylvia que se vestiu como seu irmão. Observe o cabelo dele que muda entre os cortes, antes desarrumado, depois arrumado, sem franjas.

12. 0:34:27h - Quando James e Charles estão andando e conversando, Charles pára e pergunta do relógio e do crocodilo. Neste momento existe um corte e a posição de James muda.

13. Quando Charles fala que James perdeu a cabeça, sua voz não está em sincronia com o movimento da sua boca na tomada de longe na versão original.

14. 0:41:32h - James chega em casa e sua esposa está recortando um pedaço de jornal. Observe que na primeira tomada o jornal está quase cortado, faltando uma última tesourada, depois do corte o jornal ainda está longe de ser cortado.

15. Depois do médico entrar para ver Sylvia após o acesso de tose, James está na sala e ao fundo os três meninos, observe que a posição de Michael muda entre os cortes. Primeiro em pé, depois debruçado.

16. Novo corte e sua posição muda novamente, agora com a mão na bochecha esquerda.

17. Mesmo depois de jogarem moedas no teto por algum tempo, o relógio da sala não muda sua hora.

ABSURDO: 18. 1:05:17h - Peter começa a destruir todo o teatrinho. Observe que ele pega o Sol de mentirinha duas vezes do mesmo lugar, encostado na parede, quando antes já estava no chão.

19. A esposa de James, Mary, pega o diário do marido de cima da mesinha e o vira, deixando a parte branca das folhas virada para a parede, depois do corte no close, o caderno está ao contrário, com a parte branca das folhas virada para o lado da sala.

20. Como James saiu de casa sem levar seu diário? Se ele só andava com ele para todos os cantos, não poderia tê-lo deixado em casa, principalmente porque estava indo até o teatro ensaiar.

21. A posição do alfaiate muda quando James diz que a roupa está larga. Primeiro ele se vira e olha para James, depois não mais.

22. James encontra sua esposa com seu diário. Ela o segura de uma forma na tomada feita pela janela, e de outra forma quando a tomada é de dentro do quarto.

23. Quando o médico vem dizer que a Srª Barrie quer ver o Sr. James, James sai e vai até a escada quase descendo o primeiro degrau, depois do corte ele ainda está antes do lustre, nem chegou nos degraus.

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

A Lumière e o Falha Nossa convidaram você para encontrar a terra do nunca.
Eles mandaram um e-mail respondendo: Até onde sua imaginação já te levou?
E concorreram a prêmios exclusivos e inéditos do filme. Confira os prêmios e o resultado.

ao 10º  lugar
1 par de ingressos

Geovani Cascaes da Silva Barcelos - Palhoça / SC
Huang Shiu Mei - Recife / PE
Leonardo Kaufman - Rio de Janeiro / RJ
Mariana da Silva Gomes - Maracanaú / CE
Patrícia Ceres Prestes Terra - São Paulo / SP
Paulinho Grotes Mendes - Curitiba / PR
Sérgio Valério Morais da Silva - Belém / PA
Sueli Maria Cândido - Porto Alegre / RS
Tatiana Ibarrola Santos - São Paulo / SP
Tatiana Sartori Rodrigues - São Paulo / SP

A Lumière e o Falha Nossa agradecem a participação de todos.

::.. LUMIÈRE ..::

IMAGENS E CURIOSIDADES

A verdadeira Sylvia Llewelyn Davies teve 5 filhos, mas como o último nasceu durante o período em que J.M. Barrie estava escrevendo Peter Pan ele terminou de fora da história. Durante o período de filmagens o ator Dustin Hoffman perdeu a ponta de um dos dedos em um acidente em sua casa. Para suportar a dor o ator foi dopado com morfina, tendo rodado algumas cenas sob o efeito da droga. Assim como é mostrado no filme, existia uma tradição do personagem Peter Pan ser interpretado por uma mulher em suas encenações nos palcos ingleses.

"Em Busca da Terra do Nunca" é a ilimitada imaginação do homem por trás de “Peter Pan” e a trajetória desta história emocionante e comovente, inspirada na vida do autor escocês James Mathew Barrie. Em "Em Busca da Terra do Nunca", do diretor Marc Forster (“Monster’s Ball”) e com Johnny Depp, Kate Winslet, Dustin Hoffman e Julie Christie no elenco, aborda na ficção a criação de “Peter Pan”, o clássico da literatura infantil, que fala diretamente com a criança que todos temos dentro de nós. Finding Neverland atravessa fantasia e realidade, mostrando as dificuldades e o sofrimento da vida de adulto com a fascinação e a inocência infantil do menino que nunca envelhece.

Tudo começa com o bem sucedido escritor escocês J.M. Barrie (DEPP) assistindo a estréia de sua última peça junto a sociedade política inglesa da época. Um gênio literário de seu tempo, mas enfadado pelos mesmos velhos temas. Barrie necessita seriamente de inspiração. Inesperadamente, fazendo sua caminhada diária pelos Jardins Kensington em Londres, ele encontra a inspiração que precisava. Lá, Barrie conhece a família Llewelyn Davies: quatro meninos e sua linda, recentemente viúva, mãe (WINSLET).    

Apesar da desaprovação da avó dos meninos Emma du Maurier (CHRISTIE) e do ressentimento de sua própria esposa (RADHA MITCHELL), Barrie se torna amigo da família, mostrando aos rapazes truques, disfarces, jogos, brincadeiras, criando histórias de castelos e reis, vaqueiros e índios, piratas e naufrágios. Ele transforma galhos em poderosas espadas, pipas em fadas encantadas e os meninos Llewelyn Davies nos “Meninos Perdidos da Terra do Nunca”.

De uma excitação genuína e da falta de aventura de sua infância sairá o mais desafiante e renomado trabalho de Barrie: Peter Pan. Enquanto seu leal produtor Charles Frohman (HOFFMAN) se preocupa em poder perder até sua camisa nessa fantasia infantil, Barrie começa os ensaios já chocando seus atores com pedidos, como exemplo: voarem pelo palco, falarem com fadas feitas de luz e vestirem figurinos de crocodilos e cachorros. 

Então, quando Barrie está pronto para apresentar “Peter Pan” ao mundo, uma trágica mudança do destino fará com que o escritor e aqueles que ele mais ama entendam o que significa realmente acreditar.