VOLTAR FILMES 32

 
   

ESCOLA DE ROCK
JACK BLACK, JOAN CUSACK & MIKE WHITE

O guitarrista Dewey Finn é completamente antiinstituição, irreverente ao máximo, e idolatra o poder do rock and roll. Ele adora se jogar em cima do público, fazer solos de 20 minutos e está determinado a dar a vitória ao seu grupo de rock na Batalha de Bandas local… só que os seus parceiros o expulsam da banda.

Arrasado, precisando de dinheiro para pagar o aluguel e entulhado de caixotes num apartamento que divide com o amigo Ned, Dewey atende um telefonema para Ned e, impulsivamente, aceita o trabalho de professor substituto na renomada Escola Elementar Horace Green onde, Mullins, a diretora “Caxias”, observa como um falcão cada movimento seu.

Apesar de Dewey não ter a menor idéia de como e o que ensinar, ele sabe bem como inspirar confiança em seus jovens alunos da 5a série. E quando, acidentalmente, os ouve tocando numa aula de música, decide transformar esses pequenos prodígios numa banda de rock de alta voltagem — fato esse que mudará as suas vidas para sempre.

Mas não deixe de ver os erros também.

Diretor: Richard Linklater
Escritor: Mike White

Gênero: Comédia

Site Oficial Brasil: http://www.uip.com.br/site/grupo.asp?cod_Grupo=74
Site Oficial Brasil: http://www.uip.com.br/escoladerock

United International Pictures - UIP

Título Original: The School of Rock
Tempo: 109 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003 - EUA - Estréia Nacional dia 13 de fevereiro de 2004.
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Jack Black .... Dewey Finn
Mike White .... Ned Schneebly
Joan Cusack .... Rosalie Mullins
Sarah Silverman .... Patty Di Marco
Joey Gaydos Jr. .... Zack
Miranda Cosgrove .... Summer Hathaway
Kevin Alexander Clark .... Freddy Jones
Robert Tsai .... Lawrence
Maryam Hassan .... Tomika
Rebecca Brown .... Katie
Caitlin Hale .... Marta
Aleisha Allen .... Alicia
Brian Falduto .... Billy
Zachary Infante .... Gordon
James Hosey .... Marco
Angelo Massagli .... Frankie

FICHA TÉCNICA

Produção .... Scott Rudin
Música .... Craig Wedren
Fotografia .... Rogier Stoffers
Desenho de Produção .... Jeremy Conway
Direção de Arte .... Adam Scher
Figurino .... Karen Patch
Edição .... Sandra Adair

PRODUTORAS

Paramount Pictures
Scott Rudin Productions
MFP Munich Film Partners GmbH & Company I. Productions

DISTRIBUIDORAS

Paramount Pictures
UIP

ERROS

1. Quando Dewey estiver escrevendo o nome dele na quadro, ele começa a escrever e então apaga o fim para deixar apenas "Sr. S". Na cena seguinte que mostra o quadro, mostra ainda "Sr. S" mas está escrito de uma forma diferente. (Contribuição de André Ribeiro - EUA - Fã de Carteirinha)

2. Quando Dewey está tomando cerveja com Ros, o copo dela esvazia durante um corte. Ela dá um pequeno gole, que quase não esvazia o copo, tem um corte de cena, e, na volta, o copo dela está bem mais vazio. (Contribuição de Rosana da Silva Miguel e Maurício Antonio Zonta - Fã de Carteirinha)

3. Quando Dewey pergunta para Zack o que ele está tocando e chama a banda para aprender a musica de Zack, Katie toma
seu lugar vestida de vermelho (estava experimentando a roupa feita pelo estilista da banda). Eles começam a tocar e quando a câmera volta pra Katie ela esta de uniforme. (Contribuição de Izabella Bouhid - Fã de Carteirinha)

4. Existe uma cena em que ele está no banheiro, e ele percebe os meninos tocarem, então ele sai correndo. Quando ele sai do banheiro correndo a camisa dele está pra fora da calça,  quando chega na escada ele está todo arrumado. (Contribuição de Gabriel - Fã de Carteirinha)

::Enviar informações deste filme::
Clique aqui para enviar erros e comentários apenas deste filme.

PROMOÇÃO ENCERRADA

::..Promo UIP - Escola de Rock..::

A UIP e o Falha Nossa convidaram você a aprender esta música.
Eles mandaram um e-mail
respondendo: Você toca, já tocou, ou gostaria de tocar algum instrumento musical? Qual?
E concorreram a prêmios exclusivos do filme. Confira os prêmios e o Resultado.

1º ao 3º lugar:
01 porta CDs importado e exclusivo do filme e 01 camiseta exclusiva do filme.

Adalberto Francis Júnior - São Paulo / SP
Marinês Paz Lima - campo Grande / MT
Ricardo Correia Mattos - Rio de Janeiro / RJ

4º ao 5º lugar:
01 CD da trilha sonora do filme (Warner Music) e 01 camiseta exclusiva do filme.

Ana Lúcia Miranda - Manaus / AM
Angela A. M. Lopes - Osasco / SP

6º ao 20º lugar:
01 camiseta exclusiva do filme

Bruno Camargo Sukekawa - Curitiba / PR
Celso Carlos Pereira - Curitiba / PR
Clarisse Cristina - Vitória / ES
Cleber Fernandes Davi - Itanhaém / SP
Edson B. Santos - Santos / SP
Fábio Ferreira Pereira - Porto Alegre / RS
Gilberto Araújo Lima - São Luís / MA
Jorge Airton Mendes Jr. - Curitiba / PR
José Augusto Oliveira - São Paulo / SP
July Aquino de Oliveira - Curitiba / PR
Larissa Helena de Oliveira - Curitiba / PR
Lilian Clara Mello - Joinville / SC
Lucas Moreira Gomes - Rio de Janeiro / RJ
Maximiliano da Silva - Juiz de Fora / MG
Michelle Gonçalves Azevedo - João Pessoa / PB

A UIP e o FalhaNossa agradecem a participação de todos.

IMAGENS E CURIOSIDADES

Até onde Jack Black (CORRENDO ATRÁS DO DIPLOMA, ALTA FIDELIDADE, BOB ROBERTS, OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM, O PENTELHO, INIMIGO DO ESTADO, COVA RASA) e Dewey Finn sabem, o ator e o personagem que ele interpreta não podiam ser mais parecidos ou diferentes. Black é o cantor, compositor e guitarrista da sua banda, o Tenacious D, e Finn é o cantor, compositor e guitarrista da sua banda, o No Vacancy… só que este último acaba de ser expulso. E enquanto o rock’n’roll é uma parte significativa na vida de Black, o rock’n’roll é a única coisa que importa na vida de Finn. O Roteirista Mike White — que foi vizinho de Black por três anos — queria escrever um filme centrado especificamente na personalidade singular de Black. Ele atesta: “Jack é um ótimo artista, um músico incrível e o perfeito anti-herói. Sempre tive a idéia de vê-lo fazendo bagunça com um bando de crianças”.

Com o estilo genial para comédia de Jack Black e o roteiro inteligente de Mike White, ESCOLA DE ROCK já excederia os parâmetros de uma comédia tradicional, mas quando os cineastas recrutaram o Diretor Richard Linklater (JOVENS LOUCOS & REBELDES, ANTES DO AMANHECER, SUBURBIA, ANTES DO AMANHECER, NEWTON BOYS — IRMÃOS FORA-DA-LEI, WAKING LIFE, TAPE), eles encontraram alguém para a liderança de um filme que podia levá-lo ainda mais longe. “Sou um grande fã de Jack, tanto como músico como ator. E o personagem dele, um músico lutando para fazer de tudo para realizar os seus sonhos, me lembrou dos meus anos na faculdade”, conta o Diretor Richard Linklater. Nada diferente do ator que o interpreta, o intenso Dewey Finn está prestes a explodir em ESCOLA DE ROCK. Primeiro, faz uma apresentação com a sua banda e, no final, se joga para o público sem que ninguém tenha a intenção de segurá-lo. Depois, enquanto se passa por seu colega, o professor substituto, Ned Schneebly, interpretado por Mike White (CHUCK & BUCK, THE GOOD GIRL), Dewey descarrega discursos sobre as maravilhas do rock e as maldades do “The Man” para uma turma da 5ª série de olhos esbugalhados. No final, ele consegue estimular os seus alunos a fazerem a apresentação de suas vidas na Batalha das Bandas.

Quem apaga constantemente o pavio de Dewey é a contida — quando não bebe algumas cervejas — Rosalie Mullins, interpretada por Joan Cusack (ALTA FIDELIDADE, DE CASO COM A MÁFIA, CUIDADO COM O MEU GUARDA-COSTAS, CORINA, UMA BABÁ PERFEITA, DEU TUDO ERRADO, A FAMÍLIA ADDAMS 2, HERÓI POR ACIDENTE, SERÁ QUE ELE É?, NOVE MESES, NOIVA EM FUGA), diretora da renomada escola onde o músico está “lecionando”. A atriz explica: “Apesar de ser a antagonista de Dewey, Rosalie tem vontade de não estar no controle das coisas o tempo todo. De certa forma, acho que ela nutre uma espécie de admiração por ele”. No papel de vilã está a antiga Roteirista e Comediante do programa da TV “Saturday Night Life” Sarah Silverman (QUEM VAI FICAR COM MARY?, POLITICAMENTE INCORRETO, EVOLUÇÃO, TRIÂNGULO DAS PAIXÕES), como Patty, a namorada mandona de Ned Schneebly. “Foi a chance de fazer algo um pouco diferente. Além disso, sejamos francos: participar de um filme com Jack Black é ter a certeza, desde o início, de que será um trabalho muito divertido e uma história muito engraçada!”, diz a atriz.

Com os membros do elenco principal escalados, o verdadeiro desafio estava em encher a sala de aula com crianças com talento musical. Richard Linklater, a Diretora de Elenco Ilene Starger e o Supervisor Musical Randall Poster (ENTRANDO NUMA FRIA, OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS, ZOOLANDER, TRÊS É DEMAIS, KIDS, MENINOS NÃO CHORAM, VELVET GOLDMINE, SUBURBIA) tinham a mesma idéia com relação à autenticidade. Ilene Starger, que viu algumas milhares de crianças em cidades como Nova York, Los Angeles, Chicago, Minneapolis, San Francisco e Seattle durante o período de cinco meses do processo de escalação, explica: “Escalamos crianças que realmente sabiam tocar aqueles instrumentos e cantar”. E o Supervisor Musical Randall Poster acrescenta: “No final, obtivemos um excelente equilíbrio. As crianças não são os clássicos atores de Hollywood. Todas têm uma doçura original e cada uma delas acrescenta algo especial ao filme. Uma das coisas maravilhosas deste projeto foi observar o progresso deles na frente das câmeras”.

Dois membros da banda “The School of Rock”, a violonista clássica de 11 anos Rebecca Brown, que faz a baixista Katie, e o pianista clássico de 12 anos Robert Tsay, que interpreta o tecladista Lawrence, foram achados através do programa da Public Radio International “From the Top”, que apresenta jovens músicos clássicos. Joey Gaydos Jr., no papel de Zack, o guitarrista principal, tem 12 anos, mora em Michigan e começou a tocar aos oito com a sua banda. Ele foi achado através do “Dayjams”, um programa de verão que oferece oportunidades as crianças de nove a 15 anos de aprenderem guitarra, baixo, bateria, teclado e vocal. Kevin Clark, que faz Freddy, o baterista rebelde, foi descoberto num teste em Chicago. Ele começou a tocar com bandas da comunidade local aos três anos de idade, época em que subia ao palco para apresentações solo e era ovacionado de pé. Músico e cantor, Jack Black reconheceu o talento de seus colegas imediatamente, como observa: “Esses garotos eram músicos incríveis que absorveram as instruções perfeitamente. As atuações que Linklater conseguiu obter deles foram realmente maravilhosas!”.
Há também os veteranos Angelo Massagli (O PEQUENO STUART LITTLE 2), no papel de Frankie, chefe da segurança da Banda, e Aleisha Allen (AMIGOS INDISCRETOS, ENCONTRANDO FORRESTER), como a backup vocal Alicia, e a novata Maryam Hassan, como Tomika. O Supervisor Musical Randall Poster lembra: “Uma das grandes vantagens deste filme foram as dez semanas nas quais colocamos as crianças numa espécie de acampamento de rock. Dessa forma, tanto antes como durante a produção, elas se sentiram à vontade com seus instrumentos, bem como com todos os aspectos da história”. O Supervisor Musical Craig Wedren (VELVET GOLDMINE, CARAS E COROAS, VISÕES DEPOIS DA MORTE, ROGER DODGER, LAUREL CANYON), que compôs a trilha instrumental do filme e esteve ao lado das crianças durante vários ensaios da banda, compara: “O set era um verdadeiro acampamento musical e um paraíso seguro para as crianças mergulharem no rock. Algumas crianças já estavam familiarizadas com o estilo de música que iam tocar em ESCOLA DE ROCK, mas outras não, como por exemplo, Robert Tsay que toca piano clássico desde os cinco anos de idade”. Jim O’Rourke, que produz e toca com o grupo Sonic Youth, acrescenta: “Robert não sabia nada de rock. Os primeiros ensaios foram um verdadeiro mistério para ele. Eu colocava uma folha com a música na frente dele e ele tocava sempre num estilo clássico. No final, porém, ele conseguiu falar a mesma linguagem do resto de nós”. E o Diretor Richard Linklater finaliza: “Todas as crianças são extremamente talentosas e elas realmente trabalharam juntas como uma equipe. A experiência delas reflete a das crianças da história. Começaram tocando num ambiente musical confortável e, depois, tentamos tornar as coisas bem divertidas para elas, exatamente como Dewey Finn fez no filme”.

Fonte: UIP